Desaparecimento do tópico "familia Perna" de Panoyas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Desaparecimento do tópico "familia Perna" de Panoyas

#260126 | mimita | 07 ago 2010 23:52

Caro confrade josé Maria Ferreira
Costumo ouvi-lo silênciosamente, com o respeito próprio, que me merecem, V.Exa. e os seus interlucotores.
Tendo eu por formação base Belas Artes, vergo-me perante os vossos conhecimentos.
Posto isto, foi com grande desilusão, que assisti ao fim do tema da "Familia Perna" de Panoyas.
Eu sou desendente de uma familia Nunes Perna, da zona de Tomar.
Derivado ao mau estado dos Livros, não consegui avançar mais que ao século XVII, no entanto não deixa de ser
curioso, que uma familia mantenha o mesmo sobrenome, numa aldeiazinha perto de Tomar durante quase 300 anos,
Sem nunca alterrar o sobrenome.
Aos Confrades lanço o repto, porque não retomar o tema?
Ao que me pareceu, não estará estudado, e no meu caso como expliquei está posto de lado o"tema alcunha".
Será possivel serem aparentados?
Vem descrito que se tratava de uma familia muito religiosa.
Com referencia a um parente meu, Manuel Nunes Ribeiro, Familiar do Santo, oficio.
Parece-vos possivel?
Cordialmente
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Desaparecimento do tópico "familia Perna" de Panoyas

#260128 | evieira | 08 ago 2010 00:51 | Em resposta a: #260126

Cara Emília Antunes dos Santos

Manuel Nunes Ribeiro FSO é de que freguesia de Tomar?

Cmpts

Resposta

Link directo:

RE: Desaparecimento do tópico "familia Perna" de Panoyas - NÃO TENHO DADOS DA NATURALIDADE DE MANUEL

#260171 | mimita | 08 ago 2010 16:17 | Em resposta a: #260128

A minha familia usou o apelido Nunes Perna durante quase 300 anos, numa pequena aldeia perto de Tomar, e só a minha
avó, materna Emília Antunes, é que decidiu "deixar cair" este sobrenome, pouco vulgar.
Não sei explicar porquê.
Num estudo que encomendei,(porque sózinha já não conseguia, fazer um trabalho correcto).
Conclui-se, bem como entre outras resoluções, a seguinte: Manuel Nunes Ribeiro, provavelmente familiar do Santo Oficio, surge a apadrinhar um sobrinho seu, também Manuel Nunes (sacerdote), (não especifica de onde é o 1º), poderá ser de Tomar ou não.
Estou satisfeitissima com o estudo, mas por uma questão de deontologia, não poderei revelar quem o fez, sem o consultar.
Naturalmente, estabeleci uma estimativa, para cada ramo da família, e tive que parar este. (Mas mantenho a vontade de voltar ao tema).
Dado que a familia Pires Perna de Panoyas, já foi mencionada neste fórum, e os livros por aqui, não podem ser consultados devido ao seu estado, então porque não fazer a pesquisa "ao contrário", e tentar perceber se algum ramo desta família, tão antiga, se poderá ter estabelecido em Tomar?
Uma vez mais aqui deixo o desafio aos ilustres confrades, para desvendar este inigma.
Cordialmente
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Desaparecimento do tópico "familia Perna" de Panoyas - NÃO TENHO DADOS DA NATURALIDADE DE MANUEL

#260175 | evieira | 08 ago 2010 17:31 | Em resposta a: #260171

Cara Emília Antunes dos Santos

Receio não ter percebido a sua resposta; perguntei-lhe de que freguesia são estes "Nunes Ribeiro" porque tenho ascendentes em Tomar com estes apelidos e estava a tentar perceber se são os mesmos. Não me respondeu.

Manuel Nunes Ribeiro era natural de Tomar? era FSO? o que a leva a dizer que "provavelmente" era?

De Ourique a Tomar vai uma grande distância; Perna provavelmente será um apelido que começou como alcunha, daí existirem várias famílias Perna em diferentes locais com origens diferentes.

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Desaparecimento do tópico "familia Perna" de Panoyas - NÃO TENHO DADOS DA NATURALIDADE DE MANUEL

#260179 | mimita | 08 ago 2010 18:15 | Em resposta a: #260175

Perdoe-me, a confusão sim são de Tomar. Nunes Ribeiro, são da minha familia em linha directa, bem como outros.
Toda a minha família materna é de Tomar, (região).
Quando respondi provávelmente familiar do Santo Oficio, reporto-me ás conclusões do geneologista.
Como sabe, estes trabalhos são acordados por número de gerações, e esta parou aqui.
Quanto aos Nunes Perna, não é possivel, "o tema alcunha",para uma familia que usou o memo sobrenome sem o alterar ou separar durante centenas de anos.
Acontece porem, que na minha geneologia há x Ribeiro a Casar-se com y Ribeira, Nunes com Nunes, e ainda Nunes Ribeiro, e Ribeiro Nunes, Garcias, Henriques, Rodrigues, Antunes, Graças, etc..
Alguns eram sacerdotes, mas também a minha avó referia um segredo de familia, que era a sua ascendência judaica, que está em estudo.
Não percebi, que tem ascendentes em Tomar, fico muito agradada com a ideia. Caro Confrade!
Gosto muito da personalidade das pessoas desta região, e a familia para mim é sagrada.
Por isso procuro os meus, com paixão, sejam eles quem forem...são nossos.
Não estou de acordo com a impossibilidade da familiaridade, com os "Pires Perna" do Alentejo. Pode ser ou não.
A minha avó paterna nasceu em Vila Nova de Gaia, Santa Marinha, Rua do Choupelo 200, tem ascendencia espanhola, Tenreiro. Ficou Orfã, um tutor português levou-a com 4 anos para o Mosteiro Penaverde, Aguiar da Beira, onde casou com o meu avô, e teve numerosa descendencia.
Ora veio do Porto, para a Beira Alta, que não é ali ao lado...Não será caso único, não lhe parece?
Cordialmente
Emilia antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Desaparecimento do tópico "familia Perna" de Panoyas - NÃO TENHO DADOS DA NATURALIDADE DE MANUEL

#260183 | evieira | 08 ago 2010 18:34 | Em resposta a: #260179

Cara Emília Antunes dos Santos

Eu não disse que a familiaridade com os Perna do Alentejo seja impossível; apenas acho que é pouco provável.

Continuo a não perceber quais os critérios que permitam afirmar que alguem foi "provavelmente" FSO. Mas não será difícil de verificar. Há apenas dois processos de habilitandos para o SO com esse nome (M8 Pr241 e M248 Pr1553). É uma questão de ir à TT e ver se algum destes é o mesmo que o seu.

Em Tomar tenho interesse nas freguesias da parte ocidental do concelho: Beselga, Paialvo, Madalena - especialmente esta, que é de onde são os meus Nunes Ribeiro- qual é a freguesia dos seus Nunes Ribeiro?

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Desaparecimento do tópico "familia Perna" de Panoyas - zonas da implantação da Familia em Tomar

#260185 | mimita | 08 ago 2010 18:59 | Em resposta a: #260183

Caro Confrade,
Nós somos dos Casais, Igreja Nova, Portela de Nexebra, Matos, Nossa Senhora do Reclamador,e ia jurar Madalena, mas vou verificar.
Posso referir mais, até as tenho aqui no portátil, só que a rede é péssima. Estou em Santo Estevão.
Vou tentar enviar-lhas brevemente.
Os seus Nunes foram-se naturalmente relacionando com outras familias, os sobrenomes que referi não lhe dizem nada.
Cordialmente
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 07:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen