Freguesia de origem de Quitéria Maria Vieira de Barros e seus antepassados (NFP, Abreus, § 43)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Regiões

Freguesia de origem de Quitéria Maria Vieira de Barros e seus antepassados (NFP, Abreus, § 43)

#262400 | joaoggralves2 | 18 set 2010 12:34

Caríssimos confrades,

Venho em busca de informações sobre a freguesia de nascimento de Quitéria Maria Vieira de Barros ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=177302 ), bem como a freguesia de origem dos seus antepassados, que constam do NFP no título de Abreus (§ 43). Sei que casou na freguesia de Lomba (Amarante), a 23.08.1736, com o Doutor Luís Correia de Almeida, filho natural do Abade de Campeã (Vila Real). Estou, no entanto, com dificuldade em perceber de que freguesia viria esta Quitéria, que nasceu com toda a certeza entre 1710 e 1720. Não parece ter nascido em Lomba, já que não encontro nem o seu baptismo nem o de qualquer outro irmão que possa ter existido... O registo de casamento também não dá grandes pistas, dizendo apenas: "(...) com Quitéria Eufrásia Maria, filha legítima de Manuel Vieira de Barros e de sua mulher Caetana Maria de Madureira, já defunta, do lugar do Outeiro desta mesma freguesia (...)" (f.170 vº). Analisei também alguns livros de Eiriz (Paços de Ferreira) e São Gonçalo (Amarante), mas sempre sem sucesso algum.

Se algum dos confrades tiver estudado esta família ou se tiver alguma informação que me possa dar algumas luzes, agradeço comunicação.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de origem de Quitéria Maria Vieira de Barros e seus antepassados (NFP, Abreus, § 43)

#262589 | Mário Palm | 21 set 2010 14:14 | Em resposta a: #262400

Caro confrade João Guilherme:
Curiosamente tenho estdo, nas últimas semanas, ocupado com a pesquisa de ascendentes e descendentes, até à actualidade, do Dr. Luis Correia de Almeida. Relativamente à sua mulher - Quitéria Maria Vieira de Barros, assim designada por si e pelo Felgueiras Gayo, o nome que eu tenho é o de Quitéria Maria Eufrásia da Cunha, tal como consta no assento de baptismo de seus filhos, dos quias tenho registados 13.
Quanto à freguesia de naturalidade, tenho-a como nascida na Lomba, tal como a sua mãe, já que o lugar do Outeiro pertençe a essa freguesia.
Se estiver interessado, posso enviar-lhe cópias dos assentos de baptismo de vários dos seu filhos, bem como da restante descendência, Para tal envie-me o seu e-mail e receberá esses dados em PDF.
Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de origem de Quitéria Maria Vieira de Barros e seus antepassados (NFP, Abreus, § 43)

#262595 | joaoggralves2 | 21 set 2010 15:08 | Em resposta a: #262589

Caríssimo Mário Palmeira,

Fiquei agradavelmente surpreendido com a sua resposta, pois não esperava encontrar tão rapidamente alguém interessado nesta família. O confrade tem alguma relação com o Dr. Luís Correia de Almeida, ou é apenas estudioso da família? Em relação a Quitéria Maria, também a tenho registada com esses nomes, mas achei melhor colocar na mensagem o nome apresentado por Felgueiras Gaio (que não creio que esteja completamente "errado"), uma vez que fiz referência ao NFP e ao link no Genea. Mas quanto ao seu registo de baptismo, conseguiu localizá-lo em Lomba? Relativamente aos filhos, apenas descobri 12, sendo que dois deles - Josefa e Joana - não encontrei o registo de baptismo. Faltam mesmo, ou será que foi distracção minha?

Em relação a outros descendentes, tenho ainda pouca coisa, pelo que agradeço muito o envio dos dados para o meu e-mail. O que tenho é relativo ao meu 'ramo', que descende ilegitimamente de Luís (António) Correia de Almeida, filho segundo do Dr. Luís Correia de Almeida. Se lhe interessar, terei também todo o gosto em partilhar esses dados.

Quanto aos antepassados, consegui chegar ao tetravô por varonia do Dr. Luís Correia de Almeida - Simão Pires - nascido em Alvares (concelho de Góis) por volta de 1530. Relativamente a antepassados da mulher Quitéria, apenas conheço com certeza os pais, interessando-me confirmar os dados do Nobiliário de Famílias de Portugal.

Fico ao dispor.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme ( joaoggralves[arroba]hotmail[ponto]com )

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de origem de Quitéria Maria Vieira de Barros e seus antepassados (NFP, Abreus, § 43)

#262627 | joaoggralves2 | 22 set 2010 01:18 | Em resposta a: #262589

Caro confrade,

Repito aqui os dados que lhe enviei para o e-mail.

1. O filho primogénito do Dr. Luís Correia de Almeida era o António José Correia de Almeida, nascido em Lomba a 25.10.1737.

2. Faço aqui apenas um alerta para a possibilidade do Padre José António Correia de Almeida ser o "José António" que nasceu em 29.03.1744 (daí eu ter contado apenas 12 filhos).

3. A Inquirição de Genere do Padre António Rodrigues Picão dá mais informações para além dos seus avós:
a) Luís Fernandes (nascido por volta de 1560, segundo as minha contas) era filho de Simão Pires e Catarina Pires, naturais de Alvares (Góis).
b) Joana Rodrigues (era "muito mal vista dos olhos", segundo algumas testemunhas que a conheceram) era filha de António Fernandes e de Maria Rodrigues, também de Alvares.
c) Amador Fernandes era filho de João Fernandes e Catarina Pires, naturais de Pedrógão Grande.
d) Luís Fernandes e Joana Rodrigues saíram de Alvares por volta de 1585 e foram para Elvas; em 1600 moravam nessa cidade, na rua do Touro (estas informações foram dadas por vários moradores de Alvares com mais de 70 anos e estão registadas na Inquirição de Genere [1636]).

4. Manuel Rodrigues Picão e Catarina Gomes, além de Luís de Almeida Picão e de António Rodrigues Picão, tiveram também outro Manuel Rodrigues Picão, que casou com Maria Madalena Velho, filha de Francisco Martins de Araújo e de Maria Magalhães Velho (ver NFP e Genea).

5. Luís António Correia de Almeida (filho secundogénito do Dr. Luís Correia de Almeida) teve uma filha de Mariana Pinto - Ana Correia de Almeida - nascida em Lomba a 28.02.1786. O registo de baptismo diz que o pai é incógnito, no entanto, alguns registos de filhos de Ana Correia de Almeida apontam como avós maternos "Luís Correia de Almeida e Mariana Pinta, da freguesia de Lomba" pelo que acho quase inequívoca a ligação a estes Correias de Almeida. Além disso, o padrinho de alguns destes filhos é José Correia de Almeida (provavelmente o filho de Manuel Vieira de Barros). Se pretender informações concretas dos descendentes de Ana Correia de Almeida, até à actualidade, estou ao dispor para lhas enviar (o apelido "Correia de Almeida" não foi transmitido às gerações seguintes).

Nota: Em relação à freguesia de Campeã, não encontrei quase nada nos seus livros paroquiais, nem o baptismo do Dr. Luís Correia de Almeida, nem o de seu pai, nem o casamento dos avós. Apenas encontrei o casamento de dois filhos do Padre António Rodrigues Picão: Luís de Almeida, casado a 22.10.1680 e Manuel de Almeida, casado a 23.12.1683.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 20:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen