família Torrezão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

família Torrezão

#15675 | jaf | 13 jan 2002 19:36

Para início deste tópico, reproduzo, com alguns (poucos) cortes a msg que enviei para o tópico "Uma só família Sande?".

I — SIMÃO TORREZÃO foi casado com MARIA VIEIRA, sendo ambos naturais de Figueiró dos Vinhos, "onde viveram nobremente de suas fazendas". Em Janeiro de 1621, data das inquirições para a habilitação ao Santo Ofício dum neto deste casal, uma das testemunhas, então com 44 anos, declarava conhecer os pais do habilitando havia 35 anos, mas não ter conhecido os avós paternos que, portanto,já teriam morrido em 1586. Outra testemunha, esta com 60 anos, dizia não ter conhecido Maria Vieira porque morrera sendo ela, testemunha, de pouca idade. Ficou deste casamento pelo menos um filho:

2 SEBASTIÃO COELHO, que segue.

II — SEBASTIÃO COELHO, FCR, CX (31-VII-1593) e contador do seu Mestrado (19-VII-1607),teve casa em Figueiró dos Vinhos onde viveu com sua mulher. Era ela D.MARIA VIEIRA, filha de
Diogo Vieira e de Isabel Dias da Fonseca, naturais da mesma vila de Figueiró, "onde honradamente viveram de suas fazendas". D. Maria Vieira vivia ainda em 1621, sendo seu marido já defunto.

3 SIMÃO TORREZÃO COELHO nasceu em Figueiró dos Vinhos. Foi colegial da colegiada de S.Pedro de Coimbra, prior de S.Martinho de Lisboa., doutor em Canônes pela U.Coimbra, inquisidorda Inquisição de Lisboa (inquirições de 1621), ouvidor da capela real e, por nomeação de 20 de Abril
de 1629, deputado da Bula. Morreu a 10 de Setembro de 1642 e jaz na sacristia da igreja de S.Martinho de que foi pároco.

3 NUNO COELHO TORREZÃO, que segue



III — NUNO COELHO TORREZÃO, FCR, CX (1612?) e contador do seu mestrado (26-II-1619).Serviu em Tânger com armas e cavalos à sua custa . Casou com D.LUÍSA DE SANDE, filha de …;
Nuno Coelho vivia ainda em Fevereiro de 1651, mas já morrera em Agosto de 1655. Tiveram:

4 SEBASTIÃO COELHO TORREZÃO, que segue


IV — SEBASTIÃO COELHO TORREZÃO, FCR, CX (2-III-1656) e contador do Mestrado (1656);promessa de uma comenda por sua mãe haver nele renunciado os serviços de seu marido, pai do
agraciado e também pelos serviços de seu tio, o dr. Simão Torrezão (26-VIII- 1655). Casou com D.MARIANA DA COSTA, filha de Manuel Godinho da Costa e de D.Inês Chacim. Tiveram:

5 SIMÃO COELHO TORREZÃO, que segue
5 LUÍS COELHO TORREZÃO, FCCR (15-IX-1672) s.m.n.

V — SIMÃO COELHO TORREZÃO, baptizado em Tomar, a 6 de Fevereiro de 1644, pelo Padre Fernão Chacim, foi FCR, CX e contador do seu Mestrado. Casou em Tomar, a 13 de Setembro de
1691, com D.MARIA DA SILVA, viúva, baptizada a 2 de Fevereiro de 1662, filha de Domingos Fernandes e de Maria Luís.Tiveram:

6 D.MARIANA JOANA COELHO DE SANDE TORREZÃO, que segue;
6 D.MARIA TERESA COELHO TORREZÃO, cc Amaro Pereira da Fonseca, irmão de seu cunhado José (FONSECAS PATOS)

VI — D.MARIANA JOANA COELHO DE SANDE TORREZÃO foi baptizada em Tomar, freguesia de S.João Baptista, a 6-VI-1693, pelo padre André da Mota; foram padrinhos o desembargador
António Rodrigues de Azevedo e D.Mariana Sotomayor. Casou com JOSÉ PEREIRA DA FONSECA, baptizado em Lisboa, Alecrim, a 29-VIII-1679, FSO (20-XII-1704). Era filho de Manuel Pereira da
Fonseca (CFCR com acrescentamento a fidalgo, provedor dos Assentamentos, contador-mor do Reinoe escrivão proprietário da Tesouraria da CR) e de sua mulher, D. Mariana Josefa de Araújo; neto paterno de João de Castro da Fonseca e de sua mulher Ana dos Reis Pereira e materno de Francico
Viegas de Araújo Pato e de sua mulher D.Isabel da Veiga de Oliveira. Tiveram:

7 MANUEL LUÍS PEREIRA TORREZÃO, que segue
7 D. ANA JOAQUINA TORREZÃO casada com José Botelho de Andrade, filho de Estácio Gonçalves Botelho e de sua mulher D.Luísa Maria de Almeida Evelin, neto paterno de Luís Correia de Andrade e de sua 3ª mulher Domingas Velosa da Silva e materno de António Luís de Almeida Roquemont e de
sua mulher D.Francisca Teodora da Veiga.Tiveram

8 Estácio Gonçalves Botelho Torrezão, casado em Mazagão com D.Maria de Araújo
8 D.Maria Botelho Torrezão casada com o Dr.Romão Teixeira de Carvalho
8 D.Mariana Margarida Botelho Torrezão casada com Manuel de Sousa d’Assunção, filho de Filipe d’Assunção e de Feliciana da Costa
8 D.Isabel Lauriana Botelho Torrezão casada (I) com Rodrigo da Silveira e Castro Botelho; casada (II)com João Baptista da Fonseca Longo

VII — MANUEL LUÍS PEREIRA TORREZÃO casou com D.ANTÓNIA CATARINA DE NORONHA, filha de Luís Ferreira de Noronha e de sua mulher, D.Ana Xavier de Pina Coutinho; neta
paterna de Domingos Gomes e de sua mulher, D.Maria Ferreira; materna, de Manuel de Pina Coutinho e de sua mulher D.Ana Josefa Travassos. Tiveram:

8 António Luís Pato Torrezão
8 Manuel
8 João Bernardo
8 D.Mariana Joaquina Torrezão casada com Francisco José Pedro de Melo de quem teve:
9 D.Ana Bárbara de Melo Torrezão casada com Bento ? Coelho
8 D.Teresa Antónia c.c. Lourenço Rolão
8 D.Ana Violante de Noronha Torrezão casada com seu primo co-irmão José Vicente de Noronha e Pina, filho do Dr. Francisco Xavier de Noronha e Pina, irmão de sua mãe.
9 Francisco Xavier de Noronha Torrezão

Cumprimentos,

João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#15676 | jaf | 13 jan 2002 19:53 | Em resposta a: #15675

Reproduzo agora, com a devida vénia, um excerto duma msg. de Nuno Borrego no (mesmo) tópico "uma só família Sande?"

"V RUI DE SANDE que depois se chamou D.RODRIGO DE SANDE Teve o foro de Moço da Câmara de El-Rei D.João II o qual depois lhe deu o ofício de Moço da
Escrevaninha.Foi mais tarde membro do Conselho de El-Rei D.Manuel e seu Embaixador aos Reis Católicos incumbido da missão de ajustar o casamento do Príncipe D.Afonso com a Princesa D.Isabel,e teve a Alcaidaria-mór e a Comenda de Punhete,na Ordem de Cristo,e mais uma outra Comenda em Castela por ter tomado parte na conquista de Granada.Em 1491 recebeu de D.Manuel a merc da Alcaidaria do Castelo Real e o tílo de Dom,para s! e sua descendência em paga dos seus muitos serviços.Para alem dos seus méritos militares e diplomáticos foi ainda bom poeta,hábil político e muitocortezão. Iniciou muito novo a sua carreira das armas alistando-se na armada de socorro Ilha Graciosa onde foi ferido num recontro.Tomou depois parte em todas as acçöes no Norte de Africa Arzila,Tânger,Alcácer,Ceuta e na conquista de Targa-.Encontrando-se casualmente em Espanha na ocasião da conquista de Granada obrou tão brilhantes feitos e recebeu tantos ferimentos nos combates que antecederam a queda do último reino mouro da Península que os Reis Católicos lhe concederam,entre outras mercês,uma Comenda grande de Espanha. Personagem de inteira confiança dos nossos reis D.João II e D.Manuel por eles lhe foram confiadas as mais delicadas missões diplomáticas que levou a cabo com total zelo e grande habilidade.Comocorolário de tudo isto e demonstrando uma auténtica formação renascentista deixou fama a sua vasta cultura e obra poética grande parte escrita em espanhol e que se encontra compilada no Cancioneiro Geral de Espanha.
Casou este insigne português na vila de Punhete,actual Constáncia,com D.Guiomar Pereira,filha de Nuno Fernandes Freire,de Beja,e de sua mulher D.Isabel de Almeida (filha natural de D.Alvaro de Almeida,Comendador de Entradas).Após enviuvar casou novamente sua mulher com Estevão de
Brito,Alcaide-mór de Beja,de quem não teve filhos,e após este ainda contraiu terceiro matrimónio com
.Bernardim de Almeida e houve deste geração.
De D.Rodrigo de Sande e de sua mulher foram filhos:
1(V) D.João de Sande
Alcaide-mór e Comendador de Punhete e herdeiro da grande Casa de seus pais. Serviu numa Comenda no Norte de Africa entre 1524 e 1529 Casou com Dona Inês Madalena de Lafetat,filha de João Francisco de Lafetat,mercador italiano muito rico,e de sua amiga Maria Gonçalves,cristã-nova e pessoa de baixa condição,facto que não impediu D.João de Sande de ser nomeado Notário da Inquisição,como se verifica através do seu testamento redigido em Lisboa em 1556. Deste casal foram filhos:
1(VI) D.Luis de Sande Alcaide-mór e Comendador de S.Julião de Punhete na Ordem de Cristo.
Serviu uma comenda em Tânger sob as ordens de Lourenço Pires de Távora no ano de 1564,vindo a morrer sem estado e sem geração.
2(VI) D.Rodrigo de Sande Recebeu uma tença em 1572 pelos serviços de seu irmão Luis, não chegando,no entanto,a suceder naCasa por ter morrido na jornada de Alcácer-Quibir.Sem geração.
3(VI) D.Francisco de Sande Instituidor do Morgado de Punhete em 1620 chamando para o administrar seu primo Diogo deSaldanha de Sande.Morreu a 24-IX-1628. Destinado carreira eclesiástica foi clérigo e licenciado em Cânones pela Universidade de
Coimbra,opositor no Colégio de S.Paulo, Desembargador dos Agravos e da Casa da Suplicação e
Provedor da Misericórdia de Punhete.
Teve bastarda:
(VII) Dona Luisa de Sande Que foi mulher de Nuno Coelho Torresão,Fidalgo da Casa Real,irmão de Sebastião Coelho Torresão e
filhos de Simão Torresão Coelho.
Tiveram:
1(VIII) João Coelho de Sande Contador de Tomar.
2(VIII) Francisco Coelho de Sande
Que foi pai de:
(IX) António Coelho de Sande Fidalgo Cavaleiro,por Alvará 7-VII-1643, confirmado por outro de 15-V-1655. "

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#15677 | jaf | 13 jan 2002 20:04 | Em resposta a: #15675

Mais um contributo (de facto, dois),desta feita de Rui Pereira, publicado no tópico "Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar",



Na Enciclopédia Verbo (antiga) encontra-se o apelido Torrezão (vol. 17, col. 1730-1731), e aí se
encontra uma referência à região de Tomar:

"Parece que esta fam. é de origem esp., do reino da Galiza, donde passou a Portugal, na pessoa de Fernão Peres Torrichão, em tempo do rei D. Fernando, que foi neste reino senhor das vilas de Pereira,na prov. da Beira, e de Vila Nova de Anços, na com. de Tomar, e de outras terras. (...) Alguns dos membros desta fam. usavam o apelido Torrezões e outros Torrichões. (...)"

Na entrada imediatamente anterior surge o apelido TORREZANO (vol. 17, col. 1730), com uma
interessante associação a Coelho:

"A fam. deste apelido é do reino de Nápoles, onde Martin T. era defensor dos plebeus daquela cid. Foi
desta fam. Simão T. Coelho, deputado da Inquisição de Lisboa. Atribuem a este apelido as armas de
Torrezão (...)"

Recordo-me de ter visto na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira uma entrada relativa a um
Simão Coelho Torrezão, ou Torresão.

No decurso de pesquisas relativamente a familiares do Algarve encontrei o registo de baptismo de:

Manuel, nascido em 01.07.1782 em Tavira (Santa Maria), filho do sargento-mor Simão Coelho
Torrezão, natural de Faro, e de D. Josefa Bernarda Mascarenhas, natural de Castro Marim; neto
paterno de Manuel Coelho Torrezão, natural de Lisboa, e de D. Antónia Torrezão, natural de Faro;
neto materno do capitão Gaspar Martins de Figueiredo Mascarenhas, natural de Castro Marim, e de D.Mariana Teresa de Figueiredo Mascarenhas Lampreia Guerreiro, natural de Mértola. Teve como
padrinho de baptismo D. Pedro José de Noronha, Marquês de Angeja (procuração ao Dr. Carlos
Manuel Pereira de Matos, Corregedor da Comarca de Tavira) e tocou com a coroa de Nossa Senhora
António de Brito Vilalobos.



Nos artigos que referi é indicada a seguinte bibliografia:

Torrezano - Manuscrito 1141 da Biblioteca Nacional de Lisboa (deve ser aqui, portanto, que se refere
a origem napolitana). Torrezão - Manuscrito 963 da BNL; Armorial Lusitano; Armaria Portuguesa (por Anselmo Braamcamp Freire); Armorial Português (por Santos Ferreira); Brasonário de Portugal (por Armando de Matos); Espelho da Nobreza do Reino de Portugal (por Francisco Xavier da Serra Craesbek, ms.963 do F. G. da BNL); Índice Heráldico (pelo Visconde de Sanches de Baena); Tesouro Heráldico de
Portugal (por António José Vaz Velho).

Relativamente ao ramo do Algarve, interessa-me a eventual descendência de Simão Coelho Torrezão e
D. Josefa Bernarda Mascarenhas, pois o Cap. Gaspar Martins de Figueiredo Mascarenhas e D. Mariana
Teresa de Figueiredo Mascarenhas Lampreia Guerreiro são meus antepassados.

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#17750 | rmfrp | 27 fev 2002 17:22 | Em resposta a: #15677

Caro João Amaral Frazão:

Descobri recentemente o registo de casamento de Manuel, o meu parente cujo baptismo tinha anteriormente encontrado. Curiosamente, casou com uma senhora também minha parente, mas por outro ramo.

Manuel Pedro Coelho Torrezão, filho do Sargento-Mor Simão Coelho Torrezão e de D. Josefa Bernarda Mascarenhas, casou em 27.10.1800 em Tavira (Santiago) com D. Rita Mariana Travassos, natural de Tavira; filha do Alferes João Rodrigues, natural de Tavira, e de D. Luísa Inácia Travassos, natural de Castro Marim (n. 30.01.1744); neta paterna de Brás Gonçalves e Guiomar da Conceição, ambos naturais de Santiago, Tavira; e neta materna dos meus antepassados Cap. Lourenço João Travassos, natural de Tavira (n. 13.11.1700, Santiago) e D. Maria Correia Lopes, natural de Castro Marim. Foram testemunhas deste casamento Alexandre Magno de Oliveira e José Bernardo de Melo, ambos capitães do Regimento de Infantaria de Tavira (estes dois militares eram ambos casados com filhas de Lourenço João Travassos; Alexandre Magno de Oliveira, que atingiu o posto de Brigadeiro, é meu antepassado).

Espero que esta informação lhe seja útil.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#17764 | jaf | 28 fev 2002 00:39 | Em resposta a: #17750

Caro Rui Pereira

Muito obrigado por mais este contributo. Vou registá-lo, mas, de qualquer maneira, ficando aqui na base GP, já não se perde.

Assumindo que está a pesquisar tavira, não resisto a perguntar-lhe se já topou por lá com #Palmas#. É que tenho um trisavõ (André Corsino da Palma), natural de Tavira, mas não faço ideia se é família de la ou aoelido comum por aquelas bandas. Desculpe a mudança de tópico.

Cumprimentos e, mais uma vez, muito obrigado,

João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#17809 | rmfrp | 01 mar 2002 01:21 | Em resposta a: #17764

Caro João Amaral Frazão:

O apelido Palma existe de facto em Tavira mas até ao momento não tenho ainda qualquer ligação a Palmas dessa localidade. Tenho antepassados Palma, mas apenas em Portimão e Castro Marim. Nos registos de Tavira também já vi o apelido Corsino, também sem relação com os meus parentes.

Tenho já bastantes dados de famílias de Tavira e outras localidades do Algarve. Se procura mais informação desta região terei o maior prazer em ajudá-lo.

Não sei se reparou, mas um dos Torrezões do AHM que referiu anteriormente no tópico "Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar" era exactamente Manuel Pedro Coelho Torrezão.

Cumprimentos,

Rui Pereira.

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#17817 | jaf | 01 mar 2002 02:10 | Em resposta a: #17809

Caro Rui Pereira

Quanto aos Palmas: agradeço muito a sua ajuda, mas os dados que tenho são muito poucos: um meu trisavô, Anselmo José Carlos de Oliveira (n.1801), casou com Francisca de Paula do Carmo Palma (esta é que era natural de S.João, de Tavira,e filha de André Corsino da palma e de Maria do Carmo). Estes devem, pois, ter nascido antes de 1780; onde não sei.Não estou a 'cravar' nenhuma pesquisa. Corrijo apenas o que lhe tinha dito antes.

Manuel Pedro Coelho Torrezão: reparei no nome e lembro-me de o ter citado. Sei que está no AHM, mas não consultei o processo. Desculpe se não fiz mais observações. Não foi por subestimar a informação. Todos sabemos quão mais difícil é localizar decendentes do que ascendentes! Não sei é quando terei oportunidade para pegar de forma sistemática nos Torrezões.

Com os melhores cumprimentos do
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#17826 | rmfrp | 01 mar 2002 11:55 | Em resposta a: #17817

Caro João Amaral Frazão:

Não há qualquer razão para pedir desculpa. Aliás, eu próprio tenho conhecimento da existência no AHM de processos de familiares meus que nunca consultei por falta de tempo.

Tenho encontrado muitos ramos descendentes por acaso. Aliás, encontrei - entre outros - o casamento de Manuel Pedro Coelho Torrezão quando pesquisava um ramo de Travassos que não o da esposa.

Estranhei, porém, a sua referência a São João de Tavira. As freguesias da cidade são Santa Maria e Santiago, e no concelho não há nenhuma freguesia de São João.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#17890 | jaf | 02 mar 2002 01:48 | Em resposta a: #17826

Caro Rui Pereira

Não estava a desculpar-me por não ter pesquisado o processo no AHM (como no seu caso, é esse e são muitos outros), mas por eventualmente não ter tornado claro que apreciara a sua informação. Reconheci o dito Manuel Pedro e sabia que já o tínhamos referido.

No que respeita a "S.João" de Tavira, é então erro meu, ainda que não atine com a origem. Nunca pesquisei Tavira e e não sei onde fui desencantar o nome da freguesia: do assento de nasc.duma das filha de Francisca de Paula só consta que esta é de Tavira e não tenho o assento de casamento da dita Francisca.(!) Agradeço a chamada de atenção.

Cumprimentos,

João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#117011 | rmfrp | 20 abr 2006 22:54 | Em resposta a: #17890

Caro João Amaral Frazão:

Regresso a este tópico para informar que sei agora que Manuel Coelho Torrezão (1808-1900) casou a 22.08.1833 em Lisboa (São Mamede) com Ana Maria do Carmo, natural de Lisboa (São Mamede), filha de José Pereira da Costa e de Jacinta Rosa. Ignoro se este casal teve descendência. O registo de óbito de Manuel Coelho Torrezão poderá ter informação importante a esse respeito, mas infelizmente apenas conheço a data exacta - 22 de Setembro de 1900 - mas não o local.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#117450 | jaf | 26 abr 2006 23:50 | Em resposta a: #117011

Caro Rui Pereira

As minhas desculpas pelo atraso na resposta, resultado do fim-de-semana prolongado.

Muito obrigado por mais esta informação, que registo. Já agora pedia-lhe que desse uma vista de olhos aos pais e avós deste meu avô algarvio de que lhe falei em tempos. Se souber alguma coisa, agradeço.
(http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=320383)

Os melhores cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Martins Negrão, do Algarve

#117507 | rmfrp | 27 abr 2006 22:07 | Em resposta a: #117450

Caro João Amaral Frazão:

Muito obrigado pela sua resposta. Relativamente aos seus ascendentes algarvios, apenas posso chamar a atenção para a existência na base de dados de uma família algarvia Martins Negrão que poderá muito bem ser a do seu antepassado José Martins Negrão:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=108149

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#117517 | jaf | 28 abr 2006 00:22 | Em resposta a: #117507

Caro Rui Pereira

Obrigado pela dica. Já tinha dado com essa linha, talvez a do José Mz Negrão que me respeita. Só recuando umas gerações. Quanto aos Coelho Torrezão, é preciso confirmar aquela enigmática certidão genealógica de Montarroyo, o que ainda não fiz.

Os melhores cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#117536 | jmacieira | 28 abr 2006 10:54 | Em resposta a: #117517

Caro João Amaral Frazão

Um abraço e as minhas desculpas pelo meu silêncio!

Agradecia que me contactasse para: jandaluzarrobasapopontopt.

Um abraço do

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Família "Ribeiro de Matos" de Unhos-Loures

#117908 | jaf | 03 mai 2006 01:33 | Em resposta a: #117536

Caro João Macieira

As desculpas são minhas, que alarguei o fim de semana e só hoje vi a sua mensagem.

Segue mensagem para o seu email.

Um abraço,

João Frazão

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#229643 | kgt11 | 18 mai 2009 03:38 | Em resposta a: #15675

Por favor me podria ayudar, yo estoy buscando los descendentes de la familia Torrezao, eran dos hermanos Torrezao que salieron de Portugal, creo que son de Funchal or Madeira, pero no se el nombre, uno de ellos tubo un hijo en la Guyana Britanica, su nombre es Theodore Torrezao, el tuvo a su vez un hijo, su nombre es Claude Frederick Torrezao, que devio haver nacido alrededor al final de 1800's, Theodore debio haver nacido mitad de 1800's, asi que estos hermanos que salieron de Portugal debio de haber sido al principio de 1800. Lamento no saber portuges pero si lo leo lo entiendo, hablo solo espanol y ingles.
Muchas gracias por adelanto....Karen Torrezao

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#229644 | kgt11 | 18 mai 2009 03:39 | Em resposta a: #17750

Por favor me podria ayudar, yo estoy buscando los descendentes de la familia Torrezao, eran dos hermanos Torrezao que salieron de Portugal, creo que son de Funchal or Madeira, pero no se el nombre, uno de ellos tubo un hijo en la Guyana Britanica, su nombre es Theodore Torrezao, el tuvo a su vez un hijo, su nombre es Claude Frederick Torrezao, que devio haver nacido alrededor al final de 1800's, Theodore debio haver nacido mitad de 1800's, asi que estos hermanos que salieron de Portugal debio de haber sido al principio de 1800. Lamento no saber portuges pero si lo leo lo entiendo, hablo solo espanol y ingles.
Muchas gracias por adelanto....Karen Torrezao

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#231153 | kgt11 | 03 jun 2009 02:05 | Em resposta a: #15675

Alguien me podria ayudar a encontra los padres de Teodoro Torrezao, yo creo que el halla nacido en Portugal (posiblemente Lisboa), en los archivos de Madeira no lo encuentran, yo assumo el sea de Lisboa, el debio de haver nacido aproximadamente en 1876, o n poco antes de ese ano, el emigro a la Guyana Britanica (posiblemente Amsterdan-Berbice), es el papa de mi abuelo Claudio Federico Torrezao (que nacio en 1898), lo unico que se es que fue uno de los foundadores de la colonia portuguesa en British Guyana. Yo veo y busco los Torrezao en este forum, pero no encuentro nadie de los Torrezao que halla dejado Portugal
Le aprecio cualquier information que me puedan suministrar
Karen Torrezao

Resposta

Link directo:

RE: Torrezão na Madeira

#231427 | jaf | 06 jun 2009 02:23 | Em resposta a: #231153

Karen

'Torrezões' emigrantes, há decerto vários. Casos que conheço, todos no Brasil:

José António Botelho Torrezão (nascido ca. 1860), que emigrou para o Brasil, onde casou e teve (pelo menos) duas filhas.

FRANCISCO DE ASSIS DE CASTRO BOTELHO TORREZÃO, nasceu a 06-IV-1776, baptizado na freguesia da Pena, Lisboa. Tenente da Armada, passou ao Brasil com D.João VI, onde casou. Sem descendência legítima.

Francisco Xavier de Noronha Torrezão, oficial da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha — deve também ter acompanhado a corte ao Brasil.

Se acha que o seu bisavô nasceu em Lisboa, pode tentar os microfilmes mormons dos assentos paroquiais de Lisboa, dentro da época pretendida, em busca de um Teodoro com um dos pais a usar o apelido Torrezão. Mas, sem conhecer os nomes dos pais de Teodoro, nunca ficará com uma certeza absoluta.

O mais aconselhável, parece-me, seria começar pela Guiana à procura de dados mais concretos. Há registo de imigrantes? Teodoro casou lá ou chegou lá já casado? Há assento de nascimento do seu avô? Se sim, o que consta dele? etc. …

Com os melhores cumprimentos,

João AF

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão

#324800 | BNV | 06 mar 2013 00:19 | Em resposta a: #17809

Caro Rui Pereira,

Poder-me-ia ajudar num casal?

> André Corsino & [c. 1760] Maria dos Reis. Tiveram (pelo menos) uma Filha: Francisca Joaquina de Jesus, bp. [c. 1760] em Santiago (Tavira), que casou a 14-11-1782 (Igreja de Nossa Senhora do Socorro | São Julião | Setúbal) com João Agostinho Mifsut (referido no Assento de Casamento como viuvo de Catarina Zameta? - talvez aportuguesam. Zammitt? -, falecida na Ilha de Malta, o que prefigura ele/viúvo também ser de lá).

Atentamente,

BNV

Resposta

Link directo:

RE: família Torrezão [ap. CORSINO - Tavira]

#342885 | BNV | 23 fev 2014 21:23 | Em resposta a: #17817

Caro João Amaral Frazão,

Peço encarecidamente as minhas desculpas por anteriormente ter "interpelado" Rui Pereira àcerca de um assunto exposto pelo próprio João, a respeito de um André Corsino (da Palma) que poderá ter ligações com os abaixo indicados. Renovo e "redirecciono" o meu pedido a si, João.

Poder-me-ia ajudar num casal?

> André Corsino & [c. 1760] Maria dos Reis. Tiveram (pelo menos) uma Filha: Francisca Joaquina de Jesus, bp. [c. 1760] em Santiago (Tavira), que casou a 14-11-1782 (Igreja de Nossa Senhora do Socorro | São Julião | Setúbal) com João Agostinho Mifsut (referido no Assento de Casamento como viuvo de Catarina Zameta? - talvez aportuguesam. Zammitt? -, falecida na Ilha de Malta, o que prefigura ele/viúvo também ser de lá).

A respeito da informação mais concreta acima, tenho entretanto sondado apelidos de Malta e as grafias certas são:
MIFSUD (para João Agostinho) e ZAMMIT (para Catarina).

Também peço desculpa (e ao Rui Pereira) pela mudança de tópico (indiquei essa "divagação" no próprio Assunto).

Atentamente,

BNV

Resposta

Link directo:

família Torrezão

#365037 | iury | 12 jan 2016 02:32 | Em resposta a: #231427

Prezado João AF,

Minha esposa é neta do José Antonio Botelho Torrezão, que veio para o Brasil, instalou-se no triângulo mineiro, na cidade de Araguari, Minas Gerais. Ele se casou e teve 7 filhos, sendo 5 mulheres e 2 homens. Foi um conhecido professor naquela cidade. Gostaríamos muito de saber mais sobre ele, data e local de nascimento,data correta do nascimento... poderia por favor nos ajudar? Sabemos também que ele é filho de José Leocádio Botelho Torrezão, mas não temos o nome da mãe dele. Gostaríamos de ter mais dados, para conseguirmos a certidão de batismo. Por favor, nos ajude...
meu email é neecim.tur.ufmg@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 04:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen