Familia Ceita

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética

Familia Ceita

#261089 | mceita33 | 26 ago 2010 05:58

Prezados Amigos,

Ao realizar a busca da certidao de nascimeto do meu avo paterno, Germano Alves Ceita, que emigou de Portugal (Freineda), para o Brasil na decada de 40, logrei tracar meus antepassados ate o ano de 1755. Encontrei o assento de batismo de Catherina de Ceita, nascida em 1755 que casou-se com Luis Fernandez, sendo estes os os trisavos de Germano Alves Ceita. Entretanto, nao fui capaz de prosseguir com minha busca porque os assentos de batismo anteriores a essa data encontram-se extremamente danificados. Devo dizer que minha pesquisa genealogica chegou a um impasse. Nao sei como prosseguir. Encontrei tambem mencao a uma Maria de Ceita nascida em 1643 na Vila do Escalhao em Figueira de Castela Rodrigo no distrito de Guarda. Tentei localizar os registros paroquiais da Vila do Escalhao sem sucesso. Alguem teria alguma sugestao?

Tambem contactei algumas pessoas online com o sobrenome Ceita e me informaram que eram de Sao Tome e Principe. Uma delas mecionou que o seu sobrenome era oriundo de Portugal e que provavelmente foi resultado da colonizacao portuguesa, quando os donos de escravos costumavam usar seus sobrenomes para identificar os seus escravos. Caso esse fato seja veridico, seria correto deduzir que a a familia Ceita esteve presente na colonizacao da Africa? E se esse for o caso, onde posderia ter acesso aos manifestos dos navios portugueses que sairam de Portugal con destino a Africa?

Ao pesquisar na Torre do Tombo online, encontrei o registro abaixo. Alguem poderia esclarecer do que se trata?

LEVEL
Secção
Unidade de instalação

TITLE
Registo Geral de Mercês do reinado de D. Pedro II Livro 4

DATE
1676-1706

CódigoReferência - PT-TT-RGM/B/4/209986
Título - Margarida de Ceita
Datas - 05/08/1688
NívelDescrição - Documento Simples
CódigoReferAlternCota - Registo Geral de Mercês de D. Pedro II, liv. 4, fl.216v
ÂmbitoConteúdo - Alvará. Tença de 40$000 rs nas Obras Pias, para sua filha mais velha Maria de Melo. EntidadeDetentora
ANTT Aviso - Descrição em fase de revisão

Desde ja agradeco muitissimo qualquer ajuda que possam prestar.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Ceita

Resposta

Link directo:

Familia Ceita

#371692 | savioceita | 08 jul 2016 19:20 | Em resposta a: #261089

Caro Miguel,

Sou bisneto de Germano Alves Ceita e foi muito bom me deparar com suas descobertas sobre nossa família, este é um tópico que também muito me interessa. Minhas tias sempre falam em você e suas buscas sobre nossa história, gostaria muito de poder acessar o que você já descobriu.

Forte abraço.

Sávio Ceita - savioceita@gmail.com

Resposta

Link directo:

Familia Ceita

#375480 | didbor | 22 nov 2016 15:28 | Em resposta a: #261089

Caro Miguel Ceita,
Caso possa ajudar, nos meus apontamentos sobre a freguesia de Santa Comba, conselho Vila Nova de Foz Côa, tenho uma Maria de Ceita nascida cerca de 1640 e casada com António Soares [de Albergaria], e moradores na Quinta da Torrinha (localisada nas Tomadias).
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jul 2024, 13:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen