Joaquim da Costa Zagalo Capitão-mor de Veiros

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Joaquim da Costa Zagalo Capitão-mor de Veiros

#261593 | Francisco Queiroz | 06 set 2010 00:50

Caros confrades
Necessito de saber a data de morte de Joaquim da Costa Zagalo, Capitão-mor de Veiros, o qual foi casado com Luísa Micaela. Sei que viveu em finais do século XVIII, talvez inícios do século XIX. Possivelmente, teria ligação com uns Costa Zagalo de Estremoz.
Além da data de morte, também agradeço qualquer outra achega sobre a sua biografia.
Obrigado
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Zagalo Capitão-mor de Veiros

#262228 | Francisco Queiroz | 15 set 2010 10:05 | Em resposta a: #261593

Renovo o apelo.

Resposta

Link directo:

Costa Zagalo - Veiros e Estremoz

#262719 | Francisco Queiroz | 23 set 2010 18:01 | Em resposta a: #262228

Renovo o apelo.
Estou surpreendido por não haver nenhum confrade inteirado sobre esta família.
Obrigado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Costa Zagalo - Veiros e Estremoz

#302233 | Diogo Vivas | 09 abr 2012 11:16 | Em resposta a: #262719

Caro Senhor
Francisco Queiroz

O Capitão-mor João da Costa Zagalo, casado com Luísa Micaela encontra-se sepultado, em Veiros nas traseiras das casas anexas à Capela do Senhor Jesus dos Passos (primitiva sede da Misericórdia local), em campa rasa e indicando que a mesma funcionou como jazigo de família.

Na lápide tumular refere que foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Veiros. Não possui qualquer informação quanto à data do óbito.

De momento não lhe consigo avançar com mais informação uma vez que apenas ontem "descobri" esta sepultura.

Cumprimentos,
Diogo Vivas

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Zagalo Capitão-mor de Veiros

#334287 | DAlmeida | 23 ago 2013 22:42 | Em resposta a: #261593

Caro Confrade Francisco Queiroz

Em relação à questão que põe na sua mensagem de 6/9/ 2010, pedia-lhe o favor de ler o seguinte.
.
1- Joaquim da Costa Serra foi meu trisavô materno, natural de Santiago,Estremoz, dado como exposto.
…. Na mesma paróquia há um assento de um primeiro casamento e do batismo de um filho em 1807;
…. Neste assento o nome do pai é apenas Joaquim da Costa, de onde deduzo que Serra foi anexado por
…. razão posterior.

…. Descendo do seu segundo casamento, mas em todos os assentos que vi , ele consta como exposto.
.
2- Nos livros de batismo da paróquia anteriores a 1786, são poucos os de expostos, e aparece apenas
…. um que se afigura corresponder-lhe :
…. Santiago,Estremoz - PT/ADEVR/PRQEVR/ETZ16/001/0008 – Livro.B10 – folha 15 v.- IMG.18 – diz em 8/12/1774 - Joaquim, foi dado a criar a Maria Cortes, mulher Antonio Cortes – Foi Padrinho, Joaquim da Costa Zagalo, da Vila de Veiros.
.
Curiosa semelhança de nomes, a do Zagalo/Padrinho com o da sua mensagem.
.
3- Pesquisei Zagalos em Estremoz:
.
- Sta.Maria – Óbito de José Luis de Matos Zagalo X Ana Julia da Silva Segurado – “o Ilustrissimo…”
…. faleceu ali em 29/6/1837, IMG.72 – mas era natural de Sto.André.
.
Há uma linha familiar com Costa Zagalo em Sto.André – um deles,
- José Maria da Costa Zagalo X Maria Antonia – “Costa” provem do nome da mãe dele – era filho de …. …. Constantino da Silva Zagalo X Maria Eufrasia Tojal da Costa Fonseca - constam no Genea – um dos …. seus filhos, João, faleceu criança.
- O irmão deste José Maria, Filipe foi pai de um João da Costa Zagalo – este, seguiu a vida militar e
…. faleceu em Castelo de Vide.
.
4- No Nobiliário – não vejo referência direta a este nome .
.
5- Notas genealógicas da Família Zagallo –Augusto S.R.C.Zagallo – coligidas por Mário Cordeiro Ramos - …. na Biblioteca Nacional.
…. Mas não vi aqui nenhuma referência direta àquele nome.
.
………………….Deduzi que poderá vir incluído nos Zagalo de Veiros que vêm ali referenciados , pág.47.
…………………- Resta-me aguardar que fiquem à disposição na Net os livros de Veiros dessa época.
.
6- Também anotei
http://www.cm-estremoz.pt/index.php?it=455&lang=1
Desconhece-se a data de fundação da Santa Casa da Misericórdia de Veiros, mas em 1549 já haviam exumações na sua igreja, quando se sepultou o conselheiro de D. Manuel I e D. João III, o castelhano D. Guterre de Monroy.
De qualquer forma, o templo que hoje existe é obra do século XVIII que, segundo Túlio Espanca, terá substituído a igreja original quinhentista.
No cemitério anexo ainda subsiste o mausoléu de Joaquim da Costa Zagalo, capitão-mor de Veiros e Provedor da Santa Casa em finais do século XVIII.
.
http://portugal.rotasturisticas.com/visit.php?q1=Yes®id=-957&lista=17578
Capela de Nossa Senhora da Conceição de Veiros …- diz
“dia”capela está integrada no antigo paço dos capitães-mor da vila de Veiros e tem casa anexa
.
.
7-
E assim, encontro ainda dúvidas:
- Joaquim da Costa Zagalo /Padrinho será o mesmo da sua mensagem?
- Nas vossas mensagens, Joaquim da Costa Zagalo e João da Costa Zagalo tinham mulheres com o
…. mesmo nome ?
.
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Zagalo Capitão-mor de Veiros

#334652 | Francisco Queiroz | 31 ago 2013 16:51 | Em resposta a: #334287

Cara Dina Almeida
O meu interesse neste capitão provém, precisamente, do seu túmulo em Veiros. Não sei mais nada sobre ele. As suas indicações são interessantes, mas não sei responder a nenhuma dúvida das que levanta. Suponho que seja ele o tal padrinho mencionado no assento, mas como nunca pesquisei essa zona, não arrisco, pois poderia haver um homónimo.
Obrigado e cumprimentos.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Zagalo Capitão-mor de Veiros

#334688 | DAlmeida | 01 set 2013 22:34 | Em resposta a: #334652

Agradeço a sua mensagem ; se tiver algum novo elemento informá-lo-ei, mas por agora é tudo.
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Costa Zagalo Capitão-mor de Veiros

#334691 | Francisco Queiroz | 01 set 2013 23:14 | Em resposta a: #334688

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Joaquim da Costa Zagalo Capitão-mor de Veiros

#350779 | Diogo Vivas | 01 out 2014 16:55 | Em resposta a: #261593

Caro Senhor
Francisco Queiroz

Joaquim da Costa Zagalo foi baptizado em Santa Eulália (concelho de Elvas), a 11 de Agosto de 1728.
Era filho de Marcos Rodrigues da Costa, natural de Nossa Senhora dos Prazeres (concelho de Monforte) e de Maria Gomes, natural de São Saturnino (concelho de Fronteira).
Neto paterno de Martis, natural de Monforte e de Maria Alves, natural de São Saturnino (concelho de Fronteira).
Neto materno de Manuel Zagalo e de Isabel Gomes, ambos naturais de São Saturnino (concelho de Fronteira).

Casou com Luísa Micaela, em Veiros, a 11 de Março de 1748.
Era filha de António Rodrigues Azedo, natural de Veiros e de Maria José, natural de São Vicente da Beira.

Cumprimentos,
Diogo Vivas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 13:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen