Maria Adelaide de Queirós Correia - Fregim, Amarante

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Maria Adelaide de Queirós Correia - Fregim, Amarante

#262695 | Mário Palm | 23 set 2010 07:44

Caros confrades:

Após semanas de busca infrutífera, venho pedir ajuda para a recolha de dados sobre Maria Adalaide de Queirós Correia, natural da freguesia de Fregim Amarante, que terá nascido entre 1780/80, casou com o Dr. Arnaldo Correia de Almeida, nascido a 10/2/1770 na freg. da Lomba, Amarante. Tiveram um filho - Aventino Correia de Almeida - nascido em 9/3/1898 na freg, de S. Gonçalo, Amarante.
Não localizei os assentos de nascimento e casamento da Maria Adelaide e, consequentemente, desconheço os seu pais e demais antepasados.
Desde já agradeço qualquer ajuda.

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Maria Adelaide de Queirós Correia - Fregim, Amarante

#262705 | clcastro | 23 set 2010 13:27 | Em resposta a: #262695

Caro Mário Palmeira,


Tenho quase a certeza que já passei pelos nomes que cita, mas no momento não consigo estabelecer a relação. Pensei ver os nomes citados na obra " O morgado de Fontelas", mas numa busca rápida vi que me enganei. Se me enviar o nascimento de Aventino, se o mesmo é o primeiro filho e a indicação se existem mais filhos, talvez possa ajudar.


Cumprimentos,


César de Castro
(cesarcastro@iol.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Maria Adelaide de Queirós Correia - Fregim, Amarante

#262712 | Mário Palm | 23 set 2010 16:58 | Em resposta a: #262705

Caro César de Castro:
Rápidamente surgui uma luz ao fundo do túnel!!
Os dados que pede são os seguintes: O Aventino nasceu na freg. de S. Gonçalo, Amarante, em 9/3/1898 e julgo ter sido filho único. Casou em 20/10/1923, na capela da Casa da Frervença, Barcelos, com Maria Luisa Machado Pais de Araújo Felgueiras Gayo Correia de Almeida, minha tia, falecida em Barcelos a 2/2/1968. Faleceu em S. Roque da Lameira, Campanhâ, Porto, a 15/12/1951; tiveram um único filho - Carlos Aventino Correia de Almeida - ainda vivo e residente em Braga.
Seu pai - Arnaldo - foi notário em Amarante.
São todos os elementos que possuo destes familiares.
Faço votos de boa pesquisa, o que desde já agradeço.
Cumprimentos,
Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Maria Adelaide de Queirós Correia - Fregim, Amarante

#262746 | clcastro | 23 set 2010 19:02 | Em resposta a: #262712

Caro Mário Palmeira,

Parece-me que apenas tem informação do Aventino, mas é importante trabalhar com base documental. Se pedir o assento de nascimento do Aventino fica a saber quem são os avós maternos e a naturalidade da mãe e torna o trabalho bem mais fácil.

Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Maria Adelaide de Queirós Correia - Fregim, Amarante

#262771 | Mário Palm | 24 set 2010 06:24 | Em resposta a: #262746

Caro César Castro:
Também já tentei essa via. Como os assentos de baptismo de S. Gonçalo só estão digitalizados até 1893, entrei em contacto telefónico coma Conservatória do Regito Civil de Amarante. pedindo uma busca nos anos de 1898/99; este meu pedido foi muitíssimo bem acolhido, a busca efectuada mas não foi encontrado qualquer registo do Aventino, tanto em S. Gonçalo como na Lomba. A partir daqui, toda a pesquisa que tenho efectuado tem sido infrutífera e já estou descrente que seja possível avançar mais.
Agradeço a sua opinião sobre este assunto.

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Maria Adelaide de Queirós Correia - Fregim, Amarante

#262779 | clcastro | 24 set 2010 08:59 | Em resposta a: #262771

Caro Mário Palmeira,


Eu tenho a certeza que já "passei" por este casal, mas não consigo recordar-me (no meio de tanto papel!) em que família.
Acho que deve começar pelo ultimo documento oficial que tem, neste caso o casamento. Já várias vezes tenho alertado para o facto de se trabalhar com dados não documentais, que muitas vezes só confundem. Quando tiver este documento envie-me por mail, que eu ajudo. Também estou todas as semanas a Amarante e vou ver se alguém se lembra deste casal.


Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 jun 2024, 21:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen