Diferença entre Paço e Palácio

Este tópico está classificado nas salas: Património

Diferença entre Paço e Palácio

#260555 | zamot | 16 ago 2010 09:38

Caros Amigos

Sempre me disseram que um Palácio era um edificio sumptuoso, e que para ser considerado Palácio tinha de ter pelo menos 11 janelas ao longo da sua fachada principal.

Também me ensinaram que Paço é um Palácio onde dormiu pelo menos uma vez um Rei.

Estão de acordo com estas defenições?

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260556 | LBonifacio | 16 ago 2010 10:29 | Em resposta a: #260555

Sinceramente não sei se existe alguma diferença etimológica.

No entanto importa frisar que o termo "Paço" não está associado apenas a uma presença REAL. O termo também é usado para se referir às residências episcopais.

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260557 | aeiou2 | 16 ago 2010 10:34 | Em resposta a: #260555

Caro Zé Tomás,

Para ser Palácio além de ser um edifício sumptuoso tinha que ter uma sala de espectáculos.Paço é realmente a morada dos Bispos e seus superiores e também qualquer casa ,geralmente quintas onde o Rei pernoitou.
Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260559 | zamot | 16 ago 2010 11:07 | Em resposta a: #260557

Maria Obrigado pela sua resposta. Mas esta história das 11 janelas como minimo ao longo da sua fachada principal para poder ser chamado Palácio não tem fundamento?

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260560 | aeiou2 | 16 ago 2010 11:11 | Em resposta a: #260559

Essa nunca ouvi
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260561 | zamot | 16 ago 2010 11:14 | Em resposta a: #260557

É que conheço imensos Palácios que não têm nem nunca tiveram salas de Eséctáculo exºs

Palacio Porto Covo
Palacio Ficalho
Palácio Valle Flor

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260563 | aeiou2 | 16 ago 2010 11:18 | Em resposta a: #260561

Mas este conhecimento veio-me de minha Mãe que dava como exemplo o Palácio Foz ,o único que tinha todas as características de Palácio.Os outros chamavam-lhe palácio porque era mais bonito

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260570 | Conde de Granada | 16 ago 2010 15:24 | Em resposta a: #260555

Caro confrade,

Cá, no Brasil, paço é, geralmente, um palácio administrativo, enfim, tem um significado mais restrito a funções governamentais, sejam elas seculares ou religiosas. Assim, por exemplo, toda prefeitura municipal recebe o nome de paço.

Assim sendo, palácio é uma definição genérica para qualquer edifício/residência suntuosa. Se não me engano, apenas na França existiu legislação quanto à denominações de residências e edifícios administrativos, ou seja, exemplificando, apenas as residências reais recebiam o nome de "palais"; as residências dos nobres, mesmo que mais imponentes e ricas, recebiam o nome de "château".

Saudações,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260580 | hpinto | 16 ago 2010 18:32 | Em resposta a: #260555

Palácio e Paço são duas palavras portuguesas que derivam do termo latino «palatium»: Palácio por via erudita e Paço por via popular.
Na minha opinião nenhum dos termos depende do número de janelas, ou se tem ou não casas de espectáculos. Simplesmente paço é uma palavra mais antiga que se usava para designar a residência real, mas também de altos membros do clero ou da nobreza. Já no séc. XVIII passou a usar-se o termo palácio (casa e jardins desenhados) e mais recentemente usa-se para designar qualquer residência grande e sumptuosa.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260586 | abivar | 16 ago 2010 20:43 | Em resposta a: #260555

Caro Zé Tomaz,

Também não conhecia bem essa regra das 11 janelas, mas tenho ideia de já ter ouvido alguém falar desse assunto; a nossa casa de Faro tem 13 e é, de facto, conhecida por "palácio Bivar", que é a designação "oficial" com que foi classificada, mas nunca tinha relacionado os dois factos... Não me parece que haja nenhuma regra que se possa considerar normativa, para além do costume e tradição relativamente a cada caso particular e que seria ditada por algum bom senso e talvez por apreciações variáveis conforme os locais e épocas.

Já quanto à designação "paço", embora seja etimologicamente sinónima de palácio, sempre ouvi dizer que a partir de certa altura passou em Portugal a ser exclusiva das residências episcopais, reais ou de alguma grande casa próxima parente da casa real como a de Bragança (o Paço de Vila Viçosa não seria já "paço" antes da Restauração?), sendo a designação também adoptada pelas casas onde o Rei tivesse pernoitado (há diversos exemplos conhecidos) pois passavam a ser como que casas do Rei; não sei se esse costume foi alguma vez legislado, mas há muitos exemplos pelo País fora. Também é certo que houve diversas casas nobres muito antigas que foram designadas por "paços", não sei se sempre por essa razão, dando origem a diversos lugares de muitas freguesias chamados "do paço", sabendo-se em alguns casos que lá existiu ou ainda existe o solar de determinada família e julgo que nem sempre se sabendo se alguma vez lá pernoitou um Rei...

Um abraço,

Tó Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260609 | zamot | 17 ago 2010 09:19 | Em resposta a: #260586

Grande Tó

Muito obrigado pela ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260872 | SaMenezes | 22 ago 2010 19:20 | Em resposta a: #260609

Palácio e Solar (ou casa solarenga)

Já agora também gostaria de ouvir a opinião do FORUM sobre isto.
Na minha opinião um solar ou casa solarenga é uma casa antiga e nobilitada mas sem a grandiosidade de um palácio. Talvez demasiado pequeno e arquitectonicamente mais "pobre".
O típico solar (no Minho existem muitos por metro quadrado), tem uma fachada do século XVII ou XVIII. Na minha opinião (também) representa um enriquecimento de famílias de pequena nobreza rural por via dos novos produtos oriundos das Américas.
Enfim… Não sou historiador nem etimologista, mas gostava de saber opiniões.

Cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260894 | pbrehm | 23 ago 2010 12:30 | Em resposta a: #260609

Caro José Tomás,

Quanto à questão do número de janelas nada posso adiantar. Contudo, no que diz respeito a "Paço", reforço o que alguns confrades já aqui referiram, sendo designação atribuída a casas onde tivesse pernoitado o Rei ou alguma dignidade eclesiástica.

A casa, que já não existe, da minha família (ramo Silva da Fonseca) em Alcobaça era designada por "Casas do Paço" e era assim que surgia descrita no testamento de um meu avoengo em 1824. Desconheço se algum Rei lá pernoitou, mas sei que lá esteve o primeiro Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida, que era então cunhado do Senhor da Casa e padrinho de pelo menos dois dos seus filhos. A casa dispunha de Capela, abobadada, e não tendo teatro lá se fez, pelo menos, um concerto e uma representação teatral aquando dessa visita em 1721.

M.Cumptos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260924 | VALE GRANDE | 23 ago 2010 22:30 | Em resposta a: #260894

E também há o Paço do Concelho...
Isabel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260954 | Francisco Queiroz | 24 ago 2010 15:48 | Em resposta a: #260894

Caros confrades:
A questão da diferença entre paço e palácio é mais ambígua do que possa parecer e, sobretudo, depende muito da época que estamos a considerar.
Sem querer induzir maior confusão, introduzo a expressão "palacete", que só surge em Portugal no século XIX (que se saiba).
Quanto à questão da alteração do nome, depois do rei pernoitar num certo edifício, creio que se pode (e deve) colocar a questão ao contrário: um monarca só pernoitaria, a priori, em palácios ou paços. Seria por pernoitar nesse edifícios que eles passariam, consequentemente, a ser nomeados de outra forma? Então o que dizer do chalé Burnay, na Praia da Granja, onde a família real terá ficado hospedada, no reinado de D. Carlos? Não consta que tenha passado a ser conhecido por "palácio" ou "paço", devido a disso (embora, simbolicamente, o tenha sido enquanto o rei ali pernoitou). Contudo, na referida praia, era o chalé mais imponente, à época, sobretudo atendendo ao vasto logradouro. Por outro lado, o seu proprietário era um dos mais ricos capitalistas do país.
Em suma, insisto: a questão da diferença entre "paço" e "palácio" é relativamente ambígua e, sobretudo, depende muito da época.
A propósito, a definição de "paço", pelo número de janelas à face da rua, não só não creio que tenha constituído uma regra, como a mesma – a ter existido – nunca poderia aplicar-se senão aos séculos XVI-XVIII, pois o paradigma da casa nobre, antes e depois desses séculos não passava geralmente pelas fachadas horizontais e compridas: lembro o caso das casas-torre do século XIII (certamente com o menor número de janelas possível) e, no século XIX, dos palacetes e chalés, em que o número de janelas até podia ser elevado - dados os padrões de salubridade da época - mas não numa só fachada, de aparato, pois o valor do intimismo romântico era o mais importante.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260964 | Fernando do Vabo | 24 ago 2010 18:45 | Em resposta a: #260954

Caros confrades,

lendo os questionamentos sobre a diferença de palacio e paço, me vi com a oportunidade de perguntar sobre um assunto que a muito me intriga.
fazendo os estudos sobre minha familia, encontrei no Nobiliario de famílias de Portugal o seguinte:Nomes de raizes toponímicas, é ele derivado do da honra de São Martinho do Vabo, na antiga comarca de Pico de Regalados, e foi adoptado como apelido pela familia proprietaria de tal honra, senhores do Paço de Carude.
A genealogia daquelas pode traçar-se a partir de Rui de Vabo, que vivia em meados do´século XV.

e outra

Família cujo solar é a honra de São Martinho do Vabo,no concelho do Pico de regalados, e tinha a torre de Carude.
A pessoa mais antiga é Rui de Vabo, senhor do referido Paço (Carude), que fica na freguesia de Escariz, Termo de Prado.

Diante do relatado, pergunto aos confrades, principalmente aos que residem em Portugal:

Hoje em dia ainda existe o Paço de Carude?

Porque São Martinho do Vabo virou São Martinho do Valbom.


Quaisquer esclarecimentos são bem vindos, inclusive sobre os VABO desta região.


Grato

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Diferença entre Paço e Palácio

#260975 | JBdeS | 24 ago 2010 20:55 | Em resposta a: #260609

Meu caro Zé Tomaz,

Como muitas coisas em Portugal, penso não ser possível ter uma posição definida. Dificilmente um palácio em Lisboa poderá ser paço, pois os Reis dormiam, e refiro-me aos séculos XVIII e XIX, em Casa. Já um solar poderia sê-lo, pois partilho da opinião de que qualquer morada onde o rei tenha pernoitado será, a partir dessa data, conhecida como paço.
A alta nobreza da corte, como sabes tão bem ou melhor do que eu,recebia os reis para jantares, bailes, etc, e os grandes palácios de Lisboa não são paços.
Quanto ao número de janelas e teatro, nunca tinha ouvido falar. O Palácio das Laranjeiras, por exemplo que tinha um teatro nos jardins, nunca deixou de ser palácio. O Palácio Castelo Melhor, depois Foz, nunca foi paço, o Palácio da Rosa também não, nem o do Rato, nem o dos Duques de Palmela. O palácio enorme e riquíssimo do teu antepassado Conde de Burnay nunca foi paço, o Palácio Redondo, Abrantes, Fronteira, nunca tiveram teatro, mas são palácios.

Há todavia solares e grandes casas de província que são paços. Alguns, embora lindíssimos e com uma traça puríssima, serão solares pequenos, sem grandes fachadas.

A título de exemplo, a Casa de Bertiandos, que recebeu Reis, é chamada de Casa pelos donos.

O palácio da Ajuda, o de Queluz, o da Pena, o da Ajuda não são conhecidos por paço. Era o da Ribeira....

Sei de um caso no Rio de Janeiro, Rua do Lavradio ,em que o dono da casa hospedou o Imperador D. Pedro I durante um mês, depois de um desastre com um coche. ou cadeirinha, liteira,. não sei, em que o Imperador e D. Maria da Glória ficaram feridos e a corte visitava diariamente o Imperador a despacho na referida casa e que passou a ser considerada paço. Embora a casa fosse grande, nada tinha de palácio. Mas foi paço durante 34 dias.

Paço será uma expressão para falar de casas longe da corte?
Palácio será o que nas cidades grandes era morada da alta nobreza? É tudo vago.

Um abraço amigo
JBdeS

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 16:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen