Castelo Germanelo/linha fronteira?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Heráldica | Hispânia

Castelo Germanelo/linha fronteira?

#262781 | goncalosimoes | 24 set 2010 09:50

Bom dia,
Gostaria de saber se o Castelo de Germanelo (Rabaçal) se terá encontrado em zona de fronteira moura/cristã. Passo a explicar, a minha mãe possui uma casa de campo numa aldeia perto do referido castelo e há alguns anos atrás, enquanto passeava com a mãe pelo campo, encontrei uma pedra (parecida com um marco) com a gravura de uma cruz (na altura achei que era a cruz dos templarios) e mesmo por trás da referida pedra, uma outra bem mais pequena com uma gravura que não consegui identificar (não era letra do alfabeto ou número romano, acho eu, tinha 12 anos!!!), pois por ser mais pequena já estava coberta de musgo. Sei que tentei seguir a linha da gravura com os dedos e não consegui identificar. Qual Dr. José Hermano Saraiva, resolvi logo encontrar uma explicação para o achado que, era que em tempos ali teria passado a fronteira moura (daí o marco com a gravura que um sinal não conhecido, um símbolo mouro talvez) e quando as terras passaram para posse cristã, teria sido colocada a dita pedra/marco com a cruz em frente da antiga.
Poderá o meu momento Dr. José Hermano Saraiva ter algum fundamento?
Obrigado
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Germanelo/linha fronteira?

#262782 | goncalosimoes | 24 set 2010 10:01 | Em resposta a: #262781

desculpem o português não estar muito explícito, mas foi escrito rápido e em tlm.
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Germanelo/linha fronteira?

#262790 | roz | 24 set 2010 11:43 | Em resposta a: #262781

Caro Goncalo,

Pode ser que o seu raciocinio nao esteja longe da verdade..... So' como informacao geral talvez este link lhe seja util.
Cumprimentos.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Germanelo/linha fronteira?

#262791 | roz | 24 set 2010 11:45 | Em resposta a: #262782

Caro Goncalo, desculpe mas a outra mensagem seguiu sem o link. Aqui esta':

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Germanelo

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Germanelo/linha fronteira?

#262823 | tmacedo | 24 set 2010 20:34 | Em resposta a: #262781

Caro Gonçalo Simões:

É certamente muito posterior ao período da reconquista. Provavelmente trata-se de um marco de demarcação de terras de uma igreja, mosteiro ou ordem militar. Dependendo da forma da cruz.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Germanelo/linha fronteira?

#262957 | henrdias | 26 set 2010 22:55 | Em resposta a: #262781

Caro Gonçalo Simões,

julgo que a pedra que viu, poderá ser um marco de delimitação das vastas propriedades que o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra possuía nestas regiões.
Eu tenho uma fotografia de um desses marcos, que vem na obra do Pe. Jacinto Nunes acerca da freguesia do Rego da Murta, Alvaiázere. e caso ainda se lembre da gravura que viu em criança, e tiver interesse nisso, eu posso-lhe fazer chegar a dita imagem até ao seu correio.
Posso adiantar que se trata do desenho de uma cruz, com um S gravado por cima dela. (Santa Cruz)

Cumprimentos,
Henrique J. Simões Dias

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Germanelo/linha fronteira?

#262975 | goncalosimoes | 27 set 2010 10:39 | Em resposta a: #262957

Bom dia Caro Henrique Simões Dias,

Muito obrigado pela explicação. Sim ainda me lembro da gravura, até porque posteriormente voltei ao mesmo local um par de vezes e agradeço a disponibilidade em me enviar a imagem que possui.
Muito obrigado uma vez mais.
Gonçalo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Germanelo/linha fronteira?

#263026 | henrdias | 27 set 2010 22:21 | Em resposta a: #262975

Caro Gonçalo Simões,

terei todo o gosto em lhe enviar a dita foto, mas terá de me dar um tempinho para que eu a possa digitalizar.
E vou precisar também de saber o endereço para onde devo enviar.
Pode deixar aqui, ou se preferir deixe em henrdias (arroba) gmail.com

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Germanelo/linha fronteira?

#263353 | henrdias | 03 out 2010 19:50 | Em resposta a: #262975

Caro Gonçalo Simões,

acabo de lhe enviar a dita imagem, com o respectivo pedido de desculpas por só agora o ter feito.

Espero que ajude a resolver a sua questão.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen