Assento de baptismo Trás-os-Montes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Assento de baptismo Trás-os-Montes

#259893 | Marce10 | 03 ago 2010 23:13

Caros amigos,
Gostaria que me ajudassem a encontrar o assento de baptismo de meu bisavô, com pesquisas, sugestões ou algo do tipo.
Só tenho essas informaçoes dele:

Antonio fernandes de Mattos
03/11/1907
filhos de João Fernandes de Mattos e Etelvina Barata
Trás-os-Montes

Chegou ao Brasil por volta de 1919 com seus pais e três irmãos: Belarmina, José e Francisco.
Também tenho sua certidão de casamento e óbito.

Agradeço desde já.
Marcelo Rocha.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#259926 | Luís Neves | 04 ago 2010 16:13 | Em resposta a: #259893

Era útil saber a freguesia (e o concelho) em que o seu bisavô nasceu, Marcelo!

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#259934 | Marce10 | 04 ago 2010 17:36 | Em resposta a: #259926

O problema é que eu não tenho a mínima idéa de qual é a freguesia nem concelho onde ele nasceu, e isto está dificultando muito nas minhas buscas.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#259937 | MCNN | 04 ago 2010 19:28 | Em resposta a: #259934

Boa tarde

Uma vez que a família foi toda para o Brasil, pode procurar o assento de óbito dos pais do seu bisavô, e os assentos de casamento e de óbito dos irmãos do seu bisavô.

Só por muito azar é que nenhum desses assentos não será um pouco mais explícito no que diz respeito aos respectivos locais de nascimento.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#259942 | Marce10 | 04 ago 2010 20:13 | Em resposta a: #259937

Vou procurar os assentos de óbitos de seus pais, mas acho muito dificil encontrar os assentos de casamento e óbito de seus irmãos, porque minha vó perdeu o contacto deles.
obrigado pela ajuda.
Espero que possam contribuir mais com minhas pesquisas.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260235 | Marce10 | 09 ago 2010 18:59 | Em resposta a: #259937

Caro Mário César,
Localizei a Certidão de óbito dos pais de meu bisavô, e na da minha trisavó está escrito Boidobra, que pelo que eu sei, fica em Covilhã, Catelo Branco. Existe uma boa possibilidade de meu bisavô ter nascido nesta região e depois ter mudado para Trás-os-Montes. E agora o que posso fazer, sendo que Covilhã tem 31 Freguesias? Pode me dar alguma ideia?
Obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260238 | MCNN | 09 ago 2010 19:55 | Em resposta a: #260235

Caro Marcelo

Uma das freguesias da Covilhã é precisamente Boidobra, pelo que o assento de baptismo da sua trisavó, Etelvina Barata, deve encontrar-se nos livros paroquiais de Boidobra.

Presumo que o assento de óbito do seu trisavô, João Fernandes de Matos, não menciona o seu local de nascimento.

Independentemente do local de nascimento do seu trisavô, o mais provável (mas não é certo) é que os seus trisavós tenham casado em Boidobra (era costume o casamento ser realizado na paróquia onde a noiva tinha sido baptizada).

Caso o seu bisavô tenha nascido igualmente em Boidobra, o assento do seu baptismo estará igualmente nos livros paroquiais de Boidobra.

O que terá gora de saber é se os livros paroquiais de Boidobra para as datas que lhe interessam estão já no Arquivo Distrital de Castelo Branco ou se ainda estão na Conservatória do Registo Civil da Covilhã.

O melhor talvez será primeiro contactar o Arquivo Distrital de Castelo Branco para saber até que datas possuem livros paroquiais de Boidobra. Fica a saber onde está o assento de baptismo da sua trisavó (que, atendendo a que foi mãe em 1907, deve ter nascido antes de 1890). Fica a saber onde estará o assento de casamento dos seus trisavós (caso tenham casado em Boidobra) e fica a saber o que mais lhe interessa para já, ou seja, o assento de baptismo do seu bisavô (caso igualmente tenha nascido em Boidobra).

Caso no Arquivo Distrital de Castelo Branco não sejam ainda detentores dos livros de baptismos de 1907 e de 1908 (o que é o mais provável), e uma vez que o Marcelo sabe a data em que o seu bisavô nasceu, contacte a Conservatória do Registo Civil da Covilhã e peça-lhes para procurarem o assento de baptismo do seu bisavô nos livros de Baptismos de Boidobra dos anos de 1907 e de 1908 (como o seu bisavô nasceu em Novembro de 1907, pode ter sido baptizado apenas em 1908).

Se encontrarem o assento de baptismo do seu bisavô, o seu problema fica resolvido.

Se não o encontrarem, é porque terá nascido noutro local, e a sua estratégia de busca deverá ser outra. De notar que Boidobra não é Trás-os-Montes.

O contacto do Arquivo Distrital de Castelo Branco é o seguinte:

Morada: Casa dos Mota, Praça de Camões
6000-116 Castelo Branco

Telef: 272 33 91 20

Site: http://adctb.dgarq.gov.pt/

Email: mail@adctb.dgarq.gov.pt


O Contacto da Conservatória do Registo Civil da Covilhã é o seguinte:

Conservatória do Registo Civil
Palácio da Justiça - Rua do Conde da Ericeira
6200-086 Covilhã

Telef: 275 32 92 40

Email: crc.covilha@dgrn.mj.pt


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260242 | Marce10 | 09 ago 2010 20:49 | Em resposta a: #260238

Caro Mario César, esta me ajudando muito.
Mas ainda não estou com essas certidões em minha mão. É possível eu pedir para buscarem o assento de baptismo de meus trisavós sem saber o nome de seus pais e com apenas as datas aproximadas de seus nascimento?
Obrigado.

Marcelo Rocha.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260249 | MCNN | 09 ago 2010 22:08 | Em resposta a: #260242

Olá Marcelo

Quando diz que ainda não está de posse dessas certidões, está a referir-se às certidões de óbito dos seus trisavós ?

Se assim for, quando as receber ficará eventualmente de posse de mais dados do que aqueles que referiu, pois poderão conter o seu local de nascimento (pelo que referiu anteriormente, a certidão da sua trisavó contém esse elemento), a idade com que faleceram (o que lhe dará indicação aproximada sobre o ano em que nasceram), e talvez mencione igualmente o nome dos respectivos pais.

Já agora, donde tirou a informação da data de nascimento do seu bisavô ? E como ficou a saber que era natural de Trás-os-Montes ? Foi de alguma certidão dele (casamento, óbito) ou certidão de nascimento e/ou casamento dos filhos ? Ou trata-se de informação passada oralmente pelos seus pais e/ou avós ?

Finalmente, sobre a sua dúvida se procuram ou não os assentos de baptismo dos seus trisavós sem saberem o nome dos respectivos pais, a resposta é que é pouco provável que o façam. Mas pode ser que os assentos de óbito dos seus trisavós contenham parte da informação em falta.

Mas o melhor é ir por etapas.

Primeiro procure o assento de baptismo do seu avô em Boidobra na Conservatória do Registo Civil da Covilhã (mais provável) ou no Arquivo Distrital de Castelo Branco. Para pedir para procurarem esse assento tem todos os elementos necessários (nome do baptizado, nome dos pais e data de nascimento). Faça como eu lhe disse, peça para procurarem em 1907 e 1908.

Se encontrar aí esse assento, ficará muito provavelmente a saber onde os seus trisavós casaram, de onde eram naturais e o nome dos pais dos seus trisavós.

Caso não encontre em Boidobra o assento de baptismo de seu bisavô, pode pedir para procurarem o assento de casamento dos seus trisavós em Boidobra (uma vez que aparentemente a sua trisavó era natural dessa freguesia). Dê-lhes os nomes dos noivos e peça para procurarem de 1907 para trás. Se encontrar esse assento, ficará muito provavelmente a saber de onde eram naturais, com que idade é que casaram, o nome dos pais deles e, quem sabe, o nome dos avós deles.

Aquando do pedido dessa busca é que podem surgir algumas dificuldades (uma vez que não sabe a data precisa do casamento). Não conheço nem o Arquivo Distrital de Castelo Branco nem a Conservatória do Registo Civil da Covilhã, pelo que não lhe sei dizer qual a receptividade que darão a esse pedido. Regra geral, é mais difícil que esse tipo de pedido seja aceite numa Conservatória do Registo Civil do que num Arquivo Distrital. Mas não quero generalizar pois não quero cometer nenhuma injustiça.

De todas as formas, não custa nada perguntar-lhes, pois não ? E, por via das dúvidas, faça esse pedido apenas em Setembro ou Outubro, pois no mês de Agosto os organismos públicos costumam estar desfalcados de funcionários em virtude do período de férias que atravessamos em Portugal, e a probabilidade de obter uma resposta negativa a qualquer pedido é muito superior em Agosto do que em Setembro ou Outubro.

Um último dado: Se pretende a informação dos assentos do seu bisavô e dos seus trisavós para algum fim legal, peça certidões. Mas se for apenas com vista a estudar a sua genealogia, peça cópias não autenticadas, pois são incomparavelmente mais baratas do que as certidões.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260251 | Marce10 | 09 ago 2010 22:29 | Em resposta a: #260249

Olá Mário,
Ainda não estou de posse das certidões de óbito dos meu trisavós.

Minha vó que me falou de Trás-os-Montes e também falou de Beira baixa, mas não tiru isso de nenhum documento, foi de histórias d família.

A data de nascimento de meu bisavô, tirei de sua certidão de casamento e de óbito.

Eu ja fiz o pedido de busca do assento de baptismo do meu bisavô na conservatória de Covilhã, agora estou aguardando a resposta.

Muito obrigado.
Marcelo.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260276 | LAMBERT | 10 ago 2010 15:31 | Em resposta a: #260249

Prezado Mario:

Em 02-05-2008, solicitei ajuda nos seguintes termos:

"Solicito ajuda no sentido de localizar certidão civil e/ou religiosa de:
Felicidade Pereira de Jesus, nascida em Vinhais, 12/03/1908, filha de Sebastião Venancio e Agueda Augusta Pereira".

Felicidade veio para o Brasil, ainda pequena, juntamente com sua mãe e o segundo esposo da mesma, uma vez que seu pai já havia falecido.

Casou e faleceu aqui no Brasil.

Nos registros localizados consta como natural de VINHAIS, sem menção a qualquer outra localidade; ela inclusive falava que havia nascido em Vinhais.

Nas pesquisas de localidades em Portugal, dentro do distrito de Bragança, encontramos Vinhais como concelho do distrito de Bragança, freguesia do concelho de Vinhais no distrito de Bragança e vila do concelho de Vinhais no distrito de Bragança.

(Consideramos, inicialmente, que ela seja do distrito de Bragança).

Qual seria o melhor caminho de pesquisa, para localizarmos seu registro de batismo ?

Abraços
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260285 | MCNN | 10 ago 2010 17:39 | Em resposta a: #260276

Caro Lambert

O mais provável é que a localidade de Vinhais que é referida corresponda, de facto, à vila de Vinhais, que é vila e sede de concelho no distrito de Bragança.

Acontece que o concelho de Vinhais tem quase 40 freguesias, sendo que uma delas é a freguesia de Vinhais.

Das duas uma; Ou Felicidade nasceu na freguesia de Vinhais, o que facilitaria muito a busca do seu assento de baptismo (pois o assento estará no livro de baptismos de 1908 da paróquia de Vinhais), ou então Felicidade nasceu numa outra qualquer freguesia do concelho de Vinhais, o que complica bastante a busca do seu assento de baptismo (porque será necessário pesquisar quase 40 livros).

De qualquer forma, o que eu faria primeiro era tentar saber onde se encontram actualmente os livros de baptismos das diversas paróquias do concelho de Vinhais. Ou ainda estão na Conservatória do Registo Civil de Vinhais (que será o mais provável), ou então já se encontram à guarda do Arquivo Distrital de Bragança.

Para obter essa informação, o melhor será talvez contactar o Arquivo Distrital de Bragança, cujo contacto é o seguinte:

Arquivo Distrital de Bragança
Morada: Convento de S. Francisco
Apartado 125
5301-902 Bragança

Telef: 273 300 270

Site: http://adbgc.dgarq.gov.pt

Email: mail@adbgc.dgarq.gov.pt


Depois de ficar a saber onde estão os livros, o que eu faria era pedir, à entidade que tem os livros à sua guarda (Arquivo Distrital ou Conservatória), que procurassem o baptismo de Felicidade na paróquia de Vinhais do concelho de Vinhais. Pedia para procurarem esse baptismo nos livros de 1908 e de 1909 (para prevenir a situação de Felicidade ter sido baptizada mais tarde).

Se encontrarem o assento de baptismo tem o problema resolvido. Caso não o encontrem, será necessário procurar nos livros das restantes paróquias de Vinhais.

O contacto da Conservatória do Registo Civil de Vinhais é o seguinte:

Conservatória do Registo Civil
Largo do Arrabalde
5320-318 VINHAIS

Telef: 273 77 00 60

Email: crcpncom.vinhais@dgrn.mj.pt


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260300 | LAMBERT | 10 ago 2010 20:27 | Em resposta a: #260285

Prezado Mario:

Desde já agradeço a sua atenção e orientação.

Abraços
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260927 | Marce10 | 23 ago 2010 23:22 | Em resposta a: #260249

Olá Mario,
Consegui mais dados das certidões de casamento e óbito dos meus trisavós e de dois irmãos de meu bisavô

Trisavós:
João fernandes de Mattos
Filho de Antonio fernandes de Mattos e Maria de Jesus do Arte
faleceu com 83 anos em 23/07/1963

Etelvina Barata
Filha de Joaquim Alves Barata e Maria Rosa Gaspar
faleceu com 74 anos em 19/08/1956

Filhos:
José Fernandes de Mattos
faleceu com 67 anos em 17/11/1982, nascido por volta de 1915

Belarmina Fernandes de Mattos
nascida em 03/04/1905
De acordo com todas as certidões, todos nasceram em Boidobra.

Caro Mario, poderia me dizer se existe aldeias ou vilas em Castelo Branco que tenha o nome parecido com Boidobra, Bodolva, Bodovra, etc., porque de acordo com Jorge Santos do outro tópico ele ligou para lá e a funcionária disse que não existia nenhum Antonio filho de João fernandes de Mattos nos livros, e també ja enviei e-mail para la e ninguém me responde.

Obrigado.

Marcelo Jacó Rocha.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260968 | MCNN | 24 ago 2010 19:03 | Em resposta a: #260927

Caro Marcelo

Tanto quanto é do meu conhecimento, não existe nenhuma localidade com nome semelhante a Boidobra. E repare que, tratando-se de um erro no nome da terra, esse erro estaria reproduzido em vários documentos diferentes, o que penso ser bastante improvável.

Mas leve em atenção que o facto dos irmãos do seu bisavô terem nascido em Boidobra não implica necessariamente que o seu bisavô tenha igualmente nascido em Boidobra.

Outro aspecto que deve ter em linha de conta é o de que, mesmo que todos os filhos dos seus trisavós (incluindo pois o seu bisavô) tenham nascido em Boidobra, isso não implica necessariamente que tenham sido todos baptizados em Boidobra. Por vezes, por um conjunto variadíssimo de razões (sentimentais, logísticas, etc) os filhos não eram baptizados na paróquia onde tinham nascido.

Estive a consultar a mensagem do confrade Jorge Santos, na qual era referido que na Conservatória do Registo Civil da Covilhã tinham procurado o assento de baptismo do seu bisavô nos Livros de Baptismo de Boidobra desde 1905 até 1910. Nos livros de Boidobra de 1905 poderá estar o baptismo de Belarmina irmã do seu bisavô. Se ele não estivesse lá, isso poderia indiciar que os seus trisavós não baptizavam os filhos em Boidobra. Se estivesse lá, tal como lhe disse anteriormente, isso não provaria nada.

Parece-me pois que o melhor será procurar o assento de baptismo do seu bisavô noutra paróquia que não a de Boidobra.

Mas, ainda antes de dar início a essa pesquisa que eu antevejo ser muito morosa e complicada, eu sugeria que esgotasse uma outra hipótese, que passo a descrever.

Os seus trisavós, para emigrarem para o Brasil, terão com toda a certeza feito um pedido de passaporte.

Assim, devem ter feito esse pedido de passaporte no Governo Civil de Castelo Branco. E o arquivo do Governo Civil de Castelo Branco encontra-se depositado no Arquivo Distrital de Castelo Branco.

O Arquivo Distrital de Castelo Branco tem à sua guarda os Pedidos de Passaporte do Governo Civil de Castelo Branco no período compreendido entre 1916 e 1923, o que abrange o ano (1919) em que julga que os seus trisavós emigraram para o Brasil.

O ideal era pesquisar esses Pedidos de Passaporte e procurar o pedido de passaporte dos seus trisavós. Caso se encontrasse esse pedido de passaporte, ele poderia conter informação importante quer sobre os seus trisavós quer sobre os filhos deles que os acompanharam (filiação, local de nascimento, idade, morada, etc.).

E essa informação poderia diminuir bastante o tempo e esforço necessários para a busca do assento de baptismo do seu bisavô.

Não sei se o Arquivo Distrital de Castelo Branco faz este tipo de pesquisa, mas não perde nada em perguntar.

Se o Arquivo Distrital não se disponibilizar para essa busca, a mesma terá de ser feita por alguém que vá até lá.

Eu, como moro em Lisboa, não me posso voluntariar para isso, mas talvez algum confrade deste fórum, que costume frequentar o Arquivo Distrital de Castelo Branco, possa fazer essa busca por si.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#260969 | Marce10 | 24 ago 2010 19:27 | Em resposta a: #260968

Caro Mario,
Obrigado pelas informações.
Acabei de fazer o pedido de busca dos passaporte. E hoje recebi a resposta do Arquivo Distrital de Castelo Branco, dizendo que encontram o registro de casamento de meus trisavós nesta mesma freguesia.
Vou pesquisar quais são as freguesias mais próximas de Boidobra para pedir a busca da certidão, porque de acordo com minha vó, eles trabalhavam em fazendas ou algo assim.

Agradecido.

Marcelo Jacó Rocha.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#263945 | marcos mattos | 15 out 2010 19:36 | Em resposta a: #259893

Olá Mário e a Todos!

Alguém saberia me dizer para quem peço e se isso é possivel pela Net?

Estou precisando de 2 Certidões de Nascimento que são dos meus bisavós. Segue abaixo as informações para Pedido de certidão:

Nome do Português: Antônio de Matos
Data de Nascimento: xx/xx/1895 (Sei apenas o ano)
Data de Falecimento: 01/05/1946 (em Belém/Pa-Brasil)
Chegou no Brasil: Abril de 1923
Freguesia: Veiros
Concelho: Estarrefa
Distrito: Aveiro
Nome do Pai: Francisco Joaquim de Matos
Nome da Mãe: Maria José da Silva

Obs.: Consta na Certidão de Óbito do Antônio de Matos que a profissão dele era Alfaiate aqui no Brasil.


2) Nome da Portuguesa: Alda Cardoso Ferreira
Data de Nascimento: 27/03/1910
Data de Falecimento: xx/xx/1981 (em Belém/Pa-Brasil)
Chegou no Brasil: 1926
Freguesia: Almeida
Concelho: Almeida
Distrito: Guarda
Nome do Pai: Arnaldo Victor Ferreira
Nome da Mãe: Viginia Cardoso Figueredo

Agradeço desde já a atenção!

Marcos Mattos

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#299196 | rlobo | 08 mar 2012 13:42 | Em resposta a: #260285

Caro Mário,

Estou procurando os registros de batismo ou de passaporte do meu bisavó, Manoel Fernandes. Não temos nenhum de seus documentos, salvo a certidão de nascimento da minha avó que nasceu no Brasil e consta o nome dos avós paternos Antonio Luiz Fernandes e Maria Joaquim - que nunca foram para o Brasil. Sei a data aproximada de nascimento do bisavó - 14/09/1885 ou 1886. Minha vó conta que ele chegou quando tinha mais ou menos 16 anos (ou seja, or volta de 1906) e que "vinha do Porto, Trás os Montes".

Estive pesquisando online nos arquivos distritais de Vila Real, Bragança e Porto, mas não encontro nada... talvez eu não tenha a boa técnica, mas talvez eu esteja procurando no lugar errado... é possível que eu ache registro do passaporte do meu bisavô nesses sites?

Obrigada e um abraço,

Renata

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#299385 | MCNN | 10 mar 2012 10:50 | Em resposta a: #299196

Bom dia Renata

Só com esses dados, é um pouco como procurar uma agulha num palheiro.

Entretanto, esclareça-me por favor uma coisa.

A Renata afirma que o seu bisavõ nasceu em 1885 ou 1886, mas chegou ao Brasil por volta de 1906, quando teria 16 anos. Mas se ele nasceu em 1885 ou 1886, em 1906 ele teria 20 ou 21 anos !!!

Há alguma data que queira corrigir ?

Já agora, a cidade do Porto não fica em Trás-os-Montes.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes

#299386 | rlobo | 10 mar 2012 11:02 | Em resposta a: #299385

Oi Mario César,

certamente tem uma data a ser corrigida! Estamos tentando remontar os fatos pela memória de minha avó, um pouco confusa nesse momento...

Agora, o que temos de fato concreto é

Nome: Manoel Fernandes
Filho de: Antonio Luiz Fernandes e Maria Joaquim (que nunca vieram ao Brasil)
Data de nascimento: 14/09/1885 ou 1886

Conversei com a minha vó e expliquei que Porto e Trás-os-Montes são duas cidades diferentes e talvez ela esteja confundindo cidade de nascimento com cidade de partida pro Brasil... Ela também conta que ele chegou ao Brasil com 16 anos, logo por volta de 1901...

Muito obrigada e um abraço,

Renata Lobo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 20:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen