Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Heráldica | Pessoas

Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#263685 | HenriqueSousaAzevedo | 10 out 2010 03:28

Caros Participantes do Fórum,

Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda, pois cheguei a um impasse genealógico: estou a estudar os antepassados de Manuel José de Azevedo (c. 1.2.1721) Sr. da Casa do Loureiro em S. Tiago de Gavião, Famalicão cc. Maria Antónia da Costa. O filho mais velho deste casal, João José de Azevedo viria a casar com Luísa Rosa Mendes de Meireles Nogueira Fayão, Sr.ª da Casa de Portuzelo, dando origem aos Azevedo Bragança que herdaram a Casa de Portuzelo e aos Azevedos da Casa do Loureiro.

Com base no livro de registos do AD de Braga e a colaboração do João Guilherme que muito amavelmente me ajudou, sei que:

Domingos João, de Salvador de Vilarinho de Cambas cc. Jozefa Pedrosa. Tiveram Manuel de Azevedo Pedrosa cc. Maria Francisca N (apelido ilegível no assento). Tiveram Manuel José de Azevedo (nasceu a 1.2.1721) em S. Tiago de Gavião.

Agradecia a quem fosse ao AD de Braga que visse os livros de baptismo de S. Vilarinho de Cambas e S. Tiago de Gavião que procurasse mais antepassados. Aquando da minha pesquisa tive muitas dificuldades com a caligrafia da época. O livro de registos da freguesia de Gavião que acabava em 1775 era de fácil consulta, mas os volumes anteriores eram um pesadelo. Talvez algum participante do Fórum que lá vá e que tenha conhecimentos de paleografia tenha a bondade de me ajudar e de consultar os registos em questão. Estou a tentar ligar estes Azevedos aos de S. João de Rei. Presumo que haja uma ligação porque gerações posteriores deste ramo usaram a águia negra em campo dourado como brasão. Intriga-me o facto de nenhum dos pais de Manuel de Azevedo Pedrosa ter "Azevedo" no nome, apesar de terem dado este apelido ao filho.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#263687 | d. soares | 10 out 2010 11:42 | Em resposta a: #263685

Caro Confrade,

É usual, pode ser dos avós ou dos bisavós! E também já vi e ouvi falar de casos de darem os nomes através da memória familiar, ou seja, os descendentes sabem da existencia do nome e da sua história, pois esta era transmitida de pais para filhos e numa sexta ou setima geração existe um pai que decide pois, dar ao nome filho. Já Encontrei este tipo de situação em Albuquerques, em Moraes e, em Jácomes do lago.


Cumprimentos

RMS

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#266415 | HenriqueSousaAzevedo | 06 dez 2010 22:09 | Em resposta a: #263687

Caro Confrade,

Muito obrigado pela sua resposta. Com efeito, já vi isso acontecer, bem como antepassados a "reciclarem" apelidos com o fim da Lei do Morgadio, com a mesma rapidez com os haviam adoptado aquando da herança.
Já agora pergunto-lhe se tem informações sobre os meus Azevedos, os do Solar de Valmelhorado ou os primogénitos, de S. J. de Rei.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#291466 | parseixas | 20 nov 2011 14:39 | Em resposta a: #266415

Sr. Henrique de Azevedo
Sou descendente de Manoel de Azevedo Pedrosa que foi casado com Maria Francisca Martins e viveu no Lugar do Loureiro Freguesia de São Tiago de Gavião.
Do Manoel de Azevedo Pedrosa sei que nasceu em 25.12.1717 e era filho de Josefa Pedrosa de Azevedo do mesmo lugar que nasceu a 11.01.1699 e casou com Domingos João em 23.03.1717 no mesmo Lugar do Loureiro; Josefa Pedrosa de Azevedo era filha de Antonio de Azevedo que morreu em 15.03.1708 e de Maria Pedrosa.
Por dedução da leitura de todos os assentamentos da freguesia suponho que este Antonio de Azevedo que nasceu no mesmo Lugar do Loureiro era filho de Domingos de Araújo e Isabel de Azevedo do mesmo Lugar do Loureiro em São Tiago de Gavião.



Mario Joaquim Nogueira de Azevedo
mario ponto azevedo arroba oi ponto com ponto br

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#292103 | parseixas | 30 nov 2011 23:39 | Em resposta a: #291466

Sr. Henrique de Azevedo,

Em continuação ao estudo tenho que Antonio de Azevedo (18.10.1675 - 15.03.1708 Loureiro, Gavião) era filho de Domingos de Araújo ( + 22.10.1675 Loureiro, Gavião) e sua mulher Isabel de Azevedo (01.09.1641 - 24.12.1715 Loureiro, Gavião) os quais se casaram em Gavião a 23.12.1674.

Domingos de Araújo era filho de Gonçalo de Araújo e sua mulher Maria Manoel que se casaram em Requião a 18.04.1635, Gonçalo de Araújo era filho de Maurício da Costa e Maria de Araújo, Maria Manoel era filha de Manoel Araújo e sua legítima mulher.

Isabel de Azevedo era filha de Estevão Tinoco Fernandes de Azevedo (23.11.1596 - 02.01.1644 Loureiro, Gavião) e sua legítima esposa Margarida Fernandes. Estevão Tinoco Fernandes de Azevedo era filho de João Fernandes ( + 16.03.1634 Loureiro, gavião) e de sua legítima mulher Maria Gonçalves ( + 25.09.1652 Loureiro, Gavião).

Pergunto eu se o ramo de Azevedo que dá nome a esta família vem de João Fernandes ou de Maria Gonçalves. sabe-se que a família Gonçalves era importante neste lugar e nesta época.

Mario Joaquim Nogueira de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#295330 | parseixas | 22 jan 2012 01:53 | Em resposta a: #263685

Sr Henrique,

Achei o registro de nascimento do nosso antepassado e a data correta de nascimento é primeiro de fevereiro de 1751
e não de 1721 como se colocou em sua arvore na lamina de Manuel José de Azevedo irmão da minha antepassada Maria Josefa de Azevedo Pedrosa, achei-o neste endereço:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16282-60561-6?cc=1913410&wc=13411418

Muita Paz para todos nós,

Mário Joaquim Nogueira de Azevedo
mariopontoazevedoarrobaoipontocompontobr

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#316975 | gram | 10 nov 2012 18:34 | Em resposta a: #292103

Sr. Mário Joaquim de Azevedo, a ordem que procura é esta:

Diogo de Azevedo - Quarto Senhor de São João de Rei teve de sua mulher Dona Maria de Vilhena Coutinho a Antonio de Azevedo, entre outros;
Antonio de Azevedo (Coutinho) filho de Diogo de Azevedo nascido pela era de 1490 foi Eclesiástico e embaixador de Portugal à Alemanha para defesa na questão das Molucas e teve os seguintes filhos Diogo de Azevedo, Maria Duarte de Azevedo, entre outros;

Diogo de Azevedo foi bom Cavaleiro e senhor de algumas terras em Famalicão, teve de sua mulher a Gaspar de Azevedo que veio a falecer em sua Quinta da Vréa pelo ano de 1653, Antonio de Azevedo, entre outros.

Maria Duarte de Azevedo que veio a falecer na Quinta de Real em São Tiago de Gavião a 05 de fevereiro de 1613 teve de Domingos Gonçalves da mesma Quinta de Real a Gaspar Gonçalves e a Maria Gonçalves. Esta Maria Gonçalves casou no Lugar dos Loureiros com João Fernandes que veio a facecer no mesmo lugar do Loureiro em 20 de setembro de 1652, com a geração já apresentada.

Nobiliário de famílias de Portugal - felgueiras gaio Vol. 3
Coreografia Portuguesa no seu Vol. 3 a pagina 220
Opusculo impresso intitulado "Memórias de Famílias de Famalicão" Recife, 1860. Contido no arquivo do Conselheiro João Alfredo doado a UFPE
Assentamentos Paroquiais de Vermoim e São Tiago de Gavião.

Atenciosamente,

Pedro da Gram

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#317026 | gram | 11 nov 2012 12:48 | Em resposta a: #316975

PS.

A data de 20 de setembro de 1652 é do falecimento de Maria Gonçalves.

Atanciosamente,

Pedro da Gram

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#317195 | mario0402 | 13 nov 2012 15:17 | Em resposta a: #316975

Caro Pedro da Gram,

Gostava de saber como está o acesso a coleção do Conselheiro João Alfredo da UFPE pois sou aqui do Recife e gostaria de ver este livro "Memórias de famílias de Famalicão" pois também busco informações de familiares do mesmo lugar e época.

se achar melhor poderá entrart em contato pelo mario.azevedo arroba oi ponto com ponto br
ou através desta página que pedirei notificação.

Obrigado,

Mário de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos, da Casa de Portuzelo e da Casa do Loureiro

#317209 | cardosodoamaral | 14 nov 2012 07:30 | Em resposta a: #317026

Caro Confrade Pedro da Gram

Antes de mais peço desculpa por entrar desta forma, mas também tenho curiosidade quanto ao livro "Memórias de famílias de Famalicão", porque alguns dos meus costados passam pelo concelho de Vila Nova de Famalicão, Abade de Vermoim, Vermoim, Pedome, Avidos, S. Cosme do Vale, Joane e S. Tiago de Antas. Aliás, já trocamos um mail referente a uma Ana da Costa de Salvador de Pedome. Está lembrado? Até me perguntou se ela era descendente do Cardeal de Alpedrinha - D. Jorge da Costa.

Sobre o livro referenciado está on-line?

Sobre D. Jorge da Costa e porque fiquei curioso, poderei pesquisar a sua descendência (se é que a houve, não sei) em algum livro de fácil acesso? Ou mesmo on-line.

Também tenho Pereiras de Azevedo entroncados nos Pereiras de Carvalho.

Peço desculpa por o estar a bombardear com estas questões, as quais responde se assim o entender

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen