São Tiago da Parada - Galiza

Este tópico está classificado nas salas:

São Tiago da Parada - Galiza

#260674 | ndias | 18 ago 2010 21:41

Boa noite.

No assento de nascimento de um trisavô, consta que o seu pai é natural de São Tiago de Parada na Galiza.
Já procurei bastante pela net e não encontro nenhuma referência a esta localidade. Alguém pode confirmar se esta localidade existe ou existiu, ou tem outro nome?

Obrigado,

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

RE: São Tiago da Parada - Galiza

#260743 | paradela | 19 ago 2010 23:36 | Em resposta a: #260674

Boa Noite.

No actual Concelho de "A Caniza", existe uma "Paróquia", o correspondente à Freguesia em Portugal, de "Parada de Achas (Santiago)". Poderá eventualmente desde o tempo do seu trisavô ter havido alteração do nome de São Tiago de Parada para Parada de Achas (Santiago). Se obtiver qualquer indício de interesse, faça favor de colocar no tópico para se tentar descobrir mais alguma coisa.

Sempre ao dispor,

José Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: São Tiago da Parada - Galiza

#260783 | ndias | 20 ago 2010 16:05 | Em resposta a: #260743

Caro José Cardoso,

Muito obrigado pela sua resposta.
Continuei a pesquisar e num blog encontrei uma referência à localidade de Santiago de Parada em Nígran, Pontevedra.
Mas no "site oficial" de Nígran a única referência que encontro é à Igreja de Santiago de Parada e não a uma localidade.
Contudo, hoje já vou pedir a certidão de casamento do trisavô que é natural de lá (porque entretanto também descobri a data do casamento dele) e assim já fico a saber o ano de nascimento dele e posso tentar a minha sorte a pedir a sua certidão de nascimento na Galiza. Mas vou continuar as pesquisas para tentar confirmar se era mesmo uma localidade ou não e a sua história. O confrade está familiarizado com a história e localidades da Galiza? Agradeço toda a ajuda possível.

Desde já os meus agradecimentos,

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

RE: São Tiago da Parada - Galiza

#260994 | Millafre | 25 ago 2010 08:15 | Em resposta a: #260783

Santiago de Parada es una de las parroquias del municipio de Nigrán; si tiene que solicitar certificaciones de asientos posteriores a 1870, año en que se estableció en España el Registro Civil, ha de dirigirse a

Juzgado de Paz-Registro Civil
Rúa Damas Apostólicas, 15
36379 NIGRAN (España)

No encontré en la página municipal dirección alguna de correo electrónico, de manera que le indico el teléfono del Juzgado de Paz por si le puede servir de ayuda. 986350026. También le recuerdo que el procedimiento para solicitar partidas españolas, va explicado en el tópico Registro Civil en España, de fecha 12.2.2009 .
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=220918

Finalmente, si los registros que interesa son anteriores a 1870, deberá dirigirse al Archivo Histórico Diocesano, donde están depositados los libros sacramentales antiguos de esa parroquia; la dirección es
Archivo Histórico Diocesano
Praza de San Fernando, s/n
36700 TUI (España)

El Archivo abre dos días a la semana, martes y viernes de 10 a 14 y su teléfono es 986600879. Le deseo suerte y mucho ánimo.

Resposta

Link directo:

RE: São Tiago da Parada - Galiza

#261097 | ndias | 26 ago 2010 10:38 | Em resposta a: #260994

Estimado Millafre.

Gracias por su ayuda.
Ayer recibí el registro del matrimonio de mi abuelo y yo sé qué año usted nació, por lo que se comunicará con el Archivo Histórico Diocesano, porque nació en 1852.

Con agradecimiento

Fernanda Dias

PS: Pido disculpas por mi mal español.

Resposta

Link directo:

RE: São Tiago da Parada - Galiza

#261104 | roz | 26 ago 2010 12:19 | Em resposta a: #260994

Caro Millafre

Perdone entrar en este topico pero tambien yo queria una informacion si posible. Mi familia paterna es de Tourem, en la frontera con la Galicia (se queda mas o menos a 6Km de Randim) y por vuelta de 1860 las parroquias pertenencian a Orense. Como los libros anteriores a 1860 de la parroquia de S. Pedro de Tourem se han perdido/quemado/desaparecido aqui en Portugal, hay quien diga que pueden estar en Orense. Me sabe decir aldo sobre esto o qual el arquivo y su direccion, que me puede informar?

Gracias por qualquer ayuda.
Saludos cordiales.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: São Tiago da Parada - Galiza

#261115 | Millafre | 26 ago 2010 16:50 | Em resposta a: #261104

En el inventario de fondos parroquiales del Archivo Histórico del obispado de Ourense, no figuran libros de la parroquia de Santiago de Tourem; como el inventario no está actualizado (es del año 2000), será preferible que haga su consulta directamente al

Archivo Histórico Diocesano
Estrada do Seminario, 20
36002 OURENSE (España)
Tel. 988366335
C.e. archivohistorico@obispadodeourense.com

Saludos.

Resposta

Link directo:

RE: São Tiago da Parada - Galiza

#261126 | roz | 26 ago 2010 18:36 | Em resposta a: #261115

Caro Millafre,

Muchisimas gracias. Siempre podemos contar con usted!

Saludos cordiales.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: São Tiago da Parada - Galiza

#261191 | francesca | 27 ago 2010 17:50 | Em resposta a: #260783

Cara Fernanda Dias,

Antes de mais peço imensa desculpa por me intrometer neste tópico.
Existe realmente a freguesia de Santiago de Parada em Pontevedra. O meu quinto avô é proveniente da mesma zona, mais concretamente de San Andrés de Barrantes e de San Cristobal de Briallos.
Gostava, se possivel, saber o nome do seu antepassado. O meu chamava-se Ramón Chantada Salgado. Pertence à conhecida e linhagem galega dos Araujo Salgado.
Devo dizer-lhe que a documentação do município de Pontevedra encontra-se no Archivo Diocesano Histórico de Santiago de Compostela e não no de Pontevedra.
Já agora gostava de lhe perguntar se conhece alguém especializado em genealogia que faça pesquisas nessa zona.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca.

Para o caso de preferir contactar pelo email: francisca.smartins@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: São Tiago da Parada - Galiza

#261305 | ndias | 30 ago 2010 13:28 | Em resposta a: #261191

Cara Francisca,

O nome do meu antepassado é Bento Lourenço Domingues, pelo que à partida não estará relacionado com o seu familiar.
Agradeço-lhe a informação sobre a documentação estar no Archivo de Santiago de Compostela, porque acabei de receber a informação de que no arquivo de Pontevedra não encontraram este meu antepassado.
Quanto às pesquisas na Galiza, tenho seguido as informações que estão aqui no fórum e há muitos confrades da galiza que são muito prestáveis. É uma questão de falar com eles aqui no fórum e ver se a podem ajudar. De qualquer modo diga o que pretende em concreto, pois até pode ser alguma questão com que eu já me tenha deparado e a possa ajudar.
Deixo-lhe o meu e-mail, caso prefira falar por aí: lifeistooooo"arroba"gmail.com

Atenciosamente,

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 14:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen