Familia Esgalhado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Familia Esgalhado

#262301 | Bubista2008 | 16 set 2010 13:41

Viva!!

Após fazer uma pequena pesquisa ao meu apelido, não consigo obter muitas informações.
Gostaria de saber quem me poderia ajudar a saber mais um pouco deste apelido invulgar.

Meu Pai era João Antunes Esgalhado (Nasc 28-04-1934, Lisboa) Filho de João António Esgalhado (nasc 1905, Aldeia do Carvalho, Covilhã) e de Piedade Antunes (nasc 1904 - Santo António dos Olivais, Coimbra)

Piedade Antunes Filho de Francisco Antunes e de Maria de Nazareth

João António Esgalhado filho de Francisco António Esgalhado e de Rosa Antunes Rato.

Sei que existe um homónio de João António Esgalhado na Covilhã, onde sei tb que este Apelido dividiu-se em 2 Familias, mas... não consigo ter mais nada.

Da parte de Piedade Antunes, nascida em Santo António dos Olivais, Coimbra, também não consegui obter mais nenhum informação.

Se alguém tiver algum dado, agradecia.

Obrigada
Lígia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#262325 | LFGONCALVES72 | 16 set 2010 23:22 | Em resposta a: #262301

Cara Ligia,

Tambem tenho algums antepassados com o mesmo nome e na mesma aldeia (em tempos mais antigos) :

Tenho uma "Anna Thereza" nascida em Aldeia Do Carvalho em 25/07/1809, filha de : Manoel Fernandes Esgalhado e de Rita Antunes Vincente e neta pela parte paterna de Antonio Fernandes Esgalhado e de Rita Rodrigues Bexiga e pela parte materna de Jozé Correia Antunes e Ellena Vincente. (Todos de Aldeia Do Carvalho, Covilhã).

Padrinhos : Manoel Fernandes Esgalhado e Maria Duarte

Nota : TTombo - Mf Aldeia Do Carvalho (Rolo 157) Item 5 - Baptismos de 1801 a 1818 - Folha F66.
Esta "Anna Thereza" casou com Francisco Job (tambem da mesma Aldeia e nascido em 18/01/1807)

Temos, com muita certeza, antepassados comuns nesta Aldeia.

Com os meus melhores cumprimentos.

Luis Filipe Gonçalves, Paris - França.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#263472 | adba | 05 out 2010 21:54 | Em resposta a: #262301

Acho que pertencemos à mesma família!...
Pois pelos elementos que tenho, sou filha de Alberto Geraldes, que nasceu no dia no dia 16 de Dezembro de 1902, na Aldeia do Carvalho, Covilhã, e que foi baptizado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição no dia 6 de Janeiro de 1903, filho de Manuel Geraldes e de Maria Raquel Esgalhado, neto paterno de António Geraldes da Engrácia e de Inês Vicente, e paterno de Roque Antunes e de Maria Joaquina Esgalhado, foram padrinhos Manuel Dias e Ana Raquel, todos naturais de Aldeia do Carvalho.
e tiver mais alguns elementos agradecia pois tenho andado à procura dos meus familiares naquela povoação.
O meu muito abrigada
Leonor Geraldes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#263473 | adba | 05 out 2010 22:01 | Em resposta a: #262301

Acho também, que: - João António Esgalhado (nasc 1905, Aldeia do Carvalho, Covilhã) deverá ser primo do meu pai do lado da minha avó Maria Raquel Esgalhado, em virtude do meu pai ter nascido em 16 de Dezembro de 1902.
Haverá assim parentesco nas nossas familias.
E em princípio seremos primos em 2º grau o que é muito próximo.
Eu resido em Santarém.
Desde já agradeço o contacto e obrigada
Leonor Geraldes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#264178 | Bubista2008 | 21 out 2010 12:00 | Em resposta a: #263472

Olá Leonor

Os dados que tenho para já são os que escrevi no tópico.
Estou a tentar obter mais dados, mal os tenha partilho aqui.
Certamente somos primas afastadas :)
Eu resido em Lisboa.

Cumprimentos
Lígia Esgalhadp

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#264179 | Bubista2008 | 21 out 2010 12:02 | Em resposta a: #262325

Caro Luís

Agradecida por esses dados.
Vou tentar obter mais dados no meu lado e cruzar com os seus.
Quando tiver mais informação partilho neste tópico.

Obrigada pela sua atenção
Cumprimentos

Lígia Esgalhado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#264183 | Bubista2008 | 21 out 2010 12:42 | Em resposta a: #262325

Caro Luis

Junto envio a informação de um "Esgalhado" da Aldeia do Carvalho.
Quem me facultou foi um primo (ou não ) nosso que me disse que nossos Avôs teem o mesmo nome, só que o dele morreu quase com 100 anos e o meu ano. Coicidências?

Os dados dele:

"O meu avô paterno chamava-se também João António Esgalhado, era da Covilhã (como todo este ramo da família) mas a minha avó (que já não conheci) chamava-se Ana Marques (de momento não tenho outros dados).
O meu avô morreu há uns 10 anos com a bela idade de 100 anos e meio.
Acredito no tronco comum inicial da linhagem Esgalhado, possívelmente "plantado" na Beira Interior (e nas proximidades, ou na Covilhã), mas mesmo aí na zona existem mais "galhos" de cuja relação de sangue já se perderam as referências.
Sei que há um livro de um dos escritores do início do Século que faz a crónica de um Esgalhado, corneteiro no Corpo Expedicionário Portugês (I Guerra Mundial) mas este, natural do lado oposto da Serra da Estrela (algures na Lousã, se bem recordo) - donde, os ancestrais do nome foram-se espalhando geográficamente e a reconstrução da genealogia da gesta será uma tarefa complicada (não impossível, já que outras famílias conseguiram-no)."

Os dados desse Corneteiro:
António Duarte Esgalhado, filho de João Duarte Esgalhado e de Carolina da Fonseca.
O livro: http://books.google.pt/books?id=Ticn1_N-H0kC&pg=PA69&lpg=PA69&dq=o+corneteiro+esgalhado&source=bl&ots=_u4h-Nipw4&sig=ZLhzDiwq2TOWBXlPH9Bxt_aucZM&hl=pt-PT&ei=x8uzStiLOOSM4Abu6bmyDg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1#v=onepage&q=o%20corneteiro%20esgalhado&f=false

São muitos Esgalhados...

back to research! :)

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#264219 | pimfons | 22 out 2010 07:24 | Em resposta a: #264178

Embora não seja da cidade da Covilhã tenho meus antepassadosv dessa cidade e por iso acompanho a sua vida.- Sei que na anterior direcção da Camara havia um vereador chamado Esgalhado, desconhecendo se é ou não da Covilhã. Vou procurar saber e se o conseguir informarei

Pimfons.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#267401 | Pedro Esgalhado | 27 dez 2010 10:35 | Em resposta a: #263473

Resposta a PIMFONS... e não só:
O vereador Esgalhado é da Covilhã (meu irmão) e neto de um João António Esgalhado, natural da Aldeia (hoje Vila) do Carvalho, mas que não é o mesmo João António Esgalhado nascido em 1905 e já aqui citado.
O meu avô morreu em final dos anos 80, ou início dos 90 (não consigo precisar bem, porque a memória não ajuda e não tenho aqui elementos para ir mais longe), mas contava já 100 anos de idade.
Para quem conheça os anciãos da Vila do Carvalho (e muitos da Covilhã), o meu avô tinha por alcunha o "João Aldeão" e acabou a vida activa como merceeiro - na minha infancia, ainda recordo a mercearia - que passou para o meu pai - ao fundo do mercado e que por mão do meu pai evoluiu e se transformou na Brincarte, que compreednia uma loja de brinquedos (hoje já encerrada) e uma loja de utilidades domésticas que ainda hoje funciona na porta abaixo, exactamente a da mercearia original.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#268386 | otelinda | 11 jan 2011 10:25 | Em resposta a: #264183

Bom dia
O senhor Antonio Duarte Esgalhado ( o Corneteiro mencionado no livro de Jaime Cortesão )era meu avó, não sei onde nasceu.
Mas viveu em Aldeia do Carvalho, Covilhã. Casou com Arminda de Jesus Madaleno. teve 5 filhos, o meu pai chamava se Celestino Duarte Esgalhado e nasceu em 1921, casou com Maria da Encarnação Barata Direito. tiveram 8 filhos, mas neste momento só eu vivo na Vila do Carvalho, porque os meus pais viveram 18 anos em França.
Chamo me Otelinda Direito Esgalhado. Aqui na Vila do Carvalho( antigamente Aldeia do Carvalho) vivem mais familias Esgalhado de outros ramos.
Se precisarem mais informação poderei ajudar

Otelinda Esgalhado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#268410 | LFGONCALVES72 | 11 jan 2011 21:49 | Em resposta a: #268386

Cara Otelinda,

Tinha indicaco neste topico (em setembro) algumas informações erradas em relação os meus "Esgalhados".

Passei algums dias em Portugal durante o mês de Novembro (1 semana na TT) para pesquisar registros paroquiais das varias aldeias dos concelhos da Covilhã et de Belmonte, dos quais algums, de Aldeia Do Carvalho (Vila do Carvalho).

Bem, a minha "Anna Thereza" nascida em Aldeia Do Carvalho (em 1813, e não em 1809 como indicado na mensagem colocada em Setembro) era em realidade filha de : Manoel Duarte Esgalhado e de Anna Gonçalves, neta pela paterna de João Duarte Esgalhado e de Francisca Joanna e pela parte materna de Estevão Rodrigues 'Canhoto' e de Catharina Gonçalves.

Manoel Duarte Esgalhado, era filho (como jà indicado) de João Duarte Esgalhado e Francisca Joanna, neto pela parte paterna de Manoel Fernandes Esgalhado e Maria Duarte (Duarte + Esgalhado enquanto tembem hà ramos "Fernandes Esgalhados") et pela parte materna de Manoel Rodrigues 'Bexiga' e Anna Rodrigues. (Todos de Aldeia Do Carvalho). Manoel Duarte Esgalhado teve (pelo menos), 1 irmão, Jozé (provavelmente falecido muito jovem) e duas irmàs, Joanna e Anna. Nascidos em 1791, 1794 e 1796 (Mf Rolo 157 - Item 4 - Folhas 28, 68 e 100).

A Anna Gonçalves indicada açima era filha de Estevão Rodrigues e de Catharina Antunes, neta pela parte paterna de Jõao Rodrigues 'Canhoto' e de Luiza Rodrigues e pela parte materna de Manoel Gonçalves (Nat. da Rapoula) e de Catharina Antunes. Nasceu em 1780 (R157 - Item 3 - F109) e teve (pelo menos) uma irmà, Joanna, nascida em 1784 (Item 3 - R157 - F68).

O resto fica para as outras proximas visitas a Torre do Tombo....

Nota : Anna Thereza : Mf Bapt Aldeia Do Carvalho - Rolo 157 - Item 5 - F91. Tambem teve um irmà, Maria nascida em 1815 (Mf Bapt Aldeia Do Carvalho - Rolo 157 - Item 5 - F119).

Temos, com muita certeza, antepassados comuns nesta Aldeia.

Com os meus melhores cumprimentos.

Luis Filipe Gonçalves, Paris - França.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#268443 | otelinda | 12 jan 2011 11:10 | Em resposta a: #268410

Obrigado, estou Interessada em descobrir mais coisas sobre o ramo da minha familia . diga me só onde posso encontrar o documento que diz que Antonio Duarte Esgalhado é de facto o Esgalhado mencionado no livro de Jaime Cortesão.
quero encontrar provas concretas.
Eu sei pelo que meu pai contava, que meu avó foi condecorrado nessa guerra ele tinha muito orgullo nisso .
O meu avó morreu ainda novo,
devido a doença de pulmões que trousse da guerra.
Já tentei encontrar o livro , mas na biblioteca da Covilhã não está.
E também a editora já não existe.
Estou a tentar num alfarrabista mas ainda não tive resultado
Obrigado de novo por todas essas informções
Otelinda

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#268749 | LFGONCALVES72 | 16 jan 2011 22:42 | Em resposta a: #268443

Cara Otelinda,

Infelizmente não sei como confirmar a 100 % que o tal Antonio Duarte Esgalhado seja o seu avo ! havera alguma possibilidade de ter mais informações nos registros militares !?

Cumprimentos

Luis Filipe Gonçalves, França.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#272156 | nadiabouceiro | 09 mar 2011 11:43 | Em resposta a: #264183

ola nao sei se sera de muita ajuda mas a minha avo contava-me que o pai do meu avo,foi conhecido na guerra como o corneteiro e que a partir dai lhe chamavam assim...o meu avô chamava-se Manuel Madaleno Esgalhado, era filho de Arminda de Jesus Madaleno e Antonio Duarte Esgalhado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#272160 | Bubista2008 | 09 mar 2011 12:52 | Em resposta a: #268749

Olá Otelinda
veja aqui: http://www.archive.org/details/memoriasdagrande00cortiala

Também tenho dado pelo Pedro Esgalhado dados processo individual do "Corneteiro" Esgalhado. Caso os queira, envie-me seu email.

Também eu ando à procura de mais dados da Minha Familia Esgalhado, mas pelos vistos este ramo é mais complicado de obter dados.

Meu Pai era João Antunes Esgalhado (Nasc 28-04-1934, Lisboa) Filho de João António Esgalhado (nasc 1905, Aldeia do Carvalho, Covilhã) e de Piedade Antunes (nasc 1904 - Santo António dos Olivais, Coimbra)

João António Esgalhado: Filho de Francisco António Esgalhado e de Rosa Antunes Rato.

Se souber de alguma coisa diga-me, ficarei agradecida.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Esgalhado

#272161 | Bubista2008 | 09 mar 2011 12:53 | Em resposta a: #264219

Olá Pimfons

Agradeço a dosponibilidade.


Meu Pai era João Antunes Esgalhado (Nasc 28-04-1934, Lisboa) Filho de João António Esgalhado (nasc 1905, Aldeia do Carvalho, Covilhã) e de Piedade Antunes (nasc 1904 - Santo António dos Olivais, Coimbra)

João António Esgalhado: Filho de Francisco António Esgalhado e de Rosa Antunes Rato.

Se souber de alguma coisa diga-me, ficarei agradecida.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 10:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen