Borges Lousada

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Borges Lousada

#262492 | LQGuerra | 20 set 2010 01:08

Francisco José Borges Pereira Lousada (nasc 21-11-1814 Rua de Vila Franca, Peso da Régua) filho de José Joaquim Borges Lousada (cavaleiro da Ordem de Cristo) e Mariana Rita de Sá e Sousa, neto paterno de Joaquim José Borges Lousada e de Maria Raimunda Ines de Castro, ambos de S. Faustino de Peso da Régua, e materno de Miguel Rodrigues de Sousa e Maria Joaquina das Merces e Sousa, de Lisboa.

Alguem tem informações sobre estas pessoas? Ou entroncam em alguma linha ja estudada?

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#262495 | NBA | 20 set 2010 01:56 | Em resposta a: #262492

Caro LQGuerra

Dada a região e os apelidos, é possível que o Joaquim José Borges Lousada seja descendente do casal João Lousada de Ledesma e Senhorinha do Rego Borges, que remontam ao séc. XV (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=72957). Desconheço o ramo e, a menos que alguém o tenha estudado, terá que recuar uns séculos para comprovar a hipótese. No ramo dos meus ascendentes, depois de Borges Lousada tomaram o apelido Borges Cerqueira (de Mesão Frio), mas tenho pelo menos uma pessoa na família (Marco de Canaveses) que, passadas muitas gerações (cerca do séc. XVII ou XVIII), retomou o apelido Borges Lousada.
Cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#262715 | Francisco Queiroz | 23 set 2010 17:50 | Em resposta a: #262495

Estimado Nuno
Por acaso, vim parar a este tópico e surgiu-me uma hipótese, talvez infundada, a qual pedia que esclarecesse: o seu apelido Borges tem alguma ligação a Mondim de Basto, Atei, Cerva ou Ribeira de Pena?
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#262760 | NBA | 23 set 2010 23:06 | Em resposta a: #262715

Caro Francisco
O Borges que uso provém dos Borges Cerqueira, anteriormente Borges Lousada, e antes disso srs. de Alva. Viveram no Douro e não conheço qualquer ligação a essa região, mais a norte. Também descendo, por outro ramo, de um Francisco Borges Monteiro (+ 1611 em Vale de Bouro, Celorico de Basto), a ocidente mas próximo da região que refere, com ascendência conhecida nesta base (srs. de Gestaçô, Baião, um deles comendatário de Refojos de Basto e outro sr. de Alva), que deve ser comum aos outros Borges, embora a sua eventual ligação não esteja aqui esclarecida.
Se quiser mais alguma informação disponha,
Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#262773 | Francisco Queiroz | 24 set 2010 07:56 | Em resposta a: #262760

Estou esclarecido. Obrigado.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#263072 | LQGuerra | 29 set 2010 00:57 | Em resposta a: #262495

Caro Nuno, tenho andado arredado destas lides mas muito lhe agradeço o seu contibuto.

Os paroquiais do Séc XVII e anteriores de S. Faustino, Peso da Régua, ter-se-ão perdido numa cheia e resta muito pouco...

Ainda assim, José Joaquim Borges Lousada, descobri recentemente, casou em 12-11-1806 na paroquia do Lumiar em Lisboa, onde estranhamente morava, com Mariana Rita de Jesus de Sá e Sousa, filha de Miguel Rodrigues de Sousa, nascido em S. Cristóvao de Lisboa e de Bernarda Joaquina de Sousa, das Merces.

Alias, penso ser o mesmo que figura no livro Cartão de Brasão de Armas, tomo II, de Nuno Borrego que ainda não tive oportunidade de consultar.
Alias, a compilação feita recentemente das habilitações à Ordem de Cristo será igualmente muito útil pois tanto este José Joaquim Borges Lousada como o pai, Joaquim José Borges Lousada, julgo terem sido cavaleiros desta ordem, dada a informação de que disponho. Ou ainda a Habilitação ao Santo Ofício de um suposto tio deste, Manuel Borges Lousada, que, dado ser da Inquisição de Coimbra, ainda não está online, ou o processo de José Borges Lousada, filho de José Borges Lousada e de Francisca Maria, em 1779.

Nas memórias paroquiais de 1758 figura uma Capela de S. José de um José Borges Lousada que julgo ser o avô do falado José Joaquim Borges Lousada. Como se pode ver, a devoção a S. José dificulta a leitura :D

Caso consiga fazer luz sobre estes documentos a que ainda não tive acesso, ficaria muito agradecido!

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#279587 | LQGuerra | 27 jun 2011 00:27 | Em resposta a: #262495

Caro Nuno Borges de Araújo,

ainda que por vias muito distintas e quer por vezes o destino que assim seja, descubro-me também descendente de Borges Cerqueira, por uma linha completamente distinta da que vinha pesquisando. Mais precisamente de Maria Pinto (*02.05.1621 Vila Marim cc 08.08.1640, Vila Marim +27.08.1691, Vila Marim) ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=290666 ) que lhe conheço o marido, António de Barros.

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#279635 | vpguedes | 27 jun 2011 22:29 | Em resposta a: #279587

Caro Nuno Borges,

Tenho a sua Maria Pinto na minha base de dados, f. Domingos de Medeiros Pinto e sm Apolónia de Carvalho, da Quinta dos Mouchinhos. Conheço mais algumas gerações dos seus ascendentes pois também eu descobri recentemente descender dos Borges Cerqueiras pelo ramo de Diogo Borges Cerqueira, irmão inteiro de Francisco Borges Cerqueira, avô da referida Maria Pinto.

Cumprimentos,
Vitor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#279667 | NBA | 28 jun 2011 12:57 | Em resposta a: #279635

Suponho que a mensagem anterior era endereçada a LQGuerra.
Cumprimentos,

Nuno BA

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#279671 | LQGuerra | 28 jun 2011 14:10 | Em resposta a: #279635

Caro vpguedes, se me puder facultar por e-mail essa informação ficaria muito agradecido, o meu e-mail é rouxinol.ffup@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#337929 | Maricelper | 10 nov 2013 20:52 | Em resposta a: #262715

Em 1860, viviam no lugar de Asnela, na conhecida "Casa da Costa" Joquim Rafael d' Oliveira, solteiro e D Ana Casemira Borges Lousada, lavradora, viúva de José Joaquim d'Oliveira.

Resposta

Link directo:

RE: Borges Lousada

#337942 | Francisco Queiroz | 10 nov 2013 23:45 | Em resposta a: #337929

Fez bem, Maricelper, em reactivar este tópico. Obrigado. De facto, há Borges Lousada em Cerva. Já tinha encontrado referências.
Cumps.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 11:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen