Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#264213 | jcollyer | 22 out 2010 00:24

Caros Confrades,
Abro este tópico na esperança de que alguém possa me ajudar a construir minha árvore genealógica, a partir de parentes em Portugal.
Busco informações sobre a família Aguiar, de Vila da ponte e Sernancelhe, em Sernancelhe; e também sobre parentes da família Libanio, de Ferreirim de Sernancelhe.
Meu nome é Jorge e eu resido na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, no Brasil.
Estou a buscar o assento de batismo de minha avó, nascida em Portugal no ano de 1909 e que veio, ainda criança, com sua família para o Brasil.
Já encontrei o assento de meus bisavós.
Meu bisavô, José Joaquim Libanio, nasceu na freguesia de Ferreirim, Sernancelhe, em 1877; era filho de Antonio Augusto Libanio e Maria de Jesus, naturais também de Ferreirim de Sernancelhe.
Minha bisavó, Jozefa Joaquina Gomes de Aguiar, nasceu na freguesia de Vila da Ponte, Sernancelhe, no ano de 1883. A mãe de Jozefa era Rozalina do Nascimento de Almeida (de Ferreirim de Sernancelhe), filha de Lino Antonio de Almeida e Josefa Joaquina. O pai de Jozefa chamava-se José Gomes de Aguiar (de Vila da Ponte, Sernancelhe), filho de Francisco José de Aguiar e Luiza Thereza. José Gomes de Aguiar possuía um irmão de nome Manoel Joaquim de Aguiar.
Abraço fraternal.
Jorge Collyer

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#264363 | vbriteiros | 25 out 2010 19:15 | Em resposta a: #264213

Caro Jorge Collyer,

No livro "Fastos e Factos" do Dr. Mário Xavier de Araújo, encontrei uma referência a Maria da Anunciação, nascida a 19.02.1909 , filha de José dos Santos Guterres e de Inês de Jesus. Esta Inês era filha de Lino António de Almeida e de Josefa Joaquina.
Maria da Anunciação casou em Ferreirim a 24.9.1936 com Orlando Augusto Saraiva
Isto é tudo de Sernacelhe.
São as pessoas que procura ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#264368 | vbriteiros | 25 out 2010 19:42 | Em resposta a: #264213

Caro Jorge Collyer,
Segundo informação do Dr. Mário Araujo, existe na Biblioteca de Manaus o livro que citei na mensagem anterior.
Foi oferta dele em 2004.
Cumprimentos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#264384 | jcollyer | 25 out 2010 22:41 | Em resposta a: #264363

Caro Vasco Briteiros,
De antemão, agradeço a ajuda.
Acredito que são antepassados meus. Por um descuido deixei de incluir, no tópico, a família Almeida, de Ferreirim de Sernancelhe; da qual também busco informações.
A senhora Maria da Anunciação vem a ser prima de minha bisavó Jozefa Joaquina Gomes de Aguiar. Ambas são netas de Lino Antonio de Almeida e Josefa Joaquina.
Assim que eu puder, irei a Biblioteca de Manaus para tentar achar o livro do Doutor Mário Xavier de Araújo, a quem peço que estendas minha gratidão.
Abraço fraternal deste que se encontra muito distante, em meio a floresta amazônica.
Jorge Conceição Collyer
Manaus, Amazonas, Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#264389 | JCA | 25 out 2010 23:25 | Em resposta a: #264368

Ex.mo Senhor Vasco Briteiros

Pedia-lhe o grande favor de, caso lhe seja possível, transmitir os meus cumprimentos ao Sr. Dr. Xavier de Araújo.
As suas obras de genealogia familiar e regional são bastante interessantes e proveitosas.

Cumprimentos,

José Manuel Soeiro N Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#264395 | vbriteiros | 26 out 2010 00:34 | Em resposta a: #264389

Caro Senhor,
Certamente que transmitirei os seus cumprimentos ao meu amigo e colega Dr Mário de Araújo, na próxima 5ª -feira.
Por gentileza dele , possuo todas as suas obras com dedicatória autografada e por vezes com um pouco de humor.
Reunimo-nos quase sempre uma vez por semana e geralmente discutimos genealogias diversas. Eu sigo a linha dos Mestres José Sousa Machado e Domingos Affonso e ele segue mais o Elísio de Sousa.
Grato pela sua intervenção, envio-lhe os meus cumprimentos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#264483 | vbriteiros | 27 out 2010 18:33 | Em resposta a: #264389

Caro Senhor
O Dr Xavier Araujo retribui os cumprimentos e pergunta se pretende o livro sobre as famílias de Ferreirim. Conhece ?
Pode contactar-me directamente formando o meu mail a partir do usrname seguido do arrroba e usando a netcabo. Para evitar um delete automático do meu sistema, basta utilizar como tema a palavra Ferreirim.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#264889 | jcollyer | 06 nov 2010 09:44 | Em resposta a: #264483

Caro Senhor Vasco Briteiros
Estou a buscar o livro do Dr. Mário Xavier de Araújo (Fastos e Factos) nas diversas bibliotecas de Manaus, porém até agora ainda não o encontrei. Peço a gentileza de perguntar ao Dr. Mário se ele recorda a qual biblioteca de Manaus ele fez a doação.
Outra pergunta, a mensagem sobre o livro das famílias de Ferreirim, que Vossa Senhoria postou neste fórum, foi dirigida a minha pessoa (Jorge Conceição Collyer) ou ao Senhor José Correia Alves (JCA) ?
Muito agradecido.
Jorge Conceição Collyer
Manaus-Amazonas-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#264919 | vbriteiros | 06 nov 2010 21:27 | Em resposta a: #264889

Caro Senhor Collyer,
Vou falar na próxima semana com o Dr Mário Araújo e transmitir-lhe-ei a informação que receber.
Quanto ao livro das familias de Ferreirim , efectivamente a mensagem era para JCA
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#265146 | vbriteiros | 11 nov 2010 23:47 | Em resposta a: #264889

Senhor Jorge Collyer,
O dr. Mário Xavier de Araújo informou-me que o livro foi enviado pelo correio para:
Biblioteca Pública do Estado do Amazonas
Rua Barroso, 57 - Centro
69010 - 050 Manaus - A.M.
Brasil
Este endereço foi facultado ao Dr Mário Araújo pelo Consulado do Brasil no Porto.
Cumprimentos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#304343 | small | 28 abr 2012 12:20 | Em resposta a: #264213

Estimado Jorge Collyer

Espero que ainda ande por aqui. A minha intenção é também pedir o favor de uma ajuda aí em Manaus. Resido em Portugal, e infelizmente distante de Viseu, assim à primeira vista ser-me-á dificil ajudar na sua pesquisa, mas no que estiver ao meu alcance desde já ofereço os meus préstimos.

Procuro descendentes do casal José Marques Braga e Adelaide Corrêa Marques Braga, que em 20/12/1922, apresentam procuração, emitida pelo 4º tabelião Francisco Nogueira de Souza, livro 66, fls 16 e verso, 1º Translado, domiciliados em Manaus.

Tiveram pelo menos três filhos. Um deles, Joel Marques Braga, nascido a 28 de Agosto 1913 em Manaus, médico, aparece citado em diversos organismos na net, e presumo que tenha falecido no Rio de Janeiro. Foi casado com Carmen Gonçalves Marques Braga, residente no Rio e que faleceu há cerca de 3 anos.
Num contacto com familiares de Carmen, informaram-me que a família Marques Braga reside em Manaus, e uma das irmãs ainda é viva.

Foi uma tentativa, oxalá possa ajudar o que desde já muito agradeço.
Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#304353 | f4b2 | 28 abr 2012 13:32 | Em resposta a: #264213

Caro Jorge Collyer

Deixo-lhe estes nomes que retirei dos Anuários de Portugal de 1908/1909 e 1943/1944,cito:

- ANTÓNIO SILVINO d'AGUIAR e MANOEL ANTÓNIO d'AGUIAR - Lavradores em Sernancelhe,1908

- MANOEL AGUIAR - Negociante e Comerciante,Mercearia e Fazendas em Sernancelhe,1908

- MANOEL CAETANO d'ALMEIDA - Comerciante em Granjal(Sernancelhe),1909

- CECILIA AGUIAR - Casa de Pasto em Sernancelhe,1943

- ANTÓNIO de ALMEIDA - Mercearia em Sernancelhe,1944

- HERCULANO PROENÇA AGUIAR - Lagar de Azeite em Escurquela(Sernancelhe),1944

- FÉLIX JOSÉ de ALMEIDA - Lagar de Azeite em Ferreirim(Sernancelhe),1944

- MANOEL JOAQUIM de ALMEIDA - Mercearia em Ferreirim,1944

- ANTÓNIO de ALMEIDA - Mercearia e Depósito de Madeiras em Penso(Sernancelhe),1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#375985 | PauloDAlmeida | 08 dez 2016 08:38 | Em resposta a: #264213

Embora nunca tenha tido curiosidade em descobrir os meus antepassados, veriquei, por acaso que fazem referencia a "Maria da Anunciação". A minha avó paterna era de Ferreirim e tinha o mesmo nome mas foi casada com José Augusto de Almeida de onde nasceu o meu pai Manuel António. O meu avô andou na 1ª guerra em França pelo que terá nascido nos finais do século XIX.

Resposta

Link directo:

Famílias Aguiar (de Sernancelhe) e Libanio (de Ferreirim, Sernancelhe)

#434002 | Tuanycaf | 26 mai 2021 04:42 | Em resposta a: #264363

Boa noite,

Vi seu post e José e a Inês eram meus bisavós, eu estou buscando informações, tais como freguesia de nascimento, você teria alguma informação que pudesse me ajudar ?
Eu estou a procura das informações de minha avó.

Maria dos Remedios Lino
Pai: José dos Santos Goterres
Mãe: Ignez de Jesus Lino

Grata desde já

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 05:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen