Localizar Família

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Genética

Localizar Família

#262909 | Sandrarepe | 26 set 2010 05:48

Meu nome é Sandra Regina Pereira, moro no interior de São Paulo (São José do Rio Preto), Brasil e gostaria de localizar parentes dos meus avós que nasceram em Portugal. Segue informações dos mesmos:
avô paterno: Antonio Vicente Pereira (data de nascimento: 10/5/1903), nascido em Varselhias - Concelho Guarda - Portugal, filho de Fortunato Vicente Pereira e Josepha da Graça Pereira.
avô materno: Manoel Gonçalves do Carmo (data de nascimento: 12/2/1893), nascido em Ilha da Madeira, filho de Francisco Gonçalves do carmo e Maria Marques de Jesus.
Gostaria muito de encontrar alguém da família, eles vieram para o Brasil pequenos e sozinhos, nunca tivemos contato com ninguém da família.
Obrigada,

Sandra Regina Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Família

#262913 | TyVi | 26 set 2010 10:40 | Em resposta a: #262909

Olá Sandra,

Pesquisando o Arquivo Regional da Madeira (ARM) eu encontrei a data de casamento do Francisco Gonçalves do Carmo e Maria Marques de Jesus, teus bisavós maternos. Foi em 1891, e como o filho Manoel nasceu em 1893, parece uma opção aplicável aos teus antepassados. Os nubentes, ou pelo menos a nubente, são da freguesia de Santana, do município com o mesmo nome.

Notar que a grafia dos “Manoels” varia, às vezes escreve-se como Manoel, às vezes como Manuel.
Não encontrei o assento de nascimento do Manoel/Manuel, mas o ARM está parcialmente informatizado e parece que a freguesia de Santana é uma das muitas freguesias da Ilha da Madeira que ainda não está informatizada. Tampouco encontrei o assento de passaporte do Manoel/Manuel.

O site do ARM é:

http://www.arquivo-madeira.org/homepage.php

Do lado esquerdo da janela principal entre no “Bases de Dados” e inicie a pesquisa para casamentos, batismos e passaportes. A pesquisa de passaportes tem muitas variáveis pois o requerente pode ser um vizinho da família, parente, amigo, etc. Há, portanto, muitas maneiras de pesquisar tendo em vista que o teu avô foi só para o Brasil. Neste caso então é melhor usar “Pesquisa Avançada” e aplique diversas alternativas pois o teu avô, como menor de idade, pode ter ido como “acompanhante”, quem sabe com algum parente ou amigo da família . E não esqueça do detalhe Manoel/Manuel.

Se o teu avô foi para São Paulo, é bem provável que tenha ido diretamente para o porto de Santos e neste caso listas de passageiros podem ser consultadas no seguinte site (veja “Listas de Bordo”):

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/imigracao/

Eu vou a Ilha da Madeira fazer uma pesquisa de um pequeno ramo do meu antepassado que emigrou para o Brasil por volta de 1850. Eu posso tentar obter uma cópia do assento de casamento dos teus bisavós. Talvez o assento de nascimento do teu avô Manoel/Manuel já que a data exata é conhecida e parece que a família era da freguesia de Santana. Mas eu não prometo muitas coisas pois terei 7 dias de muito trabalho com a minha pesquisa.

Você tem mais alguma "pista" do teu antepassado da Ilha da Madeira (nomes de parentes, nomes de lugares, etc)?

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen