Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261703 | MICHELRIO32 | 07 set 2010 23:23

GOSTARIA DE OFERECER AJUDA JUNTO A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO PARA LOCALIZAÇÃO DE REGISTROS DE ÓBITOS E SEPULTURAS,SENDO QUE ALGUMAS PESQUISAS TEM UM CUSTO COBRADO PELA SANTA CASA,COMO RESIDO NO RIO DE JANEIRO,OFEREÇO-ME CASO ALGUÉM TENHA INTERESSE PARA VERIFICAR TAIS ASSUNTOS PERTINENTES JUNTO A MESMA,ENVIEM MENSAGEM POR AQUI OU PELO MEU E-MAIL PARTICULAR,MICHELORQUIDOFILO@HOTMAIL.COM.COM OS MELHORES CUMPRIMENTOS

MICHEL DO N.G.CORRÊA

Resposta

Link directo:

RE: OFERECIMENTO DE AJUDA NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO

#261715 | jflfl | 08 set 2010 04:07 | Em resposta a: #261703

Caro Michel
Pode por favor informar-me qual o período que cobre o arquivo da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro? Tem lá registos do século XVIII?
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: OFERECIMENTO DE AJUDA NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO

#261716 | MICHELRIO32 | 08 set 2010 06:04 | Em resposta a: #261715

Prezado Joaquim, a Santa Casa de Misericórdia daqui do Rio de Janeiro possui registros á partir de 1851.Com os melhores cumprimentos.


Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: OFERECIMENTO DE AJUDA NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO

#261717 | jflfl | 08 set 2010 09:06 | Em resposta a: #261716

muito obrigado pela sua resposta. A minha investigação no Rio só vai até 1730. Cumprimentos JFL

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261732 | cipa | 08 set 2010 16:09 | Em resposta a: #261703

Michel,
não sei se se lembra de mim mas há cerca de dois anos trocamos mensagens. Nessa altura pedia-lhe se encontrava o registo de óbito da minha bisavó. Nunca mais me deu notícias. Volto a reiterar o meu pedido. A minha bisavó chamava-se Margarida Augusta Soares de Araújo, era filha de Paulino de Araújo e de Emília de Jesus, nasceu em 7/2/1866 na freguesia de São Pedro de Ataíde, concelho de Amarante, distrito do Porto, Portugal. Era casada com Alfredo José da Silva com quem casou em 13/2/1908 no Rio de Janeiro. Eu não sei em que ano ela morreu. Calculo que tivesse sido entre 1923-1935.

Se me pudesse ajudar, agradecia.
Cumprimentos

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261785 | golfinho7 | 09 set 2010 12:18 | Em resposta a: #261703

Ola,

Nao sei se o senhor vai poder ajudar-me, estou a procura de um irmao de meu avo que foi para o Brasil...
O seu nome era Henriques ou Henrique Queiros nasceu o 10/03/1900 em Arrabaes Torgueda (Vila Real Tras os Montes).
Pelo que a minha tia me contou ele teve de fugir para o Brasil porque nao se queria casar com uma senhora aqui cujo a familia queria obriga lo a casar com ela no entento ele devia ter 18 ou vinte anos ou mais (ele deve ter entrado no Brasil entre 1918 e 1925 ou mais )
A minha tia disse me que ele nao saiu de Portugal para o Brasil que saiu de Espanha, quando ela esteve ai no Brasil ela disse me que foi ter com ele e que ele vivia no Rio de Janeiro e que era padeiro que se tinha casado com uma senhora de core.
Nao sei se o senhor vai poder ajudar-me...
Agredecia muito

Maria do Ceu Fernandes Queiros

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261844 | TyVi | 09 set 2010 23:10 | Em resposta a: #261732

Boa noite Sra. Carla Afonso,

Se a Sra. necessita apenas de um assento de óbito, este pode ser obtido para o Rio de Janeiro no site Family Search (http://www.familysearch.org/eng/). Lá a Sra. encontrará assentos de nascimento, casamento e óbito desde 1889. No caso de assentos de óbitos há algumas cincunscrições com dados até mesmo depois do ano 2000. Eu já encontrei uns 10 assentos (nascimento, casamento e óbito) desde 1895 até 1993. Lamentàvelmente assentos de nascimento e casamento terminam em muitas circunscrições do Rio de Janeiro por volta da década de 30 (ainda não foram colocados ao público no site Family Search). Dá muito trabalho achar estes assentos, mas eu tenho certeza que a Sra. encontrará o que procura. Comece a pesquisa tentando localizar a circunscrição do Rio de Janeiro onde o falecimento ocorreu. Em seguida tente localizar o nome da pessoa procurada nos Índices em ordem alfabética, por volta da data mencionada pela Sra., ou seja 1923-1935. Encontrando a pessoa procurada no Índice, anote o Vol. (nr. do livro) e página onde o assento está localizado. Procure o Vol. na lista de “obituary”, folheie até a página e lá está a informação procurada. Há casos em que o ìndice não existe e neste caso dá muito mais trabalho tendo que ir para o Vol. de assentos e folheá-lo página por página. Mas a informação está lá. Se a Sra. não sabe a circunscrição onde a pessoa faleceu, comece a pesquisa dos ìndices das circunscrições “mais prováveis” e se assim mesmo não der resultado, a Sra. terá que pesquisar o ìndice circunscrição por circunscrição. Claro, dá muito trabalho, mas eu tenho certeza que acharás o que procura.

Com a data de casamento e a circunscrição a Sra. poderá ràpidamente encontrar o assento de casamento de Margarida Augusta Soares de Araújo com Alfredo José da Silva.

Não é minha intensão polemizar com o Sr. Michel, mas em minha opinião a mensagem do Sr. Michel passa-nos a impressão de que a Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro tem um “banco de dados” de todos os assentos de óbitos no Rio de Janeiro. Isto não é o caso. Os assentos de óbitos estão devidamente registrados nos estabelecimentos legais de cada circunscrição do Rio de Janeiro. Eu não tenho certeza, mas acredito que a Santa Casa de Misericórdia pertence a 1ª (Candelária, Santa Rita, Paquetá e Ilha do Governador) ou 2ª circunscrição (Sacramento). Sacramento era o nome daquela região do Rio de Janeiro nos velhos tempos. Portanto, não vejo necessidade de fazer tal busca na Santa Casa da Misericórdia e sim diretamente no cartório/tabelião da circunscrição onde a pessoa faleceu. Grande parte destes assentos estão devidamente scanneados no referido site (Family Search).

No momento que escrevo esta mensagem o site do Family Search apresenta algum problema técnico e não é possível extrair exatamente o link onde a pesquisa deve ser iniciada. Lamentàvelmente o site do Family Search não é um bom exemplo “didático” e leva algum tempo de “desatinos internéticos” antes de encontrar o mapa da mina. Mas poderei ajudá-la assim que o site retornar ao funcionamento normal.
Antecipando envio abaixo uma lista das circunscrições do Rio de Janeiro.
Todo este banco de dados do Family Search mencionado acima é completamente gratuíto.
Sinta-se a vontade em retornar com perguntas.

Cordialmente,

TyVi

Circunscrições Bairros
1ª Centro (Candelaria), Paquetá
1ª Centro (Sta Rita), Governador
2ª Centro (Sacram.)
2ª Centro(SJosé)
3ª Centro (Sto Antonio), Lapa, Fátima, Sta Teresa
4ª Flamengo, Catete, Laranjeiras, Gloria, Sta Teresa
5ª Botafogo, Lagoa, Copacabana, Gávea, Ipanema, Leblon, Urca
6ª Central, Sto Cristo, Saúde, Santana
7ª Estácio, Rio Comprido, Catumbi
8ª Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Grajaú
9ª São Cristóvão, Caju, Benfica
10ª Engenho Novo, Méier, Triagem, Maria da Graça
11ª Inhaúma, Bonsucesso, Cascadura, Pilares, Piedade
12ª Irajá, Penha, Jacarepaguá, Cascadura, Madureira (antes de 1924)
13ª Campo Grande, Sta Cruz, Guaratiba
14ª Bangu, Realengo, Madureira (após 1924)

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261869 | cipa | 10 set 2010 11:33 | Em resposta a: #261844

Obrigada pela sua ajuda. Já tentei procurar o assento de casamento no Family search mas não encontrei. Eu não sei a que circunscrição pertencia a morada deles. Em 1922, moravam na Rua Ribeiro Guimarães nº1, Aldeia Campista, Rio de Janeiro.

Se me puder esclarecer a este respeito, agradecia.

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261870 | TyVi | 10 set 2010 12:22 | Em resposta a: #261869

Bom dia Sra. Carla Afonso,

Eu tenho certeza absoluta que o assento de casamento e de óbtito da pessoa que a Sra. procura está no Family Search. Diga-me: onde a Sra. procurou? No início onde tem aquele espaço onde se escreve o nome e sobrenome da pessoa?

Cordialmente,

TYVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261872 | cipa | 10 set 2010 13:32 | Em resposta a: #261870

Boa tarde,
já procurei aí e também nos livros de casamentos. O óbito ainda não procurei em todo o lado.
Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261874 | TyVi | 10 set 2010 13:52 | Em resposta a: #261872

Boa tarde,
No início do Family Search, naquele espaço onde se escreve nome e sobrenome, raramente se encontra alguma coisa. Eu nunca encontrei nada, a base de dados é muito pequena. Eu nem mesmo procuro nada lá. Mas nos livros de nascimentos, casamentos e óbitos eu encontro quase todos que procuro.
No caso do assento de casamento é mais fácil pois a Sra. tem uma data exata (13/2/1908), embora não saiba a circunscrição. Comece na 1ª circunscrição e vá diretamente para o livro (Vol.) de assentos de matrimonio que corresponde o ano do casamento. Vendo os primeiros assentos do livro a Sra. pode “folhear” os livros dando “passadas curtas” ou “passadas largas”. Não achando na 1ª circunscrição, passe para a 2ª e assim por diante. Com uma data certa eu tenho certeza que a Sra. vai achar o assento de casamento em 1 ou 2 horas de trabalho.
Quanto ao assento de óbito, use os índices. Sendo Aldeia Campista parece que é a 7ª ou 8ª circunscrição. Como exemplo, na 7ª circunscrição há os seguintes índices de óbitos:
1920 Jul-1925 Jul, Vol. 91-105
1921 Jan-1925, Vol. 92-105
1924 Set-1925 Jan, Vol. 103
1925 Jan-1929 Nov, Vol. 106...
1929 Nov-1935 Feb, Vol 122...
1935 Feb-1936 Maio, Vol. 138
Acima é uma lista de índices de óbitos (note bem, INDICE!), com nomes em ordem alfabética, ano após ano, volume (livro) após volume. Achando a pessoa procurada no índice, anota-se o Vol. e o nr. da página onde está o assento e a pesquisa continua no livro (Vol.) de assentos de óbitos na página especificada no índice de óbitos. Se não encontrar nada no índice de óbitos da 7ª circunscrição, passe para o índice de óbitos da 8ª circunscrição. Claro, tudo isto dá trabalho, as vezes muito trabalho, mas “no pain, no gain”. Eu tenho certeza que a Sra. vai encontrar.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261876 | IsabelFont | 10 set 2010 14:36 | Em resposta a: #261874

Caro confrade
TyVi,

Desculpe a intromissão mas interessa-me bastante a consulta das bases de dados do Family Search, pois tenho vários parentes (antepassados) emigrados no passado para o Brasil. Alguns sei que foram para o Rio de Janeiro.
Mas outros penso que foram para Manaus e outros não sei para onde foram.

A questão é que na consult áquele site eu só sei pesquisar por aquele 1º site »» http://www.familysearch.org/eng/Search/frameset_search.asp, onde se indica o nome e sobrenome ou só o sobrenome.

Poder-me-á dizer qual o endereço ou onde encontro esses volumes com os índices de baptismos, casamento ou óbitos, daquele site? Pode ser uma tontice minha, mas não consegui descobrir.
Esta informação é só referente ao Rio de Janeiro ou tb a outros sítios do Brasil?

Grata desde já pela sua atenção,

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261885 | TyVi | 10 set 2010 15:18 | Em resposta a: #261876

Boa tarde Sra. Isabel,

O prazer é todo meu.
Eu já havia preparado um "manual", bem vagabundinho mas com boa vontade, para todos que estão interessados em pesquisar estas fontes do Family Search. Aqui está o mapa da mina:

http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html#p=waypoint&s=waypointsOnly&c=fs%3A1582573&w=0

Chega-se neste link da seguinte maneira:

1) Entre no link http://www.familysearch.org/eng/
2) Embaixo de “Search Records” escolha “Library Catalog”
3) Na extrema direita da “janela” que aparece escolha “Place Search”
4) Na janela que aparece escreva “Rio de Janeiro” no primeiro espaço e dê uma “catucada” no botão “Search”
5) Na janela que aparece escolha “Brazil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro” e dê uma catucada neste link
6) Na próxima janela aparece uma longa lista de options. Dê uma catucada no link “Brazil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Civil registration”.
7) Na próxima janela aparece uma lista com as circunscrições. Escolha qualquer uma, não importa qual circunscrição, só para iniciar, por exemplo a oitava e dá uma catucada no link abaixo (a didática do Family Search não é das melhores!)
Registros civis : Rio de Janeiro, 1889-1994 Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Registro Civil. Oitava Circunscrição
8) Na próxima janela há um link em vermelho
Records of Brazil civil registration are available online in Record Search, click here.
Dá uma catucada no “here” e uma segunda janela se abre (neste ponto há duas janelas do Family Search abertas).
9) Escolha Rio de Janeiro abaixo de “State” e em seguida Rio de Janeiro abaixo de “Municipality”. Na extrema direita aparece uma lista com todas as circunscrições do Rio de Janeiro. Agora você escolhe a circunscrição adequada, por exemplo a 2ª circunscrição (apenas um exemplo). No lado direito aparece uma longa lista com todo o material da 2ª circunscrição que está scanneado e exposto ao público. Eu sei que há mais material na base de dados do Family Search em Salt Lake City, Utah, USA, mas ainda não está devidamente tratado e por este motivo ainda não apresentado ao público. Encontra-se atualmente assentos de matrimônios, nascimentos e óbitos. Mas note que é melhor iniciar a pesquisa nos índices de matrimônios, nascimentos e óbitos. A ordem como está exposta não é uma obra didática, poderia ser muito melhor, mas temos que nos conformar com o que temos.

Aprenda a usar as funções como “folhear” os livros, zoom, imprimir, salvar, inverter, páginas, rodar, "full screen", etc.

Comece sempre pelos índices de matrimonio, casamento e óbito.

Ao que tudo indica somente cinco estados brasileiros tem material publicado no Family Search: Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Certamente há dados para outros estados, mas infelizmente ainda não está publicado. Mas é provável que existe em microfichas que podem ser lidas em alguma matriz da igreja dos Mórmons na cidade do país de residencia (há que encomendar).

Se fui obscuro em alguma parte acima, por favor avise-me. Não escrevo o vosso idioma de maneira correta.

Boa sorte!

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261980 | cipa | 11 set 2010 22:58 | Em resposta a: #261874

Boa noite,
segui o seu conselho e estive a folhear os índices de matrimónios das diversas circunscrições do Rio de Janeiro. Na 11ª circunscrição encontrei no índice - Alfredo José da Silva - livro B13.
Será que me pode dizer como devo fazer para encontrar o livro B13?

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261986 | TyVi | 12 set 2010 00:04 | Em resposta a: #261980

Boa noite Sra. Carla Afonso,

Brilhante!
Não reconheço esta numeração de livro (B13). Por favor, mande-me o ano do índice de matrimonio onde a Sra. encontrou o referido nome (Alfredo José da Silva). Vou ajudá-la a finalizar esta brilhante pesquisa.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#261990 | TyVi | 12 set 2010 01:08 | Em resposta a: #261986

Sra. Carla Afonso,

Eu encontrei o livro de índice de matrimonios com o nome mencionado. É o livro com o seguinte título: "Índice de Matrimônios 1890-1921, V. A-I". Este livro de índices tem 44 imagens. Correto? Pois bem, lá encontrei o Alfredo José da Silva e como a Sra. menciona está escrito Livro B13. E a Sra. está com muita falta de sorte pois o número da página foi encoberto pois não pressionaram a folha o suficiente para ficar plana e o que está na margem direita da folha esquerda ficou "curvo" e encoberto quando fotografaram este livro. Consegue-se, entretanto, ler apenas uma sifra do número da página, o algarismo "1". Uma grande lástima.
Pois bem, vamos ao livro B13. Estranho, pois esta numeração com "B" parece não existir. Senão vejamos: veja o primeiro livro de matrimônios (não de índices). Está com o seguinte título: "Matrimônios 1889 Jan - 1892 Set V. 01". Se a Sra. klickar neste título e nos subsequentes a Sra. notará que são numerados com C1, C2, C3,...C10, C11, C12, C13, etc. Eu desconfio que há um erro, ou seja, é C13 e não B13. Portanto um erro no livro de índices de matrimonio. Isto acontece, assim como acontece erros nos títulos deste site do Family Search. Já aconteceu comigo algumas vezes.
Bom, deve ser o livro de matrimônios com o título "Matrimônios 1910 Dez-1911 Ago V. 13".
E como fazer com o problema do número da página? Para diminuir o trabalho use a seguinte estratégia: este livro tem 206 imagens e visitando a última e penúltima imagem fica-se sabendo que este livro tem 200 páginas. Como mencionei anteriormente, consegue-se ler somente um algarismo, "1". Então a Sra. abra a página 1 e depois todas as páginas que comecem por 1, ou seja, 10, 11, 12,....19, depois 100, 101, 102, 199. Claro, um trabalho desnecessário, mas assim é a vida, "no pain, no gain".

Espero que tenhas êxito completo. Dê-me o retorno.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#262054 | IsabelFont | 13 set 2010 02:20 | Em resposta a: #261885

caro confrade TyVi,

Muitíssimo obrigada pelas suas explicações.
Assim foi fácil perceber! Chegar lá é que é + difícil pois desconheço as circunscrições (aqui em Portugal deve ser o equivalente a freguesia).

Qd sabemos que um parente emigrou para o Brasil, quando muito sabe-se a cidade ou o Estado. Descobrir as circunscrições que existiam na época e pesquisá-las todas é realmente um trabalhão!

Mas assim é + fácil tentar.
Obrigadíssima
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#262058 | TyVi | 13 set 2010 08:08 | Em resposta a: #262054

Bom dia Sra. Maria Isabel,

Antes da introdução do Registro Cilvil no Brasil em 1889, a divisão “administratitiva” da igreja também era baseada em “freguesias”. Atualmente a divisão administrativa da igreja é mais ou menos assim: uma Arquidiocese compreende um certo número de Dioceses e cada Diocese compreende um certo número de Foranias. Para todo o Brasil a divisão geral é de 16 regiões episcopais. Um excellente site mostrando todas as divisões é o seguinte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquidioceses_Cat%C3%B3licas_Romanas_do_Brasil

Após a introdução do Registro Cilvil as freguesias das nova jurisdições receberam outros nomes no novo sistema, primeiro “Pretorias”, depois “Ofícios” e apartir de 1940 “circunscrição”. Cada circunscrição cobre um certo número de bairros no Rio de Janeiro. Em minhas pesquisas no Rio de Janeiro, eu sempre procuro localizar aproximadamente a ligação da pessoa que procuro com alguns bairros do Rio de Janeiro. Naturalmente, não é um approach exato, mas dá-se uma idéia de como iniciar a pesquisa. Em muitos casos funciona bem, mas há casos em que eu começo pesquisando circunscrição por circunscrição, partindo da 1ª circunscrição, mas sempre iniciando com os livros de ìndices (matrimônios, casamentos e óbitos) e quando encontra-se a pessoa no índice, encontra-se o nr. do livro e a folha onde o assento está localizado.

Também é bom mencionar que o Rio de Janeiro está divido em regiões adminstrativas, cada qual compreendendo um certo número de bairros. Um excellente site para vizualizar a localização dos bairros é o seguinte:

http://portalgeo.rio.rj.gov.br/bairroscariocas/

É só klickar a esquerda em “Bairros” que aparece uma lista completa de bairros e sua posição geográfica na cidade do Rio de Janeiro. Apontando-se na lista para o bairro desejado mostra-se automáticamente sua posição em um mapa da cidade. Sabe-se que os imigrantes portugueses do final dos anos 1800 e início dos anos 1900 concentravam-se em certos bairros do Rio de Janeiro e sendo assim pode ser usado como ponto de partida na pesquisa, conectando o bairro à circunscrição através da lista que publiquei nesta sequencia de perguntas.

Não sei se a confundi mais ainda, se assim for apresento minhas sinceras desculpas.

Cordialmente.

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#262064 | golfinho7 | 13 set 2010 10:48 | Em resposta a: #261990

Ola,

Nao sei se a senhora vai poder ajudar-me, estou a procura de um irmao de meu avo que foi para o Brasil...
O seu nome era Henriques ou Henrique Queiros nasceu o 10/03/1900 em Arrabaes Torgueda (Vila Real Tras os Montes).
Pelo que a minha tia me contou ele teve de fugir para o Brasil porque nao se queria casar com uma senhora aqui cujo a familia queria obriga lo a casar com ela no entento ele devia ter 18 ou vinte anos ou mais (ele deve ter entrado no Brasil entre 1918 e 1925 ou mais )
A minha tia disse me que ele nao saiu de Portugal para o Brasil que saiu de Espanha, quando ela esteve ai no Brasil ela disse me que foi ter com ele e que ele vivia no Rio de Janeiro e que era padeiro que se tinha casado com uma senhora de core.
Nao sei se a senhora vai poder ajudar-me...
Agredecia muito

Maria do Ceu Fernandes Queiros

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#262075 | TyVi | 13 set 2010 11:59 | Em resposta a: #262064

Boa tarde Sra. Maria do Ceu,

Se a pessoa que Sra. procura viveu no Rio de Janeiro e lá casou-se e faleceu, eu aconselho a Sra. a seguir as instruções publicadas nesta sequencia de perguntas e respostas. Leia todas as contribuições desta sequencia, desde o início. Há até mesmo um "manual" que descreve como usar o site do Family Search. Dá muito trabalho, consome muitas horas, talvez dias ou semanas de pesquisa, mas eu tenho quase certeza que a Sra. conseguirá localizar o assento de matrimônio e óbito do Henriques ou Henrique Queiros. Lamentàvelmente não há nenhuma base de dados onde escreve-se o nome da pessoa e automáticamente, em poucos segundos, surgem assentos e dados da pessoa procurada.

Outra possibilidade é a seguinte: A Sra. sabe o nome e sobrenome da pessoa com quem casou? Teve filhos? Justifico minha pergunta porquanto se ele nasceu em 1900 e teve filhos, então deve haver descendentes dele e juntando o sobrenome dele (Queiros) com o sobrenome da espôsa é às vezes possível encontrar um descendente através de listas telefonicas. Lamentàvelmente o sobrenome Queiros é bastante comum e usando-o na procura em listas telefonicas da internet certamente aparecem centenas de pessoas com este sobrenome. Mas combinando o nome da espôsa e do marido já facilita bastante.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#263488 | nilza andrade | 06 out 2010 03:13 | Em resposta a: #261885

Olá Sr. Tivy. Aproveitei sua dica à Sra. Mª Isabel e fui pesquisar certidões de óbitos dos meu vovôs para saber mais sobre eles. Vô paterno: Antenor Vieira de Andrade (1947), só tenho esta data, não encontrei, talvez a data esteja errada. Mas do meu vô materno, Abílio dos Santos Rodrigues (13-3-1969), encontrei. Agora sei o nome de meus bisavós, ( Antonio José Rodrigues e Victória Mª dos Reis), a data de seu nascimento só me lembrava que era 4-10, e com a idade que ele partiu, fiz as contas e achei o ano (1894). Porém, lá está anotado que ele era de São Paulo. Quando menina ele sempre me dizia que nasceu em Trás os Montes, veio para o Brasil ainda pequeno e depois se afastou da família. Só lembro que um sobrinho dele chamado João, que morava em Bonsucesso (um bairro do Rio de Janeiro), veio algumas vezes à minha casa. Mas quando o vô partiu, ele se afastou e perdemos contato. Gostaria muito de encontar algum parente dele, no Brasil ou Portugal. Será que terei a mesma sorte?
Obrigada pela ajuda.
Um abração!

Nilza Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#263491 | TyVi | 06 out 2010 08:37 | Em resposta a: #263488

Bom dia Sra. Nilza,

Para facilitar vamos dividir o assunto em duas partes:

1) Avô paterno (Antenor Vieira de Andrade, falecido em 1947)
Onde vivia o Sr. Antenor? Há alguma referência de sua residencia? Era brasileiro ou português? Na certidão de nascimento do pai da Sra. há o nome dos pais (teus avós) e avôs (teus bisavós).
Sabendo mais ou menos onde ele vivia, no caso se for o Rio de Janeiro, eu acho que a Sra. deveria iniciar uma longa e dolorosa pesquisa, ano por ano, partindo de 1937 a 1957. Primeiro consultando os índices de óbitos Sim, vai doer muito, mas parece que não há outra alternativa. Lembre-se: no pain, no gain!

2) Avô materno (Abílio dos Santos Rodrigues, falecido em 1969)
Entendi que o Sr. Abílio era residente em S. Paulo mas nascido em Portugal, correto?
É o estado ou a cidade de S. Paulo? Bom, seja como for, ele emigrou para o Brasil muito pequeno e parece que foi para S. Paulo e neste caso é provável que chegou de navio em Santos e neste caso seria tentar o Arquivo Público do Estado de São Paulo (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/imigracao/) no qual há listas de passageiros, veja sob o título “Listas de Bordo”. As listas não são completas, mas quem sabe com um pouco de sorte...

Se o Sr. Abílio era português a Sra. pode tentar continuar a pesquisa nos Arquivos Distritais de Portugal (http://dgarq.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/rede-dgarq/arquivos-regionais/). Pelo que já entendi, alguns destes arquivos já tem material on-line. Para ver a localização geográfica da região de Portugal mencionada pela Sra. eu sugiro entrar neste site na seção de mapas (http://geneall.net/P/nivel.php?id=-100). Aí a Sra. encontrará os distritos, concelhos e freguesias da região procurada.

O sobrinho dele (João) de Bonsucesso ao qual a Sra. faz referência tinha família no Rio de Janeiro? Bom, seja como for, nas listas telefonicas (http://www.telelistas.net), procurando para o Estado Rio de Janeiro, Cidade Rio de Janeiro e Bairro Bonsucesso, existem 6 “Santos Rodrigues”. Seria um deles parente? Há o telefone e o endereço de cada pessoa nas listas telefonicas.

Quanto a listas telefonicas em Portugal, parece que é mais difícil pois parece que se trata de uma actividade explorada por uma empresa privada (PT Comunicações). Sendo assim sugiro o contacto directo com esta empresa que poderá informar da viabilidade e dos custos associados ao mesmo. Tente o site http://www.1820.pt/ para obter mais informações. É possível que alguem deste fórum tenha mais informações sobre listas telefonicas em Portugal.

A Sra. reside no Rio?

Um grande abraço,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#263496 | aguerreiro | 06 out 2010 10:38 | Em resposta a: #263491

Caro confrade
Se possível, saber a data de morte no Rio de Janeiro de Álvaro Araújo Lemos costa, que teria falecido em 1925?
Obrigado
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#263500 | TyVi | 06 out 2010 12:43 | Em resposta a: #263496

Sr. Aguerreiro,

Procurar uma pessoa que "teria" falecido no Rio de Janeiro em 1925 é trabalho para muitas semanas ou meses. O Rio de Janeiro é constituído de 13 circunscrições e além do mais falta-se a data, a residência do Sr. Álvaro e o ano de falecimento parece ser incerto ("teria"). Entre no site http://www.familysearch.org/eng/ e inicie esta longa e dolorosa busca.

Boa sorte.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#263536 | nilza andrade | 06 out 2010 20:44 | Em resposta a: #263491

Boa tarde Sr. TyVi. Obrigada por me responder.

Sim, eu resido no Rio de Janeiro, no bairro Bangu. Meu vô Antenor era brasileiro e residia em Campo Grande, ambos na zona oeste da cidade do RJ (13ª circunscrição), onde realizei a pesquisa. Vou seguir sua orientação e procurar em outras datas, antes de 1948, pois minha mãe falava que ele já havia partido quando eu nasci neste ano. Os nomes de meus avós e bisavós, eu tenho, só quero descobrir as datas de nascimento e óbito deles. Por isso, minha pesquisa.

Já meu vô Abílio, fiquei muito emocionada ao ler seu atestado de óbito, principalmente em saber os nomes dos meus bisavós lusitanos. Vou procurar nos arquivos pelo Sr. mencionados, no Brasil e aí em Portugal. Também procurar localizar o sobrinho dele, João, quem sabe ainda vivo ou algum familiar.

Agradeço de coração suas dicas e sua atenção.
Abraços

Nilza Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#263538 | TyVi | 06 out 2010 20:58 | Em resposta a: #263536

Boa noite Sra. Nilza,

Eu tenho uma família amiga residente em Botafogo cujo passado do marido é em Campo Grande e eu já estive lá. Os ajudei a encontrar assentos na 13a. circunscrição. Lembro-me que foi uma confusão muito grande pois os livros de assentos civis (nascimento, casamento e óbito) estavam misturados no site FamilySearch. Santa Cruz, Campo Grande e Guaratiba estão misturados, trás certos problemas. Uma pessoa que tinham certeza ser de Campo Grande, foi em verdade encontrado no livro de Guaratiba!

Eu sugiro que continue tentando a encontrar o assento de óbito pois lá está a idade quando faleceu e ao consultar os arquivos lusitanos é bem mais fácil sabendo pelo menos o ano de nascimento. Há casos neste forum com pessoas que escreveram para um Arquivo Distrital da região onde a pessoa procurada nasceu e obtiveram ajudas. Mas neste caso tinham uma data, pelo menos o ano de nascimento. Portanto, siga em frente.

"...aí em Portrugal". Eu não vivo em Portugal.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#267527 | nilza andrade | 29 dez 2010 00:39 | Em resposta a: #261703

Boa noite Sr. Michel.Acabei dee pesquisar parentes antepassados no site Familysearch, onde com sorte, encontrei mais de 200 nomes, ficando alguns sem data. Po ex: meu 3º avô Virgulino da Silva Alves, filho de Frcº da Silva Alves e Firma Mª do Desterro (data provável de nasc. 1843), gostaria de ver a data do óbito e Serafim Vieira de Andrade, filho de Cláudio Vieira de Andrade e Senhorinha Joaquina de Andrade (4º avós) no indíce de óbito de set-1919/set-1921, consta seu nome na fl. 180 do livro 42. Mas cadê o livro 42? simplesmente sumiu. Há possibilidade do Sr. encontrar ou indicar-me como fazer para encontrar as datas desses Srs? Desde já agradeço.
Abçs
Nilza V. de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#267531 | nilza andrade | 29 dez 2010 01:38 | Em resposta a: #263536

Boa noite Sr.Tyvi. Quero lhe comunicar, agradecida pelas dicas, que conseguir encontrar no site Familysearch mais de 200 parentes antepassados.Uma pequena amostra: 5º avós-Marcolino Antº Duarte*1762/Ana Ângela de Jesus(3 filhos) pais do 4º avós-Aureliano Antº Duarte*1840,casou c/Rosa Sampaio Duarte, (13 filhos)-pais do 3º avós José Antº Duarte*+-1822, casou c/Mª Angélica da Conceição (8 filhos)- pais da 2ª avó Joaquina Mª Duarte*1847. Ainda temos: 4º avó Belmira Mª da Conceição *1785, mãe da 3ª avó Senhorinha Joaquina de Andrade *1802, casada c/3º avô Cláudio Vieira de Andrade *1797(3 filhos)- pais do 2º avô Luiz V. de Andrade*1815, casou c/Joaquina Mª Duarte(13 filhos) - pais do 1º avô Antenor Vieira de Andrade.
Seguindo: 4º avós - Francisco José da Silva, casou c/ Firma Mª do Desterro-pais dos 3º avó Virgulino da Silva Alves*+-1843, casado c/ 3ª avó Júlia Mª das Virgens - pais da 2ª avó Ana Julia da Silva Alves *1868.
Ainda temos: 4º avós Delfina Mª da Conceição *1812, casou c/ Candido de Azevedo - pais do 3º avô Nuno Ribeiro Marques*1858.
Chegamos a união de: Ana Júlia da Silva Alves c/ Nuno Ribeiro Marques (5 filhas)-pais da 1ª avó Antonia da Silva Marques,
*1893, casou c/ Antenor Vieira de Andrade (13 filhos) entre eles meu pai Manoel Vieira de Andrade *1815- + 1964 -
Deu para entender? espero que sim. Como o Sr. falou doeu, e chorava sempre que encontrava um óbito.
E assim segue até os dias de hoje. Foi cansativa a pesquisa, mas só assim descobri minhas origens.
Agradeço de coração sua ajuda.
Abçs. Feliz Ano Novo cheio de Paz, Saúde e Prosperidade.

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#267532 | MICHELRIO32 | 29 dez 2010 01:40 | Em resposta a: #267527

Boa noite Sra Nilza, em que circunscrição achou essa informação ? Eu tentei achar e não consegui localizar esse livro índice para saber como posso ajudá-la junto aos órgãos competentes daqui do RJ.Fico no aguardo


Com os melhores cumprimentos

Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#267533 | nilza andrade | 29 dez 2010 02:01 | Em resposta a: #267532

Na 13ª circunscrição . Aproveitando a boa vontade, tem ainda meu 3º avô José Antonio Duarte, que pelas datas dos filhos, conclui seu nasc. +- 1822. Era filho de Aureliano Antonio Duarte que nasceu em 1840 e faleceu em 2-7-1896 e Flora Thereza de Jesus. Obrigada. Boa noite.

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#267616 | rgmatos | 30 dez 2010 00:39 | Em resposta a: #267533

TyVi, obrigado pelas dicas! Eu já havia vasculhado os índices, mas só com o seu "mapa do tesouro" que encontrei algo. Por incrível que pareça, eu achei um registro apenas preenchendo a página inicial!
Hoje, depois de três horas, encontrei um novo registro! Nas quatro horas seguintes, não achei nada.

TyVi, se vc puder e quiser, eu peço que observe o trabalho que está no site do CBG sobre as relações entre pretorias, circunscrições e bairros atuais. É um assunto complexo mesmo para quem mora no Rio.

Obrigado novamente.

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#268018 | nilza andrade | 05 jan 2011 12:47 | Em resposta a: #267527

Bom dia Sr. Michel. Gostaria de saber se o sr. tem alguma resposta para a mensagem que lhe enviei no dia 29-12-2010, às 00.39 min. Me faltam estas datas para completar a relação dos meus antepassados. Desde já agradeço. Abçs Nilza V. de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#268062 | rgmatos | 06 jan 2011 00:26 | Em resposta a: #268018

Boa noite Sra. Nilza. Como a senhora conseguiu encontrar os assentos anteriores a 1889?! Eu juro que não os encontrei! A senhora poderia me explicar como os encontrou?

Abraços.

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#268085 | nilza andrade | 06 jan 2011 14:44 | Em resposta a: #268062

Bom dia sr. Ricardo. É simples: peguei o ano do óbito, diminui a idade do falecido e deu o ano do nascimento. Quer um exemplo: meu tataravô ou 4º avô como voces falam, Aureliano Antº Duarte, faleceu em 2-7-1896 com 56 anos. Daí ele nasceu em 1840. Seu irmão Herculano José Duarte, faleceu em 29-9-1899 com 112 anos, portanto nasceu em 1787. E por aí vai... Como lhe falei não consegui encontrar o óbito de Jose Antº Duarte( meu 3º avô e Serafim Vieira de Andrade, irmão do meu outro 3º avô, no índice de set-1919 à set-1921, livro 42 - fl 180.
Espero que o sr. tenha entendido minha explicação.
Abçs
Nilza Vieira de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#268109 | Mário Palm | 06 jan 2011 18:58 | Em resposta a: #261703

Confrade Michel Corrêa:
Por duas vezes tentei entrar em contacto consigo através do endereço de email que indica e ambas as mensagens foram devolvidas.
Será que esse endereço está errado?
Pode fornecer-me outro, para tentar novamente o contacto?
Um abraço,

Mário Palmeira, Braga, Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#268114 | MICHELRIO32 | 06 jan 2011 19:11 | Em resposta a: #268109

Prezado confrade Mário,segue o e-mail solicitado :

MICHELORQUIDOFILO@HOTMAIL.COM

MICHELORQUIDOFILOARROBAHOTMAILPONTOCOM




Com os melhores cumprimentos e no aguardo das informações que necessita de ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#268201 | MICHELRIO32 | 07 jan 2011 22:42 | Em resposta a: #268018

Prezada Sra Nilza,ainda estou em pesquisas,mas sobre as pessoas que não possui nenhuma data, fica difícil achar.Aqui existe um serviço que é oferecido para busca de óbito,para as pessoas que não possuem uma data certa,mas sabem pelo menos um período a ser pesquisado e que pode ter sucesso,mas o mesmo é pago.Qualquer coisa me escreva por e-mail que eu respondo por acessar sempre.


MICHELORQUIDOFILOARROBAHOTMAILPONTOCOM

MICHELORQUIDOFILO@HOTMAIL.COM


Com os melhores cumprimentos


Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#269472 | restrela | 29 jan 2011 20:57 | Em resposta a: #267531

Prezada Nilza
Somos primos, pois tambem descendo de Aureliano Antonio Duarte.
Por favor, me escreva, para que possamos entrar em contato: restrellac@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#272255 | nilza andrade | 10 mar 2011 19:54 | Em resposta a: #267531

Boa tarde sr. TIVI. Lembra-se das pesquisas que fiz com a grata ajuda de voces? Continuo pesquisando e encontrando mais familiares. Soube que o site agora tem registros paroquiais. Se for assim, poderia me ensinar como pesquisar e até que ano elas estão disponíveis. Aguardo sua resposta, que espero seja positiva.
Abraços afetuosos
Nilza Vieira de Andrade

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#358010 | CELEGHINI | 27 mai 2015 14:48 | Em resposta a: #261703

Preciso de ajuda para pesquisar em Macaé, período de nascimentos, casamento e óbitos.
nascimentos...1830 à 1860
casamentos....1860 à.......
óbitos 1880 à 1904
Grata

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373498 | Norbertobraz59 | 30 ago 2016 12:08 | Em resposta a: #261703

Bom dia , poderia me informar qual o endereço da Santa Casa de Misericordia do Rio de janeiro que consigo certidões antigas que não estão mais no cemitério?
Desde já agradeço sua ajuda.

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373499 | saintclair | 30 ago 2016 12:24 | Em resposta a: #373498

-
...Vai internet, escreve; Santa Casa de Misericordia do Rio de janeiro
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373500 | Norbertobraz59 | 30 ago 2016 12:39 | Em resposta a: #373499

Ja fiz isso e aparece apenas informações do hospital e de processo de enterro, mais documentação antiga não tem referencia e os telefones que tem ninguem sabe informar

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373503 | saintclair | 30 ago 2016 12:54 | Em resposta a: #373500

-
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/03/apos-escandalos-de-corrupcao-santa-casa-do-rio-tenta-se-reinventar.html

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373518 | golfinho7 | 30 ago 2016 15:14 | Em resposta a: #261703

Bom dia,

Graças à Senhora Mila que me encontrou estes registos de nascimento, finalmente vou puder saber se estas pessoas sao os filhos do irmao de meu avo que foi para o Brasil.
Gostaria que alguém me pudesse ajudar :

1 Em que registos devo ver para os incontrar ? (se estao online)
2 Onde devo dirigir me para poder ober uma copia ?
3 Nao posso deslocar me ao Rio porque estou residente em França

Registros de Nascimento no RJ:
Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesia de Inhaúma) - Registro Civil - 6U
Pai Henrique Queiros mãe;Ana Queiros

1-Registro de Carmen Queiróz, n. 223 em 14/01/1927, rua Visconde de Nictheroy, n. 250.
6U.0.LTN.066/f.053 ficha 396 894
Registro de nascimento ano 1932 numero 2796 Local RJ LTN (livros Taloes de nascimento
2-Sthefano Queiroz

Registro de Sthefano Queiróz, n. 1275 em 12/01/1931, rua Barbosa Rodrigues, n. 138.
6U.0.LTN.077/f.007 ficha 398248
Registro nascimento ano 1932 numero 2807 RJ LTN

3-Registro de Angelina Queiroz, n. 196 em 06/01/1934, rua Barboza Rodrigues, n. 138.
6U.0.LTN.158/f.061 ficha 416218
Ano 1934 numero 2888 RJ LTN

4-Registro de Stefano Queiroz, n. 789 em 17/03/1935, rua Barbosa Rodrigues, n. 138.
6U.0.LTN.215/f.066 ficha 429775
Ano 1935 numero2945 RJ LTN


Obrigada a quem me puder ajudar

Comprimentos

Maria do Céu Fernandes Queiros

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373520 | saintclair | 30 ago 2016 16:23 | Em resposta a: #373518

-
Maria Céu;
...Conforme já lhe foi dito, ......
"Poderá escrever ao Arquivo Nacional,e,pedir o documento,é um serviço pago,tem que informar todos os dados do Nascimento,que lhe informei ontem."
consultas@arquivonacional.gov.br

http://geneall.net/pt/forum/169001/encontrar-irmao-avo/#a361270
Sc.

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373529 | mila1000 | 30 ago 2016 23:51 | Em resposta a: #261703

Maria do Céu,
Escreva para o Arquivo Nacional consultas@arquivonacional.gov.br.
Informe todos os dados,e,eles lhe enviam fotocópia do registo civil.O que eles cobram é apenas a fotocópia,e,o envio pelos correios.É muito pouco.

Caso queira o documento emitido pelo cartório,escreva para a 11º circunscrição RJ,o valor será maior, documento será oficial,e, receberá em casa,com certeza.

11ª Circunscrição do Registro Civil das Pessoas Naturais e TabelionatoAtribuição:
Notas -> Registro Civil das Pessoas Naturais
Endereço:
Av. Dom Hélder Câmara , Nº 6776 1º ANDAR - Pilares - Rio de Janeiro
Responsável: GERSON ANDRADE DE GOUVEIA QUEIROZ
Email: 11RCPN@INFOLINK.COM.BR
Telefone: (21)2269-8672


Mila

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373540 | saintclair | 31 ago 2016 14:14 | Em resposta a: #373529

-
....A Maria Céu ainda não conseguiu encontrar o assento
nascimento do irmão do seu avô em Portugal, como irá
encontrar nos Registos Brasileiros, o nome dos filhos deste
tio-avô?
Sc.

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373576 | golfinho7 | 02 set 2016 07:45 | Em resposta a: #373540

Bom dia Senhor Sinclair,

Eu nunca disse que nao tinha a certidao de meu tio avo.
Por acaso jà hà muitos anos que encontrei a certidao de nascimento do meu tio avo.
Ele foi baptizado no dia 20/03/1900 na igreja do Salvador de Torgueda concelho de Vila real a quem lhe deram o nome de Henrique nasceu nessa freguesia às 2h da manha do dia 10/03/1900 filho ligitimo de Joaquim Queiroz e Albina Ribeiro moradores no lugar de Arrabaes neto paterno de Antonio Queiros e Candida da Silva e marterno de Francisco Ribeiro e Mario do Rosario Da Nobrega. Foi padrinho Henrique Dias e madrinha Mathilde Alves.

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#373578 | saintclair | 02 set 2016 09:31 | Em resposta a: #373576

--
Maria Céu;
Por mais voltas que vc. dê, nunca vai chegar a qualquer conclusão.
Começou por pedir ajuda para o "Serafim Dos Anjos Queiroz" (morreu em 1971),
e em determinado momento passou a procurar os filhos do seu tio- avô Henrique,
emigrado no Brasil, e que nem sabe o nome deles... o mesmo é dizer; "Fez uma
salganhada",de que não vai conseguir sair!
-------------------------------------------------------
#361125 | golfinho7 | 07 Set 2015 10:36

Bom dia,

Jà hà alguns anos que faço a minha arvore genealogica e nao consigo encontrar um irmao do meu avo. Este ano fui a Portugal e falei com as filhas desse meu tio avo que nao me souberam dizer em que ano ele nasceu.
Deram me o nome completo dele que é "Serafim Dos Anjos Queiroz" (morreu em 1971) o meu avo nasceu em 1902, um outro irmao nasceu em 1900 (este que foi para o Brasil mas nao o encontro) e outro que nasceu em 1898. Penso que esse Serafim também nasceu nesse periodo, infelizmente nao o encontro. Alguém por favor podia ajudar me a encontra lo.

Distrito Vila Real, Vila Real, freguesia Torgueda o nome dos meus bis avos eram os seguintes
Serafim Dos Anjos Queiroz filho de
Joaquim Queiros e Albina Augusta(Alvina) Ribeiro
Neto de Antonio Queiros e Candida Da Silva (pela parte do pai)
Neto de Francisco Ribeiro e Maria Do Rozario Da Nobrega

Agredecia a quem me pudesse ajudar

Comprimentos

Maria Do Céu Fernandes Queiroz
--------
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#379031 | genio72 | 23 mar 2017 17:47 | Em resposta a: #261703

Olá, ainda faz esse serviço?

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#383675 | ChrisBrito | 16 ago 2017 19:27 | Em resposta a: #261703

Michel, boa tarde! estamos procurando dados sobre a avó do meu marido.
Já procuramos no Arquivo Nacional e em alguns cartórios e nada.
Ela nasceu entre 1895 e 1905, mas não temos a data. Temos apenas a certidão de casamento dos pais dela que foi em 1895.
Se vc puder me ajudar eu ficaria muito grata.
Quanto vc me cobraria para realizar essas pesquisas na Santa Casa?
Nascimento e/ou óbito.
Na verdade preciso dos dados da certidão para requerer uma segunda via. As vezes esses dados constam no óbito.

Dados: SILVANA SERAPHIM EMILIA
Filha de: Manuel Seraphim Emilio e Emilia Rosa de Jesus.
christianebrito.21@gmail.com

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#383677 | saintclair | 16 ago 2017 20:06 | Em resposta a: #383675

-
Há muito tempo que este tópico deixou
de ter actividade.....
Sc.

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#383678 | ChrisBrito | 16 ago 2017 20:08 | Em resposta a: #261703

Obrigada Santclair. Sabe se alguém pode me ajudar?

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#383683 | saintclair | 16 ago 2017 21:38 | Em resposta a: #383675

-
O seu familiar nasceu no Brasil?
Sc.

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#383689 | mila1000 | 16 ago 2017 23:02 | Em resposta a: #383675

Chris brito,

Se é do Rio,saiba que em 1896 consta um registro na 8º Pretoria (Bairros Central,Santo Cristo,Santana e Gamboa) em nome de Sebrana ou Silvana,filha de Manuel Seraphim Emilio

Nessa mesma pretoria consta em 30/11/1900 o registro do filho Seraphim,que faleceu em 1904 vitima de meningite.

Fale no Arquivo Nacional, ou, vá até lá,com certeza eles encontram esses registros.

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#383692 | ChrisBrito | 17 ago 2017 03:05 | Em resposta a: #383689

No arquivo nacional não está. Como vc conseguiu essa informação da 8 pretoria?! Não tem a data do nascimento?!

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#383693 | ChrisBrito | 17 ago 2017 03:06 | Em resposta a: #383683

Sim. No Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#383705 | saintclair | 17 ago 2017 16:19 | Em resposta a: #383693

http://geneall.net/pt/forum/172046/resposta-para-christiane-brito-silvana-seraphim-emilio/#a383702

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#405255 | ELIANEGOMES65 | 10 jul 2018 23:47 | Em resposta a: #261844

Concordo. Fui na santa casa hoje para procurar um óbito de 1950. La fui informada que tenho que pagar 150, reais somente pela pesquisa, não e garantia de encontrar......Ou você vai na fundação Leão 13 e pede uma isenção e manda a santa casa fazer busca gratuita, so que vai demorar uns 2 meses, assim o funcionário d ela me informou. Pois a santa casa agiliza rápido quem paga.....

complicado

Resposta

Link directo:

Oferecimento de ajuda na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

#406144 | katialves | 06 ago 2018 16:38 | Em resposta a: #261703

Olá!
Estou tentando localizar o registro do óbito de três pessoas da minha família, porém não consegui. Não consigo localizar as circunscrições para iniciar a pesquisa. Alguém poderia me ajudar?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 08:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen