Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261698 | TyVi | 07 set 2010 22:30

Boa noite Srs. e Sras.

Como sou um mero pobrecito iniciante nos campos sombrios da genealogia, necessito que a intelligência que povoa este forum ilumine meus futuros caminhos. Ajudem-me com algumas perguntas:

1) Como era organizado o movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800?
2) Grande parte do movimento de navios da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800 tinha seu início na Ilha da Madeira ou era a Ilha da Madeira apenas uma "parada" obrigatória e estratégica de um movimento de navios vindos de diversos portos da Europa?
3) Existe na Ilha da Madeira algum arquivo com listas de passageiros embarcados em Funchal nos anos 1800 com destino ao Brasil? Imagino ser Funchal o único porto de embarque dos emigrantes nos anos 1800.

Finalizando, sou sueco com origens no Brasil, Ilha da Madeira, Itália e Holanda, uma mistura de tanta gente...tudo é possível. Passei longos períodos no Brasil estudando e tentando aprender esta língua monstruosamente difícil. Nos textos que aqui escreverei certamente aparecerão erros gramaticais, por mais absurdos e idiotas que sejam, por favor tenham paciência comigo. Um dia eu chego lá...
Muito obrigado.
Cordialmente
TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261861 | TyVi | 10 set 2010 01:08 | Em resposta a: #261698

Boa noite Srs. e Sras.

Por favor, alguem que pode me ajudar com as perguntas formuladas na minha mensagem anterior?

Muitíssimo obrigado.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261893 | joaoggralves2 | 10 set 2010 16:27 | Em resposta a: #261861

Caro TyVi,