Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262754 | Dsousa | 23 set 2010 21:44

Caros Senhores,

Procuro dados sobre esta família "de clérigos e principal gente que há no dito lugar", cfr. processo de habilitação a F.S.O. de um descendente da referida família.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262770 | luizsillos | 24 set 2010 03:46 | Em resposta a: #262754

Caro Daniel,

Também tenho interesse nestes Mirandas. Mais precisamente dos clérigos Felipe Dias de Miranda, Gaspar Dias de Miranda, e, por fim, do padre Pedro Álvares Campelo, este último, meu ancestral, e cujos filhos e sobrinhos assinavam Miranda. Quem seria o habilitado do Santo Ofício que o confrade cita?

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262805 | Dsousa | 24 set 2010 16:23 | Em resposta a: #262770

Caro Luiz,

Os "seus" Mirandas são do lugar de Vilares? O habilitado a que me refiro é o Alferes José de Miranda Ribeiro, nascido em 1705, morador "nas Minas Gerais de Mato Dentro", freguesia de São Miguel, comarca da vila do Sabará, onde foi senhor de "lavras de tirar ouro". Era neto de uma Antónia Matosa, descrita por algumas das testemunhas inquiridas no processo de habilitação como sendo da família dos Mirandas de Vilares.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262874 | rijo | 25 set 2010 16:04 | Em resposta a: #262805

Caros Luiz e Daniel,

Também tenho interesse nestes Ribeiro de Miranda, de Vilares (Campelo), Ovil e Viariz. Aluns constam na base de dados: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=492771
Julgo que estao relacionados com a Casa do Casal, no mesmo lugar.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262877 | luizsillos | 25 set 2010 17:24 | Em resposta a: #262874

Caro Luís,

Maria Ribeiro, mulher de Domingos Dias (de Figueroa), foi batizada em 16.08.1635 em Chavains, Ovil. Ela e seu marido contraíram núpcias em Santa Cruz do Douro em 19.04.1654. Era filha de Pedro Borges (este, batizado em Cabo Villa de Enxames, Santa Cruz do Douro, no dia 21.05.1608, sendo filho natural do padre Pedro Álvares Campelo, que, em 1588 era vigário de S. João de Ovil, e de Maria Borges, sendo que o apelido Miranda herdou do dito padre pois este tinha uma outra filha e sobrinhas que levavam este apelido) e de s. m. Maria Ribeiro (esta, batizada em 17.10.1613, filha de Domingos Pires e de s.m. Cecília Ribeiro, neta paterna de Domingos e Inês Pires, e materna de João Ribeiro, tronco dos Ribeiros de Ovil, e s. m. Maria Dias).

Coincidentemente, Maria Ribeiro, mulher de Domingos Dias, já citados anteriormente, era irmã de António Ribeiro de Miranda, meu nono avô.

Pelos paroquiais de Ovil, não consigo avançar mais. Queria descobrir a ascendência do vigário, pois acho que está no Felgueiras Gayo. Se possível, passe-me seu e-mail particular, pois tenho dados sobre a ascendência de Catarina Pinto, nora de Domingos Dias.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262878 | luizsillos | 25 set 2010 17:26 | Em resposta a: #262805

Caro Daniel,

Sim, meus Mirandas são de Vilares, todavia, em minha base de dados, não tenho esta Antônia Matosa. Você teria os nomes dos pais de José de Miranda Ribeiro, e de qual freguesia ele era natural?

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262884 | Dsousa | 25 set 2010 17:52 | Em resposta a: #262878

Caro Luiz,

José de Miranda Ribeiro era natural da freguesia de Canelas, em Vila Nova de Gaia, filho António de Miranda Ribeiro, o "Arromba", e de Isabel de Sá, sua segunda mulher. António de Miranda Ribeiro, por sua vez, era natural do lugar de Seara, em Covelas, Baião, sendo filho de António Ferreira e da referida Antónia Matosa.

O alferes José de Miranda Ribeiro era irmão germano de Severino de Miranda Ribeiro, estabelecido, tal como ele, em Minas Gerais, e irmão consanguíneo de João de Miranda Ribeiro, que foi um dos fundadores do Convento de Nossa Senhora da Lapa, na cidade do Salvador da Baía. Estes três irmãos foram os únicos que passaram ao Brasil, onde prosperaram. Dos outros filhos de António de Miranda Ribeiro, além destes três, apenas três sobreviveram à infância: Manuel Álvares Ribeiro, filho do primeiro matrimónio, Joana Ribeiro de Sá, filha do segundo matrimónio e minha ascendente, e Francisco de Miranda Ribeiro, filho natural.

Ainda não descobri a filiação de Antónia Matosa, que deve ter casado, não em Campelo, sua terra natal, mas em Covelas, terra do marido.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262885 | Dsousa | 25 set 2010 17:55 | Em resposta a: #262874

Caro Luís,

Alguma vez se deparou com o apelido Matoso ou Matosa em Campelo?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262887 | zedamas | 25 set 2010 19:13 | Em resposta a: #262877

Meus caros

desculpem a intromissão, mas como vi umas referências a um Pedro Campelo, e ando na busca de um Gaspar Campello, pergunto se cruzaram com este nome, nos finais do Sec XVI, principios de XII

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262892 | rijo | 25 set 2010 21:17 | Em resposta a: #262877

Caro Luiz Gustavo,

Agradeço a atenção. Há dois anos fiz bastante pesquisa em Ovil e alguma em Campelo, mas por motivos profissionais ausentei-me do país, pelo que deixei a pesquisa parada. Tenho alguns dados informatizados mas a maior parte, que está manuscrita, encontra-se em minha casa em Portugal.
Em Chavães encontro Manuel Ribeiro de Miranda casado com Maria Teixeira (já defunta no casamento do filho). O filho, homónimo do pai, casou-se em Ovil a 8 de Agosto de 1723 com Maria Ribeiro de Miranda, filha de Manuel Ribeiro de Carvalho e de Joana de Miranda.
O meu correio electrónico é: luisrijoalves(arroba)Hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262894 | rijo | 25 set 2010 21:26 | Em resposta a: #262885

Caro Daniel,

Lamento mas não encontro o apelido Matoso nos dados que tenho; talvez se possam encontrar Matos na região.

Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262896 | rijo | 25 set 2010 21:45 | Em resposta a: #262887

Caro José Damas,

Não tenho dados de nenhum Gaspar Campelo mas o nome é-me familiar; talvez possa encontrar algo no Felgueiras Gayo no título dos Barbosas.
Tenho alguns Campelos em Ovil:
Jorge Campelo, filho de Domingos Campelo c.c. Catarina João de Matos em Ovil a 13 de Fevereiro de 1668. Domingos era natural de Ruivela, Ovil e filho de Domingos Campelo.
Manuel Campelo casado em Ovil a 9 de Janeiro de 1708 , filho de António Campelo e de Maria Luísa Pereira, ambos naturais de Chavães, Ovil.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262899 | zedamas | 25 set 2010 22:44 | Em resposta a: #262896

Caro Luis Alves

Muito obrigado pela breve resposta, é verdade que no Felgueiras Gaio temos um Gaspar Campelo, e que deve ser o mesmo que persigo, mas não tenho conseguido obter as ligações de modo a confirmar esta hipotese.
Este Gaspar Campelo foi Juiz de Fora de alguns Concelhos (em Torres Vedras 1573) e Juiz do crime de Lisboa (1588), encontro varias vezes como padrinho tanto em Lisboa como em Lourinhã,também há um em Baião (naõ sei se será o mesmo), mas nada com ascendência ou descendência.
Este Gaspar Campelo, devido a uma Quinta que teve em Torres Vedras, dá origem ao topónimo Campelos, localidade (hoje Vila) sede de Freguesia.
Há também um Gaspar Campelo, que até pode ser filho do anterior, que deu origem a alteração de nome, para actual Campelo de Figueiró dos Vinhos.
Por isso se encontrar mais algum Gaspar Campelo, agradeço informação, pois apesar de pensar que deve haver mais do que um vou tentando recolher informação na tentativa de reconstruir o puzle.
cumprimentos

josé Damas

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262939 | Dsousa | 26 set 2010 19:32 | Em resposta a: #262894

Caro Luís,

Muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262960 | luizsillos | 26 set 2010 23:52 | Em resposta a: #262885

Caro Daniel,

O apelido Matoso é comum em Covelas, onde encontrei uma Antónia Matosa, falecida em 1618, casada com Francisco Borges. Vou ver se consigo encontrar a sua.

Abraços,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#262961 | luizsillos | 26 set 2010 23:55 | Em resposta a: #262892

Caro Luís Alves,

Manuel Ribeiro de Miranda, casado com Maria Teixeira, era irmão de Antônio Ribeiro e de Maria Ribeiro, todos filhos de Pedro Borges e de s.m. Maria Ribeiro.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#263006 | Dsousa | 27 set 2010 19:53 | Em resposta a: #262960

Caro Luiz,

Agradeço a informação. São dados preciosos. É possível que a Antónia Matosa que refere seja mãe ou avó da primeira. Assim sendo, é provável que esta seja natural de Covelas, e não de Vilares, como é referido no processo de habilitação. Terei que aprofundar a pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#263194 | rijo | 30 set 2010 23:13 | Em resposta a: #262877

Caro Luíz Gustavo,

Agradeço a informação; vou procurar no NFP o citado Pedro Álvares Campelo.
Também me interessam os dados que possa ter sobre a ascendência de Catarina Pinto, pelo que agradeço a disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#299546 | Rosanna | 11 mar 2012 23:26 | Em resposta a: #262874

Hoje, tendo prosseguido um pouco mais nas minhas pesquisas genealógicas, e achado sua mensagem, fiquei curiosa,.. O Senhor por acaso também pesquisa Viariz? Tenho antepassados mais recentes nesta freguesia. Os apelidos (sobrenomes, no Brasil são Pinto Nogueira, Ribeiro,Camelo e Miranda. Tendo chegado a alguns com o apelido Miranda em Campelo(Clara Luiza de Miranda e Antonio de Miranda). Agradeceria se por ventura algum destes apelidos fizerem parte de sua base de dados, para que possamos trocar informações, principalmente em Viariz, donde são os meus avós que vieram na década de 20 para o Brasil e não mais retornaram perdendo-se os laços familiares.

Resposta

Link directo:

Mirandas de Vilares, em Campelo - Baião

#381177 | RSCFD | 19 mai 2017 11:24 | Em resposta a: #262754

Caros Confrades,

Tenho ascendentes em Ovil com o sobrenome Campello. Um dos meus avoengos em 1650, tem um filho Manuel que é filho de Pero Pinheiro Campello e sua mulher Ana Alvares do lugar de Chavães e não consigo descobrir o casamento.

Tenho também Camello do lugar da Outoreça como apelido e uma das irmãs da minha antepassada casa com um Azeredo de Penalva.

Cumprimentos
Ricardo Coutinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 16:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen