Família Taxa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Taxa

#263064 | milenataxa | 28 set 2010 20:13

Existe uma rua em Portugal(Braga) que se chama Taxa. O dono de uma loja nessa Rua se chamava José Baptista da Silva Taxa e se casou com Anna Maria Machado da Silva.
Um de Seus filhos, Joaquim José Taxa, casou-se com Anna Joaquina Soares e veio para o Brasil.
Teve um filho, Alexandre Taxa, meu trisavô.
Estou procurando mais informações sobre nossas origens.
Se tiver alguma informação, me envie.

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#263180 | vbriteiros | 30 set 2010 21:56 | Em resposta a: #263064

Efectivamente existiu em Braga uma industria de chapéus fundada em 1851 por José Baptista da Silva Taxa. Começou pelo fabrico de chapéus de feltro de lã. As instalações ocupavam um edifício com frente para a Rua D. Pedro V e a parte lateral voltada para a rua Ulisses Taxa.
Em 1929 já não pertencia à familia Taxa mas aos Palha.
Extraí estas informações do livro " Indústrias de Braga - Notas dum Jornalista" por Manuel Araújo.
Creio que há muitos descendentes desta familia Taxa. Conheci diversos e não sei onde se encontram agora.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#263193 | aguerreiro | 30 set 2010 23:07 | Em resposta a: #263180

Encontram-se descendentes em Vila Praia de Âncora pelo menos.
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#263219 | joão pombo | 01 out 2010 12:30 | Em resposta a: #263180

Caros confrades,

Como diz e bem Vasco Briteiros, existem ainda Taxas em Braga.
Conheço um - juiz aposentado - natural de Braga e creio que irmão de uma senhora que vive em Lisboa.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#274551 | Cristina Almeida | 14 abr 2011 12:43 | Em resposta a: #263064

Milena,olá.
Meu nome é Cristina e sou bisneta de Alexandre Taxa.Minha avó é Deolinda Taxa, gostaria de saber mais informações tb.Obrigada Cristina. Aguardo contato.

Resposta

Link directo:

TAXA

#274561 | FGJ | 14 abr 2011 16:40 | Em resposta a: #263064

MONTENEGRO, COUTO & TAXA
1887 - Portugueses negociantes em Santos(Estado de São Paulo, Brasil) registram-se no Rio.
Venda de vinhos e quaisquer outras mercadorias que lhe sejam consignadas.
Sócios: Fábio Montenegro, José Pinto de Almeida Couto e Mariano Wilk Taxa, os dois primeiros morando no Rio e o terceiro em São Paulo. Participação no capital: Montenegro (11:276$957), Couto (14:604$397) e Mariano com 40:000$000 (40 contos). Tarefas: Montenegro (escrituração da casa e outros serviços de interesse à sociedade), Couto (gerência da casa, correspondência e caixa), Taxa (direção do escritório de São Paulo, venda de mercadorias na mesma cidade, recebimento de contas vencidas e outros serviços de interesse da casa).
Retiradas mensais: Montenegro, 300 milréis; Couto, 300 milréis; Taxa, 350 milréis.
O contrato social foi registrado sob o nº 30716 no Livro 198 da Junta de Comércio.
Espero q oa info acima lhe ajude em alguma coisa.
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#289109 | João Taxa | 13 out 2011 18:16 | Em resposta a: #263219

Boa tarde,

O meu nome é João Taxa Araújo e comecei a fazer a árvore da familia Taxa.
Sou natural de Vila Praia de Âncora mas o apelido veio de Braga com a minha mãe, Maria Esther Taxa Ribeiro da Silva Araújo, que acredito que seja a Taxa mais idosa ainda viva - fez dia 02 de Outubro 98 anos!
Sou trineto de João Baptista da Silva Taxa, que segundo consta teve 11 filhos.
Gostaria de vos convidar a visitarem o site da árvore que iniciei, e fico ao dispor para receber informações que disponham.

http://www.myheritage.com.pt/site-172710812/taxa-da-silva-araujo

Obrigada.
Cumprimentos,

João Taxa Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#289160 | dramalhete | 14 out 2011 02:44 | Em resposta a: #289109

Boa noite

Fico muito feliz por ver que duas ilustres famílias (Taxa e Araújo) andam por estes caminhos da Genealogia. Já tinha notado a sua falta aqui no Geneall. As maiores felicidades para as novas descobertas na história da família.

Cumprimentos

D. Ramalhete Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#294908 | milenataxa | 17 jan 2012 01:56 | Em resposta a: #289109

Estive em Braga!
Conheci a Joana Taxa, a Magda, o José… Foi ótimo!
Espero encontrá-lo no facebook!

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#294909 | milenataxa | 17 jan 2012 01:58 | Em resposta a: #263180

Sei que faz tempo, mas obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#294910 | milenataxa | 17 jan 2012 02:00 | Em resposta a: #274551

Cristina,
Estive em Braga, berço da família, e foi incrível.
Me procure no facebook: milenataxa!!

Resposta

Link directo:

RE: TAXA

#294911 | milenataxa | 17 jan 2012 02:02 | Em resposta a: #274561

Como faço para entrar em contato contigo?

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#294912 | milenataxa | 17 jan 2012 02:02 | Em resposta a: #263193

Estivemos em Braga!!

Resposta

Link directo:

Registro da Fábrica do Taxa

#294939 | milenataxa | 17 jan 2012 17:06 | Em resposta a: #274561

Ainda hoje está lá em Braga, para meu orgulho e de tantos outros, a Rua do Taxa. A seu respeito, são feitas citações nesse sítio: http://bragamonumental.blogs.sapo.pt/arquivo/1069782.html
Tratando dos "SOMBREIREIROS" e de como a Fábrica do Taxa cresceu!

"São Victor teve anos de ouro em termos empresariais por causa dos chapéus…Dessa indústria, tão célebre nada resta hoje…Ficou, no entanto bem viva a história de uma das figuras célebres de São Victor, José Baptista da Silva Taxa, filho de gente pobre, começou por sombreiro…”, obreiro que pela honradez e amor ao trabalho, como já dissemos, foi o fundador da “Fábrica Taxa”."
"(...)um grupo de comerciantes e capitalistas de Braga, resolve enriquecer a sua cidade com um novo estabelecimento industrial, no bairro chapeleiro, que contribuiria para um valioso factor económico, que viria a pesar no meio industrial bracarense. Assim reunidos de boa vontade, resolvem em 1921, fundar na zona onde já proliferam outras fábricas (duas afora as ainda então oficinas artesanais) uma outra – A Industrial - que com instalações modelares, modernos maquinismos e uma série de novos métodos mecânicos produziriam muito mais e melhor, com menos operários, que no entanto ainda eram 110, para uma produção diária de 2.000 chapéus em 24 horas. Ficou situada no gaveto da rua do Taxa com a rua Dom Pedro V. "

Resposta

Link directo:

Registro da Fábrica do Taxa II

#294955 | milenataxa | 17 jan 2012 20:05 | Em resposta a: #294939

Tratando de como a Fábrica do Taxa cresceu, existem também dados neste site: http://www.diariodominho.pt/imprimir/17721
Que fala da importancia do Taxa para a história de Braga!
" Estamos a falar da Fábrica Social Bracarense, cujo edifício é agora o único testemunho de uma actividade que mergulha as suas raízes em pequenos núcleos manufactureiros, já referenciados no séc. XVII, e que desde então granjeou grande prestígio à Cidade. Esta fábrica foi fundada em 1876 por José Baptista da Silva Taxa, António José Rodrigues Bahia, António José Cerqueira da Silva Braga e Manoel Soares Pacheco, sob a firma "Taxa, Bahia, Cerqueira & Pacheco". (...)
Tendo em conta toda a história da produção industrial em Braga, consideramos como um dever a salvaguarda do edifício da antiga Fábrica Social Bracarense, o único que perdurou até aos dias de hoje. Sendo esta uma importante parcela do nosso património industrial, julgamos de toda a conveniência a procura de novas funções para dar vida ao seu edifício: a criação de um Museu do Chapéu seria a perfeita reutilização deste espaço, até porque existem poucos museus deste produto, e seria um grande enriquecimento histórico e cultural."

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#295051 | FGJ | 19 jan 2012 00:07 | Em resposta a: #263064

MILENA,
TUDO Q TENHO SOBRE A FAMILIA TAXA, FOI O INFORMADO EM MINHA MSG DE 14ABR2011.
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: Registro da Fábrica do Taxa II

#295072 | vbriteiros | 19 jan 2012 13:02 | Em resposta a: #294955

Ainda nenhum dos participantes neste tópico citou o "Palacete do Taxa", que existiu em S. Victor. Será que ainda existe? Alguém tem fotos?
Aproveito para citar um elemento desta família que se dedica à Pintura e inaugura no próximo fim de semana mais uma exposição: a Manuela Taxa.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Registro da Fábrica do Taxa II

#295080 | f4b2 | 19 jan 2012 13:49 | Em resposta a: #295072

Caro Vasco Briteiros

Deixo-lhe esta sujestão:

Escreva de entrada o seguinte: BracaraeAv e entre depois no Museu da Memória de Braga.

Penso que tem muitas surpresas?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Registro da Fábrica do Taxa II

#295118 | vbriteiros | 19 jan 2012 19:41 | Em resposta a: #295080

Caro João Barroca,
Obrigado pela sua sugestão.
Logo na segunda foto vem o Largo de S. Francisco com o edifício do BNU, junto do qual está a Garagem Herculano que ainda conheci. Segue-se para a esquerda da foto um edifício com placas comerciais no 1º andar, que reconheço como a Casa do Eirado ( o largo chamava-se Largo do Eirado) residência que foi dos meus antepassados de apelido Gomes Briteiros, em cujo oratório, a 5.2.1834 , casou o meu trisavô José Maria com Gertrudes Pereira de Lima e simultaneamente Manuel Pereira de Lima com Maria da Conceição Gomes Briteiros e Ana Germana Pereira de Lima com Jacinto de Oliveira Braga, todos aqui na BD.
A Casa continuava sobre um arco , para outro edificio pegado formando ângulo recto. A casa foi demolida em 1959 (?)
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#295176 | s_machado | 20 jan 2012 03:17 | Em resposta a: #289109

Fui amigo ( e não vejo há anos... e anos...) de um João Taxa,de Âncora, que estudou em Braga e seguiu a carreira militar. Pela interessante introdução no site da árvore genealógica no "My heritage", com humor , caracteristicamente académico , fez-me recordar outros tempos, o que em site de genealogia, não é grande novidade! Mas recordar outros tempos com um sorriso, é bom ...e bem melhor ainda, se o autor for conhecido e reencontrado.
"Chapéus há muitos..." já que se falou na indústria criada em Braga por um outro Taxa. Mas João Taxa...não serão assim tantos!
Cumprimentos.
João Machado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#295555 | João Taxa | 24 jan 2012 18:36 | Em resposta a: #295176

Ola Joao Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#295561 | João Taxa | 24 jan 2012 19:02 | Em resposta a: #295555

Ola João Machado:

Es Filho de um Sr Cor. de Inf ?
Es Delegado de Propaganda Medica ?
Jogaste Voleibol na Moc. Port. ?
Namoraste com a Irmã do Faria da Livraria Globo da Rua de Souto ?

Caso afirmativo, então eu sou o tal João Taxa que tu conheceste em anos em Braga idos que infelismente ja não voltam.

Existem mais dois Jões Taxa : o meu Filho e o meu sobrinho.

Caso queiras o meu mail diz.


Um abraço


João Taxa

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#295875 | s_machado | 28 jan 2012 10:51 | Em resposta a: #295561

Olá João...
Bons olhos te leiam!!
Claro que sou o João Machado que conheces. Manda-me o teu mail, por favor, e recebe um grande abraço.

João

Resposta

Link directo:

RE: Família Taxa

#296301 | João Taxa | 02 fev 2012 19:41 | Em resposta a: #295176

João Machado

O meu mail é : taxaraujo@gmail.com

Um abraço

João Taxa

Resposta

Link directo:

RE: Registro da Fábrica do Taxa II

#304965 | f4b2 | 04 mai 2012 22:51 | Em resposta a: #294955

Cara milenataxa

Estava a pesquisar Braga no Anuário de Portugal de 1909 e vi estes nomes,cito:

- EURICO TAXA -Médico,Rua de S.João em Braga,1909

- LOURENÇO J. da SILVA TAXA - Chapelaria na Rua Rodrigues de Carvalho em Braga,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 22:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen