apelido Ranito - Covilhã

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

apelido Ranito - Covilhã

#261656 | GP Porto | 07 set 2010 02:22

Boa tarde,

Estou a pesquisar os meus antepassados com o apelido Ranito. Neste momento tenho a árvore da família até ao meu 7º avô, Francisco Rodrigues Ranito, tecelão, casado com Maria Josefa, ambos da Covilhã, no início do sec. XVIII. Alguem tem mais informação acerca dos Ranitos para este século (ou anterior)?

Obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261681 | CMRSF | 07 set 2010 16:40 | Em resposta a: #261656

GP Porto

Veja os link em anexo talvez encontre uma ligação ao que procura:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=111070

http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=ranito&s_type=per_search.php


Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261706 | GP Porto | 07 set 2010 23:51 | Em resposta a: #261681

Caro Carlos Silva da Fonseca,

Obrigado pelos links que me enviou.

De facto encontro bastante informação acerca dos Ranitos na Internet, mas a maior parte é referente aos Ranitos do sec. XX e principalmente aos Silva Ranito, mas procuro informação um pouco mais antiga.

Os Ranitos serão provavelmente de origem Judaica, mas sinceramente não tenho documentos para o comprovar. Lá contactei várias entidades e autoridades referente À temática dos Judeus em Portugal mas não se encontra qualquer referência.
O filho do Fernando Rodrigues Ranito, de nome Estevão Gomes Ranito, casou com uma Caetana Maria Samuda, e segundo o que me diseram, Rodrigues, Gomes e Samuda são apelidos Judaicos. Existiu um Manuel Giraldes Ranito, padrinho do casamento de Estevão, e disseram-me que também Giraldes é um apelido Judaico. Mas não encontro em lugar algum informação dos Ranito para trás de 1750.

Este meu post vem tentar encontrar alguem que tenha estudado a genealogia dos Ranito e que me possa fornecer informação específica para o período referido (ou mesmo anterior).

O meu muito obrigado desde já,

Paulo Ranito

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261721 | CMRSF | 08 set 2010 12:54 | Em resposta a: #261706

Caro Paulo Ranito

Tenho alguma informação dispersa sobre o apelido Ranito, mas anterior a 1750.

Maria Teresa de Jesus Ranito, (1823-1825) casada com João da Fonseca Pintasilgo, com descendência

Teresa de Jesus Ranito, (1836-1841), casada com José Maria Pintasilgo, com descendência.

...todoa da Covilhã.

Não sei se isto o ajuda.

Cumprimentos

Carlos Silva da fonseca

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261750 | HelenaB | 08 set 2010 20:38 | Em resposta a: #261706

Caro Paulo Ranito,

Não respondendo ao que procura, conheço uma família Ranito em Aveiro e creio que oriunda de outro lugar.
Quiçá de uma ramificação que lhe interesse...

HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261757 | GP Porto | 08 set 2010 23:32 | Em resposta a: #261721

Caro Carlos Silva da Fonseca,

Muito obrigado pelo seu e-mail.

O primeiro Ranito a vir para o Porto fê-lo em 1800 (mais ou menos), visto a cédula de casamento, com esta data, indicar que o noivo era originário da "Villa da Covilham".

De ascendentes, indicados na cédula são o pai (Estevão Gomes Ranito) e o avô (Francisco Rodrigues Ranito). Suponho que o ramo Jesus Ranito sejam primos, o que poderá ser interessante quando no futuro começar a estudar as diferentes ramificações. Ramificações essas que vão dar que fazer; o Ranito que veio para o Porto (tem o nome do avô, Francisco), teve 12 filhos! Mas para já estou a focar-me nos ascendentes directos.

De qualquer das formas, agradeço a sua ajuda.

Cumprimentos,

Paulo Ranito

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261758 | GP Porto | 08 set 2010 23:42 | Em resposta a: #261750

Car HelenaB,

Obrigado pelo seu e-mail.

Engraçado meniconar isso; conheci uma Patrícia Ranito, de Aveiro, que veio estudar para o Porto, e ela nunca me soube explicar de onde vinham os Ranito que deram origem à família em Aveiro. Mas do que já consegui apurar os Ranito são originários da Covilhã, mas que depois acabaram por ter os seus motivos para migrar para outras paragens. O Ranito que veio para o Porto em 1800, por exemplo, veio trabalhar para a Indústria têxtil, área em que o avô dele, segundo um documento que obtive, já trabalhava. Mas de facto há Ranitos espalhados um pouco por todo o país!

Cumprimentos,

Paulo Ranito

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261760 | pvaladares | 09 set 2010 00:32 | Em resposta a: #261706

Boa noite, Sr. Ranito.
O capitão Artur Carlos de Barros Basto (1887-1961) liderou em Portugal um movimento de reinserção de descendentes de cristãos-novos ao Judaísmo rabínico. Para isto ele criou várias instituições em torno da Sinagoga Kadoorie Mekor Haim no Porto. Encontrei na lista de estudantes do Instituto Israelita Rosh Pinah, Porto, , os alunos Paulo da Silva Ranito, Júlio da Silva Ranito, Fernando da Silva Ranito e Guilhermino da Silva Ranito (cf. Marranos in Portugal, survey by Portuguese Marranos Committee, 1926 to 1938, London, 1938, pp. 19-21).
Ao dispor,
Paulo Valadares
prsvaladares arroba terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261761 | GP Porto | 09 set 2010 00:44 | Em resposta a: #261760

Caro Sr. Paulo Valadares,

Obrigado pelo seu e-mail.

Num dos contactos que fiz, troquei uns e-mails com a Prof. Maria Antonieta Garcia, autora de livros e investigadora acerca da história dos judeus em Portugal. Indicou-me de facto o movimento que menciona, o que foi mais uma das provas não conclusivas - apesar de forte - de que os Ranito teriam uma origem Judaica. Mas estou a tentar ver se encontro alguma referência aos Judeus em documentos mais antigos - aneriores a 1800; inquisição - mas nenhuma das autoridades ou organismos que estudam esta temática encontraram qualquer referência à família Ranito na comunidade Judaica.

Muito obrigado,

Paulo Ranito

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261762 | pvaladares | 09 set 2010 01:00 | Em resposta a: #261761

Caro Sr. Ranito.
Não será o Ranito uma alcunha recente? Talvez o apelido dos que viveram sob a Inquisição fosse outro – um apelido comum que para se distinguir foi adicionado o Ranito. Falo porque nas minhas pesquisas encontrei muitos casos assim.
Creio que o pessoal da “Obra do Resgate” não aceitaria os Silva Ranito se estes não tivessem origem judaica.
Outra sugestão, é examinar as famílias com que eles se uniram na Covilhã. A endogamia etnocultural era norma.
Ao dispor
Paulo Valadares,
Campinas, SP

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261768 | GP Porto | 09 set 2010 07:52 | Em resposta a: #261762

Caro Sr. Valadares,

Essa possibilidade, de ser uma alcunha recente, já me passou pela cabeça, e existe uma forte possibilidade que assim seja. Uma outra possibilidade é o apelido ser estrangeiro, nomeadamente Italiano. Nas minhas pesquisas na Internet descobri que existem vários Ranitos em Itália há alguns séculos, mas os contactos que fiz tiveram pouco feedback. Estou a tentar aprofundar em Portugal de forma a ter a certeza que o apelido é de facto estrangeiro e aí sim orientar a minha pesquisa para fora do país.

Acredito que os Ranito tenham casado com outras famílias judaicas, como refere. Pelo que pude perceber da pesquisa que fiz relativa aos Judeus em Portugal, os apelidos Rodrigues, Gomes e Samuda fazem parte dos apelidos adoptados/utilizados pelas famílias judaicas em Portugal. Logo quase de certeza que essa hipótese se confirma.

Obrigado e cumprimentos,

Paulo Ranito

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261769 | HelenaB | 09 set 2010 08:47 | Em resposta a: #261758

Creio que conhecemos a mesma pessoa. Engraçado!

Cumpts.
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261778 | Sobral | 09 set 2010 10:54 | Em resposta a: #261768

Não tenho muitos dados sobre Ranitos da Covilhã mas julgo
que a origem judaica deve ser posta de lado. Isto não impede
que haja ligação por casamento a famílias de origem judaica.
Nos dados da TT on-line sobre os processos da Inquisição não
aparece nenhum Ranito.
Pelo contrário há uma habilitação para familiar de um Ranito:
António Geraldes Rego 1746-1750 Cota NT 3697 a Tribunal do
Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações Incompletas, doc. 416
fillho de Maria Geraldes e Domingos Rodrigues do Rego;
neto materno de Domingos Rodrigues Ranito e Maria Geraldes.
Há alguns Samudas penitenciados pelo SO ligados à Covilhã pela mãe,
que era Henriques (Samuda era o pai).
Sem ligação conhecida aos Samudos covilhanenses, mais antigos.
O mais antigo que tenho na minha base de dados é António Samudo
casado com Maria Cardoso e que tiveram um filho Manuel em 30 08 1669

Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#261828 | GP Porto | 09 set 2010 21:55 | Em resposta a: #261778

Caro(a) G. Santos,

Obrigado pela sua resposta.

Encontrei também a informação que indica acerca dos Ranito na Internet, através do site Portal Português de Arquivos. http://portal.arquivos.pt/ e de facto a questão que coloca é a mesma que me tenho feito desde que comecei a encontrar estas informações: Os Ranito são de origem Judaica, ou tiveram ligações à comunidade Judaica sem o serem? Vou ver se encontro a resposta a essa pergunta!

Cumprimentos,

Paulo Ranito

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#262231 | Francisco Queiroz | 15 set 2010 10:33 | Em resposta a: #261828

Caro Paulo Ranito
Nas suas pesquisas, encontrou algum António Paiva Ranito?
Ele foi industrial de fundição, no Porto, tendo vivido no fim do século XIX e primeiros anos do século XX.
Interessa-me saber quando nasceu e quem eram os seus pais.
Obrigado.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#262259 | Mar2006 | 15 set 2010 18:14 | Em resposta a: #261656

Pertencia a esta família o Dr José Ranito Balthazar, médico, n. 8/7/1903, f.1981. Era casado com D. Fernanda Tavares Cruz.
Foi deputado pela União Nacional entre 1942 e 1945 e mais tarde Presidente da Câmara Municipal da Covilhã.
Residia na Covilhã e tinha uma quinta em Teixoso.
Teve descendencia e pode encontrar alguns dados aqui no Genea.

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#262279 | GP Porto | 15 set 2010 22:53 | Em resposta a: #262231

Caro Francisco Queiroz,

Sim, tenho alguma informação acerca dele pois foi meu antepassado directo. Encontrei nos Arquivos Distritais do Porto a certidão de nascimento e de casamento.

António José de Paiva Ranito nasceu a 29.02.1844, foi baptizado em Lordelo do Ouro, e é filho de Manuel José Ranito e Francisca Moreira. Casou com Jerónima Moreira dos Santos em Ramalde a 09.01.1868. Curiosamente na certidão de casamento refere que a profissão é fundidor.

Ainda relativamente ao facto de ser fundidor surgiu há cerca de 2 meses uma referência curiosa na revista tabu, suplemento do jornal Sol. Era uma notícia acerca de um bar novo na Rua das Galerias Paris, e mencionava que tinham mantido a estrutura original do edifício, incluíndo as colunas que eram da Fundição Ranito. Por acaso o Francisco tem mais informações acerca da actividade profissional do António Paiva Ranito? Agradecia qualquer informação adicional que me pudesse transmitir.

Cumprimentos,

Paulo Ranito

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#262281 | GP Porto | 15 set 2010 23:03 | Em resposta a: #262259

Caro(a) Mar2006,

Obrigado pelo seu e-mail. Já tinha encontrado várias referências ao Dr. José Ranito Balthazar, mas vou ver se consigo aprofundar um pouco mais essa informação.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#262291 | Francisco Queiroz | 16 set 2010 08:08 | Em resposta a: #262279

Muito obrigado por esses dados.
Há anos que procurava ter um ponto de referência cronológico quanto à vida de António de Paiva Ranito. Pensei que ele fosse um pouco mais novo, quando surge à frente da sua própria fundição, em finais do século XIX.
Eu também já encontrei, várias vezes, peças em ferro da fundição Ranito. Daí o meu interesse.
Peço que me contacte a título particular, de modo a eu poder dar-lhe mais elementos sobre a minha pesquisa e ligações da Internet (o que não posso fazer aqui, devido às regras deste fórum).
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#283427 | abm1 | 31 jul 2011 18:59 | Em resposta a: #262281

Hello from France,
my grand father was from Covilhã, his mother was named Francisca Baltazar (1879-1971), her mother (minha bisavo) was Ana de Jesus Ranito (1832-1914) married to Gregorio Baltazar (1835-1914).
I don't know anything about this Ana de jesus Ranito beyond dates and names.
I am pretty sure that this person is linked to what is discussed in this topic.
I would be very grateful to get some information about those families: Ranito and Baltazar Ranito, they directly are my great grand parents.
I aoplogize for writting in english, I am french and my mother tongue is french, my father lived away in Portugal.
Yours
ABM

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#283434 | f4b2 | 31 jul 2011 21:01 | Em resposta a: #283427

Caro abm1

Pesquisei o Anuário de 1908/1909,na Covilhã, vi estas referencias:

- GREGÓRIO BALTHAZAR - Fabricante de Lanificios,e de Tinturaria

Também vi estes nomes:

- JOSÉ da SILVA RANITO - Fábrica de Tinturaria

- MANUEL da SILVA RANITO - Fábrica de Tinturaria

- JERONYMO MONTEIRO RANITO - 2º Aspirante na Repartição de Fazenda

Penso que GREGÓRIO BALTHAZAR é o seu bisavô

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#283483 | abm1 | 01 ago 2011 14:58 | Em resposta a: #283434

Caro f4b2,

Thanks for your quick answer,
yes this Gregorio é o meu bisavô, I knew he had a "lanificio"; I saw pictures of him in my father's house.
Is Silva Ranito family linked to de Jesus Ranito, it could be a branch from the same old one...

Actually I am quite sure that Maria Teresa de Jesus Ranito, (1823-1825) casada com João da Fonseca Pintasilgo & Teresa de Jesus Ranito, (1836-1841) are sisters of Ana de Jesus Ranito (born 1832) my great great grand mother.
Who are their parents, that's the question!
Cumprimentos
Aurélien Boyer-Moraes

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#283484 | abm1 | 01 ago 2011 15:03 | Em resposta a: #261721

Caro CMRSF

I am french, but all my paternal grandfather's family came from Covilhã.
I know my descent till Ana de Jesus Ranito (1832-1914) married to Gregorio Baltazar (1835-1914), they are my great great grand parents.
I am pretty sure that the women you mentionned are closely linked to this Ana de Jesus Ranito!
I would be grateful to get some information about them!
Could you let me know where did you have this informations? Could you tell me if you had more details about this Ranito branch?
I would be pleased.
Cumprimentos
Aurélien Boyer-Moraes

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#283951 | f4b2 | 05 ago 2011 12:50 | Em resposta a: #283483

Caro Aurélien

FRANCISCO da SILVA RANITO,no ano de 1900 foi um dos industriais da Covilhã que subscreveu uma carta dirigida ao Ministro dos Negócios Estrangeiros no dia 4 de Agosto de 1900,relativa á Pauta Minima e Tratados de Commércio.
Também foi Director da Associação Industrial e Commercial da Covilhã nos anos 1899/1900

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#284412 | GP Porto | 10 ago 2011 18:22 | Em resposta a: #261656

Boa tarde,

Encontrei alguma informação no arquivo da Torre do Tombo, nos documentos referentes ao Tribunal do Santo Ofício. A denominação é "Diligência de habilitação de António Geraldes Rego" e indica o seguinte:

"Pretendente a familiar, mercador, natural e morador na Covilhã, filho de Domingos Rodrigues Rego e de Maria Geraldes; neto paterno de Domingos Rodrigues Rego e de Maria Luís; e materno de Domingos Rodrigues Ranito e de Maria Geraldes. Casado com Isabel Maria, filha de José Rodrigues Seco e de Cezília da Costa"

Se tinha um avô Ranito, então será o Ranito do qual tenho informação mais antiga, pois coloca-o em meados do sec. XVII.

Caso alguem queira acrescentar alguma informação ou comentário agradecia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#290069 | GP Porto | 28 out 2011 13:57 | Em resposta a: #284412

Boa tarde,

De forma a poder recolher o máximo de informação acerca do apelido, agradecia ser contactado por qualquer descendente da família Ranito, caso exista interesse em trocar informações.

Obrigado,

GP

Resposta

Link directo:

RE: apelido Ranito - Covilhã

#305189 | GP Porto | 07 mai 2012 13:53 | Em resposta a: #290069

Boa tarde,

De momento o documento paroquial mais antigo que encontrei de um Ranito foi um casamento em 1703 em S. Pedro, Covilhã, de um Domingos Rodrigues Ranito com uma Maria Rosa Gomes, sendo ele filho de Domingos Rodrigues Ranito e Maria Isabel Geraldes.

Se porventura alguem tiver algum dado acerca dos Ranito dos finais do século XVII agradecia.

Cumprimentos,

GP

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#350311 | antcat | 17 set 2014 11:42 | Em resposta a: #261656

Bom dia,

O meu Pai (Luis Filipe R. Nave Catalão) tinha o apelido Ranito que vinha da Mãe (minha Avó, Maria Adelaide da Cruz Ranito Nave Catlão) e eram ambos da Covilhã. Pelo que leio das vossas mensagens estou numa fase muito embrionária de pesquisa sobre a minha família deste ramo Ranito até porque esta minha Avó morreu muito nova e o meu Pai (também ainda novo) perdeu bastante as ligações à sua família materna.
O meu Avô paterno, Luiz Nave Catalão, também era da Covilhã, industrial de lanifícios, dono (com os irmãos) da fábrica João Nave Catalão & Filhos.
Tanto quanto sempre ouvi dizer na minha família, os Ranitos eram, de facto, considerados "cristãos novos". Pouco mais sei sobre este ramo da minha família. Se me puderem ajudar com mais informação, agradeço.
Entretanto, a vossa troca de informação sobre os Ranitos da Covilhã e do Porto já ajuda imenso nas minhas pesquisas. Falta-me agora é ligar o puzzle à minha Avó.
António Catalão
antonio.catalao@domuscubik.pt

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#358173 | CAPICUA | 31 mai 2015 21:05 | Em resposta a: #283427

Caro abm1

Maria do Nascimento Baltazar(Santa Maria, Covilhã 1865), filha de Gregório Baltazar(S.Silvestre, Covilhã 1835) e Francisca Jesus.
Gregório Baltazar era filho de António Baltazar e Maria Bárbara .
Francisca de Jesus era filha de António Vicente e Maria Matreira.
Esta genealogia é de um amigo meu que conheceu um primo Valério, advogado em Lisboa.
Creio serem familiares embora eu não tenha nada sobre a Ana Ranito!
As pessoas que indico acima também são seus ancestrais? Tem dados anteriores a estes que possa partilhar? Se ainda estiver interessado posso apresentar-lhe o meu amigo que já manifestou interesse em falar consigo.
Pode escrever em francês.
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#358187 | GP Porto | 01 jun 2015 14:07 | Em resposta a: #261656

Cara Ana,

Interessam-me informações relacionadas com os Ranito, já que também partilho essa apelido.

De acordo com a informação que tenho o ponto de contacto entre os Baltazar e os Ranito deu-se com o casamento de Gregório Baltazar Júnior com Maria José Ranito, e creio que terão nascido ambos em 1877.

Melhores cumprimentos,
GP

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#358503 | abcdem | 12 jun 2015 14:17 | Em resposta a: #358173

Bonjour chère Capicua,
(c'est abm1, j'ai du changer de nom ayant oublié mes anciens indentifiants)
merci pour ces informations.

Oui, je suis un descendant direct de Gregório Baltazar et Maria Francisca de Jesus : par leur fille Francisca Celestina de Jesus Baltazar et son fils Valério Baltazar de Moraes (mon grand-père paternel).

Je suis portugais par mon père, ma mère est française et j'ai été élevé en France, je suis toutefois en contact étroit avec ma famille portugaise.

J'ai retracé ma généalogie paternelle assez loin du côté "de Moraes" (je suis aussi descendant direct de Valério Nunes de Moraes et de Ritta Nazareth Mendes de Alçada Tavares), mais j'ai beaucoup plus de difficultés avec le côté Francisca de Jesus et même Baltazar, car de ce dernier côté je ne sais rien de qui était António Baltazar et ne connais même pas le nom de famille (apelido) de Maria Bárbara !

Vous êtes la première personne à me donner des pistes. Vous pourriez m'envoyer votre email afin d'échanger des informations ? J'aurais bien des questions au sujet de ces familles.

Vous remerciant par avance,
bien cordialement
abcdem

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#358856 | CAPICUA | 24 jun 2015 18:51 | Em resposta a: #358503

Caro abcdem,

Só agora vi a sua mensagem.
Por coincidência houve um encontro na Covilhã com os seus primos e o seu irmão já tem a documentação que eu recolhi sobre a família e disse que lha ia enviar.
Nesta data já a deve ter recebido.
Para qualquer esclarecimento adicional ou para o que precisar pode contactar-me para ana.montez.moura@hotmail.com.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#359844 | Mar2006 | 23 jul 2015 13:15 | Em resposta a: #350311

A fábrica de João Nave Catalão situava-se no sítio das Poldras junto da Ribeira da Carpinteira, na Covilhã. Teve varias designaçõeCatalão e Cª Lda; João Nave Catalão e Cª Lda. Nos anos 50 do século passado a fábrica foi adquirida pelos irmãos Sá Pessoa (João, Eduardo, António) e passou a funcionar com a designação Sá Pessoa & Irmãos.

Espdero que lhe sejam úteis estes dados.

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#360670 | ac1702 | 22 ago 2015 03:17 | Em resposta a: #359844

Boa noite Mar2006,
O meu nome é António Catalão.
Essa fábrica João Nave Catalão & Cia Lda foi propriedade do meu avô e seus irmãos. Aliás julgo que o meu Avô (pai do meu pai) foi o último gerente desta empresa antes da mesma ter deixado de ser propriedade da família e passado a funcionar com a nova designação.
Os apelidos do meu pai eram Ranito Nave Catalão e por isso a minha curiosidade também em relação às origens do lado Ranito.
Tenho bastante informação de antepassados na minha árvore genealógica mas ando sempre a tentar obter mais informação através de outras pessoas com quem me vou correspondendo na internet e a partir de arquivos que tenho pesquisado desde há bastante tempo.
Agradeço tudo o que me puderem facultar sobre o assunto.
Caso prefira pode mandar-me email através do endereço antonio.catalao@domuscubik.pt.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#436886 | GP Porto | 07 out 2021 14:04 | Em resposta a: #261656

Bom dia,

Como os últimos posts têm cerca de 10 anos, volto a reavivar este tópico; tenho neste momento dados de cerca 1200 Ranitos (directos ou por casamento), descendentes do Ranito mais antigo que consegui encontrar (Domingos Rodrigues Ranito (alegadamente nascido em Vila Nova de Tázem ca. 1630); estou totalmente disponível para trocar informações acerca desta família, pelo que agradecia ser contactado por quem tenha interesse em saber mais acerca desta família/apelido em particular, e que tenha elementos que possa disponibilizar.

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#445906 | cthemudo | 16 fev 2023 13:07 | Em resposta a: #360670

Bom dia. Gostaria de saber se possui dados sobre a descendência de José Nave Catalão casado que foi com Maria de Jesus Presunto. Muito Obrigado.

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#445909 | GP Porto | 16 fev 2023 18:00 | Em resposta a: #445906

Boa tarde caro cthemudo,

Recolhi os seguintes dados (9 filhos):

Claudina dos Prazeres
Luiz Nave Catalão
Manuel Nave Catalão
Maria José Nave Catalão
José Nave Catalão
Maria
Francisco Nave Catalão
João Nave Catalão (1860 - ?), que casa com Bernardina da Graça da Silva Fiadeiro
Ambrósio Nave Catalão

Claudina dos Prazeres (primeira filha) teve os seguintes filhos:
D. José do Patrocínio Dias e Álvaro da Cruz Dias. Este foi pai de Luís Fernando Carvalho Dias (1914-1991), investigador histórico Covilhanense, que publicou, entre outras obras, os 3 volumes da "História dos Lanifícios".

Curiosamente a Maria de Jesus que casa com o José Nave Catalão é descendente de uma Ranito e de um Catalão; uns dos seus 5ºs avós são José Gomes Xarata / Catalão que casa em 1703 com Ana Giraldes, esta filha de Domingos Rodrigues Ranito.

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#445910 | cthemudo | 16 fev 2023 18:19 | Em resposta a: #445909

Boa tarde. Muito Obrigado pela sua resposta. Estou há muitos anos a fazer a pesquisa da minha Família. Acabei há dias o meu ramo Barata e estou agora a ir para as laterias. Meu Bisavô Avô Manuel Marques Barata foi casado com Maria da Ressurreição Santana Almeida Coelho Pereira. É esse Ramo que estou agora a pesquisar. Acontece que Maria de Jesus casada que foi com José Nave Catalão minha parente) tem no Geneall 3 filhos. A Claudina dos Prazeres Presunto, o João Nave Catalão e um António. Quanto a Claudina está tudo certo. Quanto ao João Nave Catalão casado que foi com Bernardina e que a coisa começa a não bater certo, pois se for para os assentos de seus filhos é dito que são netos de José Nave e de Rosa Joaquina ou de Rosa Bicha. Será que existem dois José Nave? É esta a dúvida que procuro esclarecer. Para terminar gostaria de dizer 2 coisas na sequência da sua mensagem. Tive o grato prazer de conhecer D. José Patrocínio pois era primo de meu Avô José Marques Pereira Barata e algumas vezes quando vinha a Lisboa passava lá por casa. A minha irmã namorou alguns anos com o Luís Carvalho Dias. Grande Abraço.

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#445915 | cthemudo | 16 fev 2023 19:09 | Em resposta a: #445910

Boa tarde mais uma vez. Dou aqui o exemplo do Assento de Batismo de José Nave Catalão, casado que foi com Celeste Moreira. Livro de Batismos da Conceição, de 1874, Assento nº 11, imagem 8. “José…..filho legítimo de José Nave e de Bernardina da Graça….. e neto paterno de José Nave e de Rosa Bicha “ Abraço

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#445921 | GP Porto | 17 fev 2023 14:06 | Em resposta a: #261656

Boa tarde caro cthemudo,
Obrigado pelos seus comentários.
Eu tentei focar a minha investigação nos Ranito, pelo que fui construindo uma árvore genealógica baseada neste apelido; contudo, quando estamos a falar da linha materna, os apelidos da mãe normalmente (mas com excepções) não passam para os filhos, pelo que não tendo o apelido Ranito como fio condutor, acabei por ir perdendo o fio à meada a esses ramos. A árvore que construí será mais focada nos ramos paternos, ou seja, os que passam o apelido Ranito para a geração seguinte.
Tinha a informação que lhe transmiti porque, ao longo da investigação, fui encontrando quem tinha também alguns elementos Ranito nas suas próprias árvores genealógicas, pelo que acabei por ir partilhando (e recolhendo) esses dados adicionais; neste caso em particular, foi informação que me foi transmitida por alguém que investigava os Catalão, mas para a qual tenho apenas, como suporte documental, o nascimento de João Nave Catalão em 1860. Tenho também elementos com o apelido Barata, Presunto e Coelho, caso queira que lhe envie informação dos elementos com esse apelido.

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#445923 | cthemudo | 17 fev 2023 18:47 | Em resposta a: #445921

Muito Obrigado pela sua mensagem. Acabei à cerca de um mês a pesquisa do meu ramo Barata tendo atingido os 7.676 membros. Estou agora dos Coelhos, Presuntos, Borregos etc. Quanto à questão do Nave Catalão vou ver se descubro o que se passa com os dados do Geneall. Grande Abraço.

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#445927 | GP Porto | 18 fev 2023 11:07 | Em resposta a: #445923

Bom dia caro cthemudo,
Obrigado pela sua resposta. Seria interessante
verificar, caso tenha também ese interesse, o ponto de contacto nas nossas árvores genealógicas, pelo que gostaria de discutir consigo esse ponto e trocar dados, já que não serão muitos os elementos, na árvore genealógica que construí, para os quais não tenho suporte documental (infelizmente os Nave Catalão era um deles). Caso o queira fazer fora deste forum, por favor contacte-me em search.ranito arroba gmail ponto com.
Obrigado e cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#445970 | cthemudo | 20 fev 2023 19:43 | Em resposta a: #445927

Boa tarde.Acabei de enviar mail. Abraço.

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#446058 | GP Porto | 23 fev 2023 13:54 | Em resposta a: #445970

Boa tarde cthemudo,
Seria possível envia-lo novamente? Não o recebi ainda, e não caiu no spam.
Obrigado e cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#446061 | cthemudo | 23 fev 2023 15:05 | Em resposta a: #446058

Boa tarde. É para ranito arroba gmail ponto com?

Resposta

Link directo:

apelido Ranito - Covilhã

#446062 | cthemudo | 23 fev 2023 15:07 | Em resposta a: #446061

o meu é cê tê barata arroba gê mail ponto com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen