Contra os Bretões marchar, marchar!!!

Este tópico está classificado nas salas: Eventos

Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263445 | josemariaferreira | 05 out 2010 11:03

Mal vai um País que não sabe a sua verdadeira História, donde partiu e para onde vai!!!

Comemora-se hoje o primeiro aniversário da República. Quando a República foi implantada, Portugal era um País pobre, e católico, com 5 milhões de habitantes.
Hoje, com a ajuda dos franceses já somos 10 milhões!!!

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263446 | josemariaferreira | 05 out 2010 11:17 | Em resposta a: #263445

Mal vai um País que não sabe a sua verdadeira História, donde partiu e para onde vai!!!

Comemora-se hoje o primeiro centenário da República. Quando a República foi implantada, Portugal era um País pobre, e católico, com 5 milhões de habitantes.
Hoje, com a ajuda dos franceses já somos 10 milhões!!!

.

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263450 | d. soares | 05 out 2010 12:05 | Em resposta a: #263446

Caro Confrade,

Diz bem, "Mal vai um País que não sabe a sua verdadeira História", um país que antes da República já era pobre, medonho e analfabeto. Riqueza? Era só para uns minoritários, com as suas manias de honras por terem nascido num berço de ouro. Os de cá de baixo? Esses só tinham de comer e calar-se com a situação. Rico país, sim senhora! A República teve os seus baixos, reconheço, mas foi muito melhor que uma dita "Monarquia Constitucional", corrupta, podre, decadente, atrasada e feita de uma cambada de sacanas! Eleições? Essas eram só para os senhores das honras nobiliárias, que elegiam-se a si próprios. O povo, esse era deixado à sua sorte.

Agora vem ai uns senhores que se intitulam de monárquicos a falar pela voz do "Povo", por favor, falem por si próprios apenas e não pelos outros. Os senhores não estão e nunca estiveram interessados no melhor para o povo, mas sim, o melhor para os senhores. A isso eu designo de interesseiros.

Nos quase cem anos de Monarquia Constitucional, fizeram mais mal ao País que os cem anos de República. Devem já se ter esquecido que, o que despontou a República e depois a subida ao poder do Sr. Oliveira Salazar, foi o descalabro total dos ditos iluminados monárquicos do século XIX. A ditadura financeira do Estado Novo, foi para pagar contas da primeira República e, o grosso das dividas externas que a Monarquia contraio, com uma guerra estúpida e ignorante de dois irmãos à luta pela cadeira do poder.

O Sr. Eng. Pio, é um pretendente reconhecido pela maioria dos monárquicos, por mim, não sou contra. Agora uma coisa é certa, está ligado eternamente às guerras civis do século XIX, ligado à destruição do Portugal da altura, por um interesse particular, por uma obsessão pela cadeira do pode por parte de D. Miguel. Houve alguma guerra civil em Portugal Republicano? A única guerra que existiu foi a das colónias, defender um território que no qual os Monárquicos não tiveram coragem de defender em 1891. Sim, foi uma guerra estúpida e, a independência das colónias era uma questão de tempo mas, quem mandava, quem governava tentou fazer um acto patriótico, defender os interesses do País.

Se a monarquia era algo tão bom, tão fabuloso, tão patriótico, porque o exército não defendeu o seu Rei? Porque não interveio? Porque não mexeu uma única palha para suprimir a revolução? Não mexeu uma palha porque não respeitavam o Rei, a sua lealdade era ao País e não ao Rei.

Os monárquicos não são mais patrióticos que eu ou que outro português repúblicano qualquer. Prefiro escolher o governante e o alto representante do país. Ninguém tem o direito de ser titular de um país por nascimento, sou um cidadão livre, algo que durante a Monárquia não existia.

Cumprimentos

RMS

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263455 | CNT | 05 out 2010 12:54 | Em resposta a: #263450

De asnos, de burros ou de semi-ignorantes, que é o mesmo, o único que se pode esperar são coices.

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263465 | d. soares | 05 out 2010 20:32 | Em resposta a: #263455

Temos pena, pena? Pena não, ainda bem que estes monárquicos não podem mudar a história. Caso pudessem, ainda vinham dizer que a monárquica nunca acabou, que a revolução nunca se tinha dado, pior, ainda eram capazes de afirmar que o rei nunca tinha sido morto, que apenas estava de féria lá pelas terras brasileiras.

Que dor de cotovelo, ai que memórias de uma monarquia que eu nunca vi! Era tão bom, Portugal era uma potência europeia, era um país riquissimo e a educação? A educação era do mais alto nível. Saúde para todos! Um primor de país. Tenham paciência.

Eu sempre ouvi dizer que "os cães ladram e ladram e ladram, a caravana passa" a República fica!

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!! Nobre Povo Imortal!

#263477 | AIRMID | 05 out 2010 22:37 | Em resposta a: #263450

Caro Confrade Soares

O Iustre está a divertir-se à nossa custa, não?

A destruição de Portugal tem raizes muito profundas.
Vem do tempo em que se formou uma Santa Aliança entre os Askhenasi e os Luteranos, contra Portugal e os Sefarditas.
Os Askhenasi que juraram vingança dos Sefarditas, por terem perdido a Rota da Seda do Norte da Europa, com o desvio do Comércio para o Atlântico Sul, os Anglicanos e Luteranos, porque queriam arrecadar o Dízimo.

A vingança dura até hoje. E o motivo é o de sempre: PODER E RIQUEZA.

Os Sefarditas partiram para a América, onde ajudaram a fundar os EUA, que mais tarde os Askenasi tomaram de assalto.

Nós, sobrevivemos como pudemos, aos ataques dos Castelhanos apoiados pela Inquisição controlada por um meio Judeu, Tomás de Torquemada. E mais tarde, sobrevivemos aos ataques da Maçonaria Francesa, que congregou na mesma Irmandade, todos os inimigos de Portugal.


Tudo o que nos tem acontecido,desde a perseguição da Inquisição, que iniciou a destruíção da verdadeira Nobreza, passando pela imposição pela força das armas da Quádrupla Aliança, do Liberalismo Jacobino, com a destruição dos nossos Valores Ancestrais é a consequência dessa tentativa de espoliação, da História, do Património da Memória e da Religião dos Portugueses.

A República, foi apenas mais um passo torpe, a caminho do fim. O 25 de Abril foi o último.

Toda a retória mais ou menos demagógica, que rodeia o Tema Monarquia versus República, não passa de uma manobra de diversão, ridícula e fútil, face ao que está em risco.

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!! Nobre Povo Imortal!

#263497 | d. soares | 06 out 2010 10:55 | Em resposta a: #263477

Cara Confrade Airmid


Para responder à sua questão, não, não estou a divertir-me à custa de si, ou de quem quer que seja! Eu respeito, como sempre respeitei, quem defende a monarquia, mas, tenho reparado, que o inverso não é igual. Até agora, por aquilo que tenho lido neste fórum, existe uma enorme falta de respeito por parte de alguns ditos monárquicos em relação aos republicanos e, isso vê-se num comentário feito mais atrás.

É saudável no meu ponto de vista que hajam opiniões diferentes, que as pessoas defendam aquilo que acreditem, aquilo que realmente acham que deve ser a forma de poder, governo ou chefia estatal, agora isso não deve transpor os direitos de opinar de quem quer que seja. Pois, assim só mostram o que realmente são. Para ditadores já bastou um que lá ficou quase 40 anos, não preciso de mais uns quantos a quererem o lugar.

Sabe, gosto de ler as suas teorias da conspiração, acho-as bastante interessantes, contudo, existe neste momento problemas bem mais importantes que a retórica demagoga do tema Monarquia versus República. E, ai, entrasse no suponha-mos!

Suponha-mos que nos encontramos numa Monarquia, esta teria capacidade para resolver os graves problemas financeiros, sociais e políticos que no qual passamos neste momento? Talvez sim, talvez não, quem sabe, ou então, teriam os maçons de ser afugentados ao cacete e pontapé, suponha-mos. Teria a Monarquia capacidade para resolver a grave questão social que se encontra os desempregados e os empregados precários? Talvez sim, talvez não, quem sabe, ou então, teriam os auto-proclamados nobres a coragem de um leão e a perspicácia de um falcão em abrir os bolsos à carteira e dar a quem precisa, suponha-mos. Teria a Monarquia capacidade para resolver os problemas políticos gravíssimos que afectam o país? Talvez sim, talvez não, quem sabe, ou então, os ditos nobres ficariam mais ricos e os ditos não nobres, a escumalha de sangue vermelho (como se de os outros também não o fosse), cada vez mais desgraçados.

É certo que estes problemas existem na República, como também já existiam antes da mesma, mas uma coisa eu sei. A vida das pessoas melhorou muito, mas muito, ao ponto de existir uma quase igualdade entre cidadãos a todos os níveis. Essa situação deve-se à República? Talvez sim, talvez não, quem sabe. Teria sido melhor se estivesse-mos numa Monarquia? Talvez sim, talvez não, quem sabe. De uma coisa eu sei, é desses jacobinos que tanto critica, tal como dos luteranos e dos anglicanos que à pouco mais de 20 anos, nos cai a esmolinha nos cofres públicos, foi com esse dinheiro que este país esquecido pela Europa e pelas grandes potências, ainda cresceu. Basta olhar e, disso ninguém fala, disso ninguém vê, apenas vêem num sentido - Monarquia Monarquia Monarquia, o mesmo se diz no inverso, República República República!

Que se faça de vez o Referendo, que se assuma as consequências do resultado e que se calem todos de uma vez por todas. Ofensa é que não! A minha liberdade acaba no momento em que começa a dos outros, ora ai está uma frase muito interessante, deveras!

Eu, como patriota deste país, quero um país melhor. Não quero uma cambada de sacanas nobres ou políticos de carreira a roubar e a encherem-se à custa dos mesmos. A Monarquia não é melhor que a Republica e o mesmo se aplica no inverso. Quando se trata de apropriar dos meios financeiros públicos são todos iguais e, aí, defendo que se "role cabeças", alguém tem de pagar pelos males que fazem ao país, não é à Ideologia ou à forma de Governo. A vida das pessoas não é um tabuleiro de xadrez.

Mas presumo, que também tem uma teoria conspiratória em relação a isto tudo. Acredito que sim, como tal, vou adorar ler.


Os meus melhores cumprimentos

RMS

Resposta

Link directo:

Portugal um país marítimo de 3.000.000 km - Haja esperança!

#263524 | José-Manuel | 06 out 2010 17:43 | Em resposta a: #263497

Minha resposta ao “Contra os Bretões marchar, marchar !!!” de JMF

Caro JMF,

Essa de se passar dos cinco aos 10 milhões graças à francesada não compreendi, como não compreendi porquê os portugueses não imitaram os ingleses que tinham um banco de leite materno para aumentarem os súbditos da Coroa e manterem o seu Império.

Não sei contra quem se devia marchar, se contra Gauleses ou Bretões, mas sei que não marcam contra a UE, é contra ela que o deveriam fazer.Talvez sejam essas suas genealogias árabes das origens portuguesas que fazem actualmente os portugueses marcharem ao lado dos franceses, e adoptarem a língua francesa como referência.

Como é que o José Maria Ferreira quer marchar contra quem detêm um arsenal nuclear de 350 ogivas com alcance de 8.000 km? http://fr.wikipedia.org/wiki/Force_de_dissuasion_nucl%C3%A9aire_fran%C3%A7aise
Ou pensa que a UE foi criado só com “beijinhos franceses” do Jacques Delors? Que ele dizia que era o que se devia enviar aos Estados que não a queriam aceitar! São mestres em se travestirem, são mestres da comédia, mas entre a república e monarquia de reis que andavam com pernas de frango nas algibeiras que venha o Diabo e escolha.

Para que possam ser as pessoas a escolher verdadeiramente o que quer que seja em Portugal serão precisas passar ainda muitas gerações pelos bancos da escola, até que se decidam de administrar “Um país marítimo de 3.000.000 km²””
http://www.emepc.pt/srv/FILME.swf
Novos territórios para Portugal brevemente?
- Hyères Seamount
- Cruiser Tablemount
- Seewarte Seamounts
- Great Meteor Tablemount

Tem lá muito petróleo e gás natural à espera de ser explorado:
Colinas dos Príncipes de Avis
Colina do Infante D. Pedro (o Infante das Sete Partidas),
Colina do Infante Santo (D. Fernando),
Colina do Infante Dom Henrique (o Navegador),
no Google Earth:
37° 50′ 1″ N, 8° 47′ 52″ W
37.83°N, 9.433°W

Haja esperança:
http://4.bp.blogspot.com/_H3hPB3_DZTE/TKycxCjFl8I/AAAAAAAAAeY/GoPsu5jJWFY/s1600/Um+pa%C3%ADs+mar%C3%ADtimo+de+3.000.000+km2.JPG

Cumprimentos,
José Manuel CH-GE

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!! Nobre Povo Imortal!

#263554 | AIRMID | 07 out 2010 01:50 | Em resposta a: #263497

Caro D. Soares

Portugal é um Reino parcialmente Submerso.

A resposta que eu lhe poderia dar, está neste Vídeo da EMEPC, cujo link, o confrade José Manuel forneceu.
Sugiro que o veja sem preconceitos. Que olhe bem, o fundo do Mar Profundo.
Se mesmo assim não perceber, nada do que eu possa dizer, alterará a sua visão.

Como dizia Shakespeare, cujo verdadeiro nome nunca foi revelado: "OS PECADOS ANTIGOS PROJECTAM LONGAS SOMBRAS".

Melhores Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Portugal um país marítimo de 3.000.000 km - Haja esperança!

#263558 | AIRMID | 07 out 2010 03:34 | Em resposta a: #263524

Caro José Manuel

Talvez o confrade José Maria se referira aos 5 Milhões de portugueses submissos à francesada Robespierriana, que duplicaram nos últimos Cem Anos.

Não se esqueça que há quem defenda, e procure a documentação, que prova que A PORTUGUESA, foi escrita em homenagem ao Rei Dom Miguel, deposto pela Quádrupla Aliança, ou melhor a Aliança dos Briteiros.

Dos Briteiros da Grã Bretanha, dos Briteiros da Petit Bretanha, e dos Briteiros da Espanolada ali do lado, os da Rota Jacobina, com apoio de certos Mestres de Obras, caseiros, especializados na fuga aos Impostos, na contrafacção, no compadrio, no roubo de materiais etc. etc. etc.


Eu não apostaria tanto, no desenvolvimento mental das novas gerações.....
É que o ensino arcaico, que lhes impingem nas escolas, de mistura com Ronaldos e Co, e Telenovelas de Morangos Congelados, não augura nada de bom.

Melhores Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263565 | luso | 07 out 2010 10:43 | Em resposta a: #263450

Caro Confrade D. Soares

onde leu essa versão da história , em algum compêndio de um centro republicano (maçôn)?

A classe politica é que estava podre, os privilégios estavam com os paladinos da república, essa elite era milionária (exemplo :José Relvas, Egas Moniz e hoje os barões do PS , Mário Soares, Santos Silva etc.)

Quanto à nobreza pouco ou nada representavam em termos de poder económico e politico.Só tinham o privilégio de serem (alguns) amigos do Rei e terem funções na corte (sem salário).

Assim, o único inocente deste pantanal foi a instituição real que, por mais tentativas que fez nada conseguiu da classe politica de então ( o mesmo se pasa hoje).

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!! Nobre Povo Imortal!

#263568 | luso | 07 out 2010 11:06 | Em resposta a: #263497

Caro D.Soares com todo o respeito , acho que não tem a minima noção das Monarquias modernas ...quem fala da nobreza como classe dirigente está a léguas da realidade actual das Monarquias modernas , que não governam mas contribuem de forma decisiva para a estabilidade e fortalecimanto da sociedade civil e até politica.

Penso que as nossas raivas e frustações provêm da nossa classe politica e não do Rei ou Presidente, porém pefiro o Rei que cumpre na integra as funções que eu acho serem da competência de uma chefia de estado.

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263576 | d. soares | 07 out 2010 13:59 | Em resposta a: #263565

Caro Confrade Luso,


Não brinque comigo! Eu nunca simpatizei o Dr. Mário Soares ou com outro qualquer membro do Ps. Até só por acaso, este e o seu partido eram vivos na altura e tudo! Bem, milagres na esperança de vida, devem ter pelo menos 120 anos de vida! Por favor! Tenha um pouco de paciência.

Se leu bem o meu comentário, então responda a coisas concretas, pois as minhas questões eram concretas e concisas, não andavam cheias de enroles e efeitos, quero algo em concreto! Não é apenas falar mal da República e dizer que a Monarquia é que é muito boa. Sou um adepto dos debates, mas debates com sumo, matéria, discernimento, conteúdo em concreto.

Apenas fala em enfeites embelezadores de uma Monarquia podre na altura, só por acaso o Rei até nem pactuou com o rotativismo da segunda metade do século XIX e, depois diz-me que o Rei é um inocente...inocente??? Amigos do rei sem salários...sem salários?

Vem-me falar das Monarquias Europeias, dá-me vontade de rir, por acaso acha mesmo que este pretendente é igual aos pretendentes europeus? Por favor!

Responda-me meu caro e estimado confrade, como se eu fosse uma criança de 10 anos, que desconhece-se toda as matérias sociais, políticas e económicas. O quê que concretamente a Monarquia tem de melhor que a República em concreto, em que aspectos, o que faria para melhorar a minha vida económica e social! Não quero saber do Rei para nada, o Rei não é o País.

Ou apenas só sabem falar do Rei? Só isso é que interessa e basta? Quero saber o que a Monarquia faria de melhor do que estes republicanos neste momento. Quero dados concretos e, não quero comparações com monarquias estrangeiras, isso são comparações incomparaveis. Portugal não é igual ao resto da Europa monárquica. Este pretendente não chega aos calcanhares dos outros congéneres europeus. Talvez algum dia o filho lá consiga chegar, agora este não!

Quero saber matérias concretas.

Os melhores cumprimentos

RMS

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263581 | luso | 07 out 2010 14:17 | Em resposta a: #263576

Caro d.Soares,

está muito nervoso, tem de se acalmar.

Não percebeu nada do que eu disse ou não leu a história de Portugal.

A chamada "Ditadura" de João Franco era constitucionalmente prevista, claro está que com a quebra do rotativismo , que era o que se pretendia e a fundação de um novo sistema, os politicos matatam o Rei (Exemplos actuais: os governos de origem presidencial , olhe a Pintassilgo, nunca foi eleita).

Quanto ao Mario Soares deve ter compreendido que onde eu queria chegar era que caciques existiram e sempre existirão.


Quanto à sua idade uma vez que com 10 anos se presume que já sabe ler , sugiro umas leituras da história de Portugal para criancinas,mas de uma edição insuspeita!

O Senhor bem quer mas......mas eu já dei para esse peditório.Lamento.

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263582 | luso | 07 out 2010 14:20 | Em resposta a: #263581

criancinhas, perdão

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263589 | d. soares | 07 out 2010 15:40 | Em resposta a: #263581

Meu caro Luso, por favor!


Nervoso? Não, até pode dizer que estou chateado, fulo, aborrecido, louco, furioso, etc! Mas a verdade é que continua a fugir ao cerne da questão! Como tal volto a repetir mais uma vez!

Em quê que a Monarquia pode ser melhor para o meu bem-estar social, económico e pessoal, como também no bem-estar de todos os outros cidadãos de Portugal. Só virem dizer que o Rei é que é bom não chega.

O brasileiro é que tem razão!

Eu sei que é lhe difiçil responder, não tem resposta!

Começo a pensar cada vez mais, que apenas querem o rei por acharem que está na moda, ou então deve ser chique! Não sei, penso eu!

Os melhores cumprimentos,

RMS


PS: Algum confrade sabe responder às minhas questões? Gostava de perceber e entender a inclinação monárquica dos caríssimos confrades. Ou apenas só querem um rei por apenas ser "chique"?
Apenas peço que não me venham com a treta dos valores, para essa já não tenho paciência! Valores culturais não enriqueçe ninguêm económicamente só apenas, culturalmente e pessoalmente. Quero algo concreto!

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263591 | luso | 07 out 2010 16:04 | Em resposta a: #263589

Eu não mordo o isco, mas deixo-lhe algumas pistas: unidade, estabilidade, garante, moderador, apaziguador, independente, símbolo de uma nação (lembro que o Rei não governa mas se cumprir as funções acima descritas contribui para a solidez da sociedade sendo certo que é ela a socedade e os politicos que tem de produzir riqueza e não o Rei.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263592 | luso | 07 out 2010 16:06 | Em resposta a: #263591

Digo-lhe , ainda , que se continuar com esse tom grosseiro e ameaçador, não lhe passo mais "cartão"!

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263595 | goncalosimoes | 07 out 2010 16:13 | Em resposta a: #263589

Boa tarde,
tenho vindo a ler as suas perguntas e se me permite dar a minha opinião, devo dizer-lhe que quando diz que Portugal no final do regime monárquico vivia pobre, no desemprego e com uma alta taxa de analfabetos, está não só a caracterizar Portugal, como quase toda a Europa da época, como mais grave ainda os nossos dias neste nosso pais de hoje (o que é grave tendo em atenção que o século XX, foi o século em que a humanidade mais se desenvolveu em todos os níveis, incluindo o económico e se sem dúvida crescemos muito, temo que não tenha sido graças à República mas sim ao desenvolvimento mundial).
Eu sei que quando pergunta o que um rei pode fazer para melhorar a sua situação económica, está a generalizar, mas mesmo assim caracteriza um estado comum a muitos portugueses, sempre à espera que outros melhorem as suas vidas sem terem que se esforçar muito para a obterem, de perferência! O que um rei poderia fazer, é o mesmo que o nosso Presidente pode, ou seja quase nada, pois ao Presidente não compete arranjar este tipo de soluções.
Quanto a D.Duarte não lhe sei dizer se realmente tem competências ou não pois não lhe conheço o trabalho ou o pensamento, o que sei é que de uma maneira geral é caracterizado pelos media de uma forma nada lisonjeada, aliás quase ridícula, o que mostra bem o poder que a República teve na fabricação da ideia da monarquia ser péssima, pois pelo que me vou apercebendo, os portugueses tem mais medo e falam pior do tempo da monarquia do que do Estado Novo.
Para mim a monarquia constitucional faz sentido por uma questão de tradição, por permitir ter alguém como chefe de estado isento de partidos do governo, que nos faça sentir unidos enquanto portugueses e não preocupado com sondagens de popularidade e com as suas próximas eleições ou mesmo com as eleições governamentais...

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263598 | luso | 07 out 2010 17:09 | Em resposta a: #263589

regeneração foi na verdade um “boom” económico que poderia ter adiantado os actuais níveis de vida em 30 anos, não tivesse sido a revolução de 1910 as crises económicas de 1890 e a implantação da republica no Brasil…



A linha azul mostra a evolução do rendimento “per capita” durante a monarquia, no período de 1855 ate 1910

A linha vermelha mostra a evolução do nível de rendimento durante a I República

A linha vermelha fina mostra a “tendência” (trend) que o ciclo económico poderia ter levado se não tivesse havido aqueles 16 anos ,entre 1910 e 1926

1- O 1910

Em 1855 o PIB era de 248.000 contos de reis, para uma população de 3.901.000 indivíduos, tal significava um rendimento per capita de 82 escudos (escudos de 1914). Esse rendimento viria a subir até 176 escudos (escudos de 1914), ou seja 114 % em 33 anos. A manter-se esse ritmo , o rendimento real per capita em 1921 teria sido de 189 escudos e não 90 como efectivamente foi (um hiato de 110%), sendo que era um valor inferior ao auferido em 1799.
Não podemos dizer que o nível de vida em 1799 fosse melhor do que em 1921, embora os dados indiquem nesse caminho, mas podemo-nos questionar onde foram parar os 110% de rendimento per capita, ou mesmo como foi possível a um país com um PIB real de um milhão de escudos em 1910 regredir para metade desse valor em 11 anos (555 000 contos em 1921). Para um país com seis milhões de almas e um rendimento per capita de 90 escudos… pode dizer-se que em 11 anos (1910-1921) Portugal efectivamente regrediu mais de 60 anos, anulando todo o desenvolvimento que a regeneração havia feito, condenando o país a um eterno atraso de uma a três décadas.

2- A REPUBLICA DO BRASIL E AS CRISES DA DECADA DE 90

Que ocorreu então entre 1890 e 1910 ?. A economia quase estagnou, mesmo apesar de em 1910 ter atingido o maior valor para o Rendimento Interno até então conseguido (1.007.000 contos a preços constantes de 1914). Mesmo apesar da enorme dívida que todos os anos crescia 11.000 contos, o país crescia… não havia uma tendência no sentido da descida, como se veio a verificar desde 1910 até 1921.
Para cumprir os programas de fomento necessários Portugal tinha obrigatoriamente de recorrer ao crédito internacional, e para isso era obrigatória a entrada no sistema do “livre câmbio”, através do sistema “padrão ouro” (cada moeda valia efectivamente uma quantidade fixa de ouro).
Esta abertura ao exterior era um enorme risco para uma economia ainda agrícola e a prová-lo estão as pautas aduaneiras portuguesas, que eram à altura as mais elevadas da Europa (o Estado cobrava em média 30% sobre as importações) o que no fundo reflecte o carácter proteccionista sobre a industria nacional.
Mas não se pode dizer que Portugal fosse efectivamente uma economia aberta, pois o peso das importações e exportações nunca ultrapassou os 7% (em Inglaterra a média era de aproximadamente 20%). Só com advento da República é que esta fasquia foi ultrapassada tendo a Balança comercial registrado desvios de 21 pontos percentuais com as importações a representarem 28% do PIB (1921) face aos 7% das exportações.
A real abertura da economia não advinha da balança comercial mas da exportação de trabalhadores (emigração - modelo idêntico ao italiano, com as mesmas consequências). Portugal exportava os trabalhadores, que enviavam remessas sob a forma de letras de câmbio sobre a praça de Londres (porque o Brasil tinha mais relações económicas com Inglaterra) permitindo aos nacionais e ao Estado ter crédito para contrair empréstimos.
Então tudo o que se passava no Brasil tinha reflexos imediatos no valor da moeda face á libra. Isto foi verdade na guerra do Paraguai (1868-71) e particularmente grave na implantação da republica do Brasil (1890-1907).
A desvalorização da moeda face ao exterior provocava o imediato aumento da Divida Pública e de facto o crescente endividamento que se verifica desde 1890 não advém de um endividamento real, mas do seu menor valor. Na altura todos queriam ver culpados no Fontes Pereira de Melo ou numa conspiração inglesa. Foi num estudo de 1915 ( “O Ágio”, Salazar) por um académico de nome Oliveira Salazar, que se provou o que já era sugerido por alguns… Foi o câmbio da moeda brasileira que determinou o câmbio da moeda nacional até 1907.
Tudo estava bem se tudo estivesse bem no Brasil (e D. Carlos sabia-o), mas desde Novembro de 1889, com o fim da monarquia no Brasil que este pais descambou num Carnaval de golpes de Estado, sendo que em 1891 já as praças internacionais previam a bancarrota, com o cambio da moeda portuguesa a cair 25 % e as transferências do Brasil a passarem de 4355 contos (1888) para 800 contos em 1891, uma queda de 80%
Portanto foi uma consequência da conjuntura internacional, o que determinou a fraca performance económica (1890-1907), sendo que o PIB per capita de 1909 só seria igualado em 1928…19 anos de diferença! e a prova do fracasso da I republica
De facto a I república foi um fracasso, não só ideológico como social. O Liberalismo assentava grande parte do seu pensamento no equilíbrio do Poder pela sua divisão. Ao monarca, o poder moderador contrapunha o poder executivo do governo e das assembleias. Mas a implantação da República apenas veio vincar o acrescido gosto pelo poder que as “elites” vinham vindo a adquirir e o quanto era incomoda a presença de um poder moderador. A enorme liberdade de movimento financeiro e executivo dos sucessivos governos veio provar que a independência orçamental tinha sido subestimada e que esta era de facto mais forte do que os poderes consignados na Constituição…mas seria de facto mais eficiente?
A República implanta-se muito devido ao escândalo dos tabacos, que em 1926 ainda não tinha sido resolvido.
O aumento do nível de vida foi uma mentira escabrosa… as diferenças sociais aumentaram, e se em 1910 não se vivia muito bem, em 1921 nem pão havia para comer, o que diz muito da igualdade entre os homens!
A dívida pública aumentou e não se construíram quaisquer estruturas. É legitimo perguntar-se para que serviu a república ou se a monarquia era assim tão desnecessária.
Bom entre a linha azul e a vermelha a única diferença (do gráfico) é o Rei porque o resto estava lá tudo: as estruturas, os políticos, as mentiras e omissões!
…afinal a monarquia fez falta!

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263599 | CMRSF | 07 out 2010 17:15 | Em resposta a: #263592

Caros Confrades,

Como achega para a discussão, deixo-vos este comentário do Prof. Adelino Maltez

"Ao contrário do que proclamam os monárquicos institucionalizados, sou capaz de demonstrar, pela hermenêutica simples de um aluno de direito constitucional, que a tal alínea b) do 288º não impede a chefia de Estado de caber a rei, que, de acordo com as leis fundamentais, desde 1385, está obrigado a "forma republicana de governo", dado que, no não-absolutismo, o rei reina, o povo é que governa." - Prof. Adelino Maltez no seu perfil no facebook, 07/10/2010

Cumprimentos

Carlos Ribeiro da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263600 | CMRSF | 07 out 2010 17:17 | Em resposta a: #263599

E acrescenta, o Prof. Adelino Maltez

"Kant, sem dúvida, o mais insigne teórico da ética republicana, era , sem ser por acaso, um convicto monárquico... Aliás, os teóricos políticos do nosso humanismo renascentista chamavam-se repúblicos e não , politólogos e constitucionalistas. Infelizmente, muitos destes últimos, servidores da carreira e da razão, ou tacho, de estadão, nem sequer compreendem a missão axiológica do repúblico..."

Cumprimentos

Carlos Ribeiro da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263616 | CNT | 07 out 2010 21:32 | Em resposta a: #263465

"Eu sempre ouvi dizer que "os cães ladram e ladram e ladram, a caravana passa" a República fica!"

É raríssimo ouvir ou ler alguém, que de maneira irrefutável, se caracteriza tão lucidamente.
Parabéns.

Resposta

Link directo:

RE: Contra os Bretões marchar, marchar!!!

#263627 | d. soares | 08 out 2010 00:22 | Em resposta a: #263595

Caro Gonçalo Simões,


Visto que se trata do único que fala concretamente sobre o assunto, acho, por respeito à sua bondade em responder. Que também devo responder de forma igual à sua bondade.

Sim, é verdade, a Europa também se encontrava de certa forma, caracterizada com a situação portuguesa. Contudo, sempre foi mais evoluída que Portugal em quase todos os aspectos, sendo uma Europa republicana ou monárquica. Porquê? Por uma questão mundial? Não! Por uma questão social, uma questão de fundo da população, dos seus valores de dedicação a um bem-comum.

Quando coloco-lhe a questão do que, o Rei pode fazer para melhorar o meu bem-estar não estou a referir que me vá dar dinheiro! Nem quero, por mim esses subsídios deveriam acabar todos, desde sociais a esse elefante branco do teatro experimental! Não existe pesca experimental, nem desporto experimental, nem pintura experimental, porque raio deve haver fundos para o teatro experimental, se se o teatro for realmente de qualidade, ele por si próprio auto-financia-se com as receitas de bilheteira, mas, o assunto em causa não é esse. Continuando!

O crescimento económico em Portugal não se deve a questões mundiais, mas sim, por razões europeias, sendo mais específico, a questões de subsídios a fundo perdido que cada vez mais vão sendo cortados. Não acredito que a imagem do Sr. Eng. Duarte seja formatada pela República ou pelos média, é feita sim, tal como ele próprio já o afirmou, por razões de "staff". Faz figura de ridículo devido ao seu grupo de trabalho mais próximo. É claro que o média aproveitam-se logo deste tipo de situações, o que este estava à espera?

Não acredito que os portugueses tenham medo da monarquia, isso é fazer do assunto um chavão, o que não é verdade. As pessoas falam aquilo que acham e cada vez mais, ainda bem!

Não consigo concordar consigo que devemos ter uma monarquia constitucional só por uma questão cultural! Se for essa a lógica, então também devemos voltar ao senhor e ao escravo, que também é cultural. A monarquia constitucional deve ter um fim, caso contrario corre o risco de se tornar inútil, perde a credibilidade logo pela base!

Não existe ninguém, por mais que se queira, que seja isento de qualquer ideologia partidária, todos temos tendências, que no qual podemos ou não defender publicamente.

Se o Rei não pode fazer nada, então eu e muitos outros contribuintes não precisamos de andar a sustentar um senhor toda a sua vidinha. Eu sou mais habilitado a gastar o meu dinheiro que esses ditos senhores. Antes prefiro um Presidente da República, que no qual só se enche durante 4 anos, que um a vida inteira, pelo menos é mais democrático.

Se o Presidente da República faz exactamente o mesmo que um Rei, então este último não trás mais-valias nenhumas. Apenas serve para que alguns interesseiros que tanto defendem o monarca, se possam "enfiar" nos corredores do poder porque de outra forma não o conseguem. E casos desses não faltam e, são bem conhecidos!

Acredito que é capaz de encontrar mais argumentos para defender a monarquia e outros a república, contudo, estamos todos a virar a nossa atenção para aquilo que é fútil. Nenhum regime é mais importante que o país e, tenho pena que os ditos budas iluminados monárquicos e republicanos se deixem levar por esta retórica demagoga, para usar as palavras da confrade airmid e, esquecerem-se tudo o resto.

Cansei-me do tópico, fiquei na mesma. Fora que começo a pensar que a Confrade airmid tem razão, existe uma conspiração contra os portugueses, que já vem de muitos séculos atrás! E está a ganhar terreno!


Os meus melhores cumprimentos

RMS

Resposta

Link directo:

RE: !!!!

#263628 | tmacedo | 08 out 2010 00:38 | Em resposta a: #263627

Senhor Soares:

Escreve de Marte ?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 07:56

Tópico encerrado.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen