Os Judeus Portugueses na Formação da América

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Os Judeus Portugueses na Formação da América

#260022 | José-Manuel | 05 ago 2010 22:28

Caros,

Dois vídeo que pus no YouTube, nada disto é novidade para a maioria dos genealogistas e historiadores, mas a minha intenção é de divulgar à maioria lusófona que infelizmente lê pouco, e quando se vai à procura deste tema os judeus portugueses são postos na classe dos pobres sefarditas a quem outros judeus do norte mataram a fome, o que é falso, foram os primeiros a chegar às Américas…

Ao ver o papel fundamental que os portugueses tiveram na formação da América pode-se imaginar o que seria Portugal se não tivessem partido, destaque para a família Mendes Seixas, Raquel e Isaac, dois judeus portugueses que chegam em 1730 a Nova Iorque vindos de Lisboa, pais de Gershom Mendes Seixas (1º Rabino da Sinagoga de Nova Iorque) seu filho Benjamim Mendes Seixas foi o fundador da Bolsa de Valores de Nova Iorque com Isaque Gomes, ambos judeus portugueses.

O território do actual Portugal sempre foi compostos de várias etnias que adoptaram a língua portuguesa onde uma maioritária e concentrada em Lisboa conseguiu ao longo da nacionalidade correr com as outras.

Os Judeus Portugueses na Formação da América (1ª parte de 2)
http://www.youtube.com/watch?v=rpyldoRtuoY&feature=player_embedded

Os Judeus Portugueses na Formação da América (2ª parte de 2)
http://www.youtube.com/watch?v=aWbFhT1s5to&feature=player_embedded

Cumprimentos,
José Manuel CH-GE
http://portugalliae.blogspot.com/

Resposta

Link directo:

RE: Os Judeus Portugueses na Formação da América

#260125 | MariaDavid | 07 ago 2010 23:50 | Em resposta a: #260022

Caro José Manuel

Fiquei muito satisfeita com este seu tópico, que agradeço desde já. Alguns factos eram já do meu conhecimento mas a maioria não. Trata-se de um tópico de enorme relevância para quem se dedique à investigação de cristãos-novos e respectiva diáspora. Tenho alguns cruzamentos com Mendes Seixas mas ainda não posso afirmar se existe alguma relação com esses que partiram para New York.

Independentemente das ramificações familiares que possam ser encontradas ou não, fica esse apontamento histórico que apraz registar. Muito obrigada.

Com os melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Os Judeus Portugueses na Formação da América (Latina)

#261370 | jaferro | 31 ago 2010 22:06 | Em resposta a: #260125

Caro(s) Confrade(s),

Os vídeos - e as vidas neles narradas - são muito interessantes. Uma história portuguesa pouco conhecida.

Entretanto, nas minhas pesquisas genealógicas no "Nuevo Reino de Granada" (+- Colômbia, Panamá e Venezuela), no século XVI e XVII, encontrei os estudos da Prof.ª Maria Cristina Navarrete sobre os judeus-conversos - cristãos-novos - portugueses, em que aponta o seu importante papel no processo de colonização e a forte perseguição de que foram alvo:

http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2180708

http://www.icanh.gov.co/recursos_user/documentos/editores/200/InformeFinalNavarrete2009.pdf

Visualmente não são tão agradáveis, mas têm informação histórica e genealógica muito interessante. Repare-se, por exemplo, no segundo link no mapa que representa a"peregrinação" de Baltasar de Araújo ou Abraham Senior de 1595 a 1625.

Boas leituras,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Os Judeus Portugueses na Formação da América (Latina)

#261416 | rmfrp | 01 set 2010 23:55 | Em resposta a: #261370

Caro José Fernandes Rodriguez:

É curioso que nos reencontremos aqui em genealogias distantes daquelas que temos discutido com mais frequência. O documentário referido neste tópico é bem interessante e eu tenho um interesse especial porque estou ligado a algumas das pessoas nele referidas (reconheci alguns quadros que retratam familiares meus).

A sua mensagem fez-me recordar outro caso de presença de cristãos-novos portugueses na América espanhola, no caso, a de Luis de Carvajal e sua família, que viveram no México em finais do século XVI:
http://en.wikipedia.org/wiki/Luis_de_Carabajal_y_Cueva

Tenho fortes suspeitas de que Luis de Carvajal e esposa tenham parentesco com famílias de que descendo mas até ao momento ainda não consegui documentar essa eventual ligação, que deve ter de ser estabelecida no eixo Lisboa-Sevilha entre o final do século XVI e o início do século XVII.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Os Judeus Portugueses na Formação da América

#261417 | José-Manuel | 02 set 2010 01:36 | Em resposta a: #260022

Caros Confrades: Maria David / José Fernandes Rodrigues / Rui Pereira,

Contente que tenha agradado ou sido útil, mesmo não tendo genealogia a fazer relacionada com o povo judeu, mas afinidades com pessoas já desaparecidas.

Deixo aqui mais umas "informações" ;
Capítulos do livro: Os Portugueses na Formação da América (Autor; Manuel Mira) sobre os Judeus Portugueses na América - 1621 (páginas 227 a 230)

http://3.bp.blogspot.com/_H3hPB3_DZTE/TFsdO1PyiII/AAAAAAAAAZA/HrBpWY7SSm8/s1600/Judeus+Portugueses+USA+1.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_H3hPB3_DZTE/TE1c_dU5OWI/AAAAAAAAAXw/uQH9RYnZ9CM/s1600/Pardo,+Melungos+%282%29.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_H3hPB3_DZTE/TFsdPpvjUpI/AAAAAAAAAZQ/JJe1KmW0qfI/s1600/Judeus+Portugueses+USA+3.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_H3hPB3_DZTE/TFsdP-DewBI/AAAAAAAAAZY/fW-tEkpgy6E/s1600/Judeus+Portugueses+USA+4.jpg

Cumprimentos,
José Manuel CH-GE

Resposta

Link directo:

RE: Os Judeus Portugueses na Formação da América (Latina)

#261432 | jaferro | 02 set 2010 12:13 | Em resposta a: #261416

Estimado Rui Pereira,

O mundo é pequeno!!! No meu caso, sem contar com o meu escorregadio Frutuoso de Medeiros, não encontrei nenhuma referência a cristão novos nos registos paroquiais, mas certamente os haverá...

No meu caso, em termos genealógicos, o mundo também é pequeno, pois em muitos dos ramos dos meus ancestrais maternos estou a retornar à Península Ibérica, com numerosa e diversa ascendência "espanhola".

No ramo mais avançado dos meus ancestrais na Nueva Granada, os Peláez de Llanos (Pamplona, Norte de Santander) descendo dos Capitães (Conquistadores) Francisco Fernandez de Contreras, Pedroche; Pedro Gomez de Orozco, (el Viejo), Fuenteovejuna e Antón Esteban Rangel, Almendralejo, Badajoz. Este último certamente será filho ou neto de um Antón Esteban Rangel, Alange, Badajoz, que litigou e ganhou na "Real Chancillería de Granada", sendo-lhe reconhecido o privilegio de "Hidalguía" em 23.06.1487 (Nobiliario de Extremadura, vol. 6, de Adolfo Barredo de Valenzuela, pág.s 142-143, titulo Rangel).

Se entretanto encontrar alguma informação sobre "los Carvajales" ou cristãos novos portugueses na hispanoamerica escrevo-lhe a contar as novidades.

Abraços,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Os Judeus Portugueses na Formação da América

#261435 | jaferro | 02 set 2010 12:39 | Em resposta a: #261417

Caro Confrade José Manuel,

Muito obrigado! Os textos e vídeos são muito interessantes, com histórias que desconhecia.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Os Judeus Portugueses na Formação da América

#261461 | MariaDavid | 03 set 2010 00:01 | Em resposta a: #261417

Caro confrade José Manuel

Uma vez mais o meu sincero obrigada pela gentileza da sua mensagem. Independentemente de eu poder vir encontrar qualquer ligação com qualquer dos nomes que já apresentou nestes links ou venha a referir no futuro, é muito interessante descobrir até que ponto os cristãos-novos depois da saída de Portugal, deixaram marcas culturais no novo mundo e que chegaram aos nossos dias.

Será que também tem acesso a dados sobre gente refugiada em Amsterdão, Bordéus, Sevilha?....Gostaria tanto de ter a alegria de descobrir alguns parentes por essas paragens!

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Os Judeus Portugueses na Formação da América

#261468 | AIRMID | 03 set 2010 02:58 | Em resposta a: #261417

Não vem a propósito. Eu sei.

Mas falou-se noutro local em Amenmose Ibaim de Uruk, e eu recordei-me de Askinaz ou Aschanax ou Ashkenaz, filho de Gomer (Japhethita), referenciado na Zona do Mar Negro. Mar de Azov e Mar Cáspio.

E de como todos foram mesmo parentes!

Melhores Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Os Judeus Portugueses na Formação da América (Latina)

#261509 | rmfrp | 04 set 2010 00:50 | Em resposta a: #261432

Caro José Fernandes Rodriguez:

Muito obrigado pela sua mensagem. Uma das famílias que me interessam é exactamente a família Carvajal.

Há coincidências no mínimo interessantes entre a família do mercador do século XVIII Aaron Lopez (referido no documentário televisivo e nos excertos do livro de Manuel Mira aqui colocados pelo colega José Manuel), que estudei detalhadamente, e a família de Luis de Carvajal.

Há coincidências de apelidos e o perfil social é semelhante em ambos os casos: cristãos-novos, mercadores, muito ricos, Riveras com ligação a Sevilha... e Aaron Lopez tem uma avó Carvajal. Poderá ser apenas coincidência, mas já tenho um precedente na minha pesquisa, pois há alguns anos eu encontrei um paralelismo semelhante entre a família de Aaron Lopez, casado com duas senhoras da família Rivera, e uma outra família de mercadores Lopez e Rivera - a minha. Inicialmente não dei excessiva importância às coincidências, mas acabei por concluir que os Lopez não eram os mesmos mas os Riveras pertenciam a uma mesma família.

Uma outra família a que eu poderei eventualmente estar ligado (embora só esteja documentada com segurança uma afinidade com um parente meu) é a família Gramaxo, de Portimão, que andou por Cartagena das Índias no século XVII.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 02:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen