Ainda continuo procurando informações genealógicas da Familia Pinto da Fonseca

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Heráldica | Hispânia

Ainda continuo procurando informações genealógicas da Familia Pinto da Fonseca

#262347 | p.fonseca | 17 set 2010 14:00

Caríssimos Confrades,

Agradeçeria muito a quem me fornecesse informações sobre a familia Pinto da Fonseca.O mais longe que cheguei foi ao meu bisavô, de nome José Pinto da Fonseca,aliás, o mesmo nome de meu avô.Este primeiro nascido na cidade de Sant'Ana de Ferros(hoje somente Ferros) no Estado de Minas Gerais(BRASIL).Só tenho a data de falecimento---1899.um ano após o nascimento de meu avô.
Creio,porém sem muita cereteza,que esta familia originou-se na parte norte de Portugal(possívelmente Lamego),junção das Familias Pinto,de comprovada e brilhante participação na formação da Nação Portuguesa e,fa Familia Fonseca,também de comprovada participação na História da Galizia e pressuponho que a proximidade geográfica as tenha unido.


Reforço a suplica.Quem tenha qualquer informação a respeito,por favor,comunique-me

Atentamente,

p.fonseca
.

Resposta

Link directo:

RE: Ainda continuo procurando informações genealógicas da Familia Pinto da Fonseca

#262361 | milaseabra | 17 set 2010 17:59 | Em resposta a: #262347

Caro Cinfrade

Conheci várias pessoas da família Pinto da Fonseca em Felgueiras, distrito do Porto, Portugal. O casal Sr Pinto da Fonseca e D. Ismália ou Esmália, viveram muito tempo no Brasil e tinham 3 filhos, Arlindo, Deolindo e Clemente.
Não sei se esta informação ajuda.
Cumprimentos

Milaseabra

Resposta

Link directo:

RE: Ainda continuo procurando informações genealógicas da Familia Pinto da Fonseca

#262385 | lmgp | 17 set 2010 23:11 | Em resposta a: #262347

Caro confrade Pinto da Fonseca,

Quando me falou desse nome de Família lembrei-me logo de D. Manuel Pinto de Fonseca Grão Mestre da Ordem Soberana de Malta o qual governou a mesma a partir de 1741, mas as coincidências não ficam por aqui porque o mesmo era natural de natural de Lamego onde nasceu em 1681, filho de Álvaro Pinto da Fonseca e de Dona Antónia de Vilhena.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Ainda continuo procurando informações genealógicas da Familia Pinto da Fonseca

#262390 | MCNN | 18 set 2010 00:04 | Em resposta a: #262347

Caro confrade

Existiram, com toda a certeza, várias pessoas de nome José Pinto da Fonseca que, no século XIX, emigraram para o Brasil.

Isso equivale a dizer que, tendo apenas por base os dados que forneceu, não poderá ter a certeza absoluta de qual dessas pessoas corresponderá ao seu bisavô.

Se estiver em condições de facultar mais alguns dados, será decerto mais provável alguém o poder ajudar.

Como, por exemplo:

Afirma que o seu bisavô faleceu em 1899. Conseguiu localizar o seu assento de óbito ? Esse assento pode conter alguma informação relevante (idade com que faleceu, naturalidade, etc). Mesmo que não tenha conseguido localizar esse assento, tem uma ideia aproximada da idade com que ele faleceu ?

Afirma igualmente que o seu avô nasceu em 1898. Conseguiu localizar o seu assento de nascimento ? Esse assento pode igualmente conter alguma informação relevante (naturalidade dos seus bisavós).

Como se chamava a sua bisavó ? E os seus bisavós casaram em Portugal ou no Brasil ? Ainda relativamente à sua bisavó, sabe quando é que ela faleceu ? Caso ela tenha nascido em Portugal, sabe onde em concreto ?

O seu avô teve irmãos (presumivelmente mais velhos, porque o seu bisavô faleceu imediatamente após o nascimento do seu avô) ? Em caso afirmativo, e caso tenham nascido no Brasil, localizou os seus assentos de baptismo ? Caso os seus bisavós tenham casado ainda em Portugal, sabe se tiveram filhos em Portugal antes de emigrarem para o Brasil ? Em caso afirmativo, sabe os seus nomes e/ou idades ?

Conseguiu localizar o assento de casamento do seu avô (e, caso ele não tenha sido filho único, os dos seus eventuais irmãos) ?

Tem alguma ideia do ano em que o seu bisavô foi para o Brasil ? E sabe se foi sozinho ou acompanhado (pela esposa, filhos, familiares, etc) ?

Se tiver a resposta para algumas destas questões, será mais fácil saber, caso seja confrontado com uma pessoa de nome José Pinto da Fonseca que tenha emigrado para o Brasil no século XIX, se essa pessoa poderá de facto corresponder ao seu bisavô ou se se tratará apenas de um homónimo.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ainda continuo procurando informações genealógicas da Familia Pinto da Fonseca

#442825 | GuidaTeixeira | 26 ago 2022 16:58 | Em resposta a: #262361

Cara Milaseabra, me interessou muito sua postagem porque procuro por um Sr. Fonseca, que habitou a Casa Bom Repouso em Varziela, Felgueiras. Na época era conhecido como Sr. do Sindicato. Meu avô trabalhou com ele nessa casa. Encontrei um relato sobre a casa em um blogue de casas em Felgueiras com um apontamento pessoal de Joaquim Luís Mendes Gomes: "Esta casa está ligada à minha meninice. Durante a semana, passava diante dela, todos os dias, quando ia ou vinha da escola, e aos Domingos, quando ia e vinha da missa do dia na igreja velha.
Construída por um casal rico de "brasileiros" emigrantes regressados do Brasil. O senhor Fonseca e a esposa, cujo nome não me lembra, tinham três filhos rapazes. Nunca mais os vi, depois que o carro em que seguiam os pais, conduzido pelo mais novo, teve um acidente mortal que os ceifou. Era um SAAB!....." Pela marca do carro pode-se presumir possível ano do acontecimento, mas como verifico que possamos estar falando da mesma família, lhe pergunto se poderia acrescentar algo sobre o acidente. A morte do Sr. Fonseca e esposa (seriam eles o Sr. Manuel Pinto da Fonseca e Sra. Ismália?) foi determinante nos acontecimentos que se seguiram na minha família, com a permanência de meu avô no Rio de Janeiro por não mais poder retornar a Portugal por falta de recursos. Agradeço imenso qualquer informação adicional. Atenciosamente Guida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 08:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen