Álvaro Figueira de Chaves cc Isabel Soares Ferreira, Câmara de Lobos, Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Álvaro Figueira de Chaves cc Isabel Soares Ferreira, Câmara de Lobos, Madeira

#263823 | andrewferreira | 12 out 2010 22:41

Algum dos confrades sabe algo a respeito de um Álvaro Figueira de Chaves, que viveu em Câmara de Lobos, e era casado com Isabel Soares Ferreira? Essa Isabel seria a mesma que foi amante de Manuel de Noronha, neto de João Gonçalves Zarco (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=106510).
Nas Famílias da Madeira e Porto Santo, menciona que Manuel de Noronha teve uma filha (D. Maria de Noronha) em Isabel Soares Ferreira, "mulher nobre da Câmara de Lobos", assim como aparece aqui no Genea.
Já no RGFPM, ela é referida explicitamente como a viúva de Álvaro FIgueira de Chaves. E Álvaro é referido, no tt de Figueira, como "pessoa nobre que jaz na Igreja de S. Sebastião da vila de Câmara de Lobos", assim como nesse site (http://calaca.vilabol.uol.com.br/surnames/Letra_f.htm). Já vi palpites de que Isabel pudesse ser aparentada com os Ferreira (Casta Grande).
Qualquer informação sobre a ascendência e a origem da suposta nobreza de Álvaro e Isabel é bem vinda, bem como a sua descendência (quero saber se eles tinham alguma ligação com Isabel Figueira cc Francisco Gonçalves, pais de Baltazar Luís cc Maria Ferraz).
Cumprimentos,
Andrew F. Z. Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Figueira de Chaves cc Isabel Soares Ferreira, Câmara de Lobos, Madeira

#271485 | andrewferreira | 27 fev 2011 23:19 | Em resposta a: #263823

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Figueira de Chaves cc Isabel Soares Ferreira, Câmara de Lobos, Madeira

#279777 | Craveiro | 29 jun 2011 18:54 | Em resposta a: #263823

Caro Andrew Ferreira

Embora eu não tenha informações que possam ajudar na sua pesquisa, tenho ascendentes com o apelido de Figueira Chaves, por volta de 1700 que ainda não consegui perceber de onde vêm, se dos Figueiras que se identificam em várias fontes como sendo de Chaves, e ficaram conhecidos como tal - Figueiras de Chaves, ou se é alguma mera coincidência de apelidos, o mais antigo que tenho destes Figueiras parece ter vindo do Alvito - Beja por volta de 1600.
Há notícia desta família se ter espalhado pelo Alentejo, mas não tenho qualquer informação sobre a Madeira.
Com os melhores cumprimentos
Jorge Sequeira

Resposta

Link directo:

Álvaro Figueira de Chaves cc Isabel Soares Ferreira, Câmara de Lobos, Madeira

#370648 | andrewferreira | 12 jun 2016 01:53 | Em resposta a: #279777

Caro Jorge,

Faz sentido, pois acabo de descobrir que o tal cavaleiro Álvaro Figueira de Chaves, que se radicou em Câmara de Lobos (Madeira), era natural de Alcácer do Sal, através do registro uma doação dele para a igreja de Santa Maria nessa vila.
Pode me fornecer mais informações sobre esses seus Figueiras?

Com os melhores cumprimentos,
Andrew

Resposta

Link directo:

Álvaro Figueira de Chaves cc Isabel Soares Ferreira, Câmara de Lobos, Madeira

#403949 | ricardorocha | 10 jun 2018 12:31 | Em resposta a: #279777

Caro Jorge,

Também tenho ascendentes "Figueira de Chaves" originários de Câmara de Lobos (Estreito e Curral das Freiras), na Madeira. O registro mais remoto que localizei, foi do meu trisavô Bento Figueira de Chaves. Meu bisavô, Silvestre Figueira de Chaves, veio com a esposa e dois filhos, em 1879, para o Brasil, fixando-se na Região Serrana Fluminense.
Com os melhores cumprimentos,

Ricardo

Resposta

Link directo:

Álvaro Figueira de Chaves cc Isabel Soares Ferreira, Câmara de Lobos, Madeira

#404890 | ricardorocha | 02 jul 2018 03:08 | Em resposta a: #370648

Caro Andrew,

Também tenho ascendentes "Figueira de Chaves" originários de Câmara de Lobos (Estreito e Curral das Freiras), na Madeira. O registro mais remoto que localizei, foi do meu trisavô Bento Figueira de Chaves. Meu bisavô, Silvestre Figueira de Chaves, veio com a esposa e dois filhos, em 1879, para o Brasil, fixando-se na Região Serrana Fluminense.
Com os melhores cumprimentos,

Ricardo

Resposta

Link directo:

Álvaro Figueira de Chaves cc Isabel Soares Ferreira, Câmara de Lobos, Madeira

#416262 | ricardorocha | 14 jul 2019 05:51 | Em resposta a: #263823

Caros Jorge e Andrew,

Surgiu alguma novidade em relação aos Figueira de Chaves, da Madeira ?
Grato.

Ricardo Rocha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 10:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen