proibição de casamento fora de Portugal?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Direito | Famílias | Genética

proibição de casamento fora de Portugal?

#263133 | goncalosimoes | 30 set 2010 11:11

Bom dia,
Recetemente deparei-me com um texto onde aparentemente o casamento com princesas ou senhoras estrangeiras estava proibido aquando do reinado de D. Pedro II. Alguém me saberá dizer porquê?
Deixo-vos o referido texto:

Documento nº4 - BNF, Port., nº34, fls 248-248v.tivação do Nota do Núncio em Lisboa, António Conti, sobre a dispensa para a efectivação do casamento de D. Luísa com D. Jaime Álvares Pereira de Melo, 3º Duque de Cadaval.

(fl.248) "Aos 25 de Janeiro do anno de 1701 se escreveo a Roma ao S(enho)r Cardeal Paulucci secretario de estado de Sua Sant(ida)de pedindose a dispensa p(ar)a a S(enho)ra Princeza D. Luiza e o S(enho)r duque D. Jaime de Cadaval, e no mesmo tempo se mandou hu papel apontandose as rezões q(ue)havião p(ar)a se fazer este casamento por parte da mesma S(enho)ra; e outro papel das q(ue) havião por p(ar)te do S(enho)r duque de Cadaval; e he o seguinte tirado do Registro, e posto em lingua portugueza.
As rezões que há por parte do S(enho)r duque p(ar)a esejar este casamento prescindindo da assinalada honra de haver por Nora hua filha do seu Rey digna de amor e veneração pela sua bondade, são as difficuldades de achar hua occasião semelhante não só dentro do Reyno, mas ainda fora delle, alem de que agora estão prohibidos os casamentos com Princezas ou S(enho)ras estrangeiras..."

obrigado
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: proibição de casamento fora de Portugal?

#263266 | goncalosimoes | 02 out 2010 09:35 | Em resposta a: #263133

...

Resposta

Link directo:

proibição de casamento fora de Portugal?

#368979 | palmsprings | 04 mai 2016 11:51 | Em resposta a: #263266

Caro Gonçalo ja sabe a resposta? E q por curiosidade deparei-me com o memo texto há uns dias atrás

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen