Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#264583 | ant.perestrelo | 30 out 2010 18:14

Caros participantes,

Alguém sabe da descendencia das seguintes famílias de Montemor o Novo:

Meagher Ramalho Costa,
Ramalho Fragoso,
Fragoso Amado
Ramalho de Melo Fragoso Alves


Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#264621 | avc | 31 out 2010 18:38 | Em resposta a: #264583

o dr antónio amado, advogado em évora é dessa família
id 521431
e o bem conhecido comandante dos bombeiros de Montemor-o-Novo, Fragoso,
já falecido, tenho dele uma fotografia que posso enviar para o email

Resposta

Link directo:

RE: Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#265574 | carmona | 19 nov 2010 13:01 | Em resposta a: #264583

Caro António Perestrelo

Rodrigo de Villalobos Fragozo Amado, Capitão de Cavalaria (7º de Ordenanças), filho de António José Fragozo Amado de Brito e de sua mulher Helena de Sequeira Velho Fragozo de Barros, cc/ Rita Jacinta da Costa, filh de Luís da Costa e de sua mulher Margarida da Silva.
Foram pais de António Joaquim, sem descendência; de Valério Máximo, Capitão-Mór de Ordenanças de Montemór-o-Novo e sucessor no Morgadio dos Amados, cc/ Maria Bárbara de Mello de Corte-Real, filha de Inácio Bernardo de Azambuja e Mello de Corte-Real e de sua mulher Marcelina Rita Teresa da Gama; e de Ana Joaquina de Brito Fragozo de Villalobos.
Esta última, cc/ João Joaquim de Mello Sameiro, Escrivão da Câmara de Montemór-o-Novo, filho de Teotónio Manuel de Mello (natural de Évora), Escrivão da mesma, e de sua mulher Gertrudes Margarida Vidigal Sameiro.
Todos estes personagens, com excepção do indicado, nasceram em Montemór-o-Novo.
O último casal foi pai de António Manuel de Mello Fragozo de Villalobos, natural de Montemór-o-Novo, cc/ Inês Henriqueta de Mello de Corte-Real, natural de Elvas, filha de João José de Mello de Corte-Real (natural de Sesimbra) e de sua mulher Antónia Clementina de Mello (natural de Elvas).
Foram pais de Maria Inês de Corte-Real de Mello Fragozo, natural de Montemór-o-Novo, cc/ o General de Cavalaria Inácio Maria de Moraes Machado Carmona, 4º Senhor da Casa de Izei, em Chaves, filho do General de Brigada Leonel Joaquim de Azevedo Machado Carmona, 3º Senhor da mesma Casa, e de sua mulher Maria Emília das Lágrimas de Moraes Carneiro (de Fontoura), estes naturais de Chaves.
Foram pais de, entre outros, do Marechal António Óscar Fragozo Carmona e de Palmira Cecília de Mello Fragozo Machado Carmona, minha Avó Materna.
Eis, assim, o meu ramo Fragozo Amado (omiti datas para não sobrecarregar o texto, que já vai longo...)

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#265593 | carmona | 19 nov 2010 18:17 | Em resposta a: #264583

Caro António Perestrelo

Encontrei, nos meus apontamentos, mais alguns dados referentes aos Fragozo Amado:

Valério Máximo de Brito Fragozo Amado (o outro filho com descendência - tanto quanto sei - do já citado Rodrigo de Villalobos Fragozo Amado) foi pai de três filhos: Francisco Maria Fragozo Amado, o primogénito, cc/ Maria Benedita da Costa Ramalho, filha de José Leonardo da Silva Ramalho e de sua mulher Maria José da Costa (dos Condes de Safira); Gervásio Justino; e Inácio Maria.
Francisco Maria Fragozo Amado foi pai de Diogo Francisco Fragozo Amado, cc/ Maria do Carmo ..., filha de Félix ... e de sua mulher Valentina Alves (natural de Moura).
Com excepção desta última, nasceram todos em Montemór-o-Novo.
Estes tiveram quatro filhos: Luís Henrique, Comandante dos Bombeiros de Montemór-o-Novo; Rosa da Assunção; Maria Benedita; e Artur Augusto (este, ao contrário dos outros, sem descendência).

Creio que outros poderão, melhor do que eu, desenvolver estes apontamentos.

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#265674 | laboreiro | 21 nov 2010 19:17 | Em resposta a: #264583

Caro António Perestrelo,

ainda à bem pouco tempo vivia em Montemor-o-Novo Luis Fragoso Amado - pelo que sei o único descendente dos Fragoso Amado de Montemor que ainda usa os apelidos. Caso pretenda, tenho a ascendência e resenha genealógica dos Fragoso Amado.

Cumprimentos,

João Laboreiro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#266490 | dppona | 08 dez 2010 00:13 | Em resposta a: #265674

Caros confrades,
Acabo de ver esta troca de mensagens e gostaria que, se pudessem, me dessem mais elementos sobre os seguintes:
- Qual a descendência de FRANCISCO MARIA FRAGOSO DE BRITO AMADO e de sm MARIA BENEDITA DA COSTA RAMALHO?
- Um dos filhos parece que foi um JUSTINO AUGUSTO RAMALHO FRAGOSO, que terá casado com uma CIPRIANA AUGUSTA RODRIGUES.
- Quem é esta Cipriana?
- Um filho destes Justino e Cipriana parece ter sido um ANTÓNIO AUGUSTO RODRIGUES RAMALHO FRAGOSO que terá casado com uma (por certo sua prima) MARIA MANUELA DE MELO FRAGOSO, filha perfilhada de um JOSÉ MARIA FRAGOSO DE BRITO AMADO.
- Quem é este último? E quem foi a mãe da Maria Manuela?
Agradeço antecipadamente e cumprimento.
Diogo de Paiva e Pona

Resposta

Link directo:

RE: Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#267235 | VALE GRANDE | 23 dez 2010 00:50 | Em resposta a: #265574

Caro João Ramos Dias

Por acaso sabe alguma coisa sobre os ascendentes de João José de Melo Corte-Real (se não me enganei na contagem, seu 4º avô)?
A minha mãe sempre me falava do Marechal Carmona como sendo primo dela. Para corroborar a minha quase certeza tenho os nomes das senhoras da sua família, que também correm na minha. A minha avó era Clementina, com uma irmã Henriqueta e o segundo nome da minha mãe era Cesaltina que, segundo creio, era também o nome de uma filha do Marechal Carmona.
Estou a fazer a minha árvore genealógica, não só com os antepassados directos, mas também com os irmãos deles e parece-me que me faltam alguns dados...
Poderá ajudar-me? Ficar-lhe-ia muito grata.
Maria Isabel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#267237 | VALE GRANDE | 23 dez 2010 00:54 | Em resposta a: #267235

Esqueci-me de dizer que a minha mãe era também Corte-Real.
Maria Isabel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#267268 | carmona | 23 dez 2010 17:22 | Em resposta a: #267235

Cara Maria Isabel Azevedo

João José de Mello Corte-Real, natural de Sesimbra, casado com Antónia Clementina de Mello, natural de Santa Maria de Alcáçovas, Elvas, era
filho de Francisco Maria de Mello Picanço de Corte-Real, natural de Montemór-o-Novo (6/1/1746), casado com Catarina Filipina, da mesma naturalidade,
neto de António Maria de Faria Picanço de Aça e Mello, natural de Montemór-o-Novo (4/9/1716), Escrivão das Sisas da Câmara de Montemór-o-Novo, casado com Rita Teresa Villarinho da Gama de Corte-Real, da mesma naturalidade,
2º neto de Nuno de Faria Picanço de Aça, natural de Beja?, casado com Brites Caetana de Mello, natural de Évora.
A Família Aça (Aza, em castelhano) provém do Conde de Lara e Bureva (filho da Infanta Dona Elvira, filha do Rei de Castela D.Fernando, o Magno).
A Família Corte-Real em questão descende de João Vaz de Corte-Real, Porteiro-Mór do Infante D.Fernando (irmão do Rei D.Afonso V), Capitão-Mór da Ilha Terceira (Açores) e "descobridor" da Terra Nova.
Não tenho, nem uma nem a outra, entroncadas com os meus antepassados.
O mesmo se passa com as duas "entradas" de Mello, que penso ser, para já, mais interessantes de investigar.

Cumprimentos e bom Natal

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#414197 | pedrofragoso | 26 abr 2019 23:48 | Em resposta a: #266490

Caros confrades,

José Maria Fragoso de Brito Amado foi bisavô de meu pai, e era casado com Francisca Joana Tomé.

Estou a fazer a resenha genealógica da família e agradeceria qualquer informação que me possam dar.

Antecipadamente grato,

Pedro Fragoso

Resposta

Link directo:

Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#423162 | anabelafragosofonsec | 13 abr 2020 16:40 | Em resposta a: #264583

Boa tarde,
Também ando a pesquisar sobre o meu trisavô Diogo Francisco Fragoso Amado e penso que o posso ajudar. Encontrei aqui http://m.genealogias.info/mobi/1/upload/fragosos.pdf muita informação sobre os Fragoso que talvez lhe possam ser úteis.
Cumprimentos
Anabela Vieira Fragoso Amado Faria Fonseca

Resposta

Link directo:

Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#448737 | Fernandes Diniz | 04 jul 2023 08:41 | Em resposta a: #423162

Bom dia Dra. Anabela Vieira Fragoso Amado Faria Fonseca,

Eu tenho particular curiosidade em conhecer os irmãos de seu avô Diogo Abreu Fragoso Amado, particularmente uma irmã que andava em cadeira de rodas e o seu irmão Luís Gonzaga de Abreu Fragoso Amado.

Jorge M B Fernandes Diniz

Resposta

Link directo:

Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#449016 | anabelafragosofonsec | 17 jul 2023 10:46 | Em resposta a: #448737

Bom dia,
Eu sempre ouvi falar dessa senhora como a "prima Bia" (da qual tenho uma memória muito "apagada" porque eu era muito pequena, quando visitava os meus bisavós Adelaide e Luís Henrique, em casa de quem ela vivia). A minha mãe disse que o nome era Maria Madalena, mas não se lembra de mais nada. O meu avô e o meu tio Luís Gonzaga não tinham mais irmãos, que eu saiba.

Cumprimentos,
Anabela Fonseca

Resposta

Link directo:

Montemor o Novo, Meagher Ramalho Costa,Ramalho Fragoso,Fragoso Amado

#449017 | Fernandes Diniz | 17 jul 2023 12:22 | Em resposta a: #449016

Cara colega,
Muito obrigado pela sua resposta. O meu interesse resulta do facto de ajudar uma parente sua de nome Maria Madalena da Silva Abreu, uma senhora de 85 anos de idade, que é neta de António Inácio de Abreu, irmão mais velho da sua bisavó, Adelaide Rita Abreu. Muito recentemente pesquisei dados de um outro irmão da sua bisavó, Manuel da Encarnação Abreu, tenente-aviador da Força Aérea Portuguesa e que morreu em 1931, de um acidente de aviação quando o seu avião se despenhou no Rio Tejo, perto de Valada, Cartaxo, numa acrobacia que correu mal.
Se fosse possível eu gostaria de ter acesso a dados particulares do seu avô Diogo Abreu Fragoso Amado. Dele eu sei que casou em Lisboa a 28 de dezembro de 1935 com Lídia Hermínia do Livramento, natural de Santa Maria, Sintra. Uma senhora espanhola de nome Maria Mabel escreveu no Familysearch que este seu avô nasceu a 21 de novembro de 1914 em Santiago do Escoural, freguesia de Montemor-o-Novo, e terá falecido em Lisboa, a 13 de junho de 1985.
De seu pai, Jorge do Livramento Fragoso Amado, sei, pela Maria Mabel, que nasceu a 24 de dezembro de 1937 (desconheço onde) e terá falecido a 19 de dezembro de 1985 (desconheço onde). De sua mãe apenas sei o nome abreviado, Maria J. M. Vieira. Desconheço também a data de nascimento do seu tio-avô Luís Gonzaga Abreu Fragoso Amado bem como o nome de sua esposa, de apelido Branquinho. Se me pudesse ajudar a completar os vossos dados seria um imenso prazer.
Jorge M B Fernandes Diniz (professor aposentado de Física e Química), Coimbra.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 02:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen