Quinta da Canoeira - Batalha

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Quinta da Canoeira - Batalha

#263920 | fpina | 14 out 2010 23:25

Caros Confrades

Alguém me poderá dizer algo sobre a Quinta da Canoeira no concelho da Batalha.
Ainda existe?

Um abraço
Fernando Pina

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DA CANOEIRA - BATALHA

#263930 | chartri | 15 out 2010 10:56 | Em resposta a: #263920

Caro Fernando Pina
Se existe ou não não sei, mas ela pertenceu aos morgadios do Dr Venâncio Pinto do Rego Ceia Trigueiros, único Barão de Porto de Mós.
A casa do morgado da Canoeira, no lugar do mesmo nome tinha anexa a Capela de Nossa Senhora da Esperança, "com tribuna privativa". Esta capela foi fundada antes de 1550 por Rui Lopes de Ceia, igualmente antepassado de Manuel Trigueiros de Castelo Branco (falecido a 1808), capitão-mor de Leiria, e que já era o morgado em 1721, quando da elaboração da “notícia histórica acerca da Paróquia de Santa Cruz da Batalha, redigida pelo seu cura P.e Manuel Cardoso de Mendonça”

Encontra mais alguma coisa sobre quem la viveu no meu recente livro "A morte do Barão de Porto de Mós" (www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt) editado pela Folheto de Leiria.
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Canoeira - Batalha

#263951 | fpina | 15 out 2010 21:56 | Em resposta a: #263920

Caro Engº Ricardo Charters

Agradeço desde já a informação sobre o assunto.
Estive na apresentação do seu livro "A morte do Barão de Porto de Mós", sou Fernando Pina que escreveu o livro "Os Pinas" Uma familia Marinhense.

Ainda sobre o tópico, consultei um assento de óbito da Batalha de 1840, de um José Cardoso, que diz: "morador na Quinta de D. Marquesa de Leiria..... e morreu na Quinta da Canoeira... ".

Quem terá sido essa Marquesa?
Terá sido a D. Marquesa da Cunha Pessoa ? ou outra?
Esta minha investigação visa elaborar a arvore Geneoligica da minha familia materna, por parte do meu avó Guerra, cujos ascendentes viveram na Rebolaria, Pinheiros e Calvaria, sendo uns dos quais o ex-Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra.
Como um dos meus descendentes foi criado na casa do tal José Cardoso, pois esse Guerra era Exposto do Hospital de Lisboa.
Localizar a Quinta da Canoeira era de meu interesse se ainda existisse, para saber alguma história dessa quinta.
Caso tenha mais alguma informação adicional sobre o que acabei de mencionar, fico desde grato.

Cumprimentos
Fernando Pina

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Canoeira - Batalha

#264057 | Francisco Queiroz | 18 out 2010 13:42 | Em resposta a: #263951

Caro Fernando Pina
Essa D. Marquesa só pode ser a Marquesa da Cunha Pessoa.
Fiquei intigado com essa referência. Pode enviar-me, depois e a título particular, elementos mais completos? Como sabe, estou envolvido na história da família Silva Ataíde da Costa, mas tratando também os ramos colaterais, pelo que todos os Cunha Pessoa de Leiria e Ourém, até ao fim do século XIX, vão ser abordados.
Quanto à Canoeira, eu suspeito que a casa da quinta tenha sido destruída há muito tempo, talvez para alargamento da EN1. Porém, não conheço bem o terreno e posso estar redondamente enganado. Talvez alguém mais idoso, naquelas bandas, possa saber mais alguma coisa.
Saudações
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Canoeira - Batalha

#264071 | chartri | 18 out 2010 17:38 | Em resposta a: #263951

Caro Fernando Pina
Como lhe disse na fig 24 do meu livro "A morte do Barão de Porto de Mós" encontrará parte de um mapa levantado em 1791 onde figura a casa do capitão Mor da Canoeira. Ele seria Capitão Mor e vivia ali na Canoeira. Igualmente esta quinta pertencia a um morgadio que possuiu o Barão
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 mai 2024, 03:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen