Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ajuda

#262218 | anr109 | 15 set 2010 02:10

Senhores (as)

venho tentando ajuda desde 2008 e não obtive coisa alguma.

faço o felho pedido agora novo, os dados que tenho são:

Capitão Estevão Alvares Bezerra e seu irmão Caetano de Barros Bezerra, são naturais da freguesia de Vila de Viana, são filhos de José Alves (Alvares) de Barros e Simoa Alves Bezerra. os assentos que tenho não diz nada sobre ele, geralmente apadrinhando alguém. Acredito que Jose Alves e Simoa casaram-se nesta Vila de Viana. Neste momento encontrando o casamento, tornaria minha pesquisa mais fácil.

Até Mais

Antonio Nogueira Régis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262223 | MariaDavid | 15 set 2010 09:39 | Em resposta a: #262218

António Nogueira Regis

Assim, tal como formula o seu pedido de ajuda, não admira que ainda esteja sem qualquer resposta. Só para ter uma ideia ao que me refiro, não apresenta qualquer data para referência (esse personagem é de 1600, 1700, 1830, 1948....???????), essa vila de Viana fica onde?...Alentejo...Minho...Açores...Brasil....etc, etc.Depois, a que tipo de assentos se refere, quando diz "...os assentos que tenho não diz nada sobre ele....".

Repense o que tem, o que quer e volte a apresentar o seu pedido de ajuda.

Espero ter ajudado
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262289 | anr109 | 16 set 2010 03:16 | Em resposta a: #262223

Oi, Maria

Perdoe-me Maria, às vezes fazemos coisas sem pensar, o que aconteceu foi mais ou menos isso.

Quando digo que tenho poucos dados referentes a este ramo da família é verdade.

Por exemplo, o Capitão Estevão Álvares Bezerra e seu irmão, também Capitão, Caetano de Barras Bezerra, aparecem em diversos assentos como padrinho a partir de 1730, inclusive apadrinha a escravinha Quitéria que para nós é a 1ª cidadã limoeirense, em 04/10/1735.

Seus pais são: Jose Alves Barros e Simoa de Abreu Bezerra, naturais da Vila de Viana d’Alentejo. Acredito que olhando os registros de casamentos anteriores a 1730 da Vila citada

Obs: Estevão casou-se aqui no Brasil na capitania do Pernambuco, no lugar Santo Antão com Paula Maria dos Prazeres. Teve filhos naturais com outra mulher. Seu irmão também casou-se aqui. Caetano faleceu com 92 anos de idade.

A pesquisa aqui presencial o APEP, há ainda muito documento a ser microfilmado e/ou digitalizado. Os Documentos Manuscritos da Capitania de Pernambuco (Ultramarinos), por exemplo, não consegui ainda, pelo menos não encontrei na internet. Salvo o da Capitania do Ceará, onde resido.

Os outros ascendentes de Santa Christina de Nogueira (Etombo) e Trindade Beja (um amigo da Geneall), abundam em informações aqui assentadas. Tenho conseguido muitos dados importantes por estas duas vias.

De fato são poucas as informações que possuo, mas devemos começar de algum ponto, mesmo que seja em Portugal.

Até Mais,

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262298 | MariaDavid | 16 set 2010 13:02 | Em resposta a: #262289

Caro António Nogueira Regis

Obrigada pela sua resposta. Da parte que me toca, não tenho qualquer hipótese de ajudar pois nenhum dos nomes que apresenta fazem parte da minha investigação familiar. No entanto, a partir dos elementos que colocou agora aqui, estou certa que irá receber ajuda por parte de outros confrades. O apelido Bezerra já foi debatido em vários tópicos.

Desejo-lhe boa sorte nas suas investigações

Cumprimentos
Maria

PS: Não tem que me pedir desculpa do que quer que seja, lapsos acontecem com todos. Apenas lhe fiz uma chamada de atenção com vista a ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262363 | Fmaia | 17 set 2010 18:26 | Em resposta a: #262218

Caro Antonio Nogueira Régis

Estive hoje no Arquivo a pesquisar para os confrades e pude verificar que o livro de assentos que pretende foi retirado à consulta, devido ao mau estado de conservação, pelo que se encontra em microfilme.
Estou neste momento a responder a um pedido do confrade Fertelde, que por acaso é o mesmo filme dos seus Bezerras - a julgar pelas datas da sua demanda- pelo que na Segunda Feira ou Terça Feira iniciarei a busca.
Hoje, passei por uma Simoa (assento de Baptismo), o qual não pude decifrar na íntegra por impossível ser a sua leitura.
De qualquer forma irei rever o assento com mais tranquilidade quando for oportuno, mas, não me parece crível ser a mesma pessoa, isto porque se trata de um assento de nascimento para 1682.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262438 | anr109 | 18 set 2010 22:17 | Em resposta a: #262298

Valeu, Maria

compreendo,

abs.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262439 | anr109 | 18 set 2010 22:38 | Em resposta a: #262363

Oi, Caro Costa Maia

Sinta-se responsável pela minha alegria, tento há algum tempo ajuda para este ramo familiar.

Como digo no meu tópico, as informações são poucas, me parece que os padres aqui, pelo menos da minha região, esquecia alguns dados que para nós são muito importantes, mas acredito, devido a freguesia ser extensa e abranger, como atualmente nosso Bispado abrange o alto e baixo Rio Jaguaribe (Vale do Jaguaribe: Rio das Onças), abarcando cerca de 15 cidades. Assim omitia algumas informações cruciais, a pesar dos erros também.

Também perdôo quando um confrade reclama que tenho poucos dados, isso é de fato verdade, mas tenho que começar de algum ponto, não é?

Como já disse, este ramo familiar é bem obscuro, aparem e somem de repente, em nenhum assento consta freguesia e lugar onde foram batizados.

Desde já grato pela atenção,

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262440 | hpinto | 18 set 2010 22:56 | Em resposta a: #262289

Caro António Nogueira Regis:
Não confundir as duas «Vila de Viana» que existem em Portugal. Uma é de facto no Alentejo; a outra fica no litoral norte de Portugal e chamou-se Vila de Viana até princípios do Séc. XIX, depois passou a chamar-se Viana do Castelo.
Se procura o nome Bezerra, parece-me mais que se trata de Viana do Castelo.
Helena Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262448 | Fmaia | 19 set 2010 03:07 | Em resposta a: #262439

Caro Antonio Nogueira Regis

Não creio que haja grandes dúvidas quanto a tratar-se da Vila de Viana ou, na pior das hipóteses, de alguma freguesia das redondezas.
Em tempos passei por uma casa em ruínas, sita na freguesia da Meadela, paredes meias com as freguesias de Perre e Santa Maria Maior(Viana).
Por curiosidade, aproximei-me e tirei umas fotografias, por muito antiga ser a casa e o seu estado de conservação deplorável - em ruínas.
Consultei algumas pessoas e com o que entretanto ia lendo a respeito, pude constatar que a referida casa era denominada por Casa de Paredes ou Casa do Couto de Paredes. Por meados do Séc XVlll, esta propriedade era pertença de Baltazar Jácome do Lago Bezerra, filho de Francisco Jácome do Lago e Tereza Maria de Barros (Senhores do Couto de Paredes), como pode verificar aqui no Genea.Depois passou à posse de sua filha Francisca, c.c. o 1º Visconde de S. Gil de Perre e 1º Marquês de Terena.
Actualmente é seu proprietário, segundo informações de rua, um Sr. Braga.
Depois de ter visto o seu pedido, recordei-me deste caso e calculei que poderia tratar-se da mesma família (colaterais), pela coincidência de apelidos. Daí, a minha resposta à sua demanda, muito embora eu saiba que pode ser um caso de pesquisa bastante complicado.O tentar deslindar não custa...

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262452 | anr109 | 19 set 2010 05:32 | Em resposta a: #262440

Oi, Helena Pinto

Saudações

Acaba de me dar uma informação valiosa.

A ultima informação que tenho é que Viana d'Alentejo, como não tenho a freguesia fica difícil a pesquisa no etombo.
O Confrade FMaia já identificou alguma coisa nos livros de Viana d'Alentejo.

Muitíssimo obrigado pelas informações

atenciosamente,

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262453 | anr109 | 19 set 2010 05:49 | Em resposta a: #262448

Prezado, Costa Maia

Saudações

Muito interessante sua história, vou guardar para uma consulta posterior.
Pode ser que tenha algum ponto convergente, mas os ancestrais que procuro, provavelmente nasceram na última década do século XVII e o seguinte, desconfio que possam ter nascido entre 1680 e 1720.

Não sei se conhece FMaia, ficou de me tirar as duvidas, indo ao arquivo.

Muitíssimo obrigado pelas informações.

Até mais,

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE
Antonioregis.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262467 | Fmaia | 19 set 2010 15:26 | Em resposta a: #262453

Caro confrade,

"Fmaia" é o nome de utilizador que uso, e que, ora assino como Costa Maia ora como Maia da Fonseca.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262476 | mafs | 19 set 2010 18:59 | Em resposta a: #262467

Caro Costa Maia

ja percebi que e um entendido em materia de genealogia.
apos os registos paroquiais como posso desenvolver minhas pesquisas genealogicas?
tem algum livro que possa enviaer via email que nos ensine algo sobre a genealogia, como pesquisar, onde pesquisar como desenvolver o estudo genealogico de nossa familia.

desde ja o meu obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#262483 | Fmaia | 19 set 2010 21:42 | Em resposta a: #262476

Caro(a) mafs

Se há alguma coisa em que eu não sou entendido, uma delas será sem dúvida nenhuma a genealogia.
Ao longo de alguns anos que levo de pesquisas genealógicas, e não são muitos, tenho vindo a aprender muito, e isso sim, posso dizer APRENDI MUITO, com bastantes confrades que frequentam o Forum. Tenho retirado muitos ensinamentos que não vem nos livros.
Vem-me à memória, assim a talho de foice, alguns tópicos que versam sobre a matéria e, sem querer esquecer alguns notáveis que navegam por aqui no Genea, lembro o "impagável" confrade VITOR FERREIRA, autor de umas quantas mensagens plenas de humor requintado, a par de uma enorme pedagogia sobre o tema.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 09:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen