Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261698 | TyVi | 07 set 2010 22:30

Boa noite Srs. e Sras.

Como sou um mero pobrecito iniciante nos campos sombrios da genealogia, necessito que a intelligência que povoa este forum ilumine meus futuros caminhos. Ajudem-me com algumas perguntas:

1) Como era organizado o movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800?
2) Grande parte do movimento de navios da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800 tinha seu início na Ilha da Madeira ou era a Ilha da Madeira apenas uma "parada" obrigatória e estratégica de um movimento de navios vindos de diversos portos da Europa?
3) Existe na Ilha da Madeira algum arquivo com listas de passageiros embarcados em Funchal nos anos 1800 com destino ao Brasil? Imagino ser Funchal o único porto de embarque dos emigrantes nos anos 1800.

Finalizando, sou sueco com origens no Brasil, Ilha da Madeira, Itália e Holanda, uma mistura de tanta gente...tudo é possível. Passei longos períodos no Brasil estudando e tentando aprender esta língua monstruosamente difícil. Nos textos que aqui escreverei certamente aparecerão erros gramaticais, por mais absurdos e idiotas que sejam, por favor tenham paciência comigo. Um dia eu chego lá...
Muito obrigado.
Cordialmente
TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261861 | TyVi | 10 set 2010 01:08 | Em resposta a: #261698

Boa noite Srs. e Sras.

Por favor, alguem que pode me ajudar com as perguntas formuladas na minha mensagem anterior?

Muitíssimo obrigado.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261893 | joaoggralves2 | 10 set 2010 16:27 | Em resposta a: #261861

Caro TyVi,

Antes de mais permita-me que lhe diga que o seu português é absolutamente perfeito, "já chegou lá"!

Relativamente às suas questões, sabendo eu pouco sobre a emigração da Madeira para o Brasil no século XIX, apenas lhe posso aconselhar um site onde é possível pesquisar por passaportes de emigrantes que partiram de Portugal para o Brasil a partir de 1822. A pesquisa pode ser feita por "nome" ou por "naturalidade". Pode ser que encontre alguma informação: http://cepese.up.pt/pt/passaportes_pesquisa.php .

Entretanto, aguardemos ajuda de outros confrades mais elucidados, que saibam responder às suas outras questões.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261894 | TyVi | 10 set 2010 16:50 | Em resposta a: #261893

Caro Sr. João Guilherme,

Obrigado pelos elogios.
Lancei-me com todo vigor e entusiamo ao site sugerido pelo Sr. Lamentàvelmente não fui contemplado com sucesso. Mas não importa, a sugestão gentilmente enviada pelo Sr. já está arquivada entre os meus sites e certamente será usada no futuro. Muito obrigado.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261897 | ledinha | 10 set 2010 17:07 | Em resposta a: #261894

Caro TyVi,


O senhor já tentou pesquisar no Arquivo Regional da Madeira? Coloque o título em um motor de busca. Acredito que encontrará as informações que procura.

Boa sorte

Leda

Resposta

Link directo:

RE: Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261898 | TyVi | 10 set 2010 17:25 | Em resposta a: #261897

Sra. Leda,

Sim, eu já consultei no ARM (Arquivo Regional da Madeira), mas os registros de passaportes tem início em 1872. As pessoas que procuro emigraram para o Brasil por volta de 1850. Listas de passageiros não existem no ARM. E o número de assentos de batismos no ARM ainda é fragmentário; há muitas freguesias da Ilha da Madeira cujos assentos de batismos ainda não foram publicados, por exemplo da freguesia de Gaula no munícípio de Santa Cruz.
Aprecio e agradeço muito a sugestão apresentada pela Sra. Um bom fim de semana.

Cordialmente,

/TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261925 | almeida07 | 11 set 2010 00:37 | Em resposta a: #261898

Há no Brasil site sobre a imigração , você precisará saber onde desembarcaram
http://www.memorialdoimigrante.org.br/portalmi/index.html
este link é de Santos São Paulo
Mas também há no Rio de Janeiro
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
ou No Rio Grande do SUL
http://www.apers.rs.gov.br/portal/index.php
Espero que te ajude

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#261936 | TyVi | 11 set 2010 04:41 | Em resposta a: #261925

Bom dia Regina,

Meus antepassados desembarcaram no Rio de Janeiro. Eu já visitei pessoalmente o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Há listas de passageiros, mas parte do acervo foi destruída pelo efeito do tempo e do mal cuidado, antes mesmo de ser transferido para o Arquivo Nacional. Em alguns casos listas de desembarque foram destruídas por incendios. Foram explicações que obtive durante minha visita ao Arquivo Nacional. Há, portanto, grandes lacunas em certos períodos, inclusive no período que meus antepassados desembarcaram no Rio de Janeiro. Por este motivo estou buscando listas de embarque na Ilha da Madeira, de onde partiu um ramo dos meus antepassados.
Seja como for, aprecio a sugestão e muito obrigado.

Cordialmente

TyVi

Resposta

Link directo:

Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#434394 | DeniseBacellar | 11 jun 2021 23:29 | Em resposta a: #261698

Sou professora doutora, estou mapeando a minha familia que imigrou da Ilha da Madeira para a região serrana do Rio de Janeiro (Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras) no início do século XIX. Algumas das hipóteses para a imigração, que encontrei em minha pesquisa, é que as terras da Madeira não eram propriedades desses imigrantes, sim concessões temporárias. Essa informação eu recolhi na biblioteca da Madeira. Outra questão, pode ter sido motivada, pelo fim da escravidão brasileira e a necessidade de mão de obra estrangeira, doavam a terra no Brasil ou eram concedidas a título de sesmarias. Digo isso pois a minha familia era tipicamente de lavradores, eram senhores de terras e tinham o habito de fazer registros civis de casamento, nascimento e óbito. Alguns eram alfabetizados. Isso indica que tinham posses para esse feito. Após a abolição da escravidão muitos senhores de terras perderam seu principal comodites "escravos" e faliram principalmente na região do Vale do paraíba, onde se estabeleceu minha familia e se estabeleceram muitos Madeirences. Sou da família Nunes e Vieira Barradas. Da região da Sé do Funchal e Estreito da Câmara de Lobos.

Resposta

Link directo:

Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#434397 | DeniseBacellar | 12 jun 2021 10:28 | Em resposta a: #261698

Me mande seu e-mail no privado, vou compartilhar contigo um dicionário das famílias da Ilha da Madeira. A documentação da sua familia dependerá dos registros antigos, na Ilha é tudo muito organizado, aos poucos estou achando todos os meus documentos ancestrais. Lembre-se que a Ilha não pertenceu somente a Portugal, você pode encontrar familiares também na Espanha, pois a Ilha também pertenceu a esse país, además, há uma possibilidade de você ter origem judaica, pois muitos cristãos novos eram deportados para a madeira ou iam fugidos mesmos. Muitos judeus não tinham registros. Portugal e Holanda eram o destino de judeus fugidos da inquisição na Espanha. Boa pesquisa, espero ter ajudado.

Resposta

Link directo:

Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#434398 | DeniseBacellar | 12 jun 2021 11:27 | Em resposta a: #261698

Acontecimentos no Brasil
A década foi importante para o processo de Independência do Brasil, podendo-se destacar o ano de 1808, quando, após a invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, a família real portuguesa fugiu para o Brasil, chegando a Salvador (Bahia) em 24 de janeiro, e 4 dias depois foi promulgado por Dom João de Bragança o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, o qual expandiu o comércio brasileiro a todas as nações amigas de Portugal. No dia 7 de março daquele ano a família real chegou ao Rio de Janeiro (cidade). Além desses fatos, no ano de 1808 também pode-se destacar o começo da circulação do primeiro jornal brasileiro, a Gazeta do Rio de Janeiro, e a fundação do Banco do Brasil.

Acontecimentos na Europa
O evento de maior importância na Europa no início do século XIX foram as Guerras Napoleónicas, que se iniciaram em 1803 e foram até 1815 e tiveram como resultado a derrota de Napoleão e seu exílio.

Categoria: Década de 1800

Resposta

Link directo:

Movimento migratório da Ilha da Madeira para o Brasil nos anos 1800

#440759 | adauri | 29 abr 2022 07:07 | Em resposta a: #434397

Olá Denise,

Gostaria de obter o dicionário das famílias da Ilha da Madeira que mencionou.

Agradeço.

Adauri Lima de Souza

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 10:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen