Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Cargos | Famílias | Formação

Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#262226 | Francisco Queiroz | 15 set 2010 09:58

Caros confrades;
Apesar de já existirem, neste fórum, alguns tópicos sobre Cerva, decidi abrir este novo tópico, dedicado a uma pesquisa que agora se inicia, sobre o Paço Vedro de Cerva, as famílias que a ele estiveram ligadas e os respectivos ramos colaterais, nomeadamente:
Gonçalves Pipa, Costa Pipa, Afonso, Peixoto, Moura, Borges de Azevedo (de Mondim de Basto), Borges de Almeida, Costa Ribeiro, Costa Almeida, Costa Barbeita, Alves de Almeida, Alves Costa, Alves Martins (ou Martins Alves), Alves de Azevedo, Alves de Araújo, Pereira de Meireles, Martins da Guerra, Costa Cardoso, Rocha, Pacheco, Faria, Carvalho e Gonçalves Fraga.
Alguns dos membros desta família alargada que mais se destacaram foram o Conde de Alves Machado e o industrial Manuel Joaquim Afonso. Porém, vários médicos, letrados, sacerdotes e capitães de ordenanças pertenceram também à família.
No âmbito deste estudo, quase todas as grandes casas agrícolas de Cerva serão pesquisadas, com maior ou menor detalhe, dada a trama de parentescos que foi sendo estabelecida nos séculos XVIII e XIX.
Portanto, será abordada a história, entre outras, das seguintes casas:
- em Cerva
Paço Vedro (Lugar de Cerva)
Casa de Barbeita (Lugar de Alvite)
Casa da Igreja (Lugar de Cerva)
Casa do Muro - Muro de Cima, Muro do Meio e Muro de Baixo (Lugar de Cerva)
Casa de Mourão (Lugar de Mourão)
Casa de Crespos (Lugar de Cerva)
Casa do Casal (Lugar de Cerva)
Casa de Burgos (Lugar de Burgos)
Casa de Pombeiro (Lugar de Alvite)

- em Alvadia
Casa da Carvalhinha, em Lamas

- em Santa Marta da Montanha
Casa do Capitão-mor de Viduedo

- em Ribeira de Pena
Casa da Temporã

Serão também abordadas outras casas nos concelhos de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto, Fafe e Vila Real, nomeadamente em Atei (lugares de Outeiro e Cortegaço), Adoufe (Lugar da Borbelinha), Bilhó, Limões, Santo Estevão de Vinhós, Soutelo de Aguiar, Lixa do Alvão (Lugar de Carrazedo do Alvão, outrora pertencente a Soutelo de Aguiar), Cavez, Telões (Lugar do Pontido), Alvadia (Lugar de Lamas), Santa Marta da Montanha (Lugar de Viduedo), Ribeira de Pena (lugares de Reboriça e Bacelar) e Cerva (lugares de Adoria, Alvite, Asnela, Burgos, Cabriz, Formoselos, Pedreira, Pena Formosa, Rio Mau, etc.).

É possível que esta listagem das casas em estudo seja ampliada, à medida que a pesquisa evolui.

Para além de nomes, datas, locais, parentescos, profissões, títulos e biografias, serão analisadas as casas/quintas e seu valor histórico-artístico, os túmulos, as propriedades e os vínculos, o papel social e político no meio local / regional e nacional, as relações de amizade, os retratos, o espólio, produção literária e científica, etc..

Portanto, se este estudo também lhe interessa; se possui elementos documentais / visuais respeitantes ao tema do mesmo; se pretende um intercâmbio de dados; antecipadamente agradeço as achegas, quer para este fórum, quer directamente para o meu contacto pessoal: francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Se tiver alguma questão em concreto sobre as pessoas / famílias em estudo, por favor tenha em conta que a pesquisa abrange somente o período cronológico situado entre as mais antigas referências fiáveis que possam ser encontradas e o início do século XX (ou seja, até ao nascimento do Dr. Agostinho Alves Costa, médico em Cerva). Por conseguinte, dificilmente poderei responder a questões relacionadas com as famílias de Cerva no século XX.

Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#262246 | DD | 15 set 2010 14:33 | Em resposta a: #262226

Prezado Francisco Queiroz
Fico sinceramente entusiasmado com a iniciativa que tomou, situando-se o meu interesse, especialmente no que respeita a Asnela - antiga freguesia do concelho de Cerva - , além de antigas freguesias dos concelhos de Ermelo e de Atei, reconhecendo, no entanto, a dificuldade de investigação, mormento por desaparecimento de livros paroquiais, nos ADVila Real e ADBraga, ou, pelo menos, a dificuldade da sua localização.
Apesar da minha dificuldade em aceder ao ADVila Real e a digitilização dos livro paroquiais, que o mesmo Arquivo iniciou, não abranger, ainda, o período em que desejava fazer incidir as minhas buscas, limito-me, entretanto, a alguma base documental familiar.
Não queria deixar de, desde já, lhe manifestar o meu apoio a tão interessante iniciativa.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#262248 | Francisco Queiroz | 15 set 2010 15:16 | Em resposta a: #262246

Obrigado pelas suas palavras.
Já detectei pessoas de Asnela e de vários lugares de Atei, em processos "de genere". Porém, a pesquisa está no início. Mais adiante, pode indicar-me quais os nomes / famílias que lhe interessam e eu verificarei o que encontrei.
Cumps.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#264484 | JFBarata | 27 out 2010 18:41 | Em resposta a: #262246

Presado Francisco Queiroz, estou habilitado a fornecere-lhe dados sobre as Casas do Muro, de Burgos, da Igreja e do Fiçô, que reportam Família Alves Costa- Machado Costa.
Caso se mantenha interessado agradeço contacto para 917209952.
Melhores cumprimentos
Domingos de Almeida Machado

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#264490 | DD | 27 out 2010 22:54 | Em resposta a: #262248

Prezado Francisco Queiroz
Agradeço a sus msg e aguarsarei melhor oportunidade.
Cumprimentos.
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#264492 | Francisco Queiroz | 27 out 2010 23:21 | Em resposta a: #264490

Quando eu voltar ao fórum, com dados novos sobre este tópico, será altura de retomarmos a questão. Disponha.
Cumps.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#264493 | Francisco Queiroz | 27 out 2010 23:23 | Em resposta a: #264484

Obrigado.
Oportunamente contactarei.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#264505 | DD | 28 out 2010 14:25 | Em resposta a: #264492

Prezado Francisco Queiroz
Grato pela atenção e disponibilidade.
Cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#264506 | DD | 28 out 2010 14:26 | Em resposta a: #264492

Prezado Francisco Queiroz
Grato pela atenção e disponibilidade.
Cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#285395 | Francisco Queiroz | 23 ago 2011 13:45 | Em resposta a: #264506

Caro Miguelde Valdevez,
Já avancei um pouco mais. Pode dizer-me qual a casa (ou casas) de Asnela que lhe interessa?
E em Atei?

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#285448 | JAVSO | 23 ago 2011 20:49 | Em resposta a: #262226

Caro Francisco Queiroz

Relativamente a antepassados meus tenho a seguinte informação: no princípio do séc. XVII, Agostinho Lopes Maio ou só Agostinho Lopes, da Portela, freguesia de S. Martinho do Arco (de baúlhe), cc Maria de Moura, da freguesia de Atei.
Se encontrar alguma referência a este casal peço-lhe que me diga.
Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#285490 | Francisco Queiroz | 24 ago 2011 01:08 | Em resposta a: #285448

Há Mouras nesta região de Cerva - Atei. Sabe o nome da casa em Atei? Assim, é algo vago.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#285544 | JAVSO | 24 ago 2011 21:24 | Em resposta a: #285490

Caro Francisco Queiroz

Os únicos elementos de que disponho foram os que enviei.
Só peço que nas suas investigações, se encotrar esse casal, mo comunique.

Bem haja pela sua pronta disponibilidade,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#288508 | chardon | 04 out 2011 12:20 | Em resposta a: #285544

Caríssimo Francisco,

Tenho alguns antepassados em Cerva (S. Pedro). São eles:

José Joaquim Ribeiro, nascido em Cerva, Ribeira de Pena em 1840. Casou com Maria José de Sousa Rosa Rademaker, em Lisboa. Era filho de outro José Joaquim Ribeiro e de Ana Maria da Costa, ambos de Cerva, S. Pedro.
Na família sempre se falou que estes Ribeiros teriam um solar em Ribeira de Pena. Tem alguma informação sobre esta gente? Nos documentos que tenho surgem como "proprietários".

Muito obrigado,

Ricardo Ribeiro Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#292865 | Maricelper | 14 dez 2011 04:52 | Em resposta a: #288508

Caro confrade Ricardo Ribeiro Leitão,

Não sei se ajuda... mas existe em Cerva, no Lugar de Cabo da Costa, um "Solar" conhecido como "Ribeiro" ( http://www.panoramio.com/photo/60127981 ). A propriedade foi adquirida por outra(s) família(s).
Não sei se os atuais proprietários conhecem alguma coisa do passado desta casa.
Tenho muitas dúvidas. Contudo, poderá tentar.

Recordo-lhe que a propriedade Cervense "muda" radicalmente de propietários só a partir dos séc XVIII e XIX. Datando-se a partir daí a constituição das chamadas "grandes" casas. Exemplo: Burgos, Igreja, Marante, Casal, etc.


Ao dispor

Maricelper

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#292868 | chardon | 14 dez 2011 10:54 | Em resposta a: #292865

Muitíssimo obrigado pela dica. Vou tentar saber mais sobre o assunto.

Atenciosamente,

Ricardo Ribeiro Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#292896 | Maricelper | 14 dez 2011 19:58 | Em resposta a: #292868

Caro confrade,

Fiz algumas perguntas, sobre a possibilidade de existirem casas solarengas em Cerva, ou na freguesia, identificadas com o nome "Casa do Ribeiro", e tive conhecimento da existência de mais duas casas com as características que refere. Uma delas até relevante...

O amigo confrade menciona ter documentos onde os seus antepassados são apresentados como "proprietários": Será que, por acaso, nesses documentos estão descritos os lugares das propriedades? Isso ajudava.

Já viu os assentos de casamento?


Maricelper

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#292917 | chardon | 15 dez 2011 10:47 | Em resposta a: #292896

Antes de mais peço desculpa mas não sei como me hei-de dirigir... Maricelper é um nome masculino ou feminino?
Passando às suas questões, e agradecendo desde já a sua disponibilidade e interesse, infelizmente não se fala das propriedades, apenas é referido que são proprietários. Um deles, curiosamente, aparece num registo como "peleiro" e em todos os outros como proprietário.
Dizia-se na família que o povo chamava ao solar "casa dos judeus" mas acredito que seja fantasia.
Tenho os assentos de casamento mas, como já referi, são registos de Lisboa. Os de baptismo são de S. Pedro de Cerva. O problema é que se quiser andar para trás não há registos. Cerva só tem registos até 1860. Aqui reside o busílis da questão!
Tem alguma ideia sobre como ultrapassar este problema?
Todos eles casaram em Lisboa com gente de elevada condição social, o que me leva a crer que seria gente principal ou pelo menos endinheirada.

atenciosamente,

Ricardo Ribeiro Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#292918 | chardon | 15 dez 2011 10:50 | Em resposta a: #292917

Uma correcção, os registos de baptismo não tenho (são anteriores a 1860). No registo de casamento é que vem a informação acerca do baptismo de José Joaquim Ribeiro, bem como da identidade de seus pais e avós.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#298820 | 2314 | 04 mar 2012 15:16 | Em resposta a: #292865

O "famoso" solar do ribeiro no cabo da costa em cerva,mais conhecida como casa do ribeiro,foi propriedade do meu avo,antes
de ser vendida aos actuais proprietarios.
A meu ver estas pessoas nao conhecem a historia da casa e dado as obras que eles fizeram depois desta compra,a historia
noa lhes deve interessar.
Eu tenho as informaçoes que talvez lhe interese,fui muitas vezes visitar esta casa e espero que as antigas obras de arte
de pintura numa sala desta casa,foram preservadas.
Cordialmente

Ana C.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias - Confrade Francisco Queiroz

#298824 | cardosodoamaral | 04 mar 2012 16:04 | Em resposta a: #262226

Caro Confrade

Só agora vi este tópico.
Sou leigo na matéria e nada tenho para dar relativamente ao aqui referido, somente um nome de um nosso Confrade que possui uma casa solarenga para os lados de atei - Mondim de Basto de seu nome Jorge Albuquerque da Quinta.
Em tempos este nosso Confrade ajudou.
Penso que não terá visto este tópico quanto eu, mas será pessoa para dar ou pelo menos orientar quem poderá ajudar.
Caso pretenda, depois da devida autorização do nosso Confrade, posso lhe dar o contato, que para o efeito fica aqui o meu mail

cardosodoamaralarrobagmailpontocom.

Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias - Confrade Francisco Queiroz

#298838 | valboa | 04 mar 2012 18:49 | Em resposta a: #298824

Caro Adelino Cardoso do Amaral

Não tenho tinho tempo para frequentar o fórum como gostaria.
Quem abriu este tópico Francisco Queirós está completamente dentro do assunto e muito mais actualizado do que eu, até porque nunca estudei Cerva.
Não tem sido possivel, mas temos até combinado uma visita dele a Atei, para se inteirar das casas desta freguesia.

Será portanto a Ele que se deverão dirigir.

um abraço
Jorge Albuquerque da Quinta

ps. o assunto que me pediu, não está esuqecido, simplesmente não consigo fazer fotocópias do que pretende em casa e tenho que ir a um sítio onde o consiga fazer. O trabalho e a gripe não me têm deixado.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias - Confrade Francisco Queiroz

#298859 | cardosodoamaral | 04 mar 2012 20:44 | Em resposta a: #298838

Caro Jorge Albuquerque da Quinta

Gosto em contactar consigo.

Peço desculpa, mas a informação que dei, pensei que iria ter ao Confrade Francisco Queirós, independentemente de envolver o seu nome.
Queria ser prestável ao Confrade Francisco, mas está bem entregue nas suas mãos.

Um abraço e grato pela atenção.

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias - Confrade Francisco Queiroz

#299046 | Francisco Queiroz | 06 mar 2012 21:52 | Em resposta a: #298859

Caras e Caros confrades com interesse neste tópico.
Informo que já foram feitas muitas fotografias às casas de Cerva e freguesias confinantes (quando digo muitas fotografias, falo em alguns milhares), e já foi apresentada uma comunicação sobre o tema, no Congresso Casa Nobre (no fim de 2011). Contudo, o estudo genealógico propriamente dito ainda está numa fase que não permite tirar grandes conclusões. Digamos que se está a acumular a informação. A seu tempo, suponho que poderei esclarecer algumas dúvidas deste tópico.
Ao Jorge Albuquerque da Quinta: não está esquecida a nossa combinação sobre Atei. Já estive para o contactar a semana passada.
Obrigado a todos.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#299047 | Francisco Queiroz | 06 mar 2012 21:55 | Em resposta a: #292896

Cara Maria Celeste Pereira
Dei uma resposta genérica no final deste tópico, que também é dirigida a si.
Obrigado
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#299048 | Francisco Queiroz | 06 mar 2012 21:55 | Em resposta a: #292918

Caro Chardon
Respondi no fim deste tópico.
Obrigado.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#299049 | Francisco Queiroz | 06 mar 2012 21:58 | Em resposta a: #298820

Cara Ana C.
Gostava muito de saber mais sobre esse assunto.
Se preferir contactar-me por email, aqui fica:
francisco[arroba]queirozportela.com
Obrigado.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias - Confrade Francisco Queiroz

#299050 | Francisco Queiroz | 06 mar 2012 21:59 | Em resposta a: #298838

Caríssimo
Respondi abaixo.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#299051 | Francisco Queiroz | 06 mar 2012 21:59 | Em resposta a: #298820

Cara Ana C.
Gostava muito de saber mais sobre esse assunto.
Se preferir contactar-me por email, aqui fica:
francisco[arroba]queirozportela.com
Obrigado.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#299561 | Mercedesf | 12 mar 2012 10:40 | Em resposta a: #262226

Disculpen:
Desejo contactar com o Senhor Queiroz. Já havía contactado há tres anos e tentei enviar unha informaçâo sob a minha familia que él interesou, mais nâo consigo, pois o e-mail que me facilitou nâo é operativo.ou sufrí qualquer erro ao anotar,
Agradeço indique, si é possível novo contacto.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#299562 | Mercedesf | 12 mar 2012 10:43 | Em resposta a: #299561

Disculpen:
Desejo contactar com o Senhor Queiroz. Já havía contactado há tres anos e tentei enviar unha informaçâo sob a minha familia que él interesou, mais nâo consigo, pois o e-mail que me facilitou nâo é operativo.ou sufrí qualquer erro ao anotar,
Agradeço indique, si é possível novo contacto.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#299563 | Mercedesf | 12 mar 2012 10:47 | Em resposta a: #262226

Disculpen:
Preciso contactar con o Senhor Queiroz. Já habíamos mantido contacto há tres anos, sob unha informaçâo que lhe interesaba obter sob a minha familia, mais tentei comunicar, a través do seu email, mais deve ter algum erro ou nâo está operativo.
Agradeço inmenso indique novamente o seu email, para poder enviar a informaçâo que interessa.
Muito obrigada.
Mercedesf

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#299582 | Francisco Queiroz | 12 mar 2012 15:42 | Em resposta a: #299563

Cara Mercedes
Não me recordo de termos mantido um contacto anterior. De qualquer modo, tenho muito gosto em esclarecer qualquer questão.
Se quiser contactar-me por email, aqui fica:
francisco[arroba]queirozportela.com (deve substituir [arroba] por @)
Obrigado.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#315043 | vaniac | 09 out 2012 18:43 | Em resposta a: #262226

Boa Tarde

Ficaria muito agradecida se me conseguissem dar algumas informações acerca da minha familia. Os meus bisavós paternos eram da aldeia de Viduedo: Luisa Maria Pipa e António Joaquim Ribeiro, tiveram 9 filhos entre eles o meu avõ José Luis Pipa Ribeiro que casou com a minha avó Arminda Neiva, filha de Albino Neiva também de Viduedo e uma Maria (não sei apelido ) que era da Povoa em Ribeira de Pena.

O meu avô paterno também era da aldeia de viduedo chamava-se João do Cabo e casou com Ana Goçalves de Santa Marta da Montanha( ou Santa Marta do Alvão).

Como se vê pouco sei dos meus ascendentes mas a curiosidade é muita, não sei se estas informações serão suficientes.
Actualmente a minha a vo materna é proprietaria da casa dos pipas em Viduedo.


Obrigada

VÂnia Ribeiro do Cabo

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#315268 | Francisco Queiroz | 13 out 2012 14:22 | Em resposta a: #315043

Cara Vânia Ribeiro do Cabo
Pode contactar-me a título particular, por via deste endereço?

franciscoqueiroz[arroba]sapo[ponto]pt

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#315293 | vaniac | 13 out 2012 21:25 | Em resposta a: #315268

Caro Francisco Queiroz

Já lhe enviei e-mail

Cumps
Vânia Ribeiro do Cabo

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#317564 | rosa filipe | 20 nov 2012 19:28 | Em resposta a: #262226

senhor Francisco Queiroz peço desculpa pelo incomodo, mas gostava muito de saber se tem alguma informação de uma familia em sitio de alvite pertencente a cerva com o nome de Ernesto da silva teve duas filhas e um filho

carolina da silva-----1938

teresa da silva.........

augusto da silva.....

este morreu quando a carolina tinha 8 anos

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#317566 | Francisco Queiroz | 20 nov 2012 19:43 | Em resposta a: #317564

Não tenho informação alguma sobre esses nomes. O meu interesse reside de 1910 para trás.
Cumps

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#317624 | miro | 21 nov 2012 18:37 | Em resposta a: #317564

boa tarde,
pesquise nos paroquiais de cerva.
pode ser da familia que aparece neste registo:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-035&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-035/PRTC0808D_ADVRL-PRPN03-001-Lv035_M_00005.jpg
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#317627 | miro | 21 nov 2012 19:01 | Em resposta a: #317564

também pode ser desta familia:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-035&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-035/PRTC0808D_ADVRL-PRPN03-001-Lv035_M_00033.jpg

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#327984 | mnunes.rodrigo | 24 abr 2013 20:05 | Em resposta a: #317627

Prezados, tenho algumas informações sobre a minha família e gostaria, se possível, de auxílio.
Meu avô materno, José Magalhães, nasceu em 07 de junho de 1920, em Cerva, Ribeira de Pena.
Ele era filho de José Magalhães e Francisca Braga e teve os irmãos:
Domingos Coimbra (por parte de mãe), Alberto Magalhães, Maria Magalhães, Manuel Magalhães e Natividade Magalhães (que também veio para o Brasil).
Os avós dele eram:
Por parte de mãe: Manuel Guedes Coimbra e Maria Engrácia Braga.
Por parte de pai: Manuel Magalhães e Maria Teixeira.
Se alguém puder me dar uma ajuda, eu ficaria muito grato!
Rodrigo Magalhães Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias - Confrade Francisco Queiroz

#332977 | chardon | 25 jul 2013 16:13 | Em resposta a: #299046

Caro confrade Francisco Queiroz,

Antes de mais espero encontrá-lo bem. Como tem estado a correr o trabalho? Já tem alguma informação sobre as minhas gentes? Desculpe maçá-lo mais uma vez mas curiosidade é muita.

Atenciosamente,

Ricardo Ribeiro Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias - Confrade Francisco Queiroz

#332996 | Francisco Queiroz | 25 jul 2013 22:44 | Em resposta a: #332977

Não, ainda não tenho nada que lhe possa interessar. Estou na fase de escrever, mas como tenho de começar no início, esse início não é dessa época, nem é em Cerva, mas sim um pouco mais abaixo.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias - Confrade Francisco Queiroz

#333028 | chardon | 26 jul 2013 18:32 | Em resposta a: #332996

Caríssimo Francisco,

Muito obrigado pela resposta e boa sorte para o trabalho. Ficarei à espera dos resultados cheio de curiosidade.

Atenciosamente,

Ricardo Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#333231 | peninha | 01 ago 2013 14:04 | Em resposta a: #315268

Caro Francisco Queiroz


Pelo menos nos finais do séc. 18, (quiçá muito antes), há uma família Gonçalves, que também usou Gonçalves dos Santos, bem implantada em Coruche, originária do concelho de Cerva (Comarca de Vila Real, Arcebispado de Braga).
Não obstante ser um puzzle ainda não resolvido, caso tenha interesse, terei muito gosto em enviar-lhe umas notas dispersas que coligi sobre esta família.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#333234 | Francisco Queiroz | 01 ago 2013 16:03 | Em resposta a: #333231

Caro António Pena Monteiro.
"Gonçalves" é vago, mas, de qualquer modo, pode ser que haja alguma ligação. Pode usar o meu email franciscoqueiroz[arroba]sapo[ponto]pt Antecipadamente agradeço.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#352049 | chardon | 11 nov 2014 11:18 | Em resposta a: #262226

Caríssimo Francisco Queiroz,

Antes de mais espero encontrá-lo bem. Gostava de saber se já tem mais informações sobre cerva, e se por acaso apanhou os meus Ribeiro, ou Costa.
Obrigado pela ajuda.

atentamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#358281 | SaMenezes | 04 jun 2015 14:02 | Em resposta a: #262226

Caro Francisco Queiroz
Estou muito interessado em saber as origens e dados genealógicos do "Queiróses" de Cerva, mais concretamente da Casa de Queirós (ou Quirós) em Formoselos.
Pode indicar-me alguma publicação sobre eles? O Felgueiras Gayo não os aborda (creio eu).

Agradeço desde já
José Carlos Menezes

Resposta

Link directo:

Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#405802 | Canuta | 25 jul 2018 23:10 | Em resposta a: #285448

Boa noite,

Caro José Alfredo de Oliveira,

ao passar os olhos por este tópico, já antigo, deparei-me com a referência a uma pessoa que me interessa; falo de Agostinho Lopes. Gostava de saber, se passado tanto tempo desde a referência que aqui lhe fez se conseguiu novas informações sobre ele.

Desde já agradeço qualquer possível ajuda.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#405866 | miro | 28 jul 2018 04:20 | Em resposta a: #358281

boa noite,
também tenho interesse nesta casa em formoselos, o meu apelido "queirós" é originário de lá.
quais são as informações que tem?
cump
miro

Resposta

Link directo:

Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#405880 | Canuta | 28 jul 2018 18:37 | Em resposta a: #405866

Boa tarde

para dizer a verdade, para já, o meu interesse neste tópico surgiu ao reconhecer o nome Agostinho Lopes. Pretendo tentar saber algo mais sobre ele (mas desconheço qual a sua relação com as casas aqui referidas ou com os "Queirós"...)

Cheguei a Agostinho Lopes pelo facto de ter sido pai natural de Senhorinha Francisca (filha que teve com Maria Machado) que viveu na freguesia de Arco de Baúlhe.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#439318 | Francisco Fonseca | 14 fev 2022 13:03 | Em resposta a: #262226

Desejava conhecer, para troca de informações genealógicas, o Sr. Ricardo Ribeiro Leitão. Queria saber se tem ascendentes da família Leitão das freguesias de Salvador e Stº Aleixo de Ribeira de Pena.

Resposta

Link directo:

Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#439319 | miro | 14 fev 2022 14:25 | Em resposta a: #285448

boa tarde,
maria de moura filha de martinho affonso azevedo (?-1646) e de senhorinha de moura coutinho (1613-1665), da casa do telhado em atei.
cump
miro

Resposta

Link directo:

Cerva - história das suas principais casas e respectivas famílias

#439394 | chardon | 16 fev 2022 17:46 | Em resposta a: #439318

Caro confrade Francisco Fonseca,

Só agora vi esta mensagem. Infelizmente tenho pouco ou nada a partilhar. Os meus Leitões são de S. Tomé de Vade, Ponte da Barca, não têm raízes em Cerva. As minhas questões em relação a Cerva prendiam-se e prendem-se com a família Ribeiro.

Atentamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 16:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen