Inês Afonso de Moura - que pais?
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Heráldica | Pessoas | Títulos
Inês Afonso de Moura - que pais?
Caros confrades:
É uma constatação que existe alguma falta de critério neste site.
Logo por sinal, temos a Inês Afonso de Moura oriunda dos Mouras do marquês da Castelo Rodrigo, mas numa tripla situação em que não sabemos exactamente para que lado nos voltarmos.
Se as CBA e os nobiliários apontam que ela é filha natural do 1º mqs de C:lo Rodrigo D. Cristóvão de Moura, mas, se por outro lado a cronologia diz que não pode ser porque ela teria de ser mais recuada nas gerações, por ser conhecida e estar documentada a sua descendência, é certo que aqui lhe dão por pai o dito marquês e a D. Luís de Moura, pai deste, tanto pela legítima (c.c. D. Brites de Távora) como pela ilegítima.
Afinal, qual foi o critério que presidiu à elaboração destas filiações? Qual o mais fiável?
Manuel Rosado Camões e Vasconcelos, genealogista e conhecedor destas famílias da Beira, e relacionado por casamento com uma delas, a dos visc:des do Ervedal da Beira, avançava que o pai da dita Inês Afonso era um D. Jerónimo de Moura, como em seu lugar eu adiantei a propósito destas gentes.
Afinal, em que ficamos? Se se coloca num lado, tire-se do outro, mas nunca como filha legítima...
Abraço.
Pedro França
Link directo:
RE: Inês Afonso de Moura - que pais?
Caro Pedro França:dada esta situação "insólita"já solicitei a devida correcção.A Inês Afonso de Moura é filha "natural"de D.Jerónimo de Moura,irmão do D.Luis de Moura aqui apontado como Progenitor da Inês e de Ana Afonso natural de Sinde.Vem tudo referido em Manuscrito familiar da Casa dos Viscondes do Ervedal da Beira , referido por Manuel Rosado Camões e Vasconcelos e em RB titulo "Mouras Castanheiras"vol II pag 486 initio.Ficamos na expectativa.Abraço j.guerra
RespostaLink directo:
Caros moderadores do Fórum:
Continuamos mal: Inês Afonso de Moura nunca foi dada como filha legítima de nenhum dos Mouras referenciados aqui como possíveis pais - nem D. Luís de Moura nem D. Cristóvão de Moura. Continuo a sugerir a versão autorizada do genealogista Manuel Rosado. D. Jerónimo de Moura, que ele dá por pai desta Inês Afonso de Moura, aparece em F. Gaio e é irmão deste D. Luís de Moura.
Agora, suprimiram a bastarda Inês Afonso quando deveriam tê-lo feito com a que aqui trazem por legítima...
...Alôôôô!!! Eu falo português e escrevo em português, tá?...
Abraço.
Pedro França
Link directo:
António de Miranda e Almeida
Olá Pedrito
Tudo bem?
Desculpa-me estar a utilizar este teu tópico, mas é para te chamar a atenção para a personagem em epígrafe no meu tópico dos Miranda Henriques.
Lembras-te da dúvida colocada pelo Zé Caldeira sobre quem seria esta personagem?
Bem, entre a resposta que o Nuno Madureira lá deixou (e eu transcrevo) sobre o mesmo, e aquilo que eu descobri sobre a sua família temos muita matéria. Ele é um Miranda Henriques descendente de um irmão do 2.º conde de Sandomil.
Dá uma olhadela e diz qualquer coisa.
Um grande abraço do primo e amigo,
Zé Filipe
Link directo:
Caro Pedro França,
Já se sabe mais alguma coisa sobre a nossa antepassada D. Inês Afonso de Moura?
Eu já tentei corregir mais alguma coisa sobre a descendência dela... mas não me responderam... Só por curiosidade, tenho a dizer que António de Oliveira Salazar é também descendente dela... O que se sabe sobre a suposta mãe D. Ana Afonso?
Abraço amigo,
Pedro M. Santos e Silva Caldeira Marques
Link directo:
Caroa senhores,
Gostaria, caso saibam, se a descendência de D. Inês de Moura abrange Mouras de Várzea de Meruge no séc.XVII e Paranhos da Beira, nos séculos seguintes.
Tenho em Várzea de Meruge minha 7ª avó Ana de Moura, meu 6º avô António de Moura 1666?
Cumprimentos,
Maria Amélia Moura
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 nov 2024, 13:39