Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

#264365 | francandrade | 25 out 2010 19:34

Alerta a quem de direito,

Venho alertar para uma situação insólita, a propósito da colocação de bolas amarelas junto ao nome dos indivíduos descendentes de Carlos Magno, e que se prende com a Família Bonaparte: é estranho que apareça na base do Genea o nome de Francesco Buonaparte ( http://www.geneall.net/I/per_page.php?id=196253 ) acompanhado da respectiva bola amarela (o que se justificará dada a ascendência que é apresentada deste Senhor e que efectivamente entronca na dinastia Carolíngia) mas já os descendentes deste Francesco Buonaparte, e desde logo o Imperador Napoleão I ( http://www.geneall.net/F/per_page.php?id=5353 ) bem como seu Pai e Irmãos aparecem referidos nesta base sem o acompanhamento da mesma bola amarela. Se Francesco Buonaparte descende de Carlos Magno e assim teve direito à bolinha amarela, obviamente os seus descendentes também deveriam "ostentar" nesta Base a mesma bola amarela.

Estou certo de que esta situação resulta apenas de uma distracção e que será prontamente corrigida, a bem da verdade genealógica.

Francisco A C P Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

#264397 | AIRMID | 26 out 2010 02:43 | Em resposta a: #264365

A verdade genealógica, tem sido fundamental na interpretação da História.
É fundamental, que se saiba quem foi quem, e quem é quem, para que se possa compreender o nosso percurso até aqui.

Neste caso do invasor Napoleão Buonaparte, é bom que conste que foi um Carolíngeo, e não um pé rapado como se faz constar.

Já é altura de cairem as máscaras!
Que se atribua a bola Dourada ao Invasor, se bem que pessoalmente, considere que deveria ser NEGRA!!!

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

#264400 | francandrade | 26 out 2010 09:50 | Em resposta a: #264397

Apenas chamei a atenção para um lapso da base, relativamente à colocação das bolas que assinalam a ligação ao Imperador Carlos Magno ! E se há bolas douradas, elas devem ser douradas para todos aqueles que apareçam como descendentes do Imperador Carlos Magno... até para o Imperador Napoleão I e para os seus familiares (antepassados, irmãos, sobrinhos ... ). Já é altura de encararmos a história e a genealogia objetivamente, sem motivações pessoais. Que alguns gostassem de atribuir uma bola negra ao Imperador Napoleão I ou que eu gostasse de ver a bola negra atribuída à dinastia usurpadora de Hannover / Windsor, são meramente opiniões pessoais e totalmente irrelevantes do ponto de vista genealógico...

O que não faz sentido é que alguns indivíduos apareçam com uma bola dourada... que misteriosamente desaparece nos seus descendentes.

Apenas pretendi contribuir para uma correcção ... e para o esclarecimento de quantos vêm a este sítio com intuitos de conhecer a realidade genealógica.

Francisco A C P Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

#264402 | josemariaferreira | 26 out 2010 10:12 | Em resposta a: #264400

Caro Francisco A C P Andrade


" Que alguns gostassem de atribuir uma bola negra ao Imperador Napoleão I ou que eu gostasse de ver a bola negra atribuída à dinastia usurpadora de Hannover / Windsor, são meramente opiniões pessoais e totalmente irrelevantes do ponto de vista genealógico... "

Acredito perfeitamente na sua ingenuidade em querer contribuir para uma correcção. Mas já assim não pensavam os Reis Católicos que pagaram para alterar todas as suas genealogias que os ligavam a sangue mouro ou Judeu!!!

Toda a História que nos contaram é um bluff!!! Mas ainda há muito genealogistas que persistem e agarram-se a tudo até “provanças” falsas feitas muitos anos depois....

Veja-se este caso:
http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=52950
onde está documento que prova que Cristóvão Colombo era filho de Domenico Colombo.
Pura e simplesmente não existe nenhum documento legal e coevo que o ateste, mas quem o arranjou e forjou não era parvo!!!

Se Colombo deu o nome a S. Domingo, logo foi em homenagem a seu pai!!!???
Só que o S. Domingo era outro, e não era pai de Cristóvão Colombo, era S. Domingo de Gusmão!!!


Cpts

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

#264410 | Hirão | 26 out 2010 13:13 | Em resposta a: #264365

Caro confrade Francisco Andrade,

Não é apenas com os Bonaparte que tal se sucede. Encontrei alguns outros, aos quais já alertei ao Moderador, como por exemplo: Maritza Ribas Bokel ( http://geneall.net/P/per_page.php?id=12452 ), esposa de D. Alberto do Brasil, não possui a bola vermelha de descendente de Guilherme I da Inglaterra, no entanto, como descendente de Leonor Pereira Marinho, deveria possuí-la ( http://geneall.net/P/per_page.php?id=212666 ).

Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

#268910 | francandrade | 20 jan 2011 10:50 | Em resposta a: #264410

Afinal, sempre houve evolução no assunto das bolas amarelas da família Bonaparte: agora, as bolas amarelas já chegam até ao Avô do Imperador Napoleão I ... Mas, estranhamente, assinala-se o Avô com bola amarela, mas não o neto... Parece que existe alguma resistência em colocar a bola amarela na página do Imperador, do seu Pai e de seus Irmãos... estranho ... De todo o modo, é evidente que se o Avô descende dos Carolíngios, o neto também descenderá... até prova de ADN em contrário ....

Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

#284550 | francandrade | 12 ago 2011 17:38 | Em resposta a: #268910

Continua o esquecimento... estranho... o Imperador não tem direito à bola amarela... O Pai e os Irmãos do Imperador, também não têm direito à bola amarela. E isto, apesar de o Avô do Imperador já estar assinalado com a bola amarela... Mero preconceito? Mas que preconceito? Ideológico? ou outro? Terá que ver com a rutura que o Imperador Napoleão estabeleceu com a linha Capetíngia? E daí? Não terão os Príncipes de Hannover feito algo de semelhante? E todos lá têm as suas bolinhas, azuis ou amarelas, consoante os casos...

Mais curioso é que, a partir do Imperador Carlos Magno, todos os Imperadores sagrados pelos Papas aparecem na Base de Dados do Genea com a identificação da tal bola amarela, pois todos descendem do Primeiro Imperador ! Todos... estão todos assinalados, menos o último Imperador a ser sagrado por um Papa... O Imperador Napoleão ...que também descende do Primeiro! Não é mero esquecimento, pois não?

Gostava, pelo menos, de ter uma explicação... É que a bola amarela, ao que julgo saber, indica apenas uma determinada ascendência genealógica. Os critérios para a sua atribuição devem ser científicos, não políticos... espero...

Eu sei que as pessoas que gerem esta Base têm que manter os seus critérios, e alguns podem ser bem discutíveis (como, por exemplo, continuarem a referir D. Pedro IV, Rei de Portugal, apenas como D. Pedro I, Imperador do Brasil... ). Mas com os Bonapartes, há algo que uma Base de Dados deste tipo, baseada em critérios científicos, não pode deixar de fazer:
- O Imperador Napoleão existiu e foi sagrado Imperador, em Notre Dame, a 2 de Dezembro de 1804, pelo Papa (Isto é histórico);
- O Imperador Napoleão (bem como os seus familiares mais directos) têm, como todas as outras pessoas incluídas nesta Base, uma ascendência revelada pelas mais variadas fontes. E se o Avô do Imperador Napoleão descende de Carlos Magno (e isso está reconhecido nesta Base), então ... consequência lógica necessária... o Imperador Napoleão também descende ! E se os descendentes do Imperador Carlos Magno estão assinalados por uma bola amarela...então, o Imperador Napoleão também deverá estar ! (Isto já é ... Lógica !)

Espero que a omissão seja corrigida...

Com os meus cumprimentos,
FRancisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

#285696 | facs | 26 ago 2011 00:45 | Em resposta a: #284550

Caros Confrades

Continuando a linha do pensamento do Confrade Francisco Andrade apenas tenho de acrescentar o seguinte, Eu por exemplo descendo do ramo de D. Anfonso Henririques e meus ancestras do lado sena tem a bolinha azul clara, o meu pai tambem tem,
mas os primos dele ja nao, no entanto eu tenho na minha pagina a bolinha azul em frente ao meu nome, e os meus irmaos nao, será isto preconceito em pleno sec XXl? mandei ao moderador uma correçao de ha um mês para cá sobre a actualizaçao da arvore genealogica e pedindo a ele como faço pra arranjar uma fonte para por o resto da familia que tenho em papeis e querer arrumar a secretaria, mas ate hoje nada feito nem liga,
O que mostr que ha pssoas que nao tem muito interesse em por as arvores como deve de ser, para futuros confrades, que queiram consultar, e nao consigam
Se por um lado é assim, não é menos verdade que o geneall, esta cheio de erros com respeito a locais, e datas de nascimento e obitos, como hoje por exemplo ja aconteceu comigo,

por hoje fico me por aqui cumprimentos
facs

Resposta

Link directo:

RE: Bolas amarelas no Genea - o estranho caso da Família Bonaparte

#285825 | FLMF | 27 ago 2011 18:26 | Em resposta a: #285696

Caríssimos

Na de pensamento que tem vindoa ser expressa reclamo na família Guerreiro Aboim Leitão de Aguiar Cordes até ao seu entroncameto donde proveio a descendência de Manuel de Mascarenhas de Figueiredo Manoel.

FLMF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 14:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen