informações sobre certificado de batismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

informações sobre certificado de batismo

#260672 | Sandra Freire | 18 ago 2010 21:27

Gostaria de saber como faço par descobrir onde pode estar o certificado de batismo de meu avô GUILHERME DA SILVA, nascido em 04/05/1904 em Carrazeda de Ansiães. Filho de Manuel da Silva e Barbara Augusta da Silva. Veio para São Paulo ou Santos - Brasil, em aproximadamente 1917 ou 1918, junatmente com a mãe e seus irmãos. Não temos documentos da época. Em Carrazeda obtive a informação que os livros de batismo da época foram recolhidos para o arquivo distrital de Bragança. Agradeço a ajuda.
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre certificado de batismo

#260677 | rmfrp | 18 ago 2010 22:14 | Em resposta a: #260672

Cara Sandra:

Aparentemente, a sua intervenção já contém a resposta que pretende: o registo que procura estará então no Arquivo Distrital de Bragança. Está com dificuldade em contactar o arquivo?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre certificado de batismo

#260713 | Sandra Freire | 19 ago 2010 12:34 | Em resposta a: #260677

Caro Rui Pereira
Estou realmente com dificuldades em contactar com o arquivo.
Já tentei inclusive fazê-lo por telefone, porém talvez seja o problema de fuso horário não consegui ainda ser atendida.
Se tiver alguma orientação de como devo proceder, agradeço
Agradeço a atenção
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre certificado de batismo

#260918 | rmfrp | 23 ago 2010 21:33 | Em resposta a: #260713

Cara Sandra:

Muito obrigado pela sua resposta.

Admitindo que o Arquivo Distrital de Bragança segue o horário geral dos arquivos distritais, deve funcionar das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, hora de Portugal (que neste momento está com hora de Verão, isto é, no fuso horário +1, e a partir do fim de Outubro estará na hora de Inverno, no fuso horário 0). Por vezes os primeiros e últimos 15 minutos de cada período não são de atendimento ao público, portanto convém evitar esses momentos.

Infelizmente o Arquivo Distrital de Bragança, que eu nunca visitei, parece não ter praticamente nenhuma presença na internet. Não existe, nomeadamente, uma lista das datas dos registos paroquiais por freguesia, que permitiria confirmar se os registos de Carrazeda de Ansiães relativos a 1904 já estão de facto nesse arquivo distrital.

Por coincidência, vi nos últimos dias referência num outro tópico a um contacto com esse mesmo arquivo a respeito de Carrazeda de Ansiães em que um colega dá uma informação que parece contraditória com os dados que tem:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260834
"Caro Marcelo Anciães Ferreira, telefonei para o Arquivo Distrital de Bragança, onde me informaram que só têm os baptismos de Carrazeda de Ansiães desde 1814 até 1902, e remeteram a nossa busca para a Conservatória do Registo Civil e Predial de Carrazeda de Ansiães."

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre certificado de batismo

#261114 | Sandra Freire | 26 ago 2010 15:50 | Em resposta a: #260918

Caro Rui

Obrigada pela informação.
Em 2007, quando estive em Carrazeda, falei com o Sr Padre da Igreja MAtriz, que foi quem me informou que os livros de batismos haviam sido enviados para o Arquivo Distrital de Bragança. Informou que enviaram os livros de até 1905.
Procurei a Conservatória de Registro Civil de Carrazeda e la não se encontrou nenhuma informação sobre meu avô, o que me fez concluir que ele teria apenas o registro de Batismo.

Grata pela colaboração.
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre certificado de batismo

#261120 | ksaraujo | 26 ago 2010 17:41 | Em resposta a: #261114

Prezada Sandra,

Estou em contato constante com o Arquivo Distrital de Bragança e com a Conservatória de Carrazeda de Ansiães. Posso ajudar-lhe no que necessita quanto à certidão do seu avô. Entre em contacto comigo pelo meu e - m ail:

k e l s o n (ar rob a) h o t ma i l . com (escreva tudo junto) para tratarmos dos detalhes, está bem?

Cordialmente,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre certificado de batismo

#261137 | rmfrp | 26 ago 2010 22:08 | Em resposta a: #261114

Cara Sandra:

Pela sua resposta, penso que será importante esclarecer um ponto que por vezes causa confusão.

Em Portugal só existe registo civil universal desde 1911. No momento em que esse registo foi instituído, os registos paroquiais (baptismos, casamentos e óbitos) até essa data foram, por decisão do Estado, retirados à Igreja Católica para funcionarem como registo civil para datas anteriores. Isso significa que o único registo que poderá ser encontrado para o nascimento do seu avô é o do baptismo, mas que é ao Estado, e não é à Igreja Católica, que deve ser pedida a certidão correspondente.

Houve porém algumas regiões de Portugal (incluindo, segundo sei, parte da Diocese de Bragança) em que essa decisão de 1911 não foi totalmente cumprida e em que, até hoje, a Igreja Católica conserva os registos paroquiais. Não sei se isso aconteceu em Carrazeda de Ansiães.

Existe uma regra os registos portugueses segundo a qual os registos com menos de 100 anos devem estar nas conservatórias e ao completarem 100 anos passam para os arquivos distritais, sendo a passagem feita de 5 em 5 anos. Em teoria isto significaria que, por exemplo, em 2010 poderá haver uma zona em que os registos até 1904 já estão no arquivo, os de 1905 a 1909 são agora movidos para lá e os de 1910 em diante ficam na conservatória, sendo os registos de 1910 a 1914 movidos no ano de 2015, e assim sucessivamente. Isto garantiria que, actualmente, todos os registos até 1904 já estariam em arquivos.

A realidade nem sempre é assim. Ainda há pouco tempo tive que pedir cópia de um registo de 1882 para uma conservatória porque, sem razão aparente, os registos da freguesia que me interessava ainda só estavam no arquivo até cerca de 1880. A distribuição de registos entre conservatórias e arquivos acaba por ser diferente em cada uma das mais de 4000 freguesias de Portugal. Eu conheço a situação para muitas freguesias que me interessam, mas nunca estudei a região de Carrazeda de Ansiães.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen