Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261294 | nmcbs84 | 30 ago 2010 10:15

Bom dia,

Vinha pedir a vossa ajuda na tentativa de encontrar um ou mais pontos de referência familiares a partir dos quais possa traçar os meus ascendentes familiares. Confesso que as informações mais recuadas que obtive foram a partir daqui do geneall, infelizmente não apresenta as fontes, nem fornece dados concretos de nascimento, casamento, etc... (julguei que fosse essencial colocar as fontes de pesquisa, mas pelos vistos não). Ora então os dados parcos que possuo são os seguintes:

- José Joaquim da Costa casado com Maria José de Sequeira (da parte do primeiro os dados são nenhuns para ser franco, excepto que julgo ser natural de Cedovim à semelhança de sua mulher). Em relação a datas a mesma coisa, nem quando casaram, nasceram, etc... Pressuponho, muito largamente, que estaremos a falar de meados do séc. XIX. Em relação aos país de Maria José de Sequeira, estes serão, José Vicente de Sequeira (nascido 18.03.1812, natural de Penela da Beira, Penedono) casado com Maria do Carmo Lopes (natural de Cedovim). Estes dados são obtidos a partir daqui do geneall.
- Quanto aos filhos de José Joaquim da Costa e Maria José de Sequeira, os que conheço são: Maria Joaquina da Costa (nascida em Cedovim em 1873), José Vicente da Costa (natural de Cedovim) e Rosa da Costa (julgo que também natural de Cedovim).

Bom como podem ver são dados muito dispersos e pouco assertivos. Julgo que bastaria umas pistas de registo de baptismo ou casamento para ir definindo melhor as ligações e datas. Se alguém por coincidência teve a oportunidade de encontrar os registos dos intervenientes acima ou consiga se alguma forma dar uma ajuda agradecia. Tinha pensado como ponto de partida o assento de nascimento de Maria Joaquina da Costa que sejam talvez os dados mais "completos" como ponto de partida.

Obrigado
Cumprimentos

Nuno Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261296 | tmacedo | 30 ago 2010 10:46 | Em resposta a: #261294

Nuno:

Tenho mais dados, que não constam do Geneall, mas não estão digitalizados. Julgo que tenho o teu e-mail, mandar-tos-ei.

Se não estou em erro, o teu pai tinha mais referências do que as que constam nesta base de dados que ligavam também o teu avô materno, descendente de uma irmã de José Joaquim da Costa. Eram filhos de um Manuel da Costa e de Maria do Rosário Tavares.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261297 | nmcbs84 | 30 ago 2010 11:08 | Em resposta a: #261296

Obrigado Tó. Fico a aguardar então. De qualquer forma aqui vai o email novamente: nuno_sousa_1984@hotmail.com

Abraço

Nuno Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261515 | jaboo | 04 set 2010 06:19 | Em resposta a: #261294

Caro Nuno Sousa,

Eu de Penela da Beira tenho muita coisa incluindo a ascendência do José Vicente de Sequeira (que era meu parente colateral várias vezes). Tenho muito interesse em conhecer qual a sua ligação a essa gente de Penela.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261521 | nmcbs84 | 04 set 2010 12:02 | Em resposta a: #261515

Caro João Braz,

Obrigado pelo interesse. Ora bem ligação à terra, geograficamente falando, não existe. Existe sim ligação familiar. Vou tentar rapidamente compilar aqui a descendência.

- José Vicente Sequeira (natural de Penela da Beira) c.c. Maria do Carmo Lopes (julgo que natural de Cedovim) tiveram pelo menos pelo menos uma filha (única que conheço), nascida em Cedovim, de nome Maria José de Sequeira
- Maria José de Sequeira (natural de Cedovim) c.c. José Joaquim Costa (natural de Cedovim?) tiveram pelo menos três filhos que conheça (Maria Joaquina da Costa; José Vicente Costa; Rosa Costa, todos naturais de Cedovim)
- José Vicente Costa c.c. Maria Matilde Gonçalves (natural de Câmara de Lobos, Madeira) em 1893, na paróquia de São Pedro, Funchal. Estes tiveram três quatro filhos (apesar de um deles ser uma espécie de incógnita familiar) (Flávio José *1894; Maria Julieta *1896; Maria Isolina *1898; Gastão José *1899). Os dois primeiros nascidos em Coimbra mas baptizados em Cedovim. Os segundos nascidos no lugar da Sequeira (freguesia de Cedovim)
- Dos quatro filhos dois tiveram descendência (Maria Isolina e Gastão José). No que toca à minha ascendência directa Gastão José Gonçalves Costa c.c. Maria José Borges Costa (se não me engano e natural de Celeirós). Estes tiveram 4 filhos (Maria Milda; Teresa; Fernando; Lurdes; não sei ao certo de todos naturais de Celeirós)
- Maria Milda Gonçalves Borges Costa (minha avó) c.c. José Augusto Costa Júnior (meu avô, natural de Ranhados) tiveram uma filha (Maria Matilde Borges Costa, nascida no Porto mas registada em Cedovim).
- Maria Matilde Borges Costa c.c. José Constantino Seabra Borges de Sousa (natural de Sá da Bandeira, Angola) tiveram dois filhos (tou quase a entrar em acção) (Nuno Miguel Costa Borges de Sousa, eu próprio e meu irmão José Constantino Costa Borges de Sousa)

Resumindo José Vicente Sequeira será meu 5.º avô. Geograficamente falando houve algumas variações (talvez pouco significativas), mas em relação à terra de Penela da Beira desde cedo não houve retorno propriamente dito.

Abraço,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261544 | jaboo | 05 set 2010 01:31 | Em resposta a: #261521

Caro Nuno,

Um grande obrigado pelos dados que deixou na sua mensagem. Já os entrei na minha base de dados sobre as familias de Penela da Beira. Eu tinha enviado há algum tempo a ascendência do José Vicente de Sequeira ao nosso confrade (e parente) Antonio Taveira. Terei também todo o gosto em mandá-los para o seu email se o Antonio Taveira não tiver tempo de os enviar.

Somos pois parentes por esses costados de Penela da Beira mas também pelo seu costado "Costa" de Cedovim, cuja varonia procede dos "Nogueiras" do Souto de Penedono, que se ligaram aos "Bordalo" da mesma freguesia. Poderá se quiser consultar a troca de mensagens entre o Antonio Taveira e eu mesmo sobre essas familias no seguinte topico:

http://geneall.net/P/forum_msg.php?id=251622#lista

O Pedro Rodrigues tratado na primeira mensagem daquele topico era seu 7o avô paterno, pai de seu 6o avô Francisco Rodrigues da Costa, natural do Souto de Penedono (cc Engrácia Maria de Almeida, baptizada em Cedovim a 12/4/1769, filha de João de Almeida e Maria Martins), pai esse do seu 5o avô Manuel da Costa nascido em 1791 em Cedovim (cc Maria do Rosário Tavares, de Cedovim) e esse pai do seu 4o avô José Joaquim da Costa cc Maria José de Sequeira.

Saiba também que o apelido Sequeira do seu antepassado José Vicente de Sequeira procede dos "Sequeira Ferraz" da Pesqueira, familia que era ligada às melhores familias daquele concelho. Também poderá consultar as várias mensagens que troquei como Antonio Taveira acerca dessa familia no seguinte topico:

http://geneall.net/P/forum_msg.php?id=182535#lista

Teremos pois também parentesco por esses ramos da Pesqueira.

Também deixa entender que tem antepassados de Ranhados. Será o Ranhados hoje do distrito da Guarda (no concelho da Meda) ou o Ranhados do distrito de Viseu? Também tenho vários antepassados em Ranhados, Meda mas os meus são mais remotos (antes de 1700).

Abraços,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261551 | nmcbs84 | 05 set 2010 09:32 | Em resposta a: #261544

Cara João,

Muito obrigado pela informação, é um salto bem grande. Vou dar uma vista de olhos aos tópicos que assinalou. Em relação a ranhados eu refiro-me precisamente à aldeia de Ranhados no concelho da Mêda, distrito da Guarda (onde tem lá a barragem). A nossa ligação a ranhados acredito que seja menos remota. Sei que ainda ficou lá e está lá algum património familiar (uma casa de finais do séc. XIX mandada construir por Miguel Costa, sobrinho de José Joaquim Costa).

Abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261553 | nmcbs84 | 05 set 2010 11:42 | Em resposta a: #261551

em vez de Cara é Caro João

Peço desculpa erro meu.

Abraço
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261579 | jaboo | 05 set 2010 18:43 | Em resposta a: #261551

Caro Nuno,

Os paroquiais de Ranhados, Meda estão no Arquivo Diocesano de Lamego. Existem muitos hiatos o que pode tornar as investigaçoes mais dificeis mas se conseguir recuar até principios do sec XVIII, talvez eu possa então ajudar.
Existirem vários ramos em Ranhados. Quem sabe ... talvez encontremos outro parentesco por esses lados!

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familiares Cedovim-V.N.Foz Côa

#261631 | nmcbs84 | 06 set 2010 19:00 | Em resposta a: #261579

Caro João,

Sim para já torna-se difícil confirmar, até porque de Ranhados apenas o meu avô foi lá baptizado. Poderá ter sido simplesmente ocasional(?). Bom aproveito para deixar o meu contacto de email para que possamos eventualmente trocar mais ideias e informações: nuno_sousa_1984@hotmail

Abraço,
Nuno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 05:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen