Passageiros navios Lisboa-Santos (1930-1932)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Passageiros navios Lisboa-Santos (1930-1932)

#262579 | clover779 | 21 set 2010 11:17

Caros e Prezados,

sei que será um "very long shot", mas gostaria de saber se alguém (por incrível sorte) teria acesso às listas de passageiros dos navios que foram de Lisboa para o porto de Santos entre os anos 1930 e 1932.

Estou procurando o registo (registro) da última viagem do meu bisavô para Santos, que deverá ter ocorrido por volta de 1931, os assentos de passaportes desses anos não existem pois houve um incêndio no Registo Civil de Coimbra pouco tempo depois e creio que os passaportes a partir de 1929 já não existem.

Já pesquisei imenso no Memorial do Imigrante mas os dados não me parecem muito consistentes (talvez por estarem bastante incompletos), e não encontrei nenhum registo digno de atenção para esses anos.

Ficarei eternamente grato a quem tiver alguma informação, e desde já fico à disposição para ajudar no que puder a quem faça pesquisas genealógicas relacionadas com o concelho de Cantanhede (Cantanhede, Cadima, Outil).

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Silva
http://gesteira-sanguinheira.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Passageiros navios Lisboa-Santos (1930-1932)

#262811 | san1 | 24 set 2010 19:19 | Em resposta a: #262579

Bom dia,

Aproveito para lhe perguntar onde você tentou procurar o passaporte do seu bisavô. Existem registos no Arquivo de Coimbra ou é preciso ir até Lisboa ? É muito difícil procurar neles ?

Também tenho ascendentes do concelho de Cantanhede que partiram para o Brasil alguns anos. Mas ainda não fiz pesquisas (só as posso fazer quando estou de férias no Verão ^_^ ).

Quando diz que os passaportes já não existem a partir de 1929, desapareceram os passaportes emitidos antes de 1929, ou depois (1929-31?)? (os meus antepassados partiram antes dessa data : João de Carvalho por volta de 1919-1931 para o estado de São Paulo, e Domingos de Carvalho por volta de 1884 -1905 para o Brasil, mas não sei onde).

Já tinha procurado no site Internet do Memorial do Emigrante, e encontrei nomes que podem corresponder, os mais prováveis, mas sem certeza, são :

- João de Carvalho, chegado, só, em 05/01/1922 (tinha 18 anos)
- Domingos de Carvalho chegado, só, em 15/03/1892 (tinha 33 anos), em 15/06/1894 (tinha 35 anos), ou menos provável em 27/06/1905 (tinha 46 anos)

Mas a partir de aqui, não sei onde continuar para obter mais informações… Por isso, se me puder dar pistas seria-lhe imensamenta grata.

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Passageiros navios Lisboa-Santos (1930-1932)

#262855 | clover779 | 25 set 2010 07:24 | Em resposta a: #262811

Cara Sandra,

eu procurei nos registos de passaporte no AUC, em Coimbra mesmo. Todos esses registos até 1929 estão na AUC e podem ser pesquisados, até que são de leitura fácil. A partir de 1929 é que não os há, e dirigi-me ao Governo Civil d Coimbra onde me disseram que tinham ardido no incêndio nos anos 40. No entanto, num documento sobre o Governo Civil de Coimbra produzido pela UC também li que nem tudo foi perdido, resta saber por onde andam.

Quanto aos seus ascendentes com certeza que lá estarão, a minha sugestão é que comece por procurar junto das datas que já encontrou no Memorial do Emigrante, penso que os pedidos de passaporte tinham um periodo de 3 ou 6 meses para ser usados, portanto procure até 6/7 meses antes da chegada ao Brasil. No entanto essas listas do memorial do Emigrante (que são um maravilhoso trabalho) estão muito incompletas, as pessoas prestavam falsas declarações algumas vezes sobre o estado civil, etc...

Quanto ao meu bisavô encontrei um registo de 1910, que era a sua segunda viagem ao Brasil, mas procuro mesmo é a sua ultima viagem por volta de 1931/1932 ...

Se me ecruzar alguma vez pelo nome dos seus ascendentes entrarei em contacto. Estou neste momento em viagem para São Paulo.

Cumprimentos
Nuno Silva
http://gesteira-sanguinheira.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Passageiros navios Lisboa-Santos (1930-1932)

#262861 | san1 | 25 set 2010 12:20 | Em resposta a: #262855

Caro Nuno,

Obrigadíssima pela sua pronta resposta e seus conselhos.
Já tinha pensado pesquisar um dia esses passaportes, mas a sua mensagem deu-me mesmo vontade de os procurar. Fica para as minhas próximas férias…

Cumprimentos e boa viagem
Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: Passageiros navios Lisboa-Santos (1930-1932)

#268730 | 28121947 | 16 jan 2011 21:22 | Em resposta a: #262861

Procuro um antepassado nascido e baptizado em Paris na igreja de Saint Paul, filho de NIcolas Lecoingt e de Anne Vallier.O nome dele é Claude Lecoingt e casou em 1797 em Lisboa com Vicência Joana Possolo, mas não sei em que ano nasceu.
Já contactei a igreja de Saint Paul e remeteram-me para os registos de Paris e daí perguntaram-me a data de nascimento que eu, obviamente não sei.Poderá ter-se casado entre os 20 e 30 anos mas será um trabalho muito difícil.Cumprimentos
Luís lecoingt Veyrier

Resposta

Link directo:

RE: Passageiros navios Lisboa-Santos (1930-1932)

#268771 | san1 | 17 jan 2011 10:27 | Em resposta a: #268730

Bom dia,

respondi-lhe num outro tópico : "Pesquisas em Paris"
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=268770

cumprimentos,
Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: Passageiros navios Lisboa-Santos (1930-1932)

#271561 | barbarela | 01 mar 2011 01:53 | Em resposta a: #268771

Boa Noite,
estou a procura de documentos de meus antepassados, e pelo que pesquisei na internet, e neste forum, vcs falam de pesquisar o passaporte emitido. O meu bisavo veio por volta de 1905/1910 para o Brasil portanto acredito que devam haver os registros na Universidade de Coimbra, já que ele veio de lá. Mas eu tento fazer a pesquisa, mas fala que não há dados. Que palavras devo colocar na busca para conseguir ter acesso a esses documentos?!

Obrigada,
barbara

Resposta

Link directo:

RE: Passageiros navios Lisboa-Santos (1930-1932)

#272075 | clover779 | 08 mar 2011 15:19 | Em resposta a: #271561

Cara Bárbara,

a pesquisa dos pedidos de passaporte no arquivo da UC é efectuada no próprio arquivo através dos livros que aí estão depositados. Para melhor pesquisar deve agregar a maior quantidade possível de informação, nomeadamente:

- Nome da pessoa
- Idade
- Filiação (nome do pai)
- freguesia de origem
- data da chegada do navio ao Brasil
- estado civil naquele momento

Se tiver esta informação será muito fácil fazer a pesquisa, caso contrario poderá ser mais demorado e exigir mais esforço.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen