Alterar certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Alterar certidão de nascimento

#263702 | regina 22 | 10 out 2010 18:02

Boa tarde.

Como faço ou se é possível alterar, minha certidão de nascimento?
Minha cor não é morena porque não existe,na mesma me registraram como morena, sendo que sou negra.
Como também já faz tempo,agora que percebo certas coisas. Sei que foi ignorância dos meus pais e burrice no cartório,meu pai não tem instruções e o cartório? É possível isto?

ATENCIOSAMENTE

Regina de Fatíma

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263728 | LBonifacio | 11 out 2010 08:49 | Em resposta a: #263702

CAra Regina

Não faço a minima ideia pois em Portugal as pessoas têm apenas nome e não "cor de pele".

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263754 | LBMS | 11 out 2010 20:42 | Em resposta a: #263702

Havia um anúncio na televisão que dizia:

Um branco é um branco,
Um preto é um preto,
Sumol é aquilo que os outros não são...

Peça ao douto conservador do Registo, eminência parda, para a sua raça passar a constar na certidão como Sumol! Sem ofensa...

Cumprimentos

LBMS

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263772 | felpo | 12 out 2010 03:52 | Em resposta a: #263754

Senhor LBMS,
A sua brincadeira, não vem a propósito, por isso, é de mau gosto.

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263777 | LBMS | 12 out 2010 09:04 | Em resposta a: #263772

É de mau gosto ? Não gosta de Sumol ? Pode sempre pedir uma Laranjina C, que deve ser mais gasosa... e não altera o efeito.

Cumprimentos

LBMS

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263781 | aeiou2 | 12 out 2010 11:28 | Em resposta a: #263777

Ainda pergunta se é de mau gosto?
MJOOM

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263785 | amrr | 12 out 2010 12:13 | Em resposta a: #263702

Cara Regina,

De que país é natural?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263786 | luso | 12 out 2010 13:54 | Em resposta a: #263754

Confrade, o seu racismo é primário.Que Deus o salve quando a Europa for dos africanos e muçulmanos

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263808 | joão pombo | 12 out 2010 18:22 | Em resposta a: #263785

Brasil, só pode......

Só no Brasil é que usam destes eufemismos para definir a raça e etnia dos cidadãos.

Um moreno, no Brasil, equivale a um mulato (ou mesmo negro) em Portugal.

Muitos mulatos e negros não gostam de ser apelidados de morenos, e terão certamente as suas razões.

Este tipo de distinções não faz qualquer sentido e muito menos num país com as características do Brasil, onde existem brancos, pardos, morenos, mulatos, mamelucos, mestiços, negros, índios, árabes, japoneses, etc, etc............

E na minha opinião, este tipo de "estratificação" só contribui para perpetuar o racismo que ainda existe no Brasil, dando até origem a situações caricatas, como ver negros retintos (não conheço outra expressão) a afirmarem-se morenos, ao mesmo tempo que mulatos (ou mestiços de negro e índio) afirmarem-se negros, quando claramente não o são. Aconteceu ainda recentemente com a candidata do PV às presidenciais do Brasil, Marina Silva (?), que vi chamarem de negra, quando me parece um claro exemplo de mestiça, com sangue negro, branco e índio.

João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263810 | joão pombo | 12 out 2010 18:41 | Em resposta a: #263702

Caros confrades,

Eu devo ser o único a achar que o confrade LBMS não fez comentários racistas e confesso uma certa perplexidade ante as reacções de que foi alvo.
Acresce que as suas mensagens demonstram uma atitude de não submissão à ditadura do politicamente correcto, que eu sempre saúdo e aplaudo.
Devo dizer que nunca responderia à confrade Regina do mesmo modo, até porque a forma como fez a pergunta denota uma certa ingenuidade, quase infantilidade.
Como é evidente e com os parcos elementos de que dispomos, nomeadamente a naturalidade da confrade Regina, nenhum de nós poderá dar uma resposta cabal à sua questão.
A menos que esteja entre nós algum conservador do registo civil brasileiro (admitindo que a confrade Regina é brasileira), é claro!
Na minha opinião e salvo sempre o devido respeito, este tipo de questões não têm grande cabimento num fórum de genealogia, pese embora existir uma significativa participação de confrades brasileiros e troca de informações.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Alterar certidão de nascimento

#263826 | LBMS | 12 out 2010 23:16 | Em resposta a: #263810

Caro João Pombo,

Agradeço a sua mensagem e enalteço a sua clareza de raciocínio e bom senso, como sempre tem demonstrado, ao longo dos anos, nas suas intervenções neste fórum.

Se realmente há coisa que abomino é a ditadura do politicamente correcto, e é pena que neste país, o cinzento se tenha transformado na cor nacional e que o sentido de humor se transforme em pecado capital.

Bem-haja, um abraço

LBMS

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen