SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Pessoas | Títulos

SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#261948 | Conde de Granada | 11 set 2010 13:17

Caros,

Por meio de vários amigos de relevo no Movimento Monárquico Brasileiro, há pouco tive a notícia de que SAR o príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança havia recebido o título de "Duque de Vassouras" de seu irmão primogênito, SAIR o príncipe D. Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil. A "estória" ficou reestrita à algumas poucas pessoas. Mas, dada a importância das mesmas, chegou a divulgar-se em alguns Círculos Monárquicos tal notícia. No entanto, ontem à noite, em conversa com um amigo, fui informado (pois eu já havia formulado pedido oficial de esclarecimentos) que o "facto" não era verdade, ou seja, não "houve" concessão de título.

Com os melhores cumprimentos,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#261957 | Abreu e Silva | 11 set 2010 15:21 | Em resposta a: #261948

Eu acredito que tal não seja verdade. Tanto quanto eu saiba nem Dom Luiz nem seu pai. Dom Pedro Henrique, autorgaram ou distribuiram quaisquer títulos (apesar de algumas vezes solicitados...)
Att
Fernando de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#261958 | Conde de Granada | 11 set 2010 15:37 | Em resposta a: #261957

Caro confrade,

O título de "Duque de Vassouras" é, de facto, uma inverdade. Mas, o boato circulou suficientemente para provocar certas "animosidades".

Publica e oficialmente, não houve quaisquer titulações. No entanto, há muito se sabe que D. Pedro Henrique fez comendador da Imperial Ordem do Cruzeiro do Sul um rico comerciante português que havia lhe dado um imponente casarão no centro velho do Rio de Janeiro, quando a Família Imperial voltou do exílio, na década de 50. Há, ainda, o título de marquês dado ao Dr. Plínio Correia de Oliveira, fundador da TFP. Quanto a esse último, por exemplo, é sabido que em todas as cartas dirigidas à sua mãe, D. Lucília Ribeiro dos Santos, ele a tratava carinhosamente de "minha marquesinha." Existem, ainda, mais uma ou duas "histórias", como a elevação do neto do 1º Conde do ...... a marquês, que pouco tenta escondes o "facto". Assim, presume-se que os tais tenham sido titulados em "segredo", dado que, segundo determinação de D. Isabel "a Redentora", a Casa Imperial só voltaria a titular quando se desse a restauração da monarquia.

Dou-lhe razão quanto às solicitações. Ainda hoje existem e em razoável quantidade.

Cumprimentos,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#262889 | Abreu e Silva | 25 set 2010 20:14 | Em resposta a: #261958

Caro Sr. Granada,

Não quiz responder a seu gentil e-mail antes de conversar com um amigo meu, próximo da familia real brasileira e que também o fora do Dr. Plínio Correia de Oliveira. Confirmou-me ele então que a história de Dom Pedro Henrique ter conferido o título de marquês ao Dr. Plínio é inteiramente inverídica - esta minha fonte é inteiramente digna de crédito e se se fizesse necessário eu a nomearia - tanto quanto a do "rico comerciante português" - que de fato doou uma propriedade à familia real brasileira quando esta chegou de volta ao Brasil e por esse gesto de largueza, tentando compensar Dom Pedro Henrique pelo esbulho que recentemente este sofrera, também nada recebeu além do régio reconhecimento.

Com os meus melhores cumprimentos

Fernando de Abreu e Silva

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263052 | Conde de Granada | 28 set 2010 13:13 | Em resposta a: #262889

Caro Sr. Fernando de Abreu e Silva,

Agradeço-lhe pela boa vontade, no entanto, como eu já lhe havia dito, uma é a história oficial, outra a oficiosa que, nem por isso, é desprovida de verdade. O senhor esperava outra resposta que não essa, enfim, esperava que lhe dissessem?: "Sim! O príncipe fulano de tal titulou ao sr. ciclano!"...

Dispenço-lhe de informar o nome do seu informante, todavia, assevero-lhe que minha "fonte" é igualmente segura. Mas, paciência. Acha que SS.AA.II. afirmariam que passaram em rompante por sobre as ordens expressas de D. Isabel que, há mais de 120 anos, proibiu a titulação de quem quer que fosse (com excessão da própria Casa Imperial, uma vez que D. Pedro Henrique titulou todas as suas noras) até que se restaurasse o Império? Certamente que não.

Mas, já que é assim, para não contradizê-lo, que paire a dúvida.

Aliás, quanto ao comerciante português, há um livro que documenta isso. Falta eu achá-lo em meio ao pandemônio que está o escritório... Tão logo, lhe informo.

Melhores cumprimentos,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263053 | Conde de Granada | 28 set 2010 13:21 | Em resposta a: #263052

- Onde se lê "excessão" deve-se ler "exceção".

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263073 | felpo | 29 set 2010 01:23 | Em resposta a: #263053

excepção

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263083 | Conde de Granada | 29 set 2010 12:13 | Em resposta a: #263073

No Brasil, o "p" de excepção, o "c" de acto, e outras tantas, cairam há décadas... Mas, como estou num fórum português, tento me adaptar, mas, às vezes, ocorrem falhas... (risos).

Abraço,

D.

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263085 | FranciscoF | 29 set 2010 14:27 | Em resposta a: #261948

Como comentátio "a latere" devo dizer que o título "Duque de Vassouras" me parece espantoso, mesmo num país tão dado a piadas como é o Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263087 | Conde de Granada | 29 set 2010 14:33 | Em resposta a: #263085

Vassouras é uma antiga, histórica e mui considerada cidade carioca, ademais, é a "sede" do ramo dinástico dos Orleans e Bragança.

Portugal não fica atrás quando se trata de "piadas."

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263106 | Mlorena | 29 set 2010 22:12 | Em resposta a: #263087

Costumo ler este fórum com regularidade diária, sem nunca ter comentado qualquer mensagem. Tenho verificado que este "Conde" vai fazendo alguns comentários um pouco atrevidos mas inofensivos.

Agora dizer que o meu país é um país de piadas isso já me fez ferver sem água! Parece-me óbvio que se temos piadas elas chegam-nos do Brasil, especialmente depois do dia 7 de Setembro de 1822.

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263107 | Mlorena | 29 set 2010 22:14 | Em resposta a: #263106

Para que não se diga que não assinei,

Manuel Lorena

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263109 | Conde de Granada | 29 set 2010 22:30 | Em resposta a: #263106

Ledo engano...

O Brasil é país das piadas desde 15 de novembro de 1889... Assim como Portugal o é desde 5 de outubro de 1910...

Não me leve a mal... pois, quem me lê (como o senhor diz), deveria saber do meu respeito e consideração por Portugal...

Procure entender melhor os devidos contextos...

Saudações,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263136 | FranciscoF | 30 set 2010 12:21 | Em resposta a: #263109

Durante os anos que vivi no Brasil notei com condescendência a obcessão dos locais em contar piada de português (nem todos, diga-se). Depois, notei que essas piadas eram cópia de piadas que ouvi noutros países (Angola, Moçambique, Espanha, Irlanda, Itália, Grécia, Turquia, etc) sobre Estados que os tinham dominado ou eram seus rivais. No caso concreto do Brasil, conclui que era uma mistura de sentido de humor com complexo colonial.

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263138 | Conde de Granada | 30 set 2010 12:50 | Em resposta a: #263136

Concordo em absoluto!

É, na verdade, um recalcado "complexo de inferioridade", praticamente o mesmo que Portugal nutre em relação aos seus "primos" ricos da União Européia.

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263141 | Mlorena | 30 set 2010 13:50 | Em resposta a: #263138

Mas o Senhor continua a tentar colar sobre a imagem de Portugal a imagem do seu país?

Se respeita Portugal não o compare com o Brasil. O português complexado é o português que não merece essa denominação.

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263143 | Conde de Granada | 30 set 2010 14:06 | Em resposta a: #263141

Mutatis mutandis, Idem...

Qual país? Fala juridicamente? Então, seria o Brasil ou a Espanha?

Presumo que deva estar a falar do Brasil...

Não ache que Portugal é superior, porque não é... não é mesmo.

Da mesma forma, o brasileiro complexado é o brasileiro que não merece essa denominação... como o será com o alemão (?), o espanhol (?) e outros tantos... Caro, adjetivo pátrio não torna pessoa alguma verdadeiramente portuguesa ou brasileira ou espanhola ou qualquer coisa.

Por favor, poupe-me de "patriotadas"...

Não gosto de tapar o sol com a peneira.

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263144 | Mlorena | 30 set 2010 14:13 | Em resposta a: #263143

Venha para Portugal viver e lhe dirão se são patriotadas, como o Camilo Castelo Branco diria, davam-lhe umas quantas e ia ver se continuava a comparar portugueses com brasileiros e espanhóis.

Resposta

Link directo:

RE: SAR o Príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança, Duque de Vassouras (?)

#263145 | Conde de Granada | 30 set 2010 14:20 | Em resposta a: #263144

Faz-me rir.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 01:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen