Inês Afonso de Moura - que pais?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Heráldica | Pessoas | Títulos

Inês Afonso de Moura - que pais?

#264478 | Pedro França | 27 out 2010 17:04

Caros confrades:

É uma constatação que existe alguma falta de critério neste site.
Logo por sinal, temos a Inês Afonso de Moura oriunda dos Mouras do marquês da Castelo Rodrigo, mas numa tripla situação em que não sabemos exactamente para que lado nos voltarmos.
Se as CBA e os nobiliários apontam que ela é filha natural do 1º mqs de C:lo Rodrigo D. Cristóvão de Moura, mas, se por outro lado a cronologia diz que não pode ser porque ela teria de ser mais recuada nas gerações, por ser conhecida e estar documentada a sua descendência, é certo que aqui lhe dão por pai o dito marquês e a D. Luís de Moura, pai deste, tanto pela legítima (c.c. D. Brites de Távora) como pela ilegítima.
Afinal, qual foi o critério que presidiu à elaboração destas filiações? Qual o mais fiável?
Manuel Rosado Camões e Vasconcelos, genealogista e conhecedor destas famílias da Beira, e relacionado por casamento com uma delas, a dos visc:des do Ervedal da Beira, avançava que o pai da dita Inês Afonso era um D. Jerónimo de Moura, como em seu lugar eu adiantei a propósito destas gentes.
Afinal, em que ficamos? Se se coloca num lado, tire-se do outro, mas nunca como filha legítima...

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Inês Afonso de Moura - que pais?

#264480 | guerra1 | 27 out 2010 18:13 | Em resposta a: #264478

Caro Pedro França:dada esta situação "insólita"já solicitei a devida correcção.A Inês Afonso de Moura é filha "natural"de D.Jerónimo de Moura,irmão do D.Luis de Moura aqui apontado como Progenitor da Inês e de Ana Afonso natural de Sinde.Vem tudo referido em Manuscrito familiar da Casa dos Viscondes do Ervedal da Beira , referido por Manuel Rosado Camões e Vasconcelos e em RB titulo "Mouras Castanheiras"vol II pag 486 initio.Ficamos na expectativa.Abraço j.guerra

Resposta

Link directo:

RE: Inês Afonso de Moura - que pais?

#265031 | Pedro França | 09 nov 2010 01:59 | Em resposta a: #264480

Caros moderadores do Fórum:

Continuamos mal: Inês Afonso de Moura nunca foi dada como filha legítima de nenhum dos Mouras referenciados aqui como possíveis pais - nem D. Luís de Moura nem D. Cristóvão de Moura. Continuo a sugerir a versão autorizada do genealogista Manuel Rosado. D. Jerónimo de Moura, que ele dá por pai desta Inês Afonso de Moura, aparece em F. Gaio e é irmão deste D. Luís de Moura.
Agora, suprimiram a bastarda Inês Afonso quando deveriam tê-lo feito com a que aqui trazem por legítima...
...Alôôôô!!! Eu falo português e escrevo em português, tá?...

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

António de Miranda e Almeida

#265111 | JFMenéndez | 11 nov 2010 03:44 | Em resposta a: #265031

Olá Pedrito

Tudo bem?

Desculpa-me estar a utilizar este teu tópico, mas é para te chamar a atenção para a personagem em epígrafe no meu tópico dos Miranda Henriques.

Lembras-te da dúvida colocada pelo Zé Caldeira sobre quem seria esta personagem?
Bem, entre a resposta que o Nuno Madureira lá deixou (e eu transcrevo) sobre o mesmo, e aquilo que eu descobri sobre a sua família temos muita matéria. Ele é um Miranda Henriques descendente de um irmão do 2.º conde de Sandomil.

Dá uma olhadela e diz qualquer coisa.

Um grande abraço do primo e amigo,

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Inês Afonso de Moura - que pais?

#274037 | caldeira55 | 04 abr 2011 19:29 | Em resposta a: #264478

Caro Pedro França,

Já se sabe mais alguma coisa sobre a nossa antepassada D. Inês Afonso de Moura?
Eu já tentei corregir mais alguma coisa sobre a descendência dela... mas não me responderam... Só por curiosidade, tenho a dizer que António de Oliveira Salazar é também descendente dela... O que se sabe sobre a suposta mãe D. Ana Afonso?

Abraço amigo,

Pedro M. Santos e Silva Caldeira Marques

Resposta

Link directo:

RE: Inês Afonso de Moura - que pais?

#280509 | mariamoura | 03 jul 2011 17:58 | Em resposta a: #274037

Caroa senhores,

Gostaria, caso saibam, se a descendência de D. Inês de Moura abrange Mouras de Várzea de Meruge no séc.XVII e Paranhos da Beira, nos séculos seguintes.
Tenho em Várzea de Meruge minha 7ª avó Ana de Moura, meu 6º avô António de Moura 1666?
Cumprimentos,
Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 07:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen