Cunha - Valpedre, Penafiel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Cunha - Valpedre, Penafiel

#262973 | ruigomes | 27 set 2010 10:26

Caros:
Gostaria de saber se algum de vós, que tenha estudado a genealogia da Família Cunha, tem conhecimento da ascendência de João da Cunha, que no séc. XVII vivia em Valpedre, Penafiel.
Este meu antepassado gerou descendência nessa freguesia de Penafiel, pelo menos por mais 3 gerações.
Consegui chegar até ele através do e-tombo. Entretanto esbarrei num beco sem saída, uma vez que não consigo descobrir quem são os seus pais nem de onde ele seria originário. Apenas sei que casou com Isabel Soares e que deste casamento nasceu Bartolomeu da Cunha (1686), meu antepassado.
Agradecido pela colaboração

Resposta

Link directo:

RE: Cunha - Valpedre, Penafiel

#283645 | PP | 02 ago 2011 22:47 | Em resposta a: #262973

Caro Rui Gomes,

Estou precisamente a começar a investigar sobre os Cunha de Penafiel. Mas infelizmente não consigo sequer dar o primeiro passo. Sei que José da Cunha e Luísa (também conhecida por Maria da Luz e Cunha) casaram e são naturais de Penafiel, e que ele é filho de António da Cunha e de Joaquina Rosa. Mas não tenho ainda uma única data...
Se estes nomes lhe disserem alguma coisa, agradeço a ajuda.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Cunha - Valpedre, Penafiel

#283711 | ruigomes | 03 ago 2011 16:17 | Em resposta a: #283645

Caro PP,

Pode ser mais específico? Em que época viveu o casal que referiu? E em qual freguesia de Penafiel?

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Cunha - Valpedre, Penafiel

#283714 | shadlan | 03 ago 2011 16:39 | Em resposta a: #262973

Boa tarde,

Aproveito o tópico para perguntar se encontraram alguma ligação a Pinheiro (Penafiel), visto que sou descendente de José Coelho da Cunha (+: 22 Abril 1687) e de Isabel da Costa pelo seu filho Manuel Coelho da Cunha.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Cunha - Valpedre, Penafiel

#283725 | ruigomes | 03 ago 2011 17:45 | Em resposta a: #283714

Caro confrade,

Estou convencido que os meus Cunhas serão parentes de outros que viviam no lugar da Várzea, também no Pinheiro.
A Catarina da Cunha da Várzea teve um filho chamado João da Cunha, mas que morreu adolescente. Conhece por acaso mais alguém com esse nome no Pinheiro?

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Cunha - Valpedre, Penafiel

#283740 | PP | 03 ago 2011 19:44 | Em resposta a: #283711

Caro Rui Gomes,

Os Cunha que pretendo estudar são, para já, da freguesia de Penafiel. Sei que casaram em Penafiel, em data anterior a 1901, quando tiveram uma filha Olímpia, no Porto. Devem ter casado nos finais do século XIX, mas até agora não encontrei nada. E como a freguesia de Penafiel, no que concerne a casamentos, só está disponível desde 1895, temo que tenham casado entre 1895 e 1901...

Devido ao seu apelido informo que estou a estudar os Gomes, de Freamunde e os Ferreira Gomes, de Milhundos e Marecos.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: C unha - Valpedre, Penafiel

#283758 | f4b2 | 03 ago 2011 22:23 | Em resposta a: #283645

Caro pp

Estive a pesquisar Penafiel nos anos de 1908/1909,e passo a citar:

- JOAQUIM da CUNHA FERREIRA - Tribunal Judicial de Penafiel

- FRANCISCO FERREIRA da CUNHA - Caldeireiro

- FRANCISCO da CUNHA MENDES - Caldeireiro

- JOSÉ da CUNHA FERREIRA - Caldeireiro

- JOAQUIM MOREIRA da CUNHA - Comerciante,Negociante

- JOAQUIM da CUNHA THOMÉ - Fúnebre Penafidelense

Espero que ajude?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: C unha - Valpedre, Penafiel

#283763 | PP | 03 ago 2011 22:39 | Em resposta a: #283758

Caro João Barroca,

Obrigado pela sua ajuda e intenção.
Porém, não consigo relacionar ainda ninguém. Os Cunha que conheço são todos naturais do Porto, e o tal casal é de Penafiel, mas não tenho datas... nem tive a sorte, ainda, de encontrar algo.

De qualquer forma, agradeço.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: C unha - Valpedre, Penafiel

#283840 | ruigomes | 04 ago 2011 15:59 | Em resposta a: #283763

Caro PP:

Dos Cunhas que fui descobrindo não me cheguei a cruzar com nenhum que morasse na cidade de Penafiel. Os meus estiveram mais pela zona do Pinheiro, Valpedre, Cabeça Santa e Rio de Moinhos.
Infelizmente não lhe posso dar grande ajuda.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: C unha - Valpedre, Penafiel

#284013 | PP | 06 ago 2011 00:25 | Em resposta a: #283840

Caro Rui Gomes,

De qualquer forma, obrigado.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Cunha - Valpedre, Penafiel

#328719 | RRMC | 07 mai 2013 03:49 | Em resposta a: #262973

Da Freguesia de Pinheiro, em Penafiel, tem o meu avô Abílio Vieira da Cunha, nascido em 1900, filho de Antonio Vieira da Cunha e de Margarida Rosa Moreira.
Casado com Amélia de Jesus Vieira, filha de José Maria de Albuquerque e Gracinda de Jesus Albuquerque.
Procuro por parentes em Portugal.
Um Abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Cunha - Valpedre, Penafiel

#328900 | ruigomes | 09 mai 2013 22:13 | Em resposta a: #328719

Não o consigo ajudar, pois não são meus familiares.
Boa sorte!

Resposta

Link directo:

Cunha - Valpedre, Penafiel

#388927 | alleph | 01 fev 2018 03:26 | Em resposta a: #262973

Meus cumprimentos a todos os amigos deste fórum!

Estou a procurar informações sobre as origens de meu bisavô Manoel da Cunha Osório, nascido em 02 de maio de 1897. Filho de Bento da Cunha Osório e Anna Rodrigues.

O único documento que possuo é seu passaporte de 1913 que indica que era natural de Penafiel. Não sei se trata-se do Concelho ou da Freguesia de Penafiel. Mas como verifiquei neste site, a família Cunha estava mais concentrada nas freguesias de Fonte Arcada e Paços de Sousa.

Caso algum amigo que esteja lendo este post possa ajudar com alguma informação ou orientação para que eu possa encontrar o registro de nascimento de meu bisavô peço que entre em contato pelo meu email (alleph@gmail.com).

Agradeço a todos pela atenção e ajuda
Alessandro Cunha

Resposta

Link directo:

Cunha - Valpedre, Penafiel

#389274 | small | 14 fev 2018 16:18 | Em resposta a: #283763

Caro João Barroca

Não tenho sido muito assídua, assim não sei se ainda anda por aqui. A data que procuro é de 1839 em diante, José Joaquim de Oliveira, que aparece como comerciante, na cidade de Faro. Será que me pode ajudar? Comerciante em que ramo?

Muito grata

Stella

Resposta

Link directo:

Cunha - Valpedre, Penafiel

#406150 | Aureliana | 07 ago 2018 00:58 | Em resposta a: #262973

Estimado/a Sr./a,
Antes de mais, desejo que esteja tudo bem consigo e com a sua familia.
Envio o texto que coloquei num grupo do facebook de pessoas que procuram familiares. Assim sendo, para além de estar inscrita nesse grupo( e ate ao momento sem sucesso), decidi efectuar uma pesquisa no facebook de pessoas com o sobrenome Tomé da Cunha, naturais ou residentes em Penafiel.
Solicito a sua compreensão e agradeço o tempo dispensado para lêr esta mensagem, mas caso os factos citados no meu relato sejam completamente estranhos a sua familia, peço que simplesmente ignore esta mensagem e tão pouco necessita de dar um feedback .
Caso os factos citados não sejam estranhos a sua familia, informo que o meu interesse relativamente a esta pesquisa, é tão somente permitir que o meu pai com 74 anos ( teve 10 filhos e tem neste momento 23 netos ) possa conhecer algum parente seu de parte de pai e sendo assim, poderá dar um feedback apenas se julgar apropriado.
Bem Haja ,
Aureliana Pereira Tomé da Cunha.
Coimbra.

Estimados Senhores,
O meu pai tem o nome de José Tomé da Cunha, angolano, nascido em Sassa-Povoação, Caxito, Angola, filho de António Tomé da Cunha e neto de José Tomé da Cunha. Não sei onde o meu bisavô faleceu, mas sei que para além do meu avô, teve outros filhos, a Inês Tomé da Cunha e o Valentim Tomé da Cunha; não sei se teve mais filhos, mas todos os filhos citados acima, nasceram e morreram em Angola.
A documentação do meu avô António Tomé da Cunha, nascido em Angola e falecido também em Angola, foi extraviada, logo torna-se quase impossivel comprovar a ligação entre o meu pai e o seu avô (José Tomé da Cunha, o mesmo nome do meu pai), cuja certidão de baptismo foi localizada a partir da Torre do Tombo.
José Tomé da Cunha, o meu bisavô nasceu na Freguesia de Gandara, Penafiel, no dia 08 de Janeiro de 1864, por sinal um dos seus bisnetos , o meu irmão mais novo, nasceu nesse dia, no ano de 1986, em Luanda. O meu bisavô foi baptizado na igreja do Salvador de Cabeça Santa, Gandara, Penafiel.
O meu bisavô, José Tomé da Cunha, foi filho de Joaquina da Conceição (filha de José Coelho e de Maria Rosa), também de Penafiel, e de pai incognito.
Sou a Aureliana Pereira Tomé da Cunha, angolana, casada com um cidadão português, de Coimbra.
Gostava imenso que o meu pai tivesse a oportunidade de conhecer algum parente seu de parte de pai. O meu pai completa hoje dia 03 de Agosto 74 anos de idade e vive em Luanda.
Embora eu descenda de portugueses tanto pelo pai como pela mãe, nunca houve nenhum contacto com familiares portugueses.
Antecipadamente grata por toda informação que me conseguirem dar acerca da familia do meu pai.

Resposta recebida no grupo:
Olá Aureliana, seja bem vinda a este grupo. Relativamente à sua pergunta, penso que o melhor que tens a fazer é postar este texto num grupo de moradores da freguesia de onde seu bisavô era natural, se ainda houver gente desta família viva na freguesia e disposta a fazer contato, será mais fácil de localizá-los a partir de um grupo como esses. Neste caso, Gandara em Penafiel, penso que seja hoje a freguesia de Cabeça Santa, Penafiel. Infelizmente, não encontrei nenhum grupo da freguesia citada, mas há diversos grupos com gente de Penafiel onde poderia tentar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 01:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen