Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Heráldica

Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão

#264079 | HenriqueSousaAzevedo | 18 out 2010 20:54

Caros Participantes do Fórum,

Venho aqui pedir que me esclareçam uma dúvida: nos anéis de sinete portugueses representa-se apenas o escudo, o arranjo heráldico completo ou só o timbre? É que vi há uns tempos um anel inglês e penso que só tinha o timbre e a coroa de conde. Pareceu-me estranho, pois pensava que o arranjo heráldico completo era de uso exclusivo do monarca, representando-se apenas o escudo no anel.

Atenciosamente,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão

#264081 | Sérgio Sodré | 18 out 2010 21:21 | Em resposta a: #264079

O mais habitual em Portugal é o sinete consistir no escudo, no elmo e timbre. O paquife é menos usual estando quase sempre ausente.

Resposta

Link directo:

RE: Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão

#264083 | HenriqueSousaAzevedo | 18 out 2010 22:47 | Em resposta a: #264081

Caro Sérgio Sodré,

Agradeço a sua resposta e a disponibilidade para ajudar. Tenho em minha posse um anel com as armas dos Azevedos de S. João de Rei, mas não tem elmo. Penso que só tem o escudo e o timbre (a representação é semelhante à encontrada na página familiar do geneall--1º e 4º águia estendida de negro, 2º e 3º cinco estrelas de seis pontas e bordadura carregada de oito aspas).

Nas representações de cartas de armas o elmo está sempre presente, pareceu-me estranho.

Atenciosamente,

Henrique Sousa de Azevedo

PS-Penso que a cor do escudo e da bordadura estão trocadas na página do geneall.

Resposta

Link directo:

RE: Representação Heráldica Correcta nos Anéis de Brasão

#264089 | A. Luciano | 19 out 2010 02:13 | Em resposta a: #264079

Não há "representação correcta" para um anel de sinete. Aliás nem para a representação gráfica da Carta d' Armas existe "representação correcta". Qualquer representação que não ofenda o texto da Carta está correcta e há sempre espaço para alguma criação artística. E ainda bem que assim é.

Qualquer armoriado pode usar o brasão completo não havendo confusão possível com o Rei por existirem necessariamente diferenças imediatamente evidentes. Quanto aos sinetes, em anéis ou não, nada impediria que tivessem também a representação completa mas seria extremamente difícil de gravar; mas já vi vários anéis de sinete com paquife. É sempre uma questão de estética.

Se quiser incluir escudo, virol, elmo, com ou sem coronel, e timbre, o que acontece é que dispondo-se todas essas peças na vertical, a representação torna-se exageradamente alongada e é imprescindível o paquife para equilibrar esteticamente a figura. Com ou sem paquife, especialmente em brasões que tenham partições outro problema é que, sendo virol e elmo sensivelmente da mesma altura do que o escudo, por sua vez igual ao timbre, para a figura caber em altura e sem adulterar as proporções do escudo as partições deste resultam quase sempre ilegíveis e tanto mais, quanto maior for a sua complexidade. É para evitar este problema que muitas vezes o sinete tem apenas escudo, virol e timbre; e porque raramente ou nunca as proporções do timbre são obrigatórias, o autor pode desenhar uma composição que se adapte esteticamente à "moldura" seja esta ovalada, como será mais vulgar, rectangular, quadrada, redonda ou em losango.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen