Desabafo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Desabafo

#260363 | LF2S | 12 ago 2010 10:53

Confrades

Todos os dias vou ao site da ETombo ver se tem coisas novas. E muitas vezes há.... para o Porto.
A culpa não é do ETombo pois limitam-se a estabelecer as ligações para os arquivos distritais mas, para quem não tem ninguém no Porto e muito pouca gente no norte (os meus ascendentes é tudo centro e sul) é uma frustração. Como é possível que Porto tenha 27000, V.Rela 15000 e mesmo Coimbra quase 10000 quando Lisboa só tem 6000 e ainda há muitos a ZERO.

Alguém me sabe explicar as razões desta discrepância. O que se passa? Parece que só alguns é que trabalham ou têm a dinâmica suficiente. Se precisam de mão-de-obra para colocar registos on-line parece-me se pedirem voluntários à comunidade de genealogistas sempre se arranja alguns. Ou não?

Um genealogista familiar frustrado.

L.Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Desabafo

#260364 | d. soares | 12 ago 2010 11:08 | Em resposta a: #260363

Caro L.Salreta

Há uns tempos coloquei essa mesma questão ao arquivo de Viana do Castelo e, a resposta que me foi dada foi a seguinte. É tudo uma questão de meios, se o Porto tem essa quantidade de material disponivel é porque o Ministério da Cultura lhes forneceu os devidos meios para tal e enquanto estiverem a ser usados pelos mesmos, não serão destacados para o arquivo seguinte por ordem alfabética. Logo, se eu pretendo ter os assentos do advct on-line, vou ter de esperar e muito, porque primeiro ainda vai passar por Aveiro, Bragança e só depois por Viana, Vila Real e Viseu.

Cumprimentos,

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Desabafo

#260365 | evieira | 12 ago 2010 11:32 | Em resposta a: #260363

Caro L.Salreta

Perdoe-me também o desabafo, mas será que existe mesmo uma necessidade de reclamar?

Ainda há bem pouco tempo, muito pouco mesmo, não havia NADA, mas mesmo NADA digitalizado. Com os poucos meios que há, a digitalização de fontes para a genealogia (paroquiais e outros) tem avançado a passo de gigante, é só ver que em termos de paroquiais online já temos um distrito praticamente completo (Coimbra) e outros vão pelo mesmo caminho. Outros se seguirão -É preciso dar tempo ao tempo.

Em vez de se sentir frustrado pode tentar sentir-se orgulhoso pois em termos de fontes genealógicas base digitalizadas e facilmente acessíveis a toda a gente, tirando as iniciativas dos mórmones, por essa Europa não encontra igual.

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Desabafo

#260372 | LF2S | 12 ago 2010 13:03 | Em resposta a: #260365

Desabafando o desabafo

O espírito de estarmos contentes com o que temos ou estarmos à frente do resto da Europa - o que duvido - veja-se pelo menos a Inglaterra ou os EUA (embora não sejam Europa), leva-nos a ficar na mediocridade.

Tendo em conta os microfilmes (que já existem) dos Mormons, tanto quanto me parece existem 2 grandes fases: 1º - passá-los para ficheiro informático (scan). Creio que, pelo menos em Lisboa já deve existir equipamento para isso (já tenho vários CD's) - portanto é uma questão de pessoas dedicadas a isso - e que tal voluntariado??.
A 2ª fase é mais técnica -classificar e colocá-los na estrutura do servidor - como pode ser tratada "ao molho" é também um trabalho repetitivo - mais uma vez, voluntariado??.

De quem conhece como a TT e a DgArq trabalham, dizem-me que é a burocracia e a falta de iniciativa que imperam.

Obrigado

L.Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Desabafo

#260384 | Pedro França | 12 ago 2010 16:58 | Em resposta a: #260365

Caríssimo:

Posso testemunhar: Coimbra, é um facto, excepção feita para os paroquiais mais recentes, de inícios do séc. XX, e mesmo assim não em todos os casos. Eu, como tenho a maior parte de minhas raízes pelo lado paterno dentro do AUCoimbra, tenho trabalhado com essa documentação on-line. No entanto, o lado materno, para sul do país - ADSantarém e ADPortalegre, e ANTT, já não é assim.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen