Procurando assento de meu avô português

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Procurando assento de meu avô português

#260950 | Mônica2727 | 24 ago 2010 15:23

Caros amigos,
Gostaria que me ajudassem a encontrar o assento de baptismo de meu avô, com pesquisas, sugestões ou algo do tipo.
Só tenho essas informaçoes dele:

José da Costa Vilela
Nascimento: 06/02/1897 (data aproximada. Acreditamos que ele tenha nascido depois disso, talvez depois de 1900)
filho de Manuel Costa e Florinda Costa
Trás-os-Montes

Chegou ao Brasil por volta da primeira década de 1900 com seu irmão Nestor.
Também tenho sua certidão de casamento e óbito.

Agradeço desde já.
Mônica Vilela

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#260958 | vabopi | 24 ago 2010 18:14 | Em resposta a: #260950

Cara Mônica Vilela:

Como tem sido várias vezes aqui referido, Trás-os-Montes é a designação de uma antiga província. Sugiro que veja por exemplo na Wikipédia para ter uma melhor percepção do que estamos a falar.

Terá que obter mais informação àcerca da naturalidade do seu avô. Estes registos, como o do baptismo que procura, eram feitos na igreja matriz de cada freguesia, e em Trás-os-Montes existirão seguramente mais de cem, talvez mais de duzentas, daí a necessidade de mais informação.
O ideal seria saber qual a freguesia, ou o nome da povoação onde nasceu, ou algum outro parente. Será que nas certidões que refere não está mais informação? e do irmão Nestor não terá nada? e da sua avó (se era portuguesa)? Em papéis, cartas antigas, recordações de família, não encontrará nenhuma pista?

Desejo-lhe boa sorte.

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#260965 | Mônica2727 | 24 ago 2010 18:55 | Em resposta a: #260958

Caro Vasco,
Em primeiro lugar agradeço muitíssimo pela resposta. Realmente, não entendo muito da divisão territorial de Portugal e o pouco que vi, para um país tão pequeno, me pareceu bem complicado. Na verdade, na certidão de casamento de meu avô consta que ele era do Porto. Acredito que, por razões que eu não sei explicar, ele tenha dado essa informação errada. Fiz buscas em Porto e não encontrei nada. Morei com meu avô quando era criança e ele falava muito de duas localidades: Vila Verde e Vidago (não sei a relação entre esses lugares). Meu pai inclusive sempre acreditou que ele tivesse nascido em Vila Verde. Sei que viveu em Vidago e sempre quando ia a Portugal visitava um padre chamado Adolfo Magalhães. Sei que esse padre foi importante nessa região e sei que ele e meu avô eram amigos, pois esse padre enviou um presente de casamento aos meus pais com um cartão de congratulações em uma ocasião em que meu avô estava em Portugal. Isso, além do nome dos meus bisavós, é tudo que eu sei. Tenho também a certidão de óbito dele. Nada da minha avó ajuda pois ela era brasileira. Quanto a cartas, postais, etc, com exceção de um postal do Padre Adolfo Magalhães e de uns outros endereçados ao meu pai (todos de quando meu avô estava em visita a Portugal) se perderam em uma enchente que atingiu a casa dele. O dado mais recente foi uma certidão de casamento que descobri hoje pelo etombo seguindo Vila Real- Vila Real- Vale de Nogueiras-Casamento 1897- imagem nº 0078.Os nubentes são Antônio Manoel Villela e Florinda Rosa. Podem ser meus bisavós. Inclusive a data do casamento bate com o suposto ano de nascimento do meu avô. Quem sabe ele não mudou o ano de nascimento e não usou o ano do casamento dos pais para poder entrar no Brasil antes da maioridade?
Bem, obrigada mais uma vez pela ajuda e, se puder me ajudar mais, ficarei muito grata.
Mônica Vilela

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#260978 | vabopi | 24 ago 2010 21:52 | Em resposta a: #260965

Cara Mônica:

Simplificando, e para o que aqui importa, pode dizer-se que o território se divide actualmente em Distritos, que por sua vez se dividem em Concelhos (também chamados Municípios), e estes em Freguesias. Vila Verde é um Concelho pertencente ao Distrito de Braga, dividido em 58 freguesias, entre elas uma também chamada Vila Verde. Vidago é uma Freguesia do Concelho de Chaves que por sua vez pertence ao Distrito de Vila Real.

Se me permite a opinião, eu não ficaria muito optimista com a descoberta desse assento de Vale de Nogueiras: os nomes não são iguais e o local não coincide com nenhum dos outros referidos. Com os dados que dispõe, eu procuraria primeiro na freguesia de Vidago(Chaves), e depois na freguesia de Vila Verde(Vila Verde), mas é quase um tiro no escuro... Há no entanto uma dificuldade adicional, é que nenhuma destas freguesias está ainda acessível pelo etombo. Resta esperar que o esteja, ou que alguém dessas regiões se disponibilize para fazer essa busca.

Há uma outra via, que é procurar nos registos das entradas no Brasil dos migrantes idos de Portugal esperando encontrar lá o nome do seu avô ou do irmão dele, e com um pouco de sorte com mais informação. Mas sobre isso não sei dar indicações.

E sobretudo não perca a fé!

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#260983 | Mônica2727 | 24 ago 2010 23:14 | Em resposta a: #260978

Caro Vasco, agradeço sua nova mensagem. Estou mesmo tentando não perder as esperanças. Até poque a vontade de conhecer minha família portuguesa é imensa! Sei que um dia ainda vou abraçar todos, mesmo que demore ;)! Quanto ao registro que encontrei (Aí em Pt é "registo", não é?), vou tentar investigar. Mas de todos os muitos registros que li, esse foi o único casal Manoel e Florinda que vi.
Muito obrigada. Um abraço.
Mônica
ps: Muito interessante a divisão em PT. Aqui no Brasil é muito diferente. Agora compreendo melhor. Mas existe um outro lugar chamado Vila Verde, em Chaves, não existe? Ou seria Vila Real? Xiii, acho que já confundi tudo de novo...

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#261132 | Irigilvo | 26 ago 2010 21:49 | Em resposta a: #260983

Olá Monica,
Efectivamente existe uma Vila Verde da Raia em Chaves (Frontgeira). Se puder se útil, p.. diga.
~Cumps
Irigilvo / Braga

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#261135 | Mônica2727 | 26 ago 2010 22:05 | Em resposta a: #261132

Mutio útil sim. Vou ver o que posso descobrir por lá.
Obrigada,
Mônica

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#261136 | MCNN | 26 ago 2010 22:07 | Em resposta a: #260983

Olá Mónica


Eu também lhe vou propor uma outra Vila Verde, esta no concelho de Paços de Ferreira, Distrito do Porto.

Verdade seja dita, existem muitas localidades com o nome de Vila Verde em Portugal.

A razão porque eu proponho esta Vila Verde prende-se com o facto de, analisando o site do CEPESE, encontrar cerca de 17 pessoas de nome "Costa Vilela", todas elas de Paços de Ferreira, que terão feito pedido de passaporte.

Uma delas chamava-se mesmo José da Costa Vilela.

Caso opte por pedir os serviços do Cepese para lhe enviarem a informação deste José da Costa Vilela, nessa informação deverá constar a filiação, o que lhe permitirá ver se se trata do mesmo José da Costa Vilela que procura.

Não lhe sei dizer é a que freguesia de Paços de Ferreira é que pertence esta Vila Verde.

De qualquer forma, é apenas um palpite que aqui lhe deixo.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#261138 | Mônica2727 | 26 ago 2010 22:27 | Em resposta a: #261136

Muitíssimo obrigada pela valiosa informação. Vou entrar em contato com essa localidade e ver se podem fazer uma busca para mim.
Mônica

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#261150 | Irigilvo | 27 ago 2010 00:17 | Em resposta a: #260950

Olá,
com as certidões de casamento e de óbito é mais fácil pesquisar pois as ditas certidões devem referir de quem é filho e neto patrerno e materno.
cumps

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#261152 | Mônica2727 | 27 ago 2010 00:41 | Em resposta a: #261150

Olá,
Tenho as certidões de óbito e casamento do meu avô, entretanto, elas não mencionam seus avós paternos ou maternos. Só falam que minha bisavó se chamava Florinda Costa e meu bisavô era Manuel Costa (que alguns diziam ser Manule Villela, ou Vilela), mas não sei quem eram meus tataravós. A certidão de casamento diz que ele (meu avô)nasceu na cidade do Porto, mas como nada foi encontrado lá, eu acredito que esteja errado. Até a data de nascimento dele (6 de fevereiro de 1897) deve estar errada também. Começo a pensar na possibilidade dele ter nascido no Porto sim, mas não na cidade. Será que era um desses Costa Villela da localidade de Paços de Ferreira?
Obrigada
Mônica

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#261307 | Tomanel1960 | 30 ago 2010 15:05 | Em resposta a: #261152

Olá
Sou de Vidago
Moro em Vila Verde, que fica a 2 KM de Vidago e pertence à freguesia de OURA.
O padre Adolfo Magalhães era o pároco da freguesia de Vidago.
Se souber de alguma notícia do seus familiares comunico

Cumprimentos

António Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#261308 | Mônica2727 | 30 ago 2010 15:18 | Em resposta a: #261307

Olá, Antônio. Muito agradecida por sua ajuda. Saiba que qualquer informação dessa região me será valiosíssima.
Muito obrigada e tenha um bom dia.
Mônica

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#261309 | vabopi | 30 ago 2010 15:24 | Em resposta a: #261307

Cara Mônica:

Com a preciosa informação do confrade Tomanel1960, parece ter sido descoberta a freguesia de origem de seu avô.
Assim, deverá centrar as buscas na freguesia da Oura, concelho de Chaves. E como exemplo de como a sorte pode mudar inesperadamente, pode ver os assentos aqui:
http://etombo.com/paroquia/oura.html

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

procurando assentos das famílias coutinho, hufnagel, calais.

#261444 | levy | 02 set 2010 15:28 | Em resposta a: #261309

sou bisneto de Procópio de Azeredo Coutinho x Catharina Margarida Hufnagel por parte materna, e de Manoel Pereira de Calais x Maria Francisca de Jesus por parte paterna, e tataraneto de João Pereira de Calais x Francisca Rosa de Jeus e Augusto hufnagel x Catharina Hufnagel. Possuo algumas certidões de casamentos e óbitos, mas não encontrei em nenhuma delas as cidades de origens, e nem encontrei nos processos de casamentos qualquer dado de nacimento a não ser algumas datas. pesquisando as familias, tive algumas informações através das quais me levou a pesquisar e acreditar que sou decendente de portugues, alemão. frances ou italiano. porém procurando na internete não encontrei dados suficientes para continuar minha pesquisa. Peço ajuda nessa pesquisa. Agradeço e aguardo com anciedade uma breve informaçao.

Resposta

Link directo:

RE: Procurando assento de meu avô português

#269279 | Angela Macaé | 25 jan 2011 19:26 | Em resposta a: #260950

Olá MÔnica: Moro no Brasil e sou sobrinha do Padre Adolfo Magalhães,que era amigo de seu avô! Sinto não ter como ajudá-la e o meu pai, irmão do Padre Adolfo Magalhães, já faleceu, mas espero que você consiga mais informações.
Um abraço
Maria Angela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 06:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen