Processo e tempo relativo ao óbito e enterramento.

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Processo e tempo relativo ao óbito e enterramento.

#263800 | PP | 12 out 2010 16:55

Caros confrades,

Nos assentos de óbito só vem, maioritariamente, a indicação da data de falecimento (pelo menos no concelho e época em que estou a investigar).

Assim, quase nunca se sabe a data em que foi sepultado o indivíduo. Embora se possa presumir...

A minha questão é apenas a seguinte: alguém sabe se existem algumas "normas" relativamente ao tempo decorrido entre a morte e o enterramento no século XVIII e XIX?

Esperava-se também 24 horas? Um indivíduo que falecia de manhã, por exemplo às 7:00h, era sepultado ainda no mesmo dia?

Se algum dos confrades tiver alguma informação sobre o «ritual» que então se seguia, agradecia algum luz sobre o assunto.

Com os meus cumprimentos, PP.

PS: a razão da minha dúvida é que no preenchimento do campo «sepultado em» no meu programa, eu estou a seguir um critério que até poderá estar errado. Exemplo: faleceu às 16:00h de 1-3-1878, logo deverá ter sido sepultado em 2-3-1878.

Resposta

Link directo:

RE: Processo e tempo relativo ao óbito e enterramento.

#263804 | tmacedo | 12 out 2010 17:48 | Em resposta a: #263800

Caro confrade:

Por norma o sepultamento era no dia seguinte ao óbito. Este dado obtém-se dos múltiplos assentos de óbito dos séculos XVII, XVIII e XIX em que vem indicado a data de óbito e a data de enterramento.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Processo e tempo relativo ao óbito e enterramento.

#263811 | PP | 12 out 2010 18:50 | Em resposta a: #263804

Caro confrade,

Obrigado pela sua explicação.
Começo a equacionar a possibilidade de não preencher o campo «sepultado em» ou deixar uma nota apensa de que não tenho certeza relativamente à respectiva data de sepultamento.

A título de curiosidade, tão depressa coloquei a questão, como tão depressa deparei-me com um assento de óbito de 1825 em que a pessoa faleceu a 25 de Junho e foi sepultada a 27 de Junho.
Ou seja, a norma poderá ser 1 dia após o falecimento, mas não é rígido, certo?
Até acredito que em períodos de doenças do tipo peste, fossem mesmo enterrados no próprio dia de falecimento...

De qualquer forma, o meu muito obrigado.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Processo e tempo relativo ao óbito e enterramento.

#263813 | amrr | 12 out 2010 19:25 | Em resposta a: #263811

Caro(a) "PP",

Complementando a informação do Confrade António Taveira, dos muitos registos de óbito que tenho visto até agora, grosso modo, existem as seguintes 3 situações:

1- É indicada apenas a data do óbito;
2- É indicada apenas a data do sepultamento;
3- São indicadas ambas as datas (óbito e sepultamento).

Assim sendo, permita-me que lhe sugira, que, independentemente dos campos que tem disponíveis no seu programa informático, só deverá preencher aquilo que efectivamente estiver documentado, e não fazer suposições, mesmo que elas sejam muito fiáveis.

Dito de outra forma, se nas fontes, sejam elas quais forem (registos paroquiais, notariais, obituário do jornal, etc.) , não vier expressamente referido a data do sepultamento, não deve registar nada sobre o mesmo na sua aplicação informática.

Da mesma forma, nos casos em que tem apenas a data de sepultamento, não deverá inferir a data do óbito.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 08:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen