Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262864 | vpguedes | 25 set 2010 12:55

Caros confrades,

Agredecia toda a vossa ajuda para decifrar o assento de casamento de uns meus avoengos na freguesia de Fontelas, Régua, nos últimos anos do séc. XVIII.

O registo pode ser consultado no ADVRL em:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG02-002-062&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PPRG02-002-062/PRTC0808D_ADVRL-PPRG02-001-Lv062_M_00109.jpg

É o assento no topo, da página do lado direito.
Consigo identificar os seus nomes, Manuel de Oliveira e Maria Roiz (Rodrigues), do Extremadouro, mas a data e sobretudo os nomes dos seus pais são quase indecifráveis para mim.

Obrigado pela vossa atenção,
Vitor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262883 | carmona | 25 set 2010 17:49 | Em resposta a: #262864

Caro Vítor Guedes

Infelizmente não lhe trago novidades!
Tal como você, andei durante horas a "folhear" os assentos digitalizados de Fontelas, Régua, a-propósito dum ramo familiar Guedes. Para não me repetir, pedia-lhe o favor, quando tivesse oportunidade, de consultar no tópico "Antepassados em Peso da Régua" as minhas intervenções em 26/7, 27/7, 21/9 e 22/9 deste ano, onde resumi todos os dados que consegui ler (algumas vezes aconteceu-me o mesmo que a si: assentos práticamente ilegíveis...) àcerca dos meus Guedes. Algum daqueles nomes lhe é familiar?

Cumprimentos

João Ramos Dias

P.S.: creio que o "seu" assento seja um dos "ilegíveis"...

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262890 | MMSA | 25 set 2010 20:46 | Em resposta a: #262864

Boa noite

Para mim a data parece ser 25 de Agosto de 1609 "Aos vinte e sinqo dias do mes de Agosto de seiscentos e nove anos..."
Com os meus cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262920 | vpguedes | 26 set 2010 11:50 | Em resposta a: #262883

Caro João Dias,

Estive a analisar o tópico que refere com maior cuidado (já o tinha feito quando foi publicado) e não encontrei familiares comuns aos meus. Em Fontelas não tenho muitos ascendentes, apenas este pequeno ramo que estou agora a estudar, mas na região tenho muitos familares noutras freguesias: Loureiro, Sedielos, Oliveira, Cidadelhe, etc.

Os nomes mais comuns na minha família, na região, são Guedes, Teixeira, Mansilha, Osório, Pereira, Mesquita, etc.
Se quiser podemos cruzar informações. Moro no Porto.

PS: encontrei em Fontelas mais 2 filhos aos seus Álvaro Pinto e Feliciana Guedes: Manuel (1665) e Feliciana (1667).

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262927 | JPCBLA | 26 set 2010 16:09 | Em resposta a: #262883

Caro João Ramos Dias,

Possuo alguma (mas pouca) informação sobre Mansilhas (de Oliveira), Borges e Fonsecas (de Fontelas). Do que expôs no tópico "antepassados em Peso da Régua", talvez lhe possa vir a ser útil. Apontei também que refere um antepassado seu "Carneiro da Fontoura". Eu também descendo dessa Família, cujos meus respectivos ascendentes vieram mais tarde a estabelecer-se em Murça, usando "Sá Carneiro".

Se pretender alguma informação extra, por favor disponibilize o seu endereço electrónico.

Meus cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262931 | carmona | 26 set 2010 17:32 | Em resposta a: #262920

Caro Vítor Guedes

Práticamente toda a informação de que disponho já a apresentei nas minhas intervenções nos dois tópicos citados.
Se entretanto aparecer alguma novidade, contacto-o.

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262934 | carmona | 26 set 2010 17:50 | Em resposta a: #262927

Caro Pedro Carvalho

O meu endereço electrónico é o seguinte: joao ponto ramos ponto dias arroba hotmail ponto com.
Se, de facto, tem alguma informação sobre algum dos meus antepassados citados, agradeço-lhe que me contacte.
Além disso, a varonia do meu avô materno é Carneiro de Fontoura, de Chaves (descendente de João Carneiro de Moraes Fontoura,este filho de Francisco (Teixeira Homem) Carneiro de Fontoura, neto de Pedro de Fontoura Carneiro, 2º neto de Francisco (Vieira) Carneiro de Fontoura e 3º neto de Manuel de Fontoura, tronco da Família Carneiro de Fontoura, de Chaves).

Aguardo o seu contacto.

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262946 | vpguedes | 26 set 2010 21:15 | Em resposta a: #262927

Caro Pedro Carvalho,

Admito que a informação que possui (apesar de pouca) sobre Mansilhas, de Oliveira, me possa ser útil pois tenhos vários antepassados com esse apelido nessa freguesia.
Se me puder enviar esses apontamentos o meu endereço electrónico é: vpguedes arroba gmail ponto com

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262985 | vpguedes | 27 set 2010 14:56 | Em resposta a: #262890

Cara Manuela,

A sua opinião parece coincidir com a minha pelo menos no que ao dia e mês diz respeito. Quanto ao ano, e pelo contexto dos registos anteriores e seguintes, parece ser "seiscentos e noventa e quatro".

Ainda no mesmo assento e com algum tratamento do contraste e luminosidade da imagem cheguei ao seguinte resultado: "ele filho de Manuel Roiz (Rodrigues), de Godim, e de Maria de Oliveira, ela filha de António Roiz e de Andresa do Valle"

Esta informação parece ser corroborada pelos assentos de baptismo que encontrei no mesmo livro:

Maria, a 29.10.1665
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG02-002-062&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PPRG02-002-062/PRTC0808D_ADVRL-PPRG02-001-Lv062_M_00004.jpg

Manuel, a 18.4.1668
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG02-002-062&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PPRG02-002-062/PRTC0808D_ADVRL-PPRG02-001-Lv062_M_00006.jpg

Todos estes registos estão em mau estado e são de dificil leitura pelo que fico muito grato se algum confrade me puder, por gentiliza, transmitir a sua opinião.

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#262988 | MMSA | 27 set 2010 15:25 | Em resposta a: #262985

Tem toda a razão quanto à década - noventa claramente mas continuo muito incerta quanto a ser quatro ou cinco pois aquele borrão em cima não ajuda nada e nestes casos o contexto é muito importante para ultrapasssar as dificuldades, como fez notar.
Eu tenho antepassados em Sedielos mas ainda não cheguei a datas tão remotas.
Continuação de boas pesquisas
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em assento de casamento - Fontelas, Régua

#263041 | vpguedes | 28 set 2010 09:52 | Em resposta a: #262988

Cara Manuela,

Também possuo alguns antepassados em Sedielos, nos séculos XVII e XVIII, de apelidos, Vieira, Morais, Pereira, Domingues e Carvalho.
Pode ser que coincidam com alguns dos seus...

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 16:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen