Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262365 | milaseabra | 17 set 2010 18:28

Caros Confrades do Rio de Janeiro,

Os meus avós maternos foram para o Brasil nos anos 1900, aí tiveram seus filhos e aí morreram. Apenas minha mãe Beatriz de Barros lima da Fonseca, veio para Portugal. Ela e seus irmãos nasceram na freguesia de Sant'Ana no Rio de Janeiro, minha mãe em 1908. Minha avó era Anna de Barros Lima e meu avô Manoel Alves da Fonseca.

Como posso saber onde estão meus primos? Onde descobrir certidões de nascimento e óbito de meus tios? Há algum material de registos paroquiais informatizado que possa consultar online?

Agradeço imenso todas as informações que me puderem dar.

Desde já agradeço,
Milaseabra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262374 | TyVi | 17 set 2010 20:23 | Em resposta a: #262365

Boa noite Sr./Sra. Milaseabra,

Eu tenho certeza que o (a) Sr./Sra. vai achar assentos de nascimento, matrimônio e óbitos de muitas pessoas da família no site do Family Search. Eu uso este site a algum tempo e já encontrei muita coisa interessante. Trata-se de assentos do Registro Civil, iniciado no Brasil por volta de 1889. Eu já escrevi detalhadamente como fazer esta pesquisa e há um "manual" em uma outra sequencia de perguntas e respostas com o seguinte link:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=262075

Leia todas as contribuições que estão no link acima. Tenho certeza que encontrarás material valioso.

Outra maneira de encontrar pessoas da família (ainda vivas) é consultar listas telefonicas. Havendo um sobrenome "raro" a chance de encontrar alguem da família é muito alta. Já encontrei muitas pessoas através das listas telefonicas. Se o sobrenome foi muito comum fica um pouco difícil, mas não impossível. A lista telefonica que uso tem o seguinte link:

http://telelistas.net/

Eu fiz uma rápida pesquisa e no Rio encontrei uns 40 "Barros Lima" e uns 50-60 "Alves da Fonseca". Naturalmente, existem "Barros Lima" e "Alves da Fonseca" que não estão nas listas telefonicas pois não tem telefone em seus nomes, mas pelo menos um ou alguns poucos na lista telefonica certamente são teus parentes. E achando um, o (a) Sr./Sra. vai achar muitos outros da família. Na lista telefonica está o número do telefone e o endereço. Então há duas possibilidades: ligar e falar diretamente com as pessoas ou escrever uma pequena carta explicando o objetivo (não esqueça de incluir o teu endereço, telefone e email) e enviar a carta para cada endereço encontrado na lista telefonica. Eu já fiz isto a uns 3 anos atrás e deu resultado.

Boa sorte!

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262397 | milaseabra | 18 set 2010 09:57 | Em resposta a: #262365

Caro Confrade TyVi

Muitíssimo obrigada pela sua ajuda. Li e imprimi todos os seus contributos e agora vou estudar e tentar pôr em prática a lição. Já tinha entrado no familysearch mas tive os mesmos problemas relatados pelas pessoas a quem respondeu. Vou fazer o que me manda e, se continuar a não conseguir, volto a chateá-lo. Pode ser?

Ainda bem que há pessoas como o senhor, prontas a ajudar os outros. Se precisar de alguma coisa no norte ou centro de Portugal disponha.
Um abraço,

Milaseabra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262414 | TyVi | 18 set 2010 15:34 | Em resposta a: #262397

Caro Sr./Sra. Milaseabra.

Bom dia.

Eu tenho certeza absoluta que o Sr./Sra. vai achar muita coisa interessante. Mas tenha paciencia, vai tomar tempo.

Eu não tenho nenhuma ligação direta com Portugal, mas aceitei o pedido de uma amiga do Rio de Janeiro para pesquisar sobre a família dela que emigrou da região do distrito de Guarda para o Brasil nos fins dos anos 1800. Estou iniciando minha pesquisa. Pessoalmente, eu tenho um ramo de família com antepassados na Ilha da Madeira, que emigraram para o Brasil por volta de 1850. E depois disto houve muitas misturas na família e eu tenho raízes também na Itália e Hollanda. E finalmente Suécia.

Sinta-se a vontade em perguntar e não pense que está chateando. O prazer será todo meu. Passarei com todo o prazer o pouco que aprendi.

O Sr./Sra é de que distrito em Portugal?

Bom fim de semana.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262415 | TyVi | 18 set 2010 16:17 | Em resposta a: #262397

Ah! Havia me esquecido. O Sr./Sra. mencionou que a freguesia de nascimento das pessoas que procura chama-se Sant'Ana. Esta freguesia foi fundada em 1814, na época um pouquinho na periferia do centro do do Rio de Janeiro, atualmente dentro do que chamam de Centro. O local é atualmente conhecido como "Campo de Santana", ou melhor, Praça da República, bem em frente a "Central do Brasil" (a maior estação ferroviária do Rio de Janeiro). Interessante notar que em um dos lados desta área verde chamada Campo de Santana está situado o Arquivo Nacional. A "freguesia" já não mais existe no contexto do Registro Civil atual. Como mencionei nas contribuições do tópico mencionado, o Rio de Janeiro está divido em "circunscrições" e Santana compreende a 6a. Circunscrição. Inicie a pesquisa consultando os índices de nascimentos, matrimonios e óbitos (creio que no caso referido seria o de nascimento). Anote o vol., ano e página do assento e siga para o livro de assento indicado. A Sra. Vai achar o que encontra.

Boa sorte.

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262431 | milaseabra | 18 set 2010 19:27 | Em resposta a: #262415

Muito obrigada por tudo TyVi. Fico-lhe eternamente grata!
Fiz direitinho o que me ensinou e já encontrei o registo de minha Mãe, o que nâo foi muito difícil porque sabia a data de nascimento, a freguesia e até a Circunscrição. Agora vou pesquisar os meus 7 tios, mas deles só sei o nome e que são mais novos que minha Mãe. Como já estou habituada a pesquisar nos registos de Portugal, onde já encontrei quase toda a família de cá, não me vai ser muito difícil descobrir os daí.É uma questão de tempo e de paciência...

Cá em portugal a família do lado materno é do distrito do Porto e a do lado paterno de Coimbra.

Mais uma vez o meu sincero muito obrigada,

Maria emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262432 | TyVi | 18 set 2010 20:14 | Em resposta a: #262431

Boa noite Sra. Emília,

Fantástico! Parabens!!!
Interessante é que eu fui ver os ìndice de nascimentos e justamente o indice de 1908 e alguns anos mais afrente estavam faltando. Estava pensando em escrever e sugerir que com a data de nascimento a Sra. pode ir diretamente para os livros de assentos. Nem foi necessário pois a Sra. foi diretamente no lugar certo.
O índice de nascimentos vai até 1907 e depois pula para 1923. Portanto a Sra, está com muita falta de sorte, mas acontece. E neste caso para achar os assentos dos irmãos da tua mamãe a Sra. terá que folhear livro após livro, página por página. Uma via dolorosa, mas assim é a pesquisa, as vezes temos que enfrentar dificuldades.
Como foram 7 irmãos é possível que algum deles nasceu após 1923 e neste caso há índices de nascimentos. Eu sugiro que a Sra. consulte os índices de nascimentos de 1923 a 1928 (o último índice publicado no Family Search). Isto porque consultar os índices de um período de 5 anos é muito rápido, 1 ou 2 horas de trabalho, e não encontrando nada a Sra. já sabe que não cale a pena consultar os livros de assentos no referido período.
Qual a idade do avô? A Sra. tem uma idéia quando faleceu, mais ou menos?
Qual é o endereço de nascimento da tua mamãe?
A Sra. entendeu que é possível salvar a imagem do assento?

Outra sugestão: anote bem os padrinhos, testemumnas, endereços, etc, dos assentos encontrados pois isto pode no futuro ajudar a resolver certas dúvidas.

Saibas que fico alegre e satisfeito pelo teu progresso.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262806 | milaseabra | 24 set 2010 17:52 | Em resposta a: #262432

Caro TyVi,

Muito obrigada pela força! Já tenho bastante prática de pesquisa nos assentos de nascimento aqui de portugal que também estão informatizados, daí não me ter sido muito difícil encontrar o de minha Mãe- com as suas dicas de como entrar no familysearch, claro! Penso que um de meus tios terá nascido em 1906 0u 1907 e os outros terão nascido nos anos que estão faltando, com excepção de minha tia Lourdes que era a caçula e fazia grande diferença de idade. Essa vou certamente encontrar o assento.
A minha avó nasceu em 1882, mas cá em Portugal. Morreu aí no Rio só não sei em que local. Já procurei na 6ª Circunscrição e ainda não achei. É como diz: temos de ter muita paciência...
Mais uma vez muito obrigada,
Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262807 | TyVi | 24 set 2010 19:02 | Em resposta a: #262806

Boa noite Sra. Maria Emília,

Um prazer muito grande saber que a tua pesquisa está progredindo, pouco a pouco, mas de forma decisiva.
Também já ocorreu-me muitas vezes de haver lacunas justamente no período que procuro. É um momento de grande irritação e ao mesmo tempo desilusão momentânea.
Eu tenho uma sugestão simples que as vezes funciona razoàvelmente bem. Adicione unns 20 anos ao ano de nascimento da pessoa procurada e inicie a pesquisa desta pessoa no índice de nascimentos. Isto eu já apliquei com sucesso algumas vezes pois a maior parte das pessoas se casavam no Rio de Janeiro nos início dos anos 1900 o fazia entre 20 e 30 anos. Portanto, 20 anos é um bom ponto de partida. No caso da mulher pode surgir problemas já que muitos índices de matrimônios possuem apenas o nome do nubente. Certos índices de matrimônios possuem o nome de ambos os nubentes.
Outro aspecto um pouco mais generalizado é a localização favorita dos portugueses no Rio de Janeiro no início dos anos 1900. Eu já conversei com muitos cariocas sobre este aspecto e a resposta é mais ou menos assim. Os portugueses se estabeleciam em quase todos os bairros do Rio de Janeiro, mas os pontos de maior concentração eram os bairros localizados da 1a. até a 7a. circunscrição. Há uma razão para esta generalização: o aspecto histórico de formação dos bairros do Rio de Janeiro. Os início dos bairros localizados da 8a. a 13a. circunscrição ocorreu durante a primeira e segunda década dos anos 1900. Nesta imensa região que deu origem a estes bairros da 8a. a 13a. circunscrição havia fazendas e era uma região puramente agrícola, responsável pelos os produtos agrícolas consumidos nos bairros da 1a. a 7a. circunscrição.
Note, por favor, o caráter geral da "regra" apresentada acima. Eu acho que funciona bem naqueles casos de total desespero, quando não se sabe por onde começar, quando não há endereço. É uma estrategia que já apliquei diversas vezes e tem funcionado bem. É uma maneira de aliviar a "via dolorosa"...

Quando, mais ou menos, a tua avó faleceu? Alguma idéia?

Bom fim de semana,

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262808 | TyVi | 24 set 2010 19:09 | Em resposta a: #262807

Houve um erro. Eu escrevi assim:

"Adicione unns 20 anos ao ano de nascimento da pessoa procurada e inicie a pesquisa desta pessoa no índice de nascimentos."

O certo seria:

"Adicione unns 20 anos ao ano de nascimento da pessoa procurada e inicie a pesquisa desta pessoa no índice de matrimônios."

No assento de matrimonio sempre está a idade dos nubentes e o endereço. Assim obtem-se o ano de nascimento e fica muito mais fácil de buscar nos índices de nascimentos de todas as circunscrições.

Aceite minhas desculpas

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262818 | Elaine Ramos | 24 set 2010 19:49 | Em resposta a: #262397

Senhora, eu preciso de sua ajuda, infelizmente não sou da sua familia, mais busco por uma certidão de nascimento da minha avó paterna em porto de Varzin, o seu nome de solteira era: Maria dos Santos Marques, veio para o Brasil com 10/11 anos, morreu cedo e deixou tres filhos, um deles era o meu pai,(já falecido), se chamava Sergio Marques Ramos, queria mt encontrar minha familia ai em Portugal, saber minha historia, conhecer toda a minha familia, alem de precisar mt dessa certidão de nascimento dela, posso pedir sua ajuda? Caso não possa me ajudar, mt obrigada mesmo.
Elaine Ramos
elainecastroramos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262819 | Elaine Ramos | 24 set 2010 19:53 | Em resposta a: #262414

Então por favor me ajude a encontrar minha familia ai em Portuigal!!! Familia Marques
Sou Elaine Castro Ramos, filha de Sergio Marques Ramos q é filho de Diogo Antonio Ramos e Maria Marques Ramos, preciso de mais de sua ajuda.
Att:
Elaine Ramos
elainecastroramos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262833 | TyVi | 24 set 2010 22:51 | Em resposta a: #262818

Boa noite Sra. Elaine,

Não entendi a mensagem. A quem pedes ajuda?

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262856 | milaseabra | 25 set 2010 09:00 | Em resposta a: #262819

Bom dia Elaine,

É difícil ajudar sabendo unicamente os nomes de seus familiares. Vc não sabe datas de nascimento ou locais de nascimento de nenhum deles? Cá em Portugal não existe nenhuma terra chamada porto de Varzin, será Póvoa de Varzim?
Se me der mais dados posso lhe ajudar.

Um abraço

milaseabra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#262859 | TyVi | 25 set 2010 10:28 | Em resposta a: #262856

Eu concordo com a Milaseabra. Da forma como foi apresentado o pedido de ajuda é muito dificil. Minha sugestão é a seguinte:

1) Inicie com a certidão do pai (nascido no Brasil, mas onde?) pois na certidão está registrado os nomes dos pais e dos avós (paternos e maternos) dele. Nos assentos há consta a idade dos pais dele (os avós da Elaine), e de forma geral também a profissão, residência e às vezes até mesmo o lugar (cidade e país) de nascimento dos pais (os avós da Elaine). No assento original de nascimento há nomes das testemunhas e estas normalmente residiam próximo do pais da criança.

2) “Veio para o Brasil” é por demais difuso, pois o Brasil é muito grande. Procure saber onde no Brasil a avó Maria viveu, cidade e bairro.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263172 | milaseabra | 30 set 2010 21:16 | Em resposta a: #262859

Car@ TyVi,

Recorro mais uma vez a si porque estou a ter dificuldade em encontrar os assentos de nascimento de meus tios. O da minha Mãe foi fácil porque sabia, pelo seu BI, que tinha nascido na freguesia de Santana, mas com os meus tios a coisa complica-se pois, mesmo sabendo a data de nascimento de um deles, António Joaquim de barros Lima da Fonseca, 7.7.1910, não o encontro na 6ª Circunscrição. Lembrei-me de ter ouvido conversas dizendo que Vovó vivia na Fazenda de S. Manuel de Cima e, pesquisando, vi que fica em Valença RJ. O pior é que não sei a que circunscrição pertence e onde procurar.
Será que, mais uma vez, pode me ajudar?
Desculpe a maçada e muito obrigada por tudo,

Maria emília

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263186 | TyVi | 30 set 2010 22:42 | Em resposta a: #263172

Boa noite Sra. Maria Emília,

É um prazer tentar ajudá-la.

Valença é uma cidade cerca de 100 km ao norte da cidade do Rio de Janeiro, dentro do Estado do Rio de Janeiro, não muito longe da fronteira com o Estado de Minas Gerais. Em Valença não há o sistema de circunscrições, como na cidade do Rio de Janeiro. Note bem, há um estado por nome Rio de Janeiro, cuja capital é a cidade do Rio de Janeiro. A muitos anos atrás a capital do Estado do Rio de Janeiro era a cidade de Niterói, mas após a união do Estado da Guanabara cuja capital era a cidade do Rio de Janeiro (era uma cidade/estado) com o Estado do Rio de Janeiro, a capital do novo estado do Rio de Janeiro ficou sendo a cidade do Rio de Janeiro. Este Estado da Guanabara havia surgido após a transferência da capital do Brasil, que era a cidade do Rio de Janeiro, para Brasília. Eu creio que esta união do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro foi feita nos meados da década de 70.

Pois bem, voltando à pesquisa dos teus antepassados. O registro civil de todo Estado do Rio de Janeiro está no Family Search, portanto, quando entrar no site e executar os primeiros passos aparecem 5 estados do Brasil com o registro civil. A Sra. escolheu o Estado do Rio de Janeiro e em uma longa lista deste estado a Sra. escolheu a cidade (!!!!!) do Rio de Janeiro. Lá no final da mesma lista de cidades, creio que a penúltima, ou ante-penúltima, é a cidade de Valença e não há circunscrições.

Eu fiz uma rápida busca nos assentos de nascimentos correspondente a 1910 Fev - 1911 Maio, V. 16, mas não achei o assento do Antonio na data indicada (07/07/1910). Também procurei no 1909 Jun - 1910 Dez, V. 11 e não achei. Depois procurei no 1909 Set - 1913 Nov, V. 5, e não achei. Estra confusão de livros deve ser da divisão administrativa da época, sendo um dos livros de Valença e os outros de distritos vizinhos de Valença. Procurei nos índices de nascimento que corresponde a data de nascimento, um dos índices bem danificado na letra A, mas não achei. Note que minha pesquisa foi de apenas 15 a 20 minutos. Talvez tenha perdido algum assento.

A data de nasciemnto é correta? Tem certeza?

Quanto ao Rio de Janeiro, a Sra. já procurou nas circunscrições 1a, 2a, 3a e 7a?

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263187 | filipeclix | 30 set 2010 22:43 | Em resposta a: #262833

Boa Noite,

Peço desculpa aproveitar este tópico para não estar a criar outro.

Tenho um familiar que faleceu na Rua Agenor Moreira - Rio de Janeiro, alguém me sabe dizer qual a freguesia?

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263188 | TyVi | 30 set 2010 22:50 | Em resposta a: #263187

Boa noite Sr. Luis,

Qual o ano aproximado do falecimento?

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263189 | filipeclix | 30 set 2010 22:54 | Em resposta a: #263188

Boas TyVi

O ano será entre 1954 e 1955

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263190 | TyVi | 30 set 2010 23:00 | Em resposta a: #263188

Perguntei sobre o ano aproximado do falecimento pois a cidade do Rio de Janeiro não está dividida em "freguesias" como no passado e sim em "circunscrições". Seja como for, a referida rua está localizada no bairro do Andaraí, o qual corresponde a 7a. circunscrição (Estácio, Rio Comprido e Catumbi ), mas também pode ser a 8a. circunscrição (Tijuca, Vila Isabel, Maracanã e Grajaú).

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263192 | TyVi | 30 set 2010 23:02 | Em resposta a: #263189

OK, já foi respondido, 7a. ou 8a. circunsc.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263344 | milaseabra | 03 out 2010 16:37 | Em resposta a: #263172

Caro TyVi,
O senhor não deve ter visto minha pergunta de 30.09. Estou sinceramente à espera de sua resposta pois é a única pessoa que me tem ajudado.
Muito, muito obrigada

Milaseabra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263346 | milaseabra | 03 out 2010 16:45 | Em resposta a: #263186

Caro TyVi,


Não tinha visto esta sua resposta que muito agradeçoe , por isso, voltei a perguntar.
Já procurei em valença RJ e também não encontrei. A data está correta por isso vou procurar, como me aconselha, nas 1ª, 2ª, 3ª e 7ª circunscrições. Como não percebo nada do Rio, procurei na 5ª e 8ª.

Mais uma vez muito obrigada por sua paciênciência em aturar-me.
Um abraço,
Maria emília

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263350 | TyVi | 03 out 2010 17:40 | Em resposta a: #263346

Boa noite Sra. Maria Emilia,

Não fique constrangida, é um grande prazer orientá-la. Eu tampouco sabia nada sobre o Rio de Janeiro, divisão administrativas, circunscrições, etc. a alguns anos atrás. Aprendi durante minhas visitas ao Rio, perguntando as pessoas, etc. Portanto, nada de "aturar", pois é um grande prazer. Há neste fórum pessoas que me ajudam. Eu diria "trocamos serviços".
Já não me lembro o que escrevi antes neste tópico e estou no momento com preguiça de ler tudo, mas como disse em algum lugar neste tópico, no início dos anos 1900, todos os bairros que atualmente formam da 8a. até 13a. circunscrição ainda não existiam. Quase toda a região ocupada pela 8a. até 13. circunscrição eram fazendas cujos produtos agrícolas eram transportados para o "centro da cidade", ou seja, para a região atualmente ocupada pelos bairros da 1a até 7a. circunscrição, onde grande parte dos portugueses recem chegados se estabeleciam. Portanto, maior chance de encontrar os teus antepassados nos bairros correspondentes a 1a até 7a. circunscrição. Via dolorosa, assim é pesquisa, como dizemos em inglês: no pain, no gain!

Se tiver mais perguntas sinta-se a vontade em perguntar.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263375 | filipeclix | 04 out 2010 02:11 | Em resposta a: #263192

Caro TyVi

Muito obrigado pela sua ajuda

Já encontrei a certidão de óbito.

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263379 | TyVi | 04 out 2010 08:20 | Em resposta a: #263375

Hello Luis,

Brilhante!!! Fico alegre pela conquista.
Interessante que eu pensava que o Sr. não acharia o assento de óbito na circunscrição relacionada com o endereço mencionado. Isto porque o falecimento foi na década de 50 e já nesta época eram poucas as pessoas que faleciam em suas residências. O falecimento nesta época já acontecia em clínicas de saúde, hospitais, etc, ou seja, em instituições de saúde. Naturalmente que havendo um hospital na mesma circunscrição do endereço domiciliar, há a possibilidade de achar o assento de óbito na circunscrição onde a pessoa reside. Já nas primeiras décadas de 1900 grande parte das pessoas faleciam em casa pois haviam poucas instituições de saúde, a locomoção era dificultada por falta de boas vias públicas, o sistema de transporte era precário, etc. Em outras palavras, o doente/acidentado não tinha tempo de chegar a uma das poucas instituições de saúde da época, sobretudo aqueles que residiam longe do centro do Rio de Janeiro onde grande parte das instituições de saúde estavam localizadas. Aqueles que residiam nos bairros mais centrais da cidade, atualmente compreendidos pela 1a., 2a., 3a. e talvez até mesmo a 4a. circunscrição, tinham instituições de saúde próximas e assim o assento de óbito coincide com circunscrição de residência.
Eu já encontrei diversos assentos de óbitos registrados em circunscrições longe, muito longe, da circunscrição de domicílio o que significa que a pessoa foi, de alguma forma, transportada de sua residência para uma instituição de saúde longe da residência e lá faleceu.

Outro detalhe: eu creio que o Sr. encontrou o "assento de óbito" e não a "certidão de óbito", pois esta é um papel/documento expedido por um cartório e baseada naquela (assento). Por favor, corrige-me se estou errado.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263385 | milaseabra | 04 out 2010 10:38 | Em resposta a: #263350

Muito Obrigada! Bem haja!
Um abraço

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263407 | filipeclix | 04 out 2010 17:30 | Em resposta a: #263379

Caro TyVi

Sim será o assento de óbito e não certidão, peço desculpa se me expliquei mal.

Para as minhas pesquisas não tenho qualquer interesse se é certidão ou assento´pois dá-me as informações que pesquiso. Mias uma vez lhe agradeço pela sua ajuda.

Caro Tyvi, por acaso não vive no Rio de Janeiro?

Melhores Cumpriementos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#263412 | TyVi | 04 out 2010 18:05 | Em resposta a: #263407

Boa noite Sr. Luis,

Neste caso (pesquisa) o assento é melhor do que a certidão pois apresenta um pouco mais detalhes do que a certidão, por exemplo, nomes das testemunhas, assinatura do declarante, etc. A certidão é apenas um papel oficial para alimentar a máquina burocrática auri-verde.

Não, eu sou sueco e vivo na Suécia, mas vou ao Rio de Janeiro uma vez por ano e lá passo de 5 a 7 semanas. E de Rio de Janeiro faço também investidas para o interior de Minas Gerais em busca de um ramo dos meus antepassados, que primeiro emigraram para Nova Friburgo por volta de 1850 e depois, no fim dos anos 1800 foram para Minas Gerais durante o boom do café e lá se estabeleceram.

No Rio de Janeiro eu aprendi muito com genealogistas locais, "cariocas", todos muito gentis e prestativos, me ajudaram muito no início.

Um prazer colaborar na pesquisa do Sr.

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#317038 | facs | 11 nov 2012 16:22 | Em resposta a: #263412

Boas Tardes Caros Confrades
A minha tia Avó chamava-se Maria Alegria Paiva Pereira, nasceu em Chão de Lamas, Freguesia de Lamas, Concelho de Miranda do Corvo em 24 de Julho de 1893 e faleceu no Rio de Janeiro (não sabemos onde) em 4 de Outubro de 1956. Teve 4 filhos que nasceram em Portugal, na freguesia de Lamas, Concelho de Miranda do Corvo, mas não sabemos em que datas, que foram Céu, Afonso, Amélia e Áurea e pelo menos uma outra filha que nasceu no Brasil chamada Stella Maria. Temos muitas fotografias deles todos mas não sabemos em que bairro viviam. Áurea teve pelo menos um filho chamado Fernando. Também a Céu teve pelo menos duas filhas Regina e Elizabeth. Temos várias fotografias dos filhos em 4 estúdios fotográficos diferentes entre os anos de 1935 e 1951 que são; Photo Matera , Foto Rádio-Rio, Foto Infantil Meyer , Photografia Guanabara Rua da Passagem 88 Botafogo- Rio. Talvez sabendo se estes 4 fotógrafos estariam no mesmo Bairro, poderíamos pesquisar nos livros dos cemitérios dessa zona, baseados nos dados de Maria Alegria de Paiva Pereira que era filha de José de Paiva Manso Sárrea de Carvalho e de Maria Emilia Rodrigues dos Santos. Não temos certeza, mas consta que o marido da Maria Alegria de Paiva Pereira era Henrique Pereira. Seria excelente se aparecessem vestígios deles, mas não será nada fácil. Cumprimentos e agradecimentos.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#317042 | Alegre | 11 nov 2012 17:09 | Em resposta a: #262365

Caro Confrade TyVi

Peço-lhe as seguintes informações se possível

1) a que circunscrição pertence o cemitério de S Francisco Xavier no RJ
2) a que circunscrição pertence o cemitério de INHAUMA no RJ
2 ) a que circunscrição pertence o Hospital Central do Instituto de Assistência dos Serviores do Estado do RJ
3 ) quais as antigas paróquias a que correspondem essas 3 actuais circunscrições

Agradeço com antecipação a sua resposta

Manuel Alegre

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#317048 | seabraemilia | 11 nov 2012 18:14 | Em resposta a: #317038

Boa tarde, Francisco

Encontrei a certidão de batismo de sua tia Maria Alegria

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=10215&NodeID=_600522

Cumprimentos

Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#317050 | facs | 11 nov 2012 18:49 | Em resposta a: #317048

Amiga Emilia Seabra

POderá me dizer onde eles moravam e onde podem residir actualmente os descendentes da Stella Maria Paiva Pereira muito lhe agradeço
com um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#318245 | marinacunha | 27 nov 2012 13:41 | Em resposta a: #262365

Mila,

Consulte este site que pra mim foi de grande ajuda. Site: https://familysearch.org/

Att,
Marina Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#327412 | MICHELRIO32 | 16 abr 2013 01:27 | Em resposta a: #317042

Caro confrade Alegre,estou com um documento para lhe enviar de seu parente Euzébio de Oliveira Alegre,sua certidão de óbito e número da sepultura,indique-me para qual e-mail posso enviar-lhe.Respondendo as perguntas que o confrade tem dúvida

1) O cemitério de São Francisco Xavier,bem como todos os cemitérios não tem uma circunscrição definida, pois depende de onde a pessoa falece para ser registrado o óbito ( depende do bairro onde a pessoa faleceu,se hospital ou residência )e o cartório que pegue a circunscrição do fato.Isso varia muito e não tem a ver com a localidade do cemitério.Exemplo : uma pessoa foi sepultada no cemitério de São Francisco Xavier, e residia no bairro da tijuca e faleceu no Hospital da Santa Casa ( irá pegar os cartórios do centro da cidade, por causa do hospital,mas isso antigamente não era regra,tanto que tinham pessoas que faleciam em um lugar e o óbito era lavrado em um cartório que nada tinha a ver com o hospital e nem e localidade onde a pessoa morava,muito menos com o cemitério que foi sepultada.Depois de um tempo que passou a ser obrigatório os obitos ocorridos serem lavrados na circunscrição do local do falecimento,seja hospital ou residência.

2) O cemitério de Inhaúma faz parte da décima circunscrição e da décima primeira,mas podem ter sido lavrados em outra jurisdição,não é comum o óbito ser lavrado na circunscrição do cemitério e sim do local onde a pessoa falece.

2) O hospital Central pertence a sexta circunscrição que agora se juntou a segunda e terceira circunscrições.

3 ) As paróquias se dividem de acordo com as freguesias exitentes na época,como segue :

Até a Proclamação da República, o que equivalia ao registro civil de pessoas naturais eram os assentos de batismo nas igrejas das diversas paróquias. São as seguintes as freguesias eclesiásticas existentes então, com o ano de criação e sua área de abrangência:
N. Sra Candelaria 1628 Centro
N.Sra Apresentação 1644 Irajá
N.Sra do Loreto 1661 Jacarepaguá
N.Sra do Desterro 1673 Campo Grande
São Tiago 1743 Inhaúma
São José 1753 Centro
Santa Rita 1751, confirm. 1753 Centro
N.Sra da Ajuda 1755 Ilha do Governador
São Salvador do Mundo 1755 Guaratiba
Bom Jesus do Monte 1769 Paquetá
São Francisco Xavier 1795 Engenho Velho (Tijuca)
S.João Batista da Lagoa 1809 Botafogo
Santana 1814 Centro
Santíssimo Sacramento* 1828 Centro
N.Sra da Glória 1834 Laranjeiras
Santa Cruz 1833 Santa Cruz
Sto Antonio dos Pobres 1854 Centro
São Cristóvão 1856 São Cristóvão
Espírito Santo 1873 Estácio
N.Sra Conceição 1873 Gávea
N.Sra Conceição 1873 Engenho Novo

*Freguesia do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, foi criada em substituição à antiga Sé, cujo prédio ruiu, e foi assim instalada na nova Igreja do Santíssimo Sacramento, edificada em virtude da provisão de 1 de Abril de 1816, e inaugurada pela benção solene de 04.06.1820

Espero ter esclarecido suas dúvidas.
Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro Macaé

#327450 | 1385 | 16 abr 2013 15:56 | Em resposta a: #262859

Caros Confrade Brasileiros

Boa parte da idade adulta do meu bisavô paterno decorreu em Macaé Rio de Janeiro. Contudo, desse longo período, não sabemos rigorosamente nada a não ser que viveu em Macaé a partir de 1843, onde terá casado, provavelmente depois de 1852, com Quintina Francisca de Sousa que morreu no Brasil.
Algum dos Confrades terá a paciente amabilidade de me auxiliar sobre as fontes consultáveis on line para o local e época em apreço?




João Inácio da Silva nasceu nos Açores, ilha Terceira, freguesia da Ribeirinha Aos 18 de Julho
de 1832 foi baptizado nesta igreja paroquial da Ribeirinha, ilha Terceira, João, filho de António
Silveira de Mendonça e de sua mer Isabel Inácia de Jesus da Silva; foram padrinhos João Inácio e Catarina
de Jesus da Silva, filhos de José Inácio da Silva, da freguesia da Ribeira Seca, ilha de São Jorge.
Emigrou muitíssimo jovem (3 de Outubro de 1843, passaporte n.º 24 de 1843) para Macaé,
Rio de Janeiro, Brasil, onde terá casado 1ª vez, com Quintina Francisca de Sousa, que
faleceu em Macaé sem geração em. Regressou á ilha Terceira por volta de 1865, fixando
residência na rua Direita, freguesia da Sé, na cidade de Angra, em casa adquirida pela Caixa
Económica em 1983.Contando 35 anos, em 3 de Janeiro de 1868, regressou ao Rio de
Janeiro, constando já no respectivo passaporte ser casada com aquela que viria a ser, mas
apenas 15 anos mais tarde, a sua 2.ª mulher D. Maria Eugénia (passaporte n.º 139 de 1868)
Desta informação é possível concluir que viveu maritalmente 15/16 anos com aquela que viria
a ser a sua segunda mulher, e nossa bisavó, até que a morte da 1.ª mulher, (brasileira?), lhe permitiu
regularizar a situação matrimonial.

Antecipadamente grato e com os melhores cumprimentos

Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#334766 | Famadas | 04 set 2013 15:09 | Em resposta a: #317050

Prezados amigos. Fiquei muito feliz ao pesquisar na internet sobre minha família e encontrar esse fórum. Meu nome é Luiz Carlos Famadas Junior. Sou filho de Stella Maria de Paiva Pereira.
Ela tem mais dois filhos: Fabio Marcelo e Christiane Alexandra.
Fiquei feliz de ver os nomes de meus avós, bisavós, tios e mãe citados aqui.
Acabei de entrar nesse fórum e ainda estou aprendendo a usar.
Aguardo respostas dos colegas e parentes.
Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#334767 | Famadas | 04 set 2013 15:24 | Em resposta a: #317038

Prezado Francisco.
Sou neto de Maria Alegria Paiva Pereira. Filho de Stella Maria de Paiva Pereira.
Minha mãe é viva e mora aqui no Rio de Janeiro.
Além de mim, ela teve mais dois filhos: Fabio Marcelo e Christiane Alexandra.
Eu não tenho filhos. O Fabio tem um menino chamado Gustavo e a Christiane tem uma menina chamada Giovanna.
Céu, Afonso, Amélia e Áurea são meus tios, todos falecidos aqui no Rio de Janeiro.
Aguardo notícias.
Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#334789 | facs | 05 set 2013 00:28 | Em resposta a: #334767

Ex.mo Senhor
Luis Carlos nao sou nada a senhora Dona Stella, apenas me limitei a ajudar um confrade que anda aqui pelo Forum de Nome Paiva Manso, seu nome é jorge Alberto Santos e queria entrar em contacto, com o lado do rio de Janeiro afim de tentar perceber a genealogia dele, e reside em Portugal Seu email é paivamansoebelisariopimentaarrobagmailpontocom agradeço que deixe o seu contacto para ele entrar em contacto consigo
Cumprimentos desde ja lhe deixo aqui o meu contacto Francisco.cannas@hotmail.com
Aguardo Noticias

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#334790 | facs | 05 set 2013 01:07 | Em resposta a: #334767

Ex.mo Senhor
Luis Carlos eu não sou parente da senhora Dona Stella, apenas me limitei a ajudar um amigo meu que anda aqui pelo Fórum. Seu nome é Jorge Santos, ele é Bisneto de José de Paiva Manso Sárrea de Carvalho, Avô de Sua Mãe, Stella Maria. O Jorge Santos quer entrar em contacto com o ramo brasileiro, no Rio de Janeiro, porque anda a fazer o estudo da Árvore Genealógica da Família e tem muitas informações sobre os vossos ascendentes. Ele reside em Portugal, perto da Aldeia onde a Sua Avó Maria Alegria Paiva Pereira Nasceu e Casou. O endereço de email dele é paivamansoebelisariopimenta@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#334796 | PAIVAMANSO | 05 set 2013 12:28 | Em resposta a: #334766

Caro Luís Carlos Famadas

Estou ansioso por receber mais notícias suas. Procurei várias vezes por vós e nunca vos encontrei, mas graças ao meu Amigo Francisco, que colocou essa mensagem a que o Luís felizmente respondeu, espero iniciar agora uma grande amizade consigo.
Temos muito para conversar, temos muito para aprender um com o outro. Tenho muitas perguntas para lhe fazer e muitas respostas para lhe dar, pois certamente o Luís também quer conhecer muitos Nomes, Graus de Parentesco, Datas, Lugares, Factos, Fotos, Assentos de Baptismo, Casamento, Óbito e outros Documentos sobre os nossos ascendentes, que eu lhe irei revelar em breve. Como lhe disse o Francisco, o meu endereço de email é paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Repito, estou ansioso por começar a falar consigo. Por favor faça-me um email assim que puder.

Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#334799 | Famadas | 05 set 2013 13:29 | Em resposta a: #334789

Sr. Francisco
Como você escreveu as mensagens na primeira pessoa, achei que fosse meu parente. Vou contactar o Sr. Jorge por e-mail. Agradeço sua ajuda. Meu e-mail é famadasarrobagmailpontocom Abraço.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda no Rio de Janeiro

#383919 | Ronaldo Lisboa | 25 ago 2017 15:31 | Em resposta a: #262365

Procuro a certidão de óbito (ou assentamento) de meu pai, Jayme da Silva Lisboa, filho de Manoel Antonio da Silva Lisboa, falecido no ano de 1973 e enterrado no Cemitério de Inhaúma. Agradeço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 02:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen