Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#264331 | Campos Henriques | 25 out 2010 10:08

A quem me puder ajudar gostaria de saber a data de nascimento de meu avô paterno EDUARDO LOPES HENRIQUES natural de AZAMBUJEIRA - RIO MAIOR, filho de MANUEL LOPES HENRIQUES e MARIA FERNANDES.
Terá nascido em 1886/1887 pois tinha 21 anos à data do casamento ocorrido em 30/05/1908.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#264435 | agp | 26 out 2010 20:18 | Em resposta a: #264331

Caro Campos Henriques,

O seu avô Eduardo nasceu a 4.1.1867 no lugar de Alfouvez, freguesia de Azambujeira, concelho de Rio Maior. Foi baptizado a 22.2.1867. O pai era negociante e natural do lugar de Coelhal [ou parecido] da freguesia e concelho de Pedrógão Grande. A mãe era doméstica e natural do referido lugar de Alfouvez. Os avós paternos chamavam-se António Lopes e Joaquina Rosa e os maternos José Fernandes e Maria do Rosário. O assento é nº 2 do ano de 1867 e na margem consta que Eduardo faleceu a 2.1.1950 em Lisboa.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#264441 | Campos Henriques | 26 out 2010 22:17 | Em resposta a: #264435

Caríssimo António G. Pereira
Agradeço muito sensibilizado a atenção e o trabalho que teve para corresponder ao meu apelo.
O contacto que tive com o ADSantarem resultou infrutífero pela recusa em fazerem a pesquisa, facto que me aconteceu pela primeira vez. O contacto que tenho com outros Arquivos (Porto, Viseu, Vila Real, Coimbra) tem sido impecavel.
Agradecia apenas que me confirmasse o ano do registo que me informou ser 1867 mas que presumo ter sido lapso pois penso ser 1887, já que me avô à data do casamento, em 1908, tinha 21 anos.
Mais uma vez os meus agradecimento e ao seu dispor para o que precise de Aveiro.
Cumprimentos
Jorge Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#264445 | agp | 26 out 2010 23:23 | Em resposta a: #264441

Caro Jorge Campos Henriques,

É como diz. O seu avó nasceu em 1887. Foi lapso meu.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#266039 | romeu | 29 nov 2010 14:13 | Em resposta a: #264445

Caro agp

Vi que o senhor foi um útil ajuda para o pedido de Jorge Campos Henriques. Por ventura poderá confirmar-me igualmente uma data de nascimento?
No passado já fiz um pedido semelhante (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=199179&fview=e) e não fiquei completamente esclarecido. Por isso renovo aqui o meu pedido com a esperança que possa ajudar-me.

Leandro de Souza, natural de Rezouro, freguesia de Olival, concelho de Ourém; filho de João de Souza natural da Barreira, Leiria, e de Thereza de Jezus, natural do Rezouro, Olival.

1.º casamento: Casou-se na freguesia de Azoia, Leiria, a 18-11-1846, com Maria de Jezus, natural de Azoia.
2.º casamento: em 1952 com 40 anos, na Barreira (não tenho aqui à mão os restantes dados).

Com a idade de 40 anos é portanto possível apontar como anos de nascimento 1821-22.

Com os melhore cumprimentos,
Romeu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#266040 | romeu | 29 nov 2010 14:19 | Em resposta a: #266039

Um correcção óbvia, o segundo casamento foi em 1852.

Também esqueci-me de acresenctar:

(Apesar de não ter confirmação, pois vi num assento de um possível irmão) deverá ser neto paterno de Joaquim de Souza e de Thereza da Cunha, ambos da Barreira, Leiria, e neto materno de Joze de Souza, natural de Tomareis, Olival e de Thereza de Jezus, natural de Espite.

O outro colega do anterior tópico forneceu uma data de 1823 mas não sei se será outro Leandro talvez algum primo. Há contudo avós que coincidem.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#266065 | dppona | 29 nov 2010 19:34 | Em resposta a: #264331

Caro António G. Pereira,
Uma vez que se mostrou tão prestável e eficaz e que o AD de Santarém não respondeu a pedidos que lhes fiz há tempos, tomo a liberdade de lhe pedir se pode procurar os seguintes assentos de baptismo:

1)
Joaquim Soares, que nasceu em Alcanhões em 1892?? (tinha 31 anos em 7.7.1923), provavelmente no dia 5.1.
Era filho de Francisco Soares e de Ana da Cruz.

2) (mulher do anterior; casaram por volta de 1911)
Aurolina Ferreira, nascida em Alcanhões em 1.11.1889, filha de João Ferreira Inez e de Maria Luciana.

Agradeço antecipadamente e cumprimento.
Diogo de Paiva e Pona

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#266128 | agp | 30 nov 2010 11:18 | Em resposta a: #266039

Caro Romeu,

Segundo o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, Vol. I, os livros de baptismos da freguesia do Olival estão distribuídos pelo Arquivo Distrital de Lisboa (de 1812 a 1850) e pelo Arquivo Distrital de Santarém (a partir de 1850).

Sendo assim, para as datas pretendidas, deve direccionar o seu pedido para o A.D.L., que funciona no edifício da Torre de Tombo, em Lisboa.

Com os melhore cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#266129 | agp | 30 nov 2010 11:21 | Em resposta a: #266065

Caro Diogo de Paiva e Pona,

Neste momento não consigo prever quando irei a Santarém. Mas tomei nota do seu pedido.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#266130 | romeu | 30 nov 2010 13:37 | Em resposta a: #266128

Obrigado pela informação. Mas agora tenho uma dúvida, essa mudança terá sido recente? No tópico anterior uma colega pesquisou algo no AD Santarém e até referiu um possível nome e também uma data.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#266173 | agp | 01 dez 2010 17:08 | Em resposta a: #266130

Caro Romeu,

Quando foram incorporados no ANTT os primeiros livros paroquiais ainda não existia o Arquivo Distrital de Santarém. Por isso os livros mais antigos do distrito foram para Lisboa onde estão à guarda do Arquivo Distrital de Lisboa.

Esses livros mais antigos da freguesia do Olival estão microfilmados. Desconheço se existem cópias no Arquivo Distrital de Santarém.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#269742 | agp | 02 fev 2011 20:19 | Em resposta a: #266065

Caro Diogo de Paiva e Pona,

Vi hoje os registos de Alcanhões e não encontrei os baptismos de Joaquim Soares e de Aurolina Ferreira próximo das datas que refere. Mas encontrei irmãos, o que dá para recuar uma geração em cada caso.

Encontrei o registo de Agostinho, irmão de Aurolina, nascido a 29.1.1890 (bp. a 17.2), filho de João Ferreira Inês, de Casével, e de Maria Luciana, de Alcanhões, neto paterno de João Correia Inês e de Ana do Carmo, e materno de António da Cunha e de Luciana Maria (assento nº 13 de 1890).

Encontrei ainda o nascimento de Francisco para 13.10.1891 (bp. a 13.12) e de José para 10.9.1889, irmãos de Joaquim, filhos de Francisco Soares e de Ana da Cruz, netos paternos de José Soares e de Francisca Lourenço e maternos de José Durão e de Maria da Cruz, todos de Alcanhões (assentos nº 48 de 1891 e nº 34 de 1889).

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#269749 | dppona | 02 fev 2011 21:07 | Em resposta a: #269742

Caro António G. Pereira

Agradeço-lhe imenso a sua colaboração. De facto já ajuda bastante.

Estou ao seu dispor para o que precisar em Lisboa.

Diogo de Paiva e Pona

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#301559 | jaferro | 01 abr 2012 13:48 | Em resposta a: #264435

Caro Confrade António G. Pereira,

Por curiosidade, mas não deixando de ter interesse para os descendentes dos Lopes, do Coelhal, refiro o registo de casamento de Jerónimo Lopes, filho de Tomé Lopes e de sua mulher, moradores no Coelhal, termos de Pedrogão Grande, em 01.02.1566, na Pampilhosa da Serra (imagem 132), com Maria Pires, moradora no Coelhal, Pampilhosa da Serra, filha de Vasco Pires e de Beatriz Anes, moradores no Braçal, Pampilhosa da Serra. Como não encontro outros registos desta minha 12ª tia-avó, penso que foram residir no Coelhal, Pedrogão Grande.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#304798 | roz | 03 mai 2012 11:43 | Em resposta a: #269742

Caro Antonio Pereira

Vejo que costuma dar uma ajuda no AD Santarem e queria pedir-lhe se me podia confirmar uma coisa. O casamento de Domingos Araujo com Natalia Correia a 10 de Maio de 1691 em Tomar. Nao me deram mais detalhes (freguesia, ou se 'e mesmo Tomar, nomes de pais, naturalidades, etc.).
Fico-lhe muito grata por qualquer informacao.
Com os meu cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#304892 | agp | 04 mai 2012 08:30 | Em resposta a: #304798

Cara Rosário,

Os livros em depósito no Arquivo Distrital não chegam tão longe. Para essas datas os livros, se existirem, estão no Arquivo Distrital de Lisboa.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Santarém

#304895 | roz | 04 mai 2012 10:15 | Em resposta a: #304892

Caro Antonio Pereira,

Muito agradeco a sua informacao. Irei ja' contacta'-los.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 20:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen