Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Formação | Pessoas | Regiões

Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#259891 | Conde de Granada | 03 ago 2010 22:35

Caros confrades,

Estou à procura de dados sobre a filiação de minha 7ª avó Beatriz Francisca de Carvalho Drummond, nascida em 1765, em Itabira, Minas Gerais, tendo também falecido em Itabira, sendo sepultada, ao que parece, numa das fazendas da família, em 1786, durante o parto do seu segundo filho, natimorto.

Ao que parece, os Drummond dessa região provêm de António de Carvalho Drummond, que consta na base do Geneall em: http://geneall.net/P/per_page.php?id=341281

Beatriz Francisca casou-se, em Itabira, com meu 7º avô Pedro de Almeida Pires Leitão (1742-1803) - filho de Duarte da Cunha Pires Leitão e de Catarina de Almeida Villas Boas, cuja família era de Barbacena. Desse casamento nasceu Bernardo da Silva Drummond Pires Leitão (1784-1813), meu 6º avô, patriarca dos Bernardo da Silva (passados ao Nordeste, mais precisamente com descendência varonil em Alagoas, Ceará e Pernambuco), casado com sua prima Maria Theodora Pires Leitão. Aliás, não se sabe donde provém o Silva, uma vez que a varonia é Pires Leitão. Presumimos que o Silva provenha de Beatriz, uma vez que não há Silvas próximos na ascendência de Pedro de Almeida Pires Leitão.

Meu bisavô, amante da história e da genealogia, deixou a genealogia da família praticamente completa (usando como referência a documentação familiar guardada na Fazenda São José, propriedade do pai dele), todavia, deixou de colocar a filiação de algumas antepassadas - talvez, por conta da distância, pois, como vivia adoentado, seria um tanto quanto perigosa para sua saúde uma viagem à Minas, nas décadas de 40 e 50. O Brasil ainda era um grande matagal. Pesquisei em Minas Gerais e pouco encontrei. Fui à igrejas e cartórios. Também visitei quase duas dúzias de fazendas, mas, cujos arquivos praticamente se perderam e com cemitérios ao lado das capelas sem quaisquer sinalização ou meio de identificação das tumbas. Assim, ficaria muito grato se algum confrade, em especial os mineiros, pudessem auxiliar-me nessa empresa.

Desde já especialmente grato, ficarei contente com alguma informação que possa ser acrescentada à pesquisa.

Melhores cumprimentos,

Granada

Resposta

Link directo:

ERRATA

#259892 | Conde de Granada | 03 ago 2010 22:43 | Em resposta a: #259891

ERRATA:

Beatriz Francisca de Carvalho Drummond e Pedro de Almeida Pires Leitão são meus 8º avós, e não 7º, como acima erroneamente referidos, assim, seu filho Bernardo da Silva Drummond Pires Leitão é meu 7º avô, e não 6º.

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#260007 | Conde de Granada | 05 ago 2010 18:11 | Em resposta a: #259891

Renovo o tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#260164 | Conde de Granada | 08 ago 2010 14:20 | Em resposta a: #260007

Nota: a varonia (nominal) dos Bernardo da Silva é Pires Leitão por quatro gerações ascendentes, pois, antes, foi Sousa e Cunha (por duas gerações), Albuquerque (por três) e, por fim, Sousa (factual/original).

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#261116 | Conde de Granada | 26 ago 2010 17:11 | Em resposta a: #260164

Caríssimos,

Quanto a referida questão, podemos chegar à essas duas simples conclusões:

1. Beatriz Francisca não seria nascida "Carvalho Drummond", uma vez que o primeiro desse apelido em terras brasileiras ainda não havia emigrado para Minas Gerais, já que ela nasceu em Itabira em 1765, assim sendo, poderia ser viúva de algum deles e talvez tenha mantido o nome até casar-se com meu 8º avô Pedro de Almeida Pires Leitão (1742-1803);

2. Poderia ser uma prima ou irmã bastarda de António João de Freitas Carvalho Drummond (coisa que duvido seriamente);

Tenho impressão de que a primeira alternativa seja a mais sensata, mas, ainda assim, fica o mistério: qual seria sua verdadeira filiação?

Fico grato por qualquer luz acerca do assunto.

Cumprimentos,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#262870 | Conde de Granada | 25 set 2010 14:34 | Em resposta a: #261116

Renovo o tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#262925 | TyVi | 26 set 2010 14:16 | Em resposta a: #259891

Bom dia Sr. Granada,

Não creio que minha sugestão abaixo irá ajudar em alguma coisa, mas a intensão é boa. Certamente o Sr. já conhece as referências abaixo. O FamilySearch possui microfilmes dos livros paroquiais de Itabira. Não estão on-line, há que requisitá-los para alguma igreja dos Mórmons próxima da tua residência. Eis abaixo o material de Itabita no FamilySearch:

Registros paroquiais, 1721-1892 Igreja Católica. Nossa Senhora da Boa Viagem (Itabirito, Minas Gerais)
Registros paroquiais, 1721-1921 Igreja Católica. Santo Antônio (Santa Bárbara, Minas Gerais)
Registros paroquiais, 1739-1901 Igreja Católica. Santo Antônio (Itaverava, Minas Gerais)
Registros paroquiais, 1812-1922 Igreja Católica. São Caetano (Moeda, Minas Gerais)

No material acima há livros de batismos, casamentos e óbitos.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#262980 | Conde de Granada | 27 set 2010 13:20 | Em resposta a: #262925

Caríssimo,

Agradeço-lhe, certamente, pela gentileza e bondade.

Já li quase "todos" os registros de Itabira... visitei fazendas, cemitérios, capelas e afins... As únicas referências documentais à Beatriz Francisca são algumas poucas cartas (7, na verdade) e o testamento da sua sogra, Catarina de Almeida Villas Boas, separando para sua "bem-amada nora e filha Beatriz as jóias do cofre francês." No entanto, isso não joga quaisquer luzes sobre sua filiação, a qual, ao menos por enquanto, acho impossível desvendar, dado o trabalho hercúleo que, até agora, desprendi sem quaisquer resultados.

A solução, assim, é que, na genealogia, apresento-a apenas como Beatriz Francisca e, em nota de rodapé, faço referência ao apelido que levava, bem como esclareço a falta de registros comprobatórios.

Desde já muito grato,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#262984 | TyVi | 27 set 2010 14:38 | Em resposta a: #262980

Boa tarde Sr. Granada,

Entendo o trabalho gigante, esforço latente e força tenaz do incansável "guerreiro genealógico" que representas. Em minha simples humildade eu só posso dizer: um dia eu chego lá...
Seja como for, tenho acompanhado as tuas contribuições neste forum e confesso descaradamente que tenho aprendido muito. Obrigado pelas lições. Espero um dia poder serví-lo, contribuindo um milionésimo nas tuas pesquisas.

Eu também já andei pelas Minas Gerais em buscas das fazendas de café possuídas por antepassados meus que para lá emigraram da Ilha da Madeira por volta de 1850. Mas a região é outra, é a região do poder cafeeiro nas proximidades da fronteira com o Espirito Santo, não muito longe do Pico da Bandeira. E lá encontrei propriedades que pertenceram a um trisavô. Senti-me, na ocasião, um "mini-guerreiro genealógico", eufórico e repleto de vigor. Em seguida chegaram mil infortunas da vida e o orgulho reduziu-se uma minúscula pepita de nada...

Boa sorte!

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#263024 | Conde de Granada | 27 set 2010 22:06 | Em resposta a: #262984

Boa noite, meu caro Sr. Tyvi,

Agradeço-lhe pelas gentis e tão sinceras deferências, entretanto, devo dizer-lhe que são irreais. Estou sobremodo distante de parecer-me até mesmo, "mutatis mutandis", com um soldadinho raso em se tratando de genealogia. Há-de se subir muitos degraus e obter muitas "patentes" para ser chamado, honrosa e verdadeiramente, de "guerreiro genealógico", como refere. Portanto, esteja certo que compartilhamos praticamente a mesma "hierarquia." Como quase todos os freqüentadores e usuários do Geneall, salvo algumas ilustres excessões, apesar de minha formação em História e óbvios pendores genealógicos, tenho-me por humilde iniciante nesse "soberbo" ramo das Ciências Heróicas.

Pesquisas? Uma ou outra. Meu tempo tem sido escasso. Aliás, as que fiz em Minas Gerais, em Itabira e região, as fiz durante as férias. Aproveitei alguns momentos de viagens de lazer para aplicar-me à algumas poucas questões mal resolvidas em um ou outro costado materno. Não sou "profissional", como dizem, no entanto, como já enunciado, aprecio, e muito, tais questões.

Queira eu poder serví-lo!

Saudações,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Francisca de Carvalho Drummond (em especial aos confrades de Minas Gerais)

#264229 | Nuno Gama | 22 out 2010 16:15 | Em resposta a: #263024

Carta de brazão de armas de nobreza e fidalguia e respectivo brazão datada de 13 Novembro de 1778.



Capitão Francisco João Escórcio Dromond Monis e Menezes da Camera, eu tenho em meu poder a carta acima referida por mim caso tenha algum interesse ou saiba de interessados na respectiva carta aqui fica o meu mail.
nuno.silva.gama@hotmail.com

Aguardo contacto da sua parte, abraço
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 00:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen