Duques de Sottomayor

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Hispânia

Duques de Sottomayor

#15728 | ajhbpm | 14 jan 2002 23:23

Tenho tentado saber, qual a origem deste título e em quem se encontra actualmente, isto para melhor compreender a minha ascendência.
Passo a descrever o brasão do meu lado materno:
Escudo esquartelado;
No I as armas dos Huet - de azul,três flores-de-lis de ouro em roquete;
No II as dos Bacelares - de ouro, com duas vergônteas, retorcidas, postas em pala com quatro cachos de púrpura;
No III as dos Pintos - de prata , cinco crescentes de luas vermelhas em aspa;
No IV a dos Sottomayor - de prata, três faixas enxaquetadas de oiro e vermelho em três peças em pala.

Coroa - a dos Duques de Sottomayor.

Timbre - o dos Huet , uma flor-de-lis de ouro colocada sobre a coroa.


A coroa é a dos Duques de Sottomayor por assim ter sido concedido à sua descendência.
Quem são os actuais titulares?

Cumprimentos
António Marramaque

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#15739 | LBMSPG | 15 jan 2002 01:13 | Em resposta a: #15728

Caro António Marramaque

É actual Duque de Sottomayor (G.de E.),
D.Ignacio Martinez de Irujo y Artazcoz.

Conheço-o muito bem, assim como aos filhos. Vivem em Madrid na c/ Martinez Campos. O Duque de Sottomayor é cunhado da Duquesa de Alba.

As armas dos Sottomayor em Espanha, e concretamente a dos Duques de Sottomayor são diferentes das armas usadas em Portugal.

Quando diz que as armas usadas pelo seu lado materno têm uma coroa de Duque, não será antes um coronel de nobreza ?

Com os melhores cumprimentos,

Luis B.de M.S. Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#15757 | bbarahona | 15 jan 2002 11:02 | Em resposta a: #15739

Caro Luis,
é engraçado, mas sempre pensei que o título de Duque de Sotomayor tinha passado p/ o Duque de Huéscar e estaria actualmente na Casa de Alba, pois julguei que pertencia ao 1º marido de Cayetana de Alba; de facto, também aqui no GENEA Pedro Martinez de Irujo y Caro, 9º duque de Sotomayor parece ter 1 só filho, o falecido Duque consorte de Alba.
Já agora pode-me esclarecer se Luis Martinez de Irujo e Artazcoz era ou não o primogénito? Sendo-o, terá o título passado (por acordo, suponho) para o seu irmão, por aquele ser casado com a herdeira da casa de Alba, 1 senhora já "bastante" titulada?
BB

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#15774 | LBMSPG | 15 jan 2002 13:20 | Em resposta a: #15757

Caro Bernardo,

Com efeito Luiz Martinez de Irujo era o primogénito da Casa dos Duques de Sottomayor.

Ao casar com a Duquesa de Alba, e por conseguinte vir a ser Duque de Alba e Senhor de toda a Casa de Alba, foi feito um acordo familiar em que o titulo passaria para o seu irmão imediato, Ignácio Martinez de Irujo, actual Duque de Sottomayor, com geração, onde seguirá o Ducado de Sottomayor.

O Duque de Huescar, herdeiro da Casa de Alba, alterou os seus apelidos quando casou, passando a chamar-se Carlos Fitz James Stwart y Martinez de Irujo, de modo a perpetuar os apelidos "Alba".Os seus irmãos contudo mantiveram o apelido Martinez de Irujo, usando titulos da Casa de Alba.

Um abraço e continuação de bom ano para vocês,

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#15775 | bbarahona | 15 jan 2002 13:26 | Em resposta a: #15774

Luis,
obrigado, era o que eu julgava.
Quanto à alteração do nome, também me lembro disso.
Abraço e iguais votos de Bom Ano
Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#15784 | ajhbpm | 15 jan 2002 15:33 | Em resposta a: #15739

Caro Luis Pinto Gonçalves

Não creio que seja um coronel de nobreza.
Esses, geralmente devem ser concebidos de maneira a não se confundir com as coroas de Duque nem de Marquês, se bem que há quem os use.
No meu caso, e pelo que tenho lido, a coroa dos Duques de Sottomayor foi concedido à descendência , pelo menos do meu ramo.
Pode por exemplo , consultar este facto na enciclopédia luso-brasileira, vol. 10; pág 559.
Da mesma maneira , está representado em várias pinturas antigas que pertencem à minha mãe e seus irmãos.

Aguardo a sua opinião depois de consultar o respectivo brasão.

Cumprimentos
António Marramaque

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#17376 | ajhbpm | 19 fev 2002 00:08 | Em resposta a: #15728

Alguem me pode informar como é que são as armas dos Sottomayor em Espanha?

Cumprimentos
António Marramaque

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#17378 | magalp | 19 fev 2002 00:40 | Em resposta a: #15728

Caro Pereira Marramaque

O Exmo e Ilmo. Professor Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo, sobre esse mesmo brasão q. tb. lhe é conecido e proximamente parente - em todos os lados - não diz ser coroa ducal, mas coronel de grandeza e, se bem creio, assumido.
Todavia, JCC, João Cordovil Cardoso poderá dizer de sua justiça.
cmptos.
M.Magalhães - outro remoto parente emuito amigo de muitos Pereira Marramaque...

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#17379 | magalp | 19 fev 2002 00:48 | Em resposta a: #15739

Caríssimo Luís

Gosto da maneira como tratas os temas "que nos son mui queridos"...

Fiquei um bocado decepcionado com os Moraes Sarmento. Achei-o mto. frio, talvez por tratar do Nordeste Transmontano com previlégio...

Grande abraço
Manel - Pode ser Manolo...

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#19021 | apsotomayor | 27 mar 2002 07:25 | Em resposta a: #15728

Caro António Marramaque.
Chamo-me António Pedro de Sottomayor e estou há bastante tempo no Forum no título "Genealogia dos Sotomayores".
Os títulos que encontrei no meu arquivo que fazem referência aos apelidos de conjunto Huet Bacelar Pinto e Sotomayor, todos apresentam uma raíz comum, proveniente de Duarte Claudio Huet e sua mulher Constança Malheiro Sotomayor.
Pelo escudo de armas que descreveu penso que o seu ramo materno é igualmente proveniente dos mesmos indivíduos.
Sendo assim, Constança era filha de um Marcos Malheiro Pereira Bacelar e de uma Helena Meireles Sotomayor, sendo esta terceira neta de Mecia Annes de Sotomayor e de seu marido Álvaro Sánchez de Moscoso.
Quanto a esta Mecia Annes, era filha de Fernán Yáñez de Sotomayor, sexto sr. de Sotomayor, e de sua mulher Maria Annes.
Não há qualquer ligação aos Duques de Sotomayor, a não ser a ascendência comum neste Fernán Yáñez, uma vez que o ducado apenas foi concedido em 1702, a Fernando Álvarez de Sotomayor y Lima, vigésimo segundo sr. de Sotomayor.
Quanto ao coronel que refere encimar as armas descritas, ele será decerto um coronel de nobreza o qual, pela sua representação muitas vezes é confundido com os de Duque ou Marquês.
No que diz respeito às armas dos Sotomayores que refere, essas são as tradicionalmente usadas em Portugal, umas vezes com o enxaquetado do meio em cada faixa coberto de negro, outras não, como é o caso. No meu ponto de vista tem a ver com a legitimidade, uma vez que a Casa de Sotomayor na Galiza teve dois momentos bastante claros: o legítimo antes de Pedro Madruga e o bastardo, depois. Neste caso, Fernán Yáñez pertencia ainda à varonia legítima, pelo que as armas em Portugal não levaram o filete negro. Contudo, nem sempre esta "teoria" se verifica !
As armas dos Sotomayores em España, nomeadamente as que sempre foram usadas pelos Duques,são assim descritas:
de prata, três faixas enxaquetadas de ouro e vermelho de quatro ordens, separadas cada dois por um filete de negro. Coroa e manto de Duque Grande de España.

Cumprimentos

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#19039 | vbriteiros | 27 mar 2002 15:29 | Em resposta a: #19021

Meu Caro Senhor.
Permita-me que discorde da versão do filete negro.
Tanto quanto aprendi na Biblioteca da Casa de Esmoriz esse filete era devido a um sinal de luto pela morte do Príncipe Real.
Infelizmente ainda não consegui encontrar um pequeno livro impresso que existia nessa Biblioteca e que explicava essas diferenças heráldicas e outras. Entretanto após a morte do meu muito querido Tio (não consanguineo) Dom Francisco de Sottomayor esses livros foram dispersos. Acrescento que ando atrás desse livro há dez anos.
Os meus mais respeitosos cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#19079 | apsotomayor | 28 mar 2002 07:50 | Em resposta a: #19039

Caro Sr. Vasco Briteiros.
Conheço bastante bem essa versão do filete de negro, em que o Bispo de Ourense, D. Servando, confessor do Rei Rodrigo, situa o lutuoso acontecimento que, segundo ele, marcou definitivamente as origens remotas dos de Sotomayor. Para o Bispo, Sorred ou Soeiro Fernandes, filho de Ferran de Saavedra ou Ferrando Ferrandes, caçava com Lerica, filho de Favila, Duque da Cantábria. Essa caçada ao veado acabou trágicamente, com um alegado acidente provocado por Sorred Fernandes que terá posto fim à vida de Lerica. Perante tal infortúnio apresentou-se ao Rei Witiza, para que este decidisse da sua sorte. Surpreendentemente o soberano, sem embargo, não só lhe concedeu o perdão, como lhe deu sua irmã Teresa em casamento, ordenando-lhe contudo que daí em diante ele e seus descendentes carregassem luto eterno nas suas armas. Daí que as armas de Saavedra e de Sotomayor sejam semelhantes, à excepção do filete que cobre a tira do meio em cada uma das três faixas enxaquetadas; nos Saavedra ela é de ouro, enquanto nos Sotomayor é de negro diz-se, para relembrar o Infante morto.

Não rejeito de forma alguma esta opinião até porque não tenho elementos concretos para o fazer. Apenas duvido da sua credibilidade, tal como tenho sérias reservas, com base em genealogistas espanhóis posteriores, acerca da veracidade da linhagem que é atribuida nesses textos antigos aos fundadores do apelido.

Em Portugal, o uso do filete ou não, foi sempre indiscriminado, havendo no entanto- e daí a minha "teoria" que se reporta únicamente ao nosso País- uma maior percentagem de situações em que as linhas de descendência portuguesas oriundas do tempo dos senhores legítimos não apresentam o filete, e as linhas oriundas dos ilegítimos, sim.

Tudo isso, a seu tempo, procurarei demonstrar e comprovar com exemplos, no meu trabalho sobre os Sotomayores.

De qualquer forma, se algum dia voltar a encontrar esse livro que estava na Casa de Esmoriz, diga-me também, pois terei todo o interesse em consultá-lo.

Os meus melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#19080 | apsotomayor | 28 mar 2002 08:01 | Em resposta a: #15739

Caro Luís Pinto Gonçalves.

Estou no forum em "Genealogia dos Sotomayores" e tenho muito interesse em contactar de alguma forma a família dos Duques de Sotomayor para poder actualizar a informação genealógica referente a esse título.

Por correio ? Por e-mail ? Como ?

Peço-lhe uma dica nesse sentido.

Com os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#19090 | RAAL | 28 mar 2002 19:25 | Em resposta a: #15728

Para apsotomayor
O filete é diferença de bastardia, que não diminue a principalidade, basta considerar os Sousas do Prado, por ex.
As lendas, quase sempre criadas nos sé. XVII e XVIIII induzem um certo ambiente de magía, mas não têm sustentação histórica.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Sottomayor

#19162 | LBMSPG | 31 mar 2002 23:55 | Em resposta a: #19080

Caro António Pedro de Sottomayor,

Peço-lhe desculpa de só agora lhe responder, mas tenho estado fora.

Terei muito gosto em poder ajudá-lo a actualizar o ramo dos Duques de Sottomayor, e a pô-lo em contacto com vários membros da familia, que os conheço muito bem.

Pode contactar-me pelo meu e-mail que é : l.pinto@netcabo.pt

Um abraço

Luis Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 17:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen