Expostos da Roda de Penafiel

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Expostos da Roda de Penafiel

#261474 | vmartins_m | 03 set 2010 11:53

Bom dia,

à semelhança de alguns tópicos aqui presentes, e relativos às crianças expostas nas rodas de então, gostaria por favor de obter algumas dicas e informações sobre mais este caso.

Trata-se da minha bisavó paterna. Ela foi deixada na Roda de Penafiel algures no final do século XIX, provavelmente entre 1870 e 1880. Pelo que contam as minhas tias, ela foi deixada num autêntico berço de ouro, no sentido em que era um berço muito bem tratado com panos de linho e tecidos pouco habituais para a época, indiciando sinais de riqueza. Tinha também uma nota pedindo que ficasse com o nome de Maria.

O nome dela ficou Maria Ferreira Exposta.

Consta também que passado muitos anos (já o meu avô era nascido e crescido...portanto foi algures entre 1920 e 1930) andaram 2 senhoras de idade à procura dessa menina Maria tendo-se dirigido às Irmãs da Comunidade de Santa Quitéria (hoje Externato de S. Vicente de Paulo) mas cujo contacto resultou num desencontro (na altura não havia os meios de comunicação de hoje..). Quando se soube muito mais tarde dessa tentativa já haveria contactos nem pistas.

Aparentemente estas senhoras eram, segundo se constou, da alta sociedade tendo vindo de automóvel com motorista, todos com muito boa apresentação, na esperança de reencontrar a menina.

Já apurei que ela foi acolhida por uma família que residia em Varziela -Felgueiras. Uma curiosidade adicional, a senhora que acolheu a menina teria sido "deserdada" pela família do solar da Casa do Cotto - Felgueiras, por se ter apaixonada e casado com um homem do povo. Mas pela informação dada não deverá haver relação dado que houve este episódio das 2 senhoras que procuraram a criança exposta...

Foi -lhe dado o nome de Maria Ferreira. Ainda não sei porquê o nome Ferreira, mas talvez por ser próximo da região de Ferreira (Ferreira, Paços de Ferreira, etc...)

Mas para já não tenho mais informação.

Sendo descendente desta menina Maria Ferreira Exposta, e tendo sabido há pouco tempo da história, decidi investigar a história para, pelo menos, tentar saber de onde viera esta criança e quem a teria abandonado na Roda de Penafiel.

Podem por favor ajudar-me?

Muito obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261488 | RuiJesuino | 03 set 2010 14:46 | Em resposta a: #261474

Caro VM,

Estes casos com expostos são sempre muito difíceis de desvendar. Pode, no entanto, consultar o processo de exposto da sua bisavó. Nele pelo menos saberá os bens que vinham com a menina ou algum outro apontamento.

Cumprimentos,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261489 | vmartins_m | 03 set 2010 14:57 | Em resposta a: #261488

ok.

tenho a intenção de ir ao arquivo histórico da C.M. de Penafiel (creio que lá se encontra o antigo arquivo da Santa Casa da Misricórdia de Penafiel onde provavelmente há registos da Roda) para ver se encontro esses registos.

Haverá algum outro sítio ou entidade que possam recomendar?

Obrigado.
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261535 | filipeclix | 04 set 2010 22:12 | Em resposta a: #261474

Caro Senhor Martins,

Não querendo desanimar, encha-se de paciênia e determinação e não desespere, estes casdos dos expostos principalmente da Santa Casa da Misericordia é muroso, pelo menos aqui na Cidade do Porto...

Ando para conseguir uma informação de um exposto, o meu 6º avô à pelo menos à 1 ano.

Boa Sorte,

Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261608 | vmartins_m | 06 set 2010 11:54 | Em resposta a: #261535

Caro Filipe,

obrigado pelo incentivo.

Eu vou fazer a investigação até onde conseguir e demore o que demorar...alguma coisa há de existir.

Entretanto já estive no Arquivo Municipal de Penafiel e, de facto, a informação, é muito reduzida, mas já obtive alguma coisa...muito recentemente foi feito um levantamento de todo arquivo existente (que integra o da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel), e vou seleccionar partes próximas daquela período para depois consultar.

Devo dizer que as pessoas foram muito simpáticas e atenciosas. Entretanto, també soube que há uma pessoa que está a desenvolver um trabalho na áera dos expostos daquela cidade. Talvez me possa ajudar (ou eu a ela) nesse trabalho.

Também já iniciei alguns contactos com próximos da família de acolhimento a ver se consigo ir falar com eles (pelo menos com os descendentes).

Vou também tentar encontrar os arquivos/registos de casamento dela (mal saiba onde ela casou). Creio que foi em Varziela- Felgueiras.

Já apurei que ela teve 9 filhos (1 dos quais foi meu avô paterno: José Martins). Foram 8 raparigas e 1 rapaz. O marido dela chamava-se João Januério Martins. Ainda não tenho nome delas todas, eram: Glória, Emília, Belmira, Joaquina e Rosa. Faltam-me ainda 3 nomes.

As raparigas acabaram por ir para o Porto, e creio que Aveiro, e também para a zona de Pombeiro-Felgueiras. No Porto, por volta dos anos 30 ou anos 40 umas das irmãs dela (creio que se chamava Glória) chegou a produzir gelo no Porto como actividade profissional (creio que se chamava Casa do Gelo). A maior parte dessa família é desconhecida para nós. Um dos filhos dessa tia-bisavó Glória chamava-se Mário Ferreira.

Se alguém porventura, ao ler este forum, souber de alguma informação relacionada com a Maria Ferreira Exposta, ou informação próxima, fico agradecido.

Obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261637 | vmartins_m | 06 set 2010 19:41 | Em resposta a: #261608

Boa tarde,

se souberem de alguém que esteja a pesquisar famílias das zonas de Penafiel, Paços de Ferreira, Lousada, Paredes e/ou Felgueiras..talvez possa tentar cruzar alguma informação.

Entretanto também já tenho uma fotografia com o retrato da Maria Ferreira Exposta já adulta. Quem sabe pelos traços se encontre qualquer coisa...

obrigado.
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261688 | milaseabra | 07 set 2010 19:20 | Em resposta a: #261474

Caro/a confrade:

Eu ando exactamente a pesquisar os livros de baptismo e casamento dessa época e locais. A minha família é de Felgueiras e já descobri no etombo (digi-te no Google só etombo e entre no 1º que aparecer) as certidões de baptisma das minhas 4 tias avós e o casamento dos meus bisavós. Nesses livros há muitas crianças expostas na Roda. Vou tentar encontrar a sua avó, pode também procurar uma vez que sabe a data aproximada. É preciso paciência para ler os livros, mas como têm normalmente, os nomes à margem torna-se mais rápido.
Boa pesquisa!

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261731 | vmartins_m | 08 set 2010 15:49 | Em resposta a: #261688

Boa tarde,

obrigado pelo incentivo e informação.

Entretanto, fui novamente ao arquivo municipal de Penafiel e creio ter encontrado o registo associado ao dia da entrega da criança no respectivo hospício. Pelo menos corresponde de forma invulgarmente próxima dos relatos que me fizeram. A informação data de 1874.

O registo nº330 diz assim: "Maria Ferreira, viúva, fiadeira de 60 annos de idade do lugar do Ermo Frega de Marecos, deste Con.co foi apresentar no hospício dos expostos uma criança de sexo femenino que foi exposta a sua porta pelas nova horas da noute do dia 12 do corrente com os signaes seguintes- dous lenços brancos atados na cabeça com uma touca vermelha- camisa de ...orim usada vestida e outra nova com um papel dobrado e com lãe vermelha que diz-o seguinte- Esta menina vai baptizada chama-se Maria. Na mesma camisa uma cruz feita com sutage vermelho vestido de chita branqueada com flores amarellas em volta em dous panos de baeta de cor branca uma sai branca de br... de sutage branca-uma saia velha de lãe preta. com panos um lenço vermelho usado. duas meias conta de ouro e meia de vidro branca enfiadas em um cordão vermelho atado ao pescoço.
Pefl 13 de abril de 1874."

Curiosamente, esta minha bisavó ficou com o nome de Maria Ferreira Exposta...será que a senhora que tem o mesmo nome está relacionada?

Porquê tanta roupa, e sobretudo com tanto vermelho e flores brancas?

Porquê meias conats de ouro?


Dado que foi baptizada deve haver registos desse momento...

Com tanta pista nem sei bem por onde começar...Que acham?

Podem por favor dar-me umas dicas adicionais?

Meuito obrigado,

Confesso que nunca imaginei econtrar este registo que me parece ser o verdadeiro.

VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261735 | milaseabra | 08 set 2010 17:40 | Em resposta a: #261731

Caro VM,

Procurei o registo em Varziela e não encontrei o que é natural, pois como diz a menina já tinha sido baptizada, possivelmente em Penafiel. O problema agora é que em Penafiel há muitas freguesias e vai ser muito difícil procurar em todas. Esse registo que encontrou é um registo de óbito? É muito estranho! Normalmente nos registos de baptismo de expostos é que dizem que peças de roupa e outros objectos foram encontrados com a criança. As meias contas foram certamente um sinal da mãe que ficou com as outras metades com esperança de um dia encontrar a filha e juntar as metades como prova. A camisa de morim ( um tecido muito fino de algodão) que a criança vestia deve ter sido a 1ª camisa da própria mãe, uma tradição dessa zona e que também eu mantive com os meus filhos.
Espero ter dado algumas dicas úteis.
Vá-nos informando do andamento da pesquisa para podermos ajudar. Para a semana vou a Felgueiras e talvez fale com alguém da casa do Cotto
Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261737 | ndias | 08 set 2010 18:01 | Em resposta a: #261731

Caro VM,

Como já aqui foi dito, os casos dos expostos são normalmente dificeis.
Ao ler a sua mensagem, por curiosidade fui ao site da Etombo aos registos de Penafiel de 1874 e logo nas primeiras páginas encontrei um registo que me parece interessante. É o baptismo de uma menina de nome Maria, filha natural de Anna Maria e a madrinha foi Maria José Ferreira e Costa. Achei engraçada a conjuntura.
Fica o link caso queira dar uma vista de olhos:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=21582&FileID=_855909

Maria era e é um nome muito comum, é quase procurar uma agulha num palheiro. É uma questão de ir investigando os registos. Em principio o nascimento e baptismo não deve ter sido muito distante da data em que foi exposta, pelo menos tenho a ideia de que a maioria eram expostos quando ainda eram bébés.

Continuação de boa sorte,

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261739 | vmartins_m | 08 set 2010 18:13 | Em resposta a: #261737

Cara Fernanda Dias,

muito obrigado pelo contributo.

Parece-me de facto uma coincidência muito interessante.

Muito obrigado mais uma vez. Vou continuar esta minha investigação que se está a tornar em algo quase mágico.

Vitor Martins

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261742 | vmartins_m | 08 set 2010 19:13 | Em resposta a: #261739

Boa tarde,

também ecncontrei este registo que refere a freguesia de Marecos...

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=21582&FileID=_855918

Também parece-me próximo.

VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261776 | vmartins_m | 09 set 2010 10:34 | Em resposta a: #261735

Cara Maria Emília,

obrigado pela ajuda.

O registo que obtive não é um registo de óbito. É sim o registo que descreve o momento em que a menina foi deixada na casa da roda (aqui referido como hospício). Este registo consta do "Fundo da Administração do Concelho" existente no arquivo e data de 13 de Abril de 1874.

Fiquei muito curioso sobre a tradição que refere acerca da camisa de morim e, é muito provável que as meias contas tenham tido o objectivo que refere de um dia encontrar a filha. Isso pelo menos bate certo com o facto da ter havido duas senhoras que, uns anos mais tarde, andaram à proucra dela.

Vou ver agora se encontro o registo da entrega da menina à família de acolhimento (será que existe?onde?), pelo menos para estabelecer uma relação temporal e de nomes que não ofereça dúvidas.

De qualquer forma, ela tendo nascido muito provavelmente em 1874, e sabendo que faleceu já muito velhinha (diz a minha mãe que a Maria Ferreira terá falecido em 1970) as pistas encaixam.

Obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#261871 | vmartins_m | 10 set 2010 13:20 | Em resposta a: #261742

Boa tarde,

por acaso ninguém sabe de informação e historial acerca destes Ferreiras da freguesia de Marecos em Penafiel?

Talvez haja uma ligação entre a senhora Maria Ferreira de 60 anos de Marecos com o senhor Joaquim Ferreira avô de uma menian Maria baptizada a 22 de Março de 1874 e filha de Anna Roza mãe solteira residente na rua do Carmo em Penafiel mas também natural de Marecos.

Será esta Maria Ferreira de 60 anos irmã do sr. Joaquim Ferreira?

Obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262085 | vmartins_m | 13 set 2010 15:39 | Em resposta a: #261871

Boa tarde,

paral além de tentar desvendar quem eram estes Ferreiras de Marecos, Penafiel, há um pormenor na descrição das roupas que acompanhvam a bébé que me deixa intrigado: "...Na mesma camisa uma cruz feita com sutage vermelho..".

Porquê uma cruz? Porquê tanta roupa vermelha? Terá algum significado?

Dado que a freguesia de Marecos tem como orago o Santo André, a explicação da cruz pode ser essa mesmo: o símbolo desse santo é uma cruz. Mas será esse o objectivo?

Porquê uma cruz na camisa? Seria filha de um padre?

O vermelho terá algum significado também? Será outra pista?

Se por acaso estes sinais vos fazem lembrar ou pensar em lalgo em concreto, digam-me por favor.

obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262123 | clcastro | 14 set 2010 09:24 | Em resposta a: #262085

Cara Sr.a,


Tenho estudado algumas famílias dessa região e a minha intervenção, com o valor de qualquer outra, é de ajudar. Como já foi dito, no trabalho com expostos é muito difícil de obter certezas. Quando uma criança era entregue haviam sempre duas preocupações: a primeira indicar se a criança em causo era, ou não, baptizada; a segunda deixar elementos que pudessem identificar a criança posteriormente, sem que houvesse qualquer significado na simbologia deixada, tratar-se-ia apenas de um meio para uma potencial futura identificação.

Muitas destas crianças eram entregues a "mães de criação" e normalmente a criança assumia o apelido desta. Muitos casos há que em que na maioridade assumiam o verdadeiro nome, caso soubessem quem era o pai. Também conheço casos, precisamente nessa região, que pelo facto de serem filhos naturais não obstava a que o nome do pai constasse no assento de baptismo, mesmo o pai sendo padre e de famílias importantes. Acho até que o facto de serem importantes, facilitava a assumpção tácita da criança.

A entrega de uma criança na Roda era sempre um acto de desespero e quase sempre por falta de meios para a proporcionar um futuro.



Ao seu dispor,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262133 | vmartins_m | 14 set 2010 11:26 | Em resposta a: #262123

Caro César de Castro,

muito obrigado pela sua resposta e ajuda.

De facto, estes casos são todos diferentes mas com vários pontos em comum, nomeadamente, a questão das pistas deixadas para um possível reconhecimento futuro.

Neste momento, as informaçãoes e documentos que tenho são:

- há uma menina baptizada com o nome de Maria que é exposta na roda no dia 13 de Abril de 1874. Mais tarde ela assumiu o nome de Maria Ferreira.

- quem deixou a criança na roda chamava-se (também) Maria Ferreira, tinha 60 anos (em 1874), e residia (ou era natural) do lugar do Ermo, Marecos, Penafiel.

- a menina levea um autêntico enxoval, com muita cor vermelha, incluindo meias contas em ouro e vidro

- há um registo de baptismo (nº36) da igreja de São Martinho de Penafiel de uma Maria no dia 22.03.1874 (se for esta menia, ela teria nascido cerca de 3 semanas antes de ser exposta) http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=21582&FileID=_855918

- esse registo refere que a mãe da menina chamava.se Ann Roza, era mãe solteira (pai incógnito), moradora na rua do Carmo e era natural de MARECOS.

- o pai da Anna Roza era o Sr. Joaquim Ferreira e a mãe era a Sra. Antónia Roza da Conceição

- a Anna Roza tinha pelo menos um irmão chamado António Ferreira (morador em Rande-Milhundos)

- o padrinhos da menia exposta foram o irmão da mãe e a avó materna

- a cruz de "sotage" (sutache) vermelho poderá eventualmente corresponder à cruz do orago da freguesia de Marecos (Santo André)

- um registo de baptismo de uma filha da menina exposta refere que a Maria Ferreira era filha de pais incógnitos mas que era natural de Jazente, Amarante (será aí que ela foi adoptada?)

- as minhas tias contam a história da roda, o que significa que a minha bisavó Maria Ferreira sabia desse facto.

- uns anos mais tarde houve duas senhoras que supostamente andaram à procura da menina

- na freguesia de Marecos há de facto muitas famílias Ferreira

- Marecos e Milhundos são muito próximas do centro de Penafiel

Suposições/questões:

1. será o Sr. Joaquim Ferreira (avô materno da menia segundo o registo) irmão da tal Sra. Maria Ferreira de 60 anos?

2. sendo o irmão da mãe da menina (António Ferreira) um criado de servir (falta-me saber onde..), seria a própria Anna Roza uma criada que teve um caso com alguém da casa ond servia?

3. todo a aquele vermelho e as contas de ouro significariam algum sinal para tenatr identificar algo? por exemplo a heráldica da freguesia de lagares tem uma cruz de cristo vermelha...

4. haverá alguam família fidalga nessas fereguesias que possam ter algum relacionamento?

5. a ser aquela menina referida no registo de baptismo, e dado moravam em pleno centor de penafiel (rua de Carmo), a mãe seria criada de alguma família do centro de Penafiel

6. ainda existirão essas meias contas?

7. com tanto carinho aparentemente deixado com a menina, porquê exactamete esse abandono? Pelo menos, toda a gente com quem eu falo deste caso diz logo "não era uma menina qualquer."



Falta-me ainda encontrar o registo da adopção. Gostava de confirmar se todos estes dados batem certo e sobretudo, gostva mesmo de descobrir quem era de facto aquela menina.


Obrigado por toda a ajuda e pistas que me possam dar e indicar.

VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262137 | roz | 14 set 2010 12:12 | Em resposta a: #262133

Caro VM

Para ver se a Maria do registo 'e ou nao a "sua", sugiro que tente procurar um assento de casamento a partir de 1890 de uma Maria, filha de uma Anna Roza, ou um assento de obito a partir da data do nascimento. Se encontrar algum de esses assentos ja' fica a saber que nao 'e a mesma e se nao encontrar........ havera' a possibilidade de ser essa (ou nao) ou que se tenha mudado para outra terra e entao tera' de procurar mais!

Boa sorte com a sua busca.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262145 | vmartins_m | 14 set 2010 12:48 | Em resposta a: #262137

Cara M.Rosario,

estou a tentar. Encontrei já um registo do nascimento de uma das filhas dela. Esse registo refere que ela natural de Jazente, Amarante e filha de pais incógnitos.

Ainda não consegui o registo de casamento dela, mas consegui saber que ela casou com João Martins (de Pombeiro, Felgueiras) e foram residir para o lugar o Seixo, Sendim, Felgueiras. Tiveram 9 filhos (8 raparigas e 1 rapaz).

Será casou em Jazente, Amarante? ou em Sendim, Felgueiras? ainda não consegui descobrir.

Sei que faleceu em Sendim e com mais 90 anos, mas também ainda não encontrei o reigsto do óbito.

Obrigado pelas dicas,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262187 | vmartins_m | 14 set 2010 19:14 | Em resposta a: #262085

Boa tarde,

entretanto junto somente o texto do registo da exposição da bébé, revisto em conjunto com uma pessoa relacionada com arquivos:

"Maria Ferreira, viúva, fiadeira de 60 annos de idade do lugar do Ermo Frega de Marecos, deste Con.co foi apresentar no hospício dos expostos uma criança de sexo femenino que foi exposta a sua porta pelas nova horas da noute do dia 12 do corrente com os signaes seguintes- dous lenços brancos atados na cabeça com uma touca vermelha- camisa de morim usada vestida e outra nova com um papel dobrado e com lãe vermelha que diz-o seguinte- Esta menina vai baptizada chama-se Maria. Na mesma camisa uma cruz feita com sutage vermelho vestido de chita branqueada com flores amarellas em volta em dous panos de baeta seda branca uma saia branca debrum de sutage branca-uma saia velha de lãe preta xxxx com ramos um lenço vermelho usado. duas meias conta de ouro e meia de vidro branca enfiadas em um cordão vermelho atado ao pescoço. Pefl 13 de Abril de 1874"

Foram identificadas as palavras SEDA e DEBRUM, sendo o "xxxx" correspondente a uma palavra de difícil leitura, ou por ter caído água ou por ter sido rasurada.


VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262189 | vmartins_m | 14 set 2010 19:45 | Em resposta a: #262187

Boa tarde,

continuando nas minhas pesquisas descobri que existem os "LIVROS DE LACTAÇÕES" que relatam todos subsídios de lactações concedidos a essas mães solteiras, e não só.

As rodas permitiam de facto os anbandonos anónimos "legais" mas, em 1864, após alguma controversia social sobre o tema e uma tentativa de diminuir os abandonos, as Rodas passaram a ser "vigiadas" e acabaram por ser fechadas, criando-se em alternativa as Casas Hospício com outro enquadramento administrativo.

De facto, o registo deste caso em concreto refere um hospício. As mais conhecidas na região eram as Casas Hospícios do Porto e de Penafiel.

As lactações concedidas correspondiam a subsídios concedidos às crianças admitidas nesses hospícios, destinados a pagar o aleitamento dessas crianças, cuja ama seria contratada pela própria instituição. Estas lactações passavam também pela identificação dos pais verdadeiros, e possivelmente pela devolução da criança aos respectivos progenitores. Mas nem sempre funcionou assim...e nem todas as crianças tinham esse "direito" e cada situação era um caso. Havia tembém incentivos a quem denunicasse essas gravidezes.

Vou tentar ver se eonctro esses registos (LIVROS DE LACTAÇÕES) da Casa Hospício de Penafiel no arquivo local.

Se souberem de pessoas que tenham informações ou estudos nestas áreas, agradeço toda a informação que possam prestar.

obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262338 | Solla | 17 set 2010 11:20 | Em resposta a: #262123

Caro Confrade
Como diz que tem estudado várias famílias, tomo a liberdade de lhe pedir ajuda para o seguinte:
Procuro uma antepassada de nome LUCRECIA DE JESUS MENEZES exposta na roda de Penafiel , julgo que com o nº. 105 e que teria sido batizada a 16-3-1856. Foi educada no Convento dos Remédios em Braga e cAsou nesta cidade a 22-4-1883 com José Velloso de Sousa Guimarães. Ouvia dizer que o pai seria de boas famílias, mas não sei como avançar com a busca.
Agradeço antecipadamente tudo o que puder fazer.
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262340 | vmartins_m | 17 set 2010 12:08 | Em resposta a: #262338

Bom dia,

tem o registo nº105 da exposição dessa sua antepassada? se sim, veja com atenção pistas que possam lá estar. Por exemplo alguns, nomes, lugares, datas, etc...se não, sugiro que vá ao arquivo municipal de Penafiel tal como eu fui para tentar obter essa informação.

Terá de confirmar onde e quando foi baptizada. Talvez nesse registo tenha essa informação.

Se foi educada no referido convento, de ceretza que há lá informação. Esse convento ainda existe? Se não existir deverá tentar saber onde estão os arquivos do mesmo.

O nome do pai dela, e talvez outros dados relativos a ele, devem estar nessas documentações.

Eu começaria pelos arquivos de Penafiel.

Cmps.,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262345 | clcastro | 17 set 2010 13:34 | Em resposta a: #262338

Cara Maria Teresa,


O seu pedido é parco em informação. Também lhe posso garantir que em quase todos os casos de expostos se dizem ser de boas famílias e que em raros casos isso acontece. Nessa região já vi vários filhos naturais onde o nome do pai constava no assento de baptismo e nestes casos quase sempre de boas famílias. Também conheço um caso de um exposto ( não da Roda de Penafiel) de famílias de renome e que mais tarde provou a sua ascendência.
Aconselho a consultar o processo na Roda de Penafiel e caso consiga consulte o assento de nascimento. Uma informação importante nestes casos são as Inquirições de Génere de algum descendente que se tenha habilitado a ordens, pois nestes processos era necessário averiguar a "limpeza de sangue" da ascendência (dos pais e avós) na freguesia de onde eram naturais.

Se precisar de ajuda e preferir fazer fora do fórum deixo o meu contacto: cesarcastro@iol.pt.


Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262375 | Solla | 17 set 2010 20:23 | Em resposta a: #262345

Caro Confrade
Agradeço a sua pronta resposta.

Diz-me para consultar o processo na Roda e se possível o assento de nascimento, mas não sei como fazê-lo.Será que me poderia ajudar?
Cumprimentos e obrigado
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262377 | clcastro | 17 set 2010 20:36 | Em resposta a: #262375

Cara Maria Teresa,


Deve ir ao Arquivo Municipal de Penafiel e consultar o respectivo processo da criança em causa, uma vez que sabe o número deve ser fácil. Será interessante saber onde nasceu e como foi parar à Roda e também poderá constar a informação porque foi enviada para o convento dos Remédios.


Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262398 | Solla | 18 set 2010 11:37 | Em resposta a: #262377

Caro Confrade
Mais uma vez obrigada.Realmente não é assim tão fácil deslocar-me a Penafiel para consultar o processo, além disso o nº. que indiquei é o do batismo onde indica só que a madrinha seria "MARIA; AMA DA RODA".
O convento dos Remédios já não existe e o espólio também não.
O apelido dela é MENEZES pelo que julguei ser fácil . Por acaso não estudou nenhuma família com este nome?
Se tiver algum dado, agradeço.
Cumprimentos
Maria Terresa

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262403 | clcastro | 18 set 2010 12:50 | Em resposta a: #262398

Cara Maria Teresa,



Nestes casos nunca há facilidades.
Fui consultar o assento de nascimento da sua ascendente e realmente apenas indica a madrinha "...Custódia Maria, ama da Roda..." e o número 105, que é o numero do processo de entrada na Roda de Penafiel, este documento é que lhe poderá trazer pistas dos seus ascendentes. Claro que se começa a tornar evidente que se a sua ascendente a partir de certa idade tomou o apelido "Menezes" é porque haviam pistas para tal, situação natural nestes casos. Importante é conhecer os elementos que ela trazia consigo e como aparece na Roda.
Se tiver possibilidade faço uma consulta no Arquivo Distrital de Braga às Inquirições de Génere, pesquisando com o nome dos pais do inquirido: José Veloso de Sousa Guimarães e Lucrécia de Jesus Menezes. Se existir alguma inquirição a ascendência deve constar lá.
Por último, uma das famílias que estudei nesta região foram os "Magalhães de Menezes" da quinta da Porta (sec. XVII) e da quinta da Torre da Lixa. Também não posso consultar o processo no arquivo de Penafiel, porque resido em Guimarães.

Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262404 | Solla | 18 set 2010 13:39 | Em resposta a: #262403

Caro César de Castro
Obrigada pela sua informação. Vou tentar consultar o processo de entrada na Roda. Se conseguir alguma coisa lhe direi
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262509 | vmartins_m | 20 set 2010 12:11 | Em resposta a: #262403

Caro Confrade César de Castro,

relativamente ao meu caso (Maria Ferreira) poderia dar-me por favor alguma ajuda?

Fiquei a pensar na questão das Inquirições de Génere. Neste caso, será possível consultar em Penafiel?

Relativamente à descrição que consta do registo nº 330 da roda desta minha bisávó, será que, pela sua experiência, há aqui algum indício de alguma coisa? Refiro-me por exemplo à cruz de chita vermalha..ou às meias contas..

Obrigado pelos seus esclarecimentos,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262512 | clcastro | 20 set 2010 12:54 | Em resposta a: #262509

Cara Confrade,


Como já havia dito os sinais são apenas isso, são sinais para uma potencial identificação no futuro.

O seu caso é mais bicudo que o da confrade Solla (presumo), pois nesse caso a ascendente assumiu o nome de família do pai posteriormente, o que nos leva a crer que há pistas nesse sentido. As inquirições de Génere são ferramentas muito importantes paea a genealogia, pois contêm muita informação. Estas inquirições estão nos arquivos distritais, no caso de Penafiel pertencerá a Braga.


Cumprimentos,



César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262517 | vmartins_m | 20 set 2010 13:20 | Em resposta a: #262512

Caro Confrade César de Castro,

a questão dos sinais são de facto pistas, e neste caso, creio ter várias. Mas ainda não percebi o significado. A que me intriga mais é, neste caso, a da cruz de sutache vermelha...Alguma coisa deverá querer significar..

Quanto ao nome de família da ascendente, ainda tenho dúvidas. Pois a senhora que a deixou no hospício tinha o mesmo nome da menina...o que não deixa de ser uma coincidência interessante...

Também ainda não descobri a identificação da família (ou pessoa. seria uma ama?) que a acolheu posteriormente. Será que o nome Ferreira seria mesmo o nome do pai (assumido posteriormente)? Pelo que percebo das informações que nos deu, isso seria comum à época. Na sua opinião, seria este o caso?

Quanto ao arquivo, vou então tentar investigar por aí, mas neste caso no arquivo do Porto, pois Penafiel pertence ao distrito do Porto.

Qualquer outra dica ou informação que eventualmente possa dar, fico-lhe agradecido.

Muito obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262521 | clcastro | 20 set 2010 13:57 | Em resposta a: #262517

Cara Confrade,

Como lhe disse anteriormente e apenas falo pelos casos que estudo e tenho conhecimento, os sinais são elementos identificativos.
O apelido "Ferreira" parece-me provir do pessoa que entregou na Roda, embora pudesse provir de quem criou ou também de um dos ascendente.
Hoje Penafiel pertence ao bispo do Porto, mas na data que se refere tratar-se-ia do bispo de Braga, logo as inquirições deverão estar no arquivo de Braga ( sem certezas em absoluto).



Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262522 | vmartins_m | 20 set 2010 15:03 | Em resposta a: #262521

Caro confrade,

muito obrigado pelo eslcarecimento.

Irei pesquisar o arquivo de Braga.

Uma pergunta adicional: trata-se do arquivo municipal ou outro relacionado com a Igreja?

Obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262534 | clcastro | 20 set 2010 18:59 | Em resposta a: #262522

Cara Confrade,

Trata-se do Arquivo Distrital de Braga. Até há algum tempo atrás poderiamos fazer a busca on-line, mas actualmente o serviço está suspenso por falta de verba. Como é natural neste país...


Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#262535 | vmartins_m | 20 set 2010 19:04 | Em resposta a: #262534

Pois...

Vou então tentar por essa via.

um abraço
e obrigado mais uma vez.
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#276742 | clcastro | 20 mai 2011 12:52 | Em resposta a: #262398

Cara Maria Teresa, teve algum desenvolvimento neste caso? Brevemente terei oportunidade de me deslocar a Penafiel.


Cumprimentos,

César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#276743 | clcastro | 20 mai 2011 12:54 | Em resposta a: #262085

Cara confrade,

Teve algum desenvolvimento no seu caso? Brevemente irei a Penafiel.



Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#276746 | vmartins_m | 20 mai 2011 13:25 | Em resposta a: #276743

Boa tarde,

até à data de hoje não tive muito mais desnvolvimentos. O que consegui apurar até à data foi que:

- a menina Maria Ferreira foi abandonada no hospício a 13 de Abril de 1874 (registo n. 330)
- a menina foi baptizada no dia 22 de Março de 1874, na igreja de São Martinho de Penafiel
- a menina foi deixada na roda por uma senhora do mesmo nome Maria Ferreira (teria cerca de 60 anos em 1874) e era fiadeira, residindo no lugara de Marecos
- o registo de baptismo refere que bébé seria filha de uma mãe solteira chamada Anna Roza (o pai da bébé é incógnito). A Anna Roza morava na rua do Carmo e era natural de Marecos.
- a igreja de São Martinho de Penafiel fica precisamente da rua do Carmo
- os pais da Anna Roza são: Joaquim Ferreira e Antónia Roza da Conceição
- o irmão da Anna Roza era Antóno Ferreira e era padrinho da bébé. Ela era criado de servir.
- no início do Século XX, há relatos de duas senhoras aparentemente aristocratas andaram à procura da menina.
- ela teria sido adoptada e levada para o lugar de Jazente em Amarante, tendo depois ido residir para Felgueiras

- pelo que tenho falado e lido, tantos indicíos detalhados (que a bébé tinha com ela no momento do abandono) devem indicar que não seria uma bébé qualquer. Sendo que para além do ouro e seda, o símbolo da cruz de cor vermelha é o mais intrigante.

- uma curiosidade: cheguei a ir a Marecos com uma fotografia antiga dela. Fui falando com algumas pessoas, e de facto há lá muitos Ferreiras. Uma senhora de idade (cerca de 80 anos) com quem falei por acaso ficou espantada pois ao olhara para a fotografia ficou familiarizada com aquela cara, mas não conseguia lembrar-se quem era. Diz ela: "eu conheço aquela cara de quando era pequena.", mas não soube adiantar mais nada.

- Possíveis interpretações do símbolo da cruz:
1 - seria filha de um padre;
2 - seria filha de alguem da família Soares Barbosa (mesmo em frente à igreja de São Martinho de Penafiel está um palacete da família cujo brasão evidencia uma grande cruz);
3 - seria simplesmente filah de alguém do Lugar da Cruz de Marecos.


Falta-me para já:
- conhecer esse palacete e alguém da dita família
- obter informação sobre o apelido Ferreira de Marecos (em particular quem seria aquela Maria Ferreira de 60 anos fiadeira)

O objectivo é simples: saber quem seria realmente aquela bébé. Mais nada.


Muito obrigado pela sua mensagem.

Se por acaso tiver alguma dica, agradeço.
VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#276747 | clcastro | 20 mai 2011 13:31 | Em resposta a: #276746

Mas já consultou o processo na Roda de Penafiel?

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#276752 | vmartins_m | 20 mai 2011 14:42 | Em resposta a: #276747

Boa tarde,

o único processo original que tive acesso (há cerca de meio ano) foi o registo nº330 do registo dos expostos (do arquivo municipal) e cujo texto diz:

"Maria Ferreira, viúva, fiadeira de 60 annos de idade do lugar do Ermo Frega de Marecos, deste Con.co foi apresentar no hospício dos expostos uma criança de sexo femenino que foi exposta a sua porta pelas nova horas da noute do dia 12 do corrente com os signaes seguintes- dous lenços brancos atados na cabeça com uma touca vermelha- camisa de morim usada vestida e outra nova com um papel dobrado e com lãe vermelha que diz-o seguinte- Esta menina vai baptizada chama-se Maria. Na mesma camisa uma cruz feita com sutage vermelho vestido de chita branqueada com flores amarellas em volta em dous panos de baeta seda branca uma sai branca debrum de sutage branca-uma saia velha de lãe preta. com panos um lenço vermelho usado. duas meias conta de ouro e meia de vidro branca enfiadas em um cordão vermelho atado ao pescoço. Pefl 13 de Abril de 1874"

Não tive acesso a mais nenhuma tipo de documentação.

Haverá mais alguma coisa que se possa consultar?

VM

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#276809 | Solla | 21 mai 2011 00:32 | Em resposta a: #276742

Caro César Castro
Realmente não tenho absolutamente nenhum desenvolvimento,pois não me tem sido possivel deslocar-me a Penafiel, e tambem não sei bem como se procura, pois tenho pouca experiencia. Como me diz ir lá, será que poderia tentar alguma coisa? Muito grata lhe ficaria.
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#277293 | clcastro | 30 mai 2011 10:15 | Em resposta a: #276752

Cara Confrade,


No seu caso e com os dados que dispõe não sei como prosseguir no caso.

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#277294 | clcastro | 30 mai 2011 10:19 | Em resposta a: #276809

Cara Maria Teresa,


Fui ao arquivo de Penafiel, onde me encontro, mas lamentávelmente não pude consultar o processo por não se encontrar neste arquivo ( aqui têm os processos de 1873 a 1902). Fui informado que estes arquivos deverão estar no Arquivo Distrital ( ou Municipal) do Porto.


Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Penafiel

#277300 | Solla | 30 mai 2011 13:34 | Em resposta a: #277294

Caro César Castro
Muito obrigada pelo seu trabalho, já foi bom pois assim fiquei a saber que tenho que tentar aqui no Porto.
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

Expostos da Roda de Penafiel

#352591 | vmartins_m | 01 dez 2014 17:24 | Em resposta a: #261474

Boa tarde

decidi retomar as minhas pesquisas sobre esta minha bisavó, exposta da roda de Penafiel (Arrifana de Sousa), e precisava por favor de alguma da vossa ajuda para os passo seguintes.

O que consegui apurar até hoje foi o seguinte:

- O registo nº330 da exposição da bébé data de Abril de 1874 e diz: "Maria Ferreira, viúva, fiadeira de 60 annos de idade do lugar do Ermo Frega de Marecos, deste Con.co foi apresentar no hospício dos expostos uma criança de sexo femenino que foi exposta a sua porta pelas nova horas da noute do dia 12 do corrente com os signaes seguintes- dous lenços brancos atados na cabeça com uma touca vermelha- camisa de morim usada vestida e outra nova com um papel dobrado e com lãe vermelha que diz-o seguinte- Esta menina vai baptizada chama-se Maria. Na mesma camisa uma cruz feita com sutage vermelho vestido de chita branqueada com flores amarellas em volta em dous panos de baeta seda branca uma saia branca debrum de sutage branca-uma saia velha de lãe preta xxxx com ramos um lenço vermelho usado. duas meias conta de ouro e meia de vidro branca enfiadas em um cordão vermelho atado ao pescoço. Pefl 13 de Abril de 1874". Mais tarde esta bébé assumiu o nome de Maria Ferreira. Esta éa minha bisavó paterna.

- Há um registo de baptismo (nº36) da igreja de São Martinho de Penafiel de uma Maria no dia 22.03.1874 (tudo indica que este seja a mesma Maria, ela nascera cerca de 3 semanas antes de ser exposta). Ela faleceu em 1973 com 99 anos.

- Curiosamente quem deixou a criança na roda chamava-se (também) Maria Ferreira, tinha "cerca de 60 anos (em 1874)", e residia (ou era natural) do lugar do Ermo, Marecos, Penafiel.

- Freguesia de Marecos há muitas gerações de Ferreiras

- O registo de batismo refere que a mãe da menina chamava.se Anna Roza, era mãe solteira (pai incógnito), moradora na rua do Carmo e era natural de Marecos (curiosa coincidência).

- O pai da Anna Roza era o Sr. Joaquim Ferreira e a mãe era a Sra. Antónia Roza da Conceição

- A Anna Roza tinha pelo menos um irmão chamado António Ferreira (morador em Milhundos)

- Os padrinhos da menina exposta foram o irmão da mãe e a avó materna

- A cruz de "sotage" vermelho poderá eventualmente corresponder à cruz do orago da freguesia de Marecos (Santo André), ou ao facto de ser baptizada ou ainda estar relacionada com a cruz da Ordem de Cristo e/ou de Santiago. Claramente uma pista para identificar algo.

- As minhas tias contam a história da roda, o que significa que a minha bisavó Maria Ferreira sabia desse facto, e pelos vistos ela própria dizia ser descendente de uma família muito importante. Elas também contam que há muitos anos (anos 50) duas senhoras teriam andado à procura da menina e terão ido a Santa Quitéria (Convento/Escola) perguntar por uma menina deixada na roda de Penafiel.

- Também apurei que junto ao lugar do Ermo, em Marecos, há uma quinta cujo brasão na porta de entrada tem uma grande cruz. Segundo me disseram pertence ainda a descendentes de uma grande família dos “Silva Carvalho” dona de muitas terras naquela zona.

- Ao pesquisar encontrei um retrato de um Melo e Carvalho (creio ser da tal famílias dos Carvalho) cuja aparência física é muito parecida com os traços familiares do lado do meu pai. Para além das parecenças desse António Azevedo Melo e Carvalho aparece naquele retrato a cruz da Ordem de Cristo.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_de_Azevedo_Melo_e_Carvalho)

- Ela residiu em Jazente, Amarante durante algum tempo. De lá foi parar a Sendim, Felgueiras, onde casou com o meu Bisavó, João Martins. Aqui suspeito que ela tenha sido adotada em pequena por uma família de Amarante.

- No registo de casamento dela (nº3 de Maio 1902), há uma testemunha de nome Amélia Ferreira que é familiar. O registo refere que tem 24 anos e foi batizada em Jazente/Amarante. Não encontro nenhum registo de batismo para essa data, o que indicia que há um deiferneça de 4 anos. Os 4 anos seria a idade que ela tinha quando foi adotada e retirada da Roda, ou seja em 1878.

(http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=911250)

Pedido de ajuda e informação:

- Vi em tempos que alguém aqui no forum tinha feito uma pesquisa sobre os Ferreiras de Marecos/Penafiel. Será que me pode ajudar a identificar quem são estes Ferreiras?

- Havendo forte probabilidade de haver uma família "Silva Carvalho" relacionada com esta menina, será que alguém me pode ajudar a identificar esta família?

- Haverá evidências para o ano de 1878 da adoção da menina?

- Que outras pistas me sugerem?


Muito obrigado pela vossa ajuda.
VM




Resposta

Link directo:

Expostos da Roda de Penafiel

#444094 | tiagoferreira | 10 nov 2022 22:54 | Em resposta a: #352591

Querida Vânia.

Fiquei comovente com a sua história e a sua garra. Espero que não tenha desistido ;)
Eu sei bem o que é procurar incansavelmente por uma pista, uma história que nos contaram no passado.
Hoje, passados 4 anos posso afirmar que eu encontrei a minha familia e vale cada minuto perdido.

Por outro lado, e foi o que me levou a procurar sobre este tópico é que pelo meu lado paterno tenho um antepassado, enjeitado, e criado por uma senhora de Ferreiras, Paços de Ferreira, em que ele adoptou o apelido dessa mesma senhora. Não consigo localizar o seu nascimento, mas encontrei a certidão de casamento e de óbito do mesmo.
Seguramente, ele casou em 1783, faleceu em 1827.
Casou em Figueiras - Lousada, a "mãe" que o criou era natural de Ferreiras, Paços de Ferreira e certamente terá ido para a casa da roda de Penafiel. No tombo nem no Arquivo Distrital do Porto encontro o livro dos expostos de lá.

Alguma dica para a minha situação?

Cumprimentos,
TF

Resposta

Link directo:

Expostos da Roda de Penafiel

#444128 | LoisBrowm | 13 nov 2022 00:56 | Em resposta a: #261474

a igreja de São Martinho de Penafiel fica precisamente da rua do Carmo

Resposta

Link directo:

Expostos da Roda de Penafiel

#444136 | Conde | 13 nov 2022 21:29 | Em resposta a: #352591

Esses Carvalhos Azevedo e Mello são FERREIRA DE MELLO de Boticas ou Ruivães.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 20:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen