Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Genética

Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264772 | adalbarbosa | 03 nov 2010 23:34

Caros Confrades,

Solicito a vossa ajuda na procura de informação da familia "Tavora Henriques" ou Cruz Henriques, ou Henriques de Macieira de Cambra, Vale de Cambra

As informações que disponho são as seguintes:

João Jorge Henriques, nascido a 16.., Escrivão da Camara de Macieira de Cambra, Vale de Cambra, nasceu em Macieira de Cambra onde faleceu a 14.01.1746, casou com Bernarda da Cruz de Tavora, falecida a 11/2/1761.
Filhos:

* 2. António José Jorge Henriques * bp 11.02.1751 Maria do Vilar de Jesus, "Viveu na sua quinta de S. Lourenço em S. Vicente de Pereira, termo de Vila da Feira"

* 2.João de Távora nascido a 25.03.1703, Macieira de Cambra, Vale de Cambra, foi Capitão Mor da Praça de Cacheu nos ano de 1748 - 1751- Registo Geral de Mercês, D. João V, liv. 37, fl.215. Em 1731 fez a proposta ao Governador Bento Gomes Coelho, que o apoiou com todo o empenho, de de povoar a Ilha de S. Vicente, "mediante certas condições, o que se não levou a effeito porque o Governo tratou a proposta com um soberano desprezo"

* 2. Maria Teresa da Cruz, nascida a 22.10.1705 Macieira de Cambra, casou com Francisco Tavares Brandão, natural de Moreira, a 14.01.1742.

* 2.Marcelino José Jorge de Távora Henriques * 02.06.1719 Maria do Monte da Fonseca Mendes Rosado

Os meus agradecimentos.

Adalberto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264784 | A. Coutinho | 04 nov 2010 12:18 | Em resposta a: #264772

Caro Adalberto Barbosa:

Agradeço as informações fornecidas sobre a Família de Marcelino José de Távora. Curiosamente acabo de preparar uma breve nota para ser publicada no jornal A VOZ DE CAMBRA, conforme segue:

Auto de Habilitação de Marcelino José de Távora

Ano de 1752 - Um documento arquivado na Torre do Tombo com a cota PT-TT-JJU/1/23/15, maço 23, nº 15, cx 41, Justificações Ultramarinas respeitantes a África, contem os autos de justificação de Marcelino José de Távora e seus irmãos, António José Jorge e Cruz e Maria Cruz, casada com Francisco Tavares Brandão, filhos de João Jorge Henriques e de Bernarda da Cruz, ambos de Macieira de Cambra, lavrados em 1752, feitos no Juízo da Índia e Mina.

Recolha de Adolfo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264789 | roz | 04 nov 2010 13:38 | Em resposta a: #264784

Caro Adolfo Coutinho

Posso perguntar-lhe qual a razao por ir publicar essa nota no jornal de Cambra?

Joao Jorge Henriques era meu 6o. avo e pelo que consegui ler nesse documento foi Escrivao e tambem Alcaide em Macieira de Cambra e sendo assim deveria haver algumas informacoes sobre ele. Ja' contactei o AD Aveiro e disseram-me que nao sabiam onde isso poderia estar. Sera' que sabe onde poderei encontrar tal informacao? Ele 'e o meu fim de linha nesse ramo e embora ja' tenha dado uma vista de olhos nos paroquiais, como nao sei os nomes dos pais dele nao consigo recuar. Qualquer ajuda ou sugestao nesse sentido seria muito apreciada.

Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264814 | A. Coutinho | 04 nov 2010 17:32 | Em resposta a: #264789

Confrade roz:

Será possível fornecer-me a linha de descendentes de João Jorge Henriques até si?

Sou autor/coordenador de uma publicação (em vários volumes) com o título "Castelonenses ilustres". Para além disso fui fundador e sou ainda colaborador do jornal A VOZ DE CAMBRA, onde venho pubicando dados com interesse histórico sobre Vale de Cambra.

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264824 | roz | 04 nov 2010 20:12 | Em resposta a: #264814

Caro Adolfo Coutinho

Entao permita-me informa'-lo sobre outro "ilustre". Joao de Tavora, tambem filho de Joao Jorge Henriques que foi Capitao-mor de Cacheu, Guine, de 1748 a 1751 onde faleceu. Se puser qualquer destes nomes em google encontrara' mais informacao.

Aqui http://geneall.net/P/per_page.php?id=988301 podera' ver alguma da descendencia de Joao Jose. Nao fui eu que enviei os dados mas vejo que nao esta' completo o que nao 'e de admirar pois a descendencia 'e enorme. Eu descendo da filha do Marcelino, Gertrudes Maria do Livramento Henriques. Marcelino Jose de Tavora a partir de meados da decada de 1760/70 deixou de usar Tavora e passou a usar os apelidos do pai "Jorge Henriques". Nunca vi nenhum documento que tenha os 3 apelidos. Compreende-se que depois do caso dos Tavoras fosse preferivel assim.

Nao tem ideia que arquivo podera' ter informacoes sobre escrivaes e alcaides de Macieira?
Se preferir pode contactar-me em maria wadie arroba btinternet ponto com (sem os espacos).
Melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264839 | mosorio | 04 nov 2010 22:39 | Em resposta a: #264814

Caro A. Coutinho,

Eu sou uma dos muitos descendentes de Marcelino José de Távora, tenho aqui no geneall alguns, muito poucos. Eu descendo de
•Manuel André Avelino Henriques Sabina Júlia de Medina e Vasconcelos
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=985893

Terei todo o interesse em adquirir o seu trabalho.Tem no seu trabalho Costa Leite de Vila Chã?

Atenciosamente e com os meus melhores cumprimentos.

Maria Emília Sanches de Castro Osório

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264847 | adalbarbosa | 05 nov 2010 00:53 | Em resposta a: #264784

Caro Adolfo Coutinho

Obrigado pela resposta. Tambem já tinha encontrado esse documento na Torres de Tombo, mas como as minhas primas afirmam, "paramos" em Joao Jorge Henriques. (http://henriques.netii.net/ducumentos.html).

Ja agora, espero que as primas estejam bem, e pelo que vejo tambem continuam nesta procura. De momento estou a pesquisar um João Henriques casado com Isabel Mendes em Moreira, (6.5.1674 ) - e tambem a familia Anriques de Aveiro...


Melhores cumprimentos

Adalberto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264855 | mosorio | 05 nov 2010 07:22 | Em resposta a: #264847

Olá primo Adalberto,

Fico muito feliz com a iniciativa, pode ser que encontre o fio á meada, eu também sou de opinião que não nos devemos cingir aos ascendentes directos.

Um abraço fraterno

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264870 | roz | 05 nov 2010 13:48 | Em resposta a: #264847

Caro primo Adalberto

Ainda bem que esta' dedicando os seus esforcos a este ramo pois eu daqui em Inglaterra 'e mais dificil. Ha' coisa de 2 anos dei uma vista de olhos a um microfilme dos paroquiais nos Mormons mas nao cheguei a nenhuma conclusao. Primeiro foi apressadamente, segundo os assentos estao em pessimo estado o que dificulta a leitura e terceiro sem saber ao certo os nomes dos pais dele 'e dificil garantir. Encontrei varias pessoas de apelido Jorge e outras com Enriques/Henriques mas por uma coisa ou outra descartei a possibilidade de serem os que queria. Necessita uma pesquisa mais a fundo e seguir aqueles nomes atravez dos anos para ver se seriam. O nosso Joao Jorge 'e natural do lugar de Padrastos, freguesia de Macieira de Cambra. Por exemplo, encontrei um casal Domingos Jorge e Maria Correia a terem filhos por volta de 1682 mas eram do lugar de Cabanelos por isso ignorei, e varios mais casos deste genero. Uns que achei com melhores possibilidades mas nao tive tempo para aprofundar foram os casais Joao Henriques e Maria Joao, do lugar de Padrastos, a terem uma filha, Domingas, em Abril de 1674 ou o casal Goncalo Henriques e Domingas Joao tambem de Padrastos, que têm uma Isabel em Agosto de 1684.

Uma curiosidade foi ter encontrado varias pessoas com o apelido Cruz e muitos Tavares mas nao encontrei nenhum Tavora (isto com respeito 'a Bernarda da Cruz 'e claro).

Agora, se me permite, queria chamar a atencao para algumas das datas que pos na 1a. mensagem por eu as ter diferente.
Bernarda da Cruz falecida em 1751.
O filho Antonio Jose Jorge e Cruz (nao era Henriques) foi baptisado a 17/6/1698. Pelo nome deste faz-me pensar que usariam os apelidos 'a espanhola e que entao o pai, Joao, seria filho de um ... Jorge e de uma .... Henriques. Sera'?

Outro pormenor 'e que o padrinho de baptismo do Joao de Tavora foi um Manuel Jorge mas nao dizia o parentesco. Seria um tio ou o avô?

Se calhar estou a "ensinar o Padre Nosso ao vigario" e o primo ja' tinha notado estas coisas mas nao faz mal repetir no caso de lhe ter escapado e claro que lhe desejo o maior sucesso nas suas pesquisas.

Um abraco.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264888 | mosorio | 06 nov 2010 08:57 | Em resposta a: #264814

Caro A. Coutinho,

Eu sou uma dos muitos descendentes de Marcelino José de Távora, tenho aqui no geneall alguns, muito poucos. Eu descendo de
•Manuel André Avelino Henriques Sabina Júlia de Medina e Vasconcelos
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=985893

Terei todo o interesse em adquirir o seu trabalho.Tem no seu trabalho Costa Leite de Vila Chã?

Atenciosamente e com os meus melhores cumprimentos.

Maria Emília Sanches de Castro Osório
P.S. Peço desculpa , respondi á Rosário por engano.

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264963 | A. Coutinho | 08 nov 2010 11:41 | Em resposta a: #264888

A quem possa interessar:

Irei enviar para o jornal A VOZ DE CAMBRA, para publicação em próximas edições, os dois seguintes textos:



Para 25 de Novembro de 2010

Apontamentos Genealógicos (135)

João Jorge Henriques
Secretário da Câmara de Macieira de Cambra em 1708

Quando o senhorio do concelho de Macieira de Cambra passou dos Condes da Feira para a Casa do Infantado, entre os governantes municipais que em 1708 testemunharam a transferência e posse do novo senhor, contava-se o escrivão da Câmara João Jorge Henriques – as três chaves eram guardadas pelo juiz ordinário mais velho, o vereador mais velho e o escrivão da Câmara.
O Tabelião João Jorge Henriques, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, Escrivão da Câmara de Macieira de Cambra, nasceu, cerca de 1670, na freguesia de Nossa Senhora da Natividade em Macieira de Cambra da comarca de Vila da Feira, bispado de Coimbra, onde faleceu a 14 de janeiro de 1746.
De Macieira de Cambra passou a Cabo Verde. Quando era procurador do concelho de Ribeira Grande, na Ilha de Santiago, informou que os papéis da Câmara da Ribeira Grande tinham sido furtados e que os privilégios estavam guardados na Torre do Tombo. Pediu a sua necessária confirmação, referindo a importância da Ilha para a navegação da Índia e da Guiné.
Em 21 de outubro de 1697 casou com Bernarda da Cruz (Távora), falecida a 11 de fevereiro de 1761 (ou 51?), de quem teve quatro filhos: 1) - João de Távora, nascido a 25 de março de 1703 em Macieira de Cambra, solteiro; 2) - Maria Teresa da Cruz, nascida a 22 de outubro de 1705 em Macieira de Cambra, casou a 14 de janeiro de 1742 com Francisco Tavares Brandão, filho de Manuel Brandão e de Isabel Tavares, naturais de Moreira, Roge; 3) - António José Jorge Henriques, baptizado a 17 de junho de 1698, casou a 11 de fevereiro de 1751 com Maria do Vilar de Jesus (Maria Soares), e viveu na sua quinta de S. Lourenço em S. Vicente de Pereira, termo da Vila da Feira; e 4) - Marcelino José Jorge de Távora Henriques, nascido a 2 de junho de 1719, casou a 29 de março de 1769 com Maria do Monte da Fonseca Mendes Rosado, de quem procede a Família Henriques da Ilha do Fogo.
Dois dos filhos de João Jorge Henriques (João de Távora e Marcelino José Jorge de Távora Henriques) viriam a ser pessoas ilustres, conforme a seguir se refere:
Em 1731 João de Távora fez a promessa ao Governador Bento Gomes Coelho, que o apoiou com todo o empenho, de se povoar a Ilha de S. Vicente, “mediante certas condições, o que se não levou a efeito porque o Governo tratou a proposta com um soberano desprezo”. Foi capitão-mor da Praça de Cacheu nos anos de 1748 a 1751 – (Registo Geral de Mercês, D. João V, liv. 37, fl. 215). Após a sua morte, os irmãos Marcelino José Jorge de Távora, António José Jorge Henriques e Maria Teresa da Cruz apresentaram um auto de Justificação, Feitos Findos no ano de 1752 no Juízo da Índia e Mina, no qual os justificantes pretendiam receber, como únicos herdeiros, a herança deixada por seu irmão João de Távora, capitão-mor de Cacheu e aí falecido – (doc. PT-TT-JIM/JJU/1/23/15, maço 23, nº 15, cx. 41, Justificações Ultramarinas respeitantes a África).
O outro filho de João Jorge Henriques, Marcelino José Jorge de Távora Henriques, foi militar ilustre, tendo servido no Regimento da Corte como soldado e Cabo de Esquadra desde o ano de 1749 até 1755 e parte de 56 e, depois, dois anos na Fortaleza de S. João da Foz do Douro da Barra do Porto (de 56 até 7 de Março de 1757), até ir para Cacheu, onde serviu no Posto de Alferes Tenente da dita praça. Em 27 de setembro de 1763, o rei nomeia-o capitão-mor da ilha do Fogo, cargo de que tomou posse em 25 de março de 1764. Morreu em 1787, com 68 anos de idade.

Nota: Sobre Marcelino José Jorge de Távora Henriques, ver mais pormenores em próximo Apontamento Genealógico.



Para 10 de Dezembro de 2010

Apontamentos Genealógicos (136)

Capitão-mor Marcelino José de Távora Henriques

O capitão-mor Marcelino José de Távora Henriques, nasceu em Macieira de Cambra, distrito de Aveiro, a 2 de junho de 1719, filho do tabelião João Jorge Henriques e de Bernarda da Cruz.
Serviu Sua Majestade no Regimento da Corte, dois anos no Regimento de Infantaria da Fortaleza da Foz da Barra do Porto e esteve na Praça de Cacheu, onde seu irmão João de Távora era governador (capitão-mor).
Passou a Cabo Verde, primeiro em Santiago. Em 27 de setembro de 1763 o Rei D. José nomeia-o capitão-mor da Ilha do Fogo (Chancelaria de D. José, lv. 86, fl. 370), conforme termo de posse, que a seguir se transcreve: “Manuel Fidalgo de Almeida, sargento-mor das ilhas de Santiago de Cabo Verde, dei posse a Marcelino José Jorge Henriques do posto de capitão de infantaria do regimento de que é coronel Joaquim Afonso da Fonseca que faz guarnição a esta cidade”.
“… Faço saber aos que a minha Carta Patente virem que por quanto se acha vago o posto de Capitão de Infantaria de uma das Companhias de Guarnição desta Cidade de Ribeira Grande do regimento do coronel Joaquim Afonso de Affonseca, que vagou por deixação de Manuel Pereira Viana e por ser preciso ao Rei serviço prover-lhe o dito posto com pessoa de capacidade, préstimo e valor, e por todas estas circunstâncias se acha na pessoa de Marcelino José Jorge Henriques por haver servido a Sua Magestade, que Deus guarde, no Regimento da Corte como soldado e Cabo de Esquadra desde o ano de 1749 até 1755 e parte de 56 com boa satisfação, sem nota nem baixa alguma e por servir dois anos para a Fortaleza de S. João da Foz do Douro da Barra do Porto, por ordem de Sua Magestade pelo Conselho de Guerra a sua custa e de 56 até 7 de Março de 57 para Lisboa. E fez passagem por ordem do dito senhor pelo dito conselho de guerra … o regimento de infantaria da cidade do Porto e no qual serviu até vir para Cacheu aonde serviu no Posto de Alferes Tenente da dita praça por patente minha com toda a satisfação e inteireza de onde passou a esta ilha e por esperar dele, que daqui em diante se haverá com maior cuidado, zelo e fervor no serviço de Sua Magestade, etc… e com ele não vencerá soldo algum da fazenda real, mas sim gozará de todas as honras, privilégios, liberdades, isenções e franquezas como gozam os que tais postos ocupam, pelo que mando ao sargento-mor da praça, Manuel Fidalgo de Almeida, lhe meta no dito posto, lhe deixe servir e respeitar na forma costumada, haverá juramento dos Santos Evangelhos, etc.” – (carta patente 1º de junho de 1761, cx. 27 doc. 23 cv. Setembro de 1761).
Em 27 de setembro de 1763, o rei nomeia Marcelino José Jorge Henriques capitão-mor da ilha do Fogo, cargo de que tomou posse em 25 de março de 1764. Encontrou a fortaleza em mau estado e sem segurança, com falta de armas e de praças, e a igreja de S. Sebastião arruinada.
Marcelino José de Távora Henriques casou a 29 de março de 1769, em S. Filipe, ilha do Fogo, Cabo Verde, com D. Maria do Monte Fortunata da Fonseca Mendes Rosado (nascida em 1749 na Ilha do Fogo, Cabo Verde, filha de José Cláudio Mendes Rosado, administrador da Companhia Grão Pará e Maranhão e de Isabel Caetana da Fonseca, ambos naturais do Algarve), e tiveram oito filhos: 1) - Bernarda Teresa da Cruz Henriques, casada com Manuel Barbosa de Andrade; 2) - Manuel André Avelino Henriques, casado com Sabina Júlia de Medina e Vasconcelos; 3) - Francisco José Jorge Henriques; 4) - Gertrudes Maria do Livramento Henriques, casada com André Nosolini; 5) - Luísa Filipe Henriques; 6) - Luísa Teresa Angélica Henriques; 7) - João José Jorge Henriques, casado com Marcelina Pereira Cardoso; e 8) - Ana Marcelina Henriques.
Marcelino José de Távora Henriques construiu em Cabo Verde a sua casa à semelhança das que havia na sua terra, no distrito de Aveiro. Veio várias vezes ao Reino com permissão de D. José, tratar de assuntos da sua casa.
Morreu em 1787, com 68 anos de idade.

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264987 | roz | 08 nov 2010 18:09 | Em resposta a: #264963

Caro confrade Adolfo Coutinho

Considerando que estes seus artigos vao ser publicados num jornal, permita-me que comente sobre alguns pontos que creio nao estarem correctos para que, inadvertidamente, nao induza em erro os seus leitores. Para mais que fico com a esperanca de que algum possivel descendente de Antonio Jose Jorge e Cruz ou de Maria Teresa da Cruz reconhecam os seus antepassados e nos contactem.

Assumo (mas posso estar errada, claro) que parte do seu artigo foi baseada na informacao contida no link http://henriques.netii.net/origens/origens.html contudo ha' la' pormenores que nao estao certos. Por exemplo: uma filha de Marcelino Jose' Jorge Henriques era LUZIA Filipa e nao Luisa segundo o livro "Genealogia das Familias" de Armindo Barbosa, pg. 107. Ja' agora, esta casou com Manuel Alexandre de Medina e Vasconcelos.

Em abono da verdade, no link vem a data do falecimento de Bernarda da Cruz em 1751 mas imagino que o primo Adalberto se equivocou ao copiar a data para a mensagem dele aqui acima. De resto tenho fotocopia dos autos de justificacao que sao datados de 1752 e la' especifica varias vezes que ambos os pais ja tinham falecido.

Muito agradecia se me dissesse onde encontrou a informacao de que Joao Jorge Henriques tinha estado em Cabo Verde pois nenhum de nós encontrou esses dados e tambem nao os vi no tal link. Ha' um neto dele (filho de Marcelino J. J. Henriques) com o mesmo nome do avo^. Sera' a esse que se refere quando diz que era "procurador do concelho da Ribeira Grande, Ilha de Santiago, informou que os papeis da camara tinham sido furtados...... etc. etc."?

Espero que nao se importe eu ter comentado pois, pela minha parte, estou muito contente que tenha achado os meus antepassados dignos de serem escolhidos para o seu artigo. Desde ja' obrigada.

Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#264989 | A. Coutinho | 08 nov 2010 18:26 | Em resposta a: #264987

Cara confrade M. Rosário:

Agradeço as suas observações. Irei fazer as devidas correcções, antes de publicar estes textos no jornal. Se tiver encontrado mais alguns erros, agradeço que me informe. Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265019 | adalbarbosa | 08 nov 2010 23:00 | Em resposta a: #264987

Ola Prima Rosário

Espero que esteja bem.

tem Razão na data. `1751 e não 1752... os olhos e dedos estão a errar.

relativamente à questão que coloca "procurador do concelho da Ribeira Grande, Ilha de Santiago", foi um documento que encontrei na Torres do Tombo:

""Exposição de João Jorge, procurador do concelho de Ribeira Grande, da ilha de Santiago, informando de que os papéis da Câmara da Ribeira Grande tinham sido furtados e que necessitavam de privilégios. Pg. 48, 770 a). III, 10-8. Gav. III, m. 10-8, doc. 770, pp. 48-53 - Sob este número estão catalogados os seguintes documentos: a) Exposição de João Jorge, procurador do concelho de Ribeira Grande, da ilha de Santiago, informando de que os papéis da Câmara da Ribeira Grande tinham sido furtados e que necessitavam de privilégios; b) Informação do mesmo João Jorge, na qual ele diz que os privilégios estavam guardados na Torre do Tombo e pede sua confirmação. Refere que a ilha de Santiago se enobrecia com a confirmação dos privilégios e que era necessário fazê-lo para a navegação da Índia e da Guiné. Refere-se a importância da ilha para a navegação da Guiné e da Índia; c) Privilégio (traslado do) dado por D. Afonso V à Ilha de Santiago de Cabo Verde, que pertencia a seu irmão D. Fernando. Beja, 1466, Junho, 12. - Tem no verso a ordem a Rui de Pina para conferir o traslado. - Santarém, 1510, Maio, 24. - Cópia junta. Permite-se aos habitantes da ilha que utilizem navios e resgatem nas partes da Guiné, exceptuando em Arguim.

Informação de João Jorge, procurador do concelho de Ribeira Grande, na qual ele diz que os privilégios estavam guardados na Torre do Tombo e pede a sua confirmação. Pgs. 48-49, 770" - http://henriques.netii.net/ducumentos.html


Não consegui ligar a qualquer outro dado ou documento nem sei quem é este Joao Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265021 | adalbarbosa | 08 nov 2010 23:52 | Em resposta a: #264870

Ola Prima Rosário

Em primeiro lugar sou um simples curioso que gosta de história, e sempre tive a curiosidade de entender as origens, e perceber um pouco os varios ramos familaires e nunca um expert que "sabe o Padre Nosso".... Por issso, toda a informação é mais que importante para sairmos deste "beco"..

Tenho andado à volta tb dos jorge(s) de Vale de Cambra, coimbra, e tambem dos Henriques.. ainda não consegui nada que pudesse afirmar Eureka !!!... encontrei alguns nomes como "Domingos Jorge, João Jorge, todos da freguesia de Roge" no casaqmento de Mateus de Bastos, em que serviram de testemunhas.

Tambem encontrei "Autos de habilitação de João Fernandes, viúvo e seus irmãos José, Maria, Isabel e André José, casado com Josefa Soares, filhos de André Jorge e de Maria Fernandes, naturais de Merlães, freguesia de São João Baptista de Cepelos, Vale de Cambra" que tenho andado à volta ainda.

Relativamente ao forla de Macieira de Cambra, os nomes que constam em 1708, quando os domínios dos Condes da Feira passaram para a Casa do Infantado, os governantes municipais que testemunharam a transferência e posse do novo Senhor foram os seguintes:
- Juízes Ordinários - Pascoal do Couto e Francisco Aires.
- Vereadores - António Ferreira, João de Almeida Cabral e Manuel Figueiredo de Melo.
- Procurador do Concelho - Manuel Gomes.
- Escrivão da Câmara - João Jorge Henriques.
Por curiosidade, acrescentaremos ainda que o Concelho dispunha então de dois tabeliães: Diogo Pinto de Magalhães e António Borges de Almeida.
O Juiz dos Órfãos era Manuel Soares Homem, assistindo-lhe como Escrivão António Magalhães.
O Escrivão das Sisas era Manuel Tavares. E no posto de Alcaide do Concelho achava-se investido Manuel Pereira de Castro

penso que estes nomes estão associados em relações familiares. Não tinha os nomes que indicou, mas irei pesquisar e se encontrar algo envio-lhe.

Relativamente a Bernarda da Cruz, não tenho nada. De facto nem a familia Cruz encontro em Macieira, o que me leva a deduzir que Bernarda que ara de S. Cruz, (Padrastos, S. Cruz, Macieira a Velha) ou não era de Cambra.

Abraços

Adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265023 | adalbarbosa | 08 nov 2010 23:56 | Em resposta a: #264987

Cara Prima Rosário

Relativamente ao site e a qualquer informação que não estaja correcta, muito agradecia, caso disponha de algum tempo, de me alertar para os corrigir. O site não tem qualquer outro objectivo que deixar para a proxima geração alguns dados sobre a Familia henriques.

Cumprimentos

Adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265034 | roz | 09 nov 2010 10:10 | Em resposta a: #264989

Caro Adolfo Coutinho

Muito obrigada pela sua atencao. Se reparar, mais abaixo, o primo Adalberto ja' explicou que o Joao Jorge mencionado no site era de 1466 (mais de 200 anos antes) e portanto nao o mesmo de que estamos a falar. Podia ter sido parente, quem sabe?!

Votos de sucesso com os seus artigos, presentes ou futuros.
Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265039 | adalbarbosa | 09 nov 2010 11:44 | Em resposta a: #265034

O documento é de 1510

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265040 | roz | 09 nov 2010 11:45 | Em resposta a: #265021

Caro Primo Adalberto

Tambem eu nao sou mais do que uma curiosa e ainda por cima novata nestas coisas pois so' comecei ha' 4 anos e, tal como o primo, a intencao 'e so' deixar alguma informacao sobre a familia 'a minha filha e agora tambem, ao neto.

Nao sabia que aquele site era seu. Tinha dado uma vista de olhos 'a uns meses e ate' pensei se nao seria do primo Antero por causa dos dados do meu ramo, ja' que so' lhe tinha enviado a ele e ao primo Armindo. Ontem estive a ver melhor e achei-o muito interessante e muito completo, mostrando bem a quantidade de trabalho que o primo tem feito. Infelizmente eu nao sou tao "tecnologica" e so' escrevo tudo em "Word"!

Nunca tinha visto aquela carta de foral de Macieira de Cambra com o nome do nosso antepassado. Boa descoberta! 'E por coisas destas que tenho a certeza que deve haver mais documentos sobre o Joao Jorge Henriques mas como disse num outro comentario ja' falei 2 vezes com o AD Aveiro para saber se ha' arquivos sobre escrivaes e tabeliaes da zona e nao perceberam do que eu estava a falar! Achei esquisitissimo. Sera' que ha' arquivos da Camara que nao estao no AD?

Adorei tambem a carta do Conde d'Avila onde fala sobre o Nozolini. Nao sei se sabe, mas o meu avo Joaquim Duarte Ferreira (c/c Gertrudes Ma. Nozolini Roiz) foi director da alfandega de Bissau por 5 anos de 1849 a 1853 e portanto presenciou algumas das coisas la' descritas.

Voltando aos Henriques, fui ver o que apontei quando pesquisei o microfilme de Macieira e que ja' sabia ser muito pouco. Eu procurava todos os "Joao" e todas as "Bernarda" para ver as possibilidades. Lembro-me que encontrei umas 6 Bernardas/os mas tinham todas tanta tinta repassada que nem se conseguia ver os nomes dos pais. A que apontei nem sei se seria BernardO mas foi a 27/8/1684 e outra/o de 1668. De facto na altura tambem pensei se o "da Cruz" da Bernarda nao seria referencia ao lugar de onde vinha por haver esse sitio la' perto mas ha tambem a possibilidade de fazer parte do nome proprio dela por ser de referencia religiosa e o apelido ser o Tavora que nao mencionaram. Claro que sao so' especulacoes.

Tambem escrevi que havia um Joao Jorge a ser padrinho varias vezes a partir de 1674 e um Francisco nasc. 19/?/1683 filho de Antonio Jorge e Antonia Fernandes, do lugar de Lourosa; uma Sarafina a 9/7/1684 filha de Manuel Jorge e de Francisca d'Araujo, do lugar de Paços (lembre-se que o padrinho do Antonio Jose (irmao do Marcelino) era tambem um Manuel Jorge) e a 12/1/1669 um Joao filho de G. Enriques e de Maria Joao do lugar de S. -----ios e mais nada. Sei que havia mais com esses apelidos mas, como ja disse, nao apontei porque nao eram de Padrastos e pensei que nao valesse a pena.

Vejo que no link ha' maneira de o contactar. Se ainda esta' valido e me lembrar de mais alguma coisa, entrarei em contacto consigo por essa via.

Abracos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265044 | adalbarbosa | 09 nov 2010 12:05 | Em resposta a: #265039

Correcção

às vezes andamos as voltas mas encontramos sempre um documento correcto.

A data é de Abril de 1718 e são dois documentos

Exposição de João Jorge, procurador do concelho de Ribeira Grande, da ilha de Santiago, informando de que os papéis da Câmara da Ribeira Grande tinham sido furtados e que necessitavam de privilégios. Pg. 48, 770 a). III, 10-8.

Informação de João Jorge, procurador do concelho de Ribeira Grande, na qual ele diz que os privilégios estavam guardados na Torre do Tombo e pede a sua a sua confirmação. Pgs. 48-49, 770 b).III, 10-8

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265046 | roz | 09 nov 2010 12:09 | Em resposta a: #265039

Obrigada pela correccao. Desculpe, mas entao a que se referia o 1466 que la' esta'? Pensei que o ocurrido era em 1466 ainda que o documento fosse posterior. Nao percebi.

E ja agora tambem corrijo o que disse no outro comentario. Manuel Jorge era padrinho do Joao de Tavora em 1703 e nao de Antonio Jose'. Escrevi de memoria e 'e no que da'............
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265047 | adalbarbosa | 09 nov 2010 12:16 | Em resposta a: #265044

cumentos:
a) Exposição de João Jorge, procurador do concelho de Ribeira Grande, da ilha de Santiago, informando de que os papéis da Câmara da Ribeira Grande tinham sido furtados e que necessitavam de privilégios.
Sennhor
Joham Jorje procurador dos moradores da Ilha de Santiago em comprimento da decraraçam que ora Vossa Alteza manda que faça acerca de por que respeito se ora requere este privilegio e digo que na Camara da Ribeira Grande forom furtados todos os papeis que hy avia e cando hy esteve Gil Alvares por corregedor por nom achar na dita camara nenhum privilegio para que podessem usar de nenhua jurdiçam mandou sob certa pena que nom usasem de nenhua jurdiçam ate que nom confirmasem o privilegio de que usavam per Vossa Alteza e porque na dita ilha acontecem
muitos casos para que he necessario prender homeens brancos e justiçar negros que na dita ilha fazem muitos furtos e outros crimes e se nom pode suster a dita ilha sem ter a jurdiçam do privilegio que tinham e usavam por Jato se requere etc. E mais Senhor a dita ilha he tam alongada destes regnos e tam maa de doenças que necessita que lhes de Vossa Alteza o dito privilegio e ainda outros somente por abitarem na dita ilha e se nom despoborar porque huma das principaes escapulias da india e Guinee he a dita ilha e servem a Vossa Alteza com muito amor e deligencia porque se nom deram a armada de Afonso d'Albuquerque obra de setenta negros que a poder de força de braços dando aa bomba a trouxeram a Lisboa a armada se perdera e se ora os juizes da dita Ribeira Grande aa naao Santa Marta nem forneceram com seus dinheiros que ainda me nom som pagos nom viria caa a dita naao e pelo mesmo modo fornecem
todos navios de Vossa Alteza que hi chegam desbaratados pelos quaes serviços merecem a confirmaçam do dito privilegio e todas outras merce

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265049 | adalbarbosa | 09 nov 2010 13:22 | Em resposta a: #265047

Este documento chamou me a atenção pelos seguintes motivos:
1. Marcelino foi para Ribeira Grande antes de ir para o Fogo.
2. Joao de Tavora foi capitão mor de Cacheu. O Capitão Mor de Cacheu era nomeado , numa primeira fase Cabo verde e Cacheu, e depois Ilha do Fogo e Cacheu.
3. Nessa altura a nomeação era feita de “conhecimentos” , o que me leva a investigar este Joao Jorge de 1718.
Relativamente á ida de marcelino para Ilha do Fogo, e o casamento com Maria Fortunata, a pista que estou a seguir é a seguinte:
“Rui d'Horta foi natural de Montemor o velho viveo na Ilha do Fogo aonde com sua m." Ana Frs. instituio huma Cap.a em S. Mart.° da d.a Villa para a qual chamou a sua sobrinha Brites Rois d'Horta f.a de seu hirmão Seb.*m de Horta. E por sua falta chama os f.°s de seu hirmão Ant.° d'Horta"..... que depois tem ligação com Afonseca (fonseca) e Mendes.

Não consigui encontrar os nomes dos filhos de Antonio Horta, (no Fogo ha uma zona chamada Horta - onde deduzo que seria a Capela), e pertenceu até á geração do meu avo (materno) à familia henriques.

ha algumas questões na Familia Henriques que procuro:
1. Quem foi José Cláudio Fonseca Mendes Rosado? (ou Joao Carlos da Fonseca)
2. Joao Jorge Henriques (henriques de Aveiro ou Anriques estrangeiro)
3. Tavora - qual a ligação com a casa de aveiro se houver.
4. Qual a ligação a cabo Verde? como foram - motivo . e porque?

Se entendermos que na epoca teria de haver autorização real para a saida de Portugal, .... muito para pesquisar..

Se repararmos nos filhos de marcelino, casaram todos com as principais "familias" de Cabo Verde na altura e não sómente da Ilha do Fogo, o que traduz algum poder... (teremos sempre de analisar o apecto social da epoca)

Abraços

Adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265050 | adalbarbosa | 09 nov 2010 13:44 | Em resposta a: #265040

Ola Prima Rosario

Obrigado pelas palavras de apoio. Em relação aos dados enviou.mos em primeiro lugar, e entreguei-os ao Tio Antero. Nessa altura não dispunha de tempo. Ao seu dispor caso queira acrescentar mais detalhes/fotos ou qualquer outra informação.

Partilho consigo a analise sobre a Bernarda. Cruz poderá ser do local, ou nome. Em Macieira não consigo encontar qualquer apelido Cruz. Estou mais inclinado no apelido Tavora ou tavares, da zona de St Cruz.

Veja no microfilme pff se encontra algun tavora ou Tavares, ou Bernarda Tavares ou Bernarda Borges /Bastos ou se tem estes nomes

António Henriques, Areias, S. Pedro de Castelões cc 11 - Maria Tavares, cabril, S. Pedro de Castelões

Pais
Manuel Henriques Folhense, Junqueira, cc - Maria de Bastos, Cabril, S. Pedro de Castelões

e
Manuel de Bastos, Areias, S. Pedro de Castelões cc - Maria Tavares, Areias

Outras zonas que pesquiso: Sandiães

Em relação ao Arquivo de Aveiro, é uma vergonha, não dao qualquer informação. quero ver o de coimbra tb

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265061 | roz | 09 nov 2010 18:38 | Em resposta a: #265050

Caro Primo,

Eu nao tenho o microfilme dos paroquiais comigo. Vai para 2 anos talvez, fui ve-lo aos Mormons e ao fim de 3 meses retornam para a America por isso ja nao tenho maneira de ir ver.

Vi as suas duas ultimas mensagens mais acima onde diz ter encontrado que o documento 'e de 1718. Pelo menos em questao de datas ja' ha uma possibilidade. Nesse caso acho que o seu raciocinio esta' certo e que 'e de prosseguir. So' tenho pena nao poder ajuda-lo a pesquisar que 'e o que mais gosto. Mas diga-me onde encontrou esse documento, foi na Torre do Tombo ou no Arquivo Historico Ultramarino? A prima Mila pesquisou bastante neste ultimo nas caixas de Cabo Verde e uma vez que eu estive de ferias tambem la' fui um dia mas concentramo-nos mais sobre as datas do tempo do Jose' Claudio Mendes Rosado e do Marcelino Henriques.

Desejo que os seus esforcos sejam bem recompensados.
Um abraco.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265090 | adalbarbosa | 10 nov 2010 17:27 | Em resposta a: #265061

Ola Prima

O documento encontrei na torres do tombo. Tambem retirei a Carta Regia de nomeação de Joao Carlos Fonseca como povoador e Capitão Mor de S. Vicente, que vou colocar no site. Em relação ao doc,

Mendes Rosado é que não encontro nada, o que me leva a supor que rosado não era nome de Joao Claudio.... suposições. Tb ainda não consegoui encontrar o livro de capitaes da Comp de Grao Para.

Um abraco.
adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265097 | roz | 10 nov 2010 21:07 | Em resposta a: #265090

Boa noite Primo,

Obrigada pela sua resposta.
Joao Carlos da Fonseca (ou d'Affonseca, como era antigamente) era Mendes Rosado pois ja' vi documentos assim mas por qualquer razao nao os usava. Talvez achasse que o nome era grande demais! Podera' haver outra pessoa chamado Joao Carlos da Fonseca mas nao foi capitao mor de S. Vicente. Como pode ver pelo livro do primo Armindo, alguns Henriques fizeram o mesmo e deixaram de usar Henriques usando Avelino como apelido que ate' era o nome proprio do pai. Antigamente nao havia regras absolutas com os apelidos e cada um fazia o que mais gostava.

Uma vez na Torre do Tombo disseram-me que havia um Fundo da Comp. do Grao-Para' e Maranhao, assim pode ser que nao esteja num livro separado mas sim com os documentos desse Fundo.

Ja' lhe escrevi para o seu site.
Abracos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265098 | mosorio | 10 nov 2010 21:32 | Em resposta a: #265097

Olá Roz,

Notas Biográficas •Capitão-mor da Ilha do Fogo

2•Administrador da Companhia Grão Pará e Maranhão.
3•Primeiro Capitão Mor de S. Vicente, responsável pelo povoamento da mesma Ilha.
4•Foi encarregado de povoar a Ilha, de erigir uma igreja , casa e sustento para o pároco nos primeiros 6 anos da sua fundação.
5•O marquês de Pombal, em 1757, confia a administração destas ilhas à Comp. do G. P. M., numa experiência que dura c. de 20 anos.

Roz,colhi estas informações de "Subsidios para a História de Cabo Verde e Guiné" de Senna Barcellos.

Beijinhos

Mila

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265099 | adalbarbosa | 10 nov 2010 21:47 | Em resposta a: #265097

Olá Prima (s)

Tenho andado às voltas com os nomes, pois como sabemos, sómente o 1º filho teria o nome da familia (por norma... ha excepções). Em relação ao nome Avelino, tb sou Henriques, pois a minha mão é (Avelino Henriques); ja perguntei às minhas tias tb, mas nenhuma delas tem qualquer explicação pela mudança de nome. Talvez pela substituição de apelido, ou...

Em relação a Joao Carlos Fonseca Mendes Rosado, ele não foi Administrador da Companhia Grão Pará e Maranhão, mas sim Joao Claudio Fonseca Mendes Rosado. Já agora, somente para partilhar, as pista que tenho é dos Açores. Vamos ver o que da.

Uma pergunta se me permita: onde encontrou os documentos de Joao Claudio Fonseca Mendes Rosado? Até agora não encontrei nada...


abraços

Adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265106 | roz | 11 nov 2010 00:09 | Em resposta a: #265099

Boa noite Primo Adalberto,

O nome 'e JOSE Claudio Mendes Rosado e nao Joao. Ele tambem nao se chamava Fonseca. O filho Joao Carlos 'e que era pelo lado da mae, Isabel Caetana da Fonseca. Talvez seja por isso que nao encontra.

O documento de que falei estava no Arquivo Historico Ultramarino.
Um abraco.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265114 | mosorio | 11 nov 2010 09:01 | Em resposta a: #265099

Bom dia primo Adalberto,

A pista dos Açores não me parece consistente.Tenho um doc. do Arquivo de História Ultramarina, Cx. 40 Doc. 56 de Março de 1781, é uma querela por causa de uma herança deixada por morte do vigário Inácio MENDES ROSADO, irmão do dito padre o Capitão António MENDES ROSADO , natural de Faro (irmão de JOÂO CLAUDIO MENDES ROSADO) o acontecimento deu-se no dia 21.02.1782, quatro dias depois do falecimento do padre Mendes Rosado. Repare que nesta data o Cap. Sarg. mór Marcelino de Távora ainda era vivo pois estava presente , bem como Isabel Caetana mãe de João Carlos que não pode estar por qualquer motivo ( estaria em S. Vicente? ), ela representou o filho.
Um abraço

ME.

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265119 | adalbarbosa | 11 nov 2010 12:04 | Em resposta a: #265114

Bom Fia Prima Maria Emilia

Agradeço a informação. Não tinha qualquer dado sobre Mendes Rosado. A ligação aos acores que encontrei é um casamento de "rosado" com afonseca. Digo "rosado" mas não tenho a certeza.

Vou seguir a pista de Faro, e se encontar algo envio-lhe.

um abraço

Adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265120 | adalbarbosa | 11 nov 2010 12:06 | Em resposta a: #265097

Bom Dia Prima

Somente para informar que não recebi qualquer informação que enviou pelo site, culpa minha... sorry, havia um erro de programação.

Adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265121 | adalbarbosa | 11 nov 2010 12:42 | Em resposta a: #265120

Bom Dia

As primas tem conhecimento deste documento?

Informação não tratada arquivisticamente
Código de referência PT/TT/TSO-CG/A/008-002/1941
Título Diligência de habilitação de Francisco Rosado
Datas 1698

Dimensão 3 folhas
Dimensão e suporte 3 f.; papel.
Âmbito e conteúdo
Pretendente a familiar, natural de Évora, filho de António Rosado e de Esperança Mendes.
Localização física Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações Incompletas, doc. 1941

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265123 | mosorio | 11 nov 2010 14:55 | Em resposta a: #265121

Adalberto,

Pode haver ligação, quem sabe?
Mas para chegar lá é preciso encontrar o bp. de João Carlos ou o casamento dos pais numa das freguesias da cidade de Faro.

Abraço

Mila

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265135 | roz | 11 nov 2010 18:36 | Em resposta a: #265121

Ola' Primo

Ja tinha visto a referencia na TT-online mas nao vi o documento em si. Como 'e do Santo Oficio talvez seja acusacao de judaismo. Ha' varios outros:

PT-TT/TSO/IE/21/1528 - 22/5/1665 Joana Mendes Rosado

PT-TT/TSO/IE/21/1785
PT-TT-TSO/IE/21/4145
PT-TT-TSO/IE/21/7120
PT-TT-TSO/IE/21/7215
PT-TT-TSO/IE/21/9027
PT-TT-TSO/IE/21/9280
PT-TT-TSO/IE/21/11702

Sao todos Rosados ou Mendes e a maior parte sao familia uns dos outros mas 'e tudo sobre judaismo. Nao os li mas 'e a explicacao que da' no titulo.

Os que acho que pode ter a ver com os nossos sao estes:

PT-TT-RGM/A/321484 Carta. Escrivao Alfandega de Tavira. Francisco Mendes Rosado.
PT-TT-RGM/C/31/25952 (
PT-TT-RGM/C/31/25953 ( alvara' a Antonio da Costa Paiva, filho de Francisco Mendes Rosado. Note so' os apelidos do pai e do filho!!!

PT-ADEVR-ACBRB/A/1/696 E A/4/115 - SAO TESTAMENTOS

PT-ADEVR-AHMBRB/D/4/5 - imposto

mas como sao todos em datas anteriores aos nossos nao temos maneira de confirmar sem saber os nomes dos pais do Jose Claudio.
Como disse a Mila 'e preciso primeiro encontrar o casamento dele c/ a Isabel Caetana da Fonseca ou pelo menos o nascimento do Joao Carlos na esperanca que tenha o nome dos avos ou a freguesia dos pais. Contudo como sabemos que o irmao do Jose Claudio, o Antonio, 'e de Faro, a melhor coisa como sugeriu a Mila 'e procurar o baptismo deste nas freguesias de Faro talvez a partir dos finais dos anos 1600.

'E muito trabalhoso mas nao vejo outra maneira.
Grande abraco e boas pesquisas!

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265147 | adalbarbosa | 12 nov 2010 02:02 | Em resposta a: #265135

Ola Prima

Obrigado pela informação.

Já consegui chegar à informação sobre Francisco Mendes Rosado. Vejo que é de Tavira, e que sem duvida estar mais perto de Jose Claudio. Concordo consigo, que sem o doc de casamento da Jose Claudio, é sómente "guess work". Vou ver se consigo alguma informação de tavira ou Faro na TT.

Francisco Mendes Rosado, Tavira, Santiago c. 1605, Casamentos: Tavira, Catarina Álvares de Oliveira * 1613
Filhos
Inês de Oliveira * 12.06.1635


Inês de Oliveira, Tavira, Santa Maria 12.06.1635, Pais: Francisco Mendes Rosado * c. 1605, Mãe: Catarina Álvares de Oliveira * 1613, Casamentos: Tavira 1650 c. António da Costa de Paiva n. 1623
Filhos
•Roque da Costa Baião Mariana de Mena e Vasconcelos
•Francisco Mendes Rosado
•Catarina Álvares de Oliveira
•Lourenço Drago Baião

Os nomes dos filhoes é que traz questões...

Francisco Mendes Rosado, Pais: António da Costa de Paiva * 1623, Inês de Oliveira * 12.06.1635

E no livro "Genealogia da Familia Fonseca de Faro", consegue-se alguma informação?

Sobre Lourenço Drago Baião http://www.cm-tavira.pt/cmt/parameters/cm-tavira/files/File/Arquivo%20-%20Documento%20do%20Mes/Documento_mes_Novembro_09.pdf

Outros Documentos
TRP6 / B3
Tribunal da Praia

TRP6 / B3 / A
Causas cíveis

TRP6 / B3 / A / A
Petições e requerimentos

Código(s) de referência
CV AHN/TRP6/B3/A/A/Cx0747/000209

Dimensão e suporte (quantidade, volume ou extensão)
7 peças;

Âmbito e conteúdo
Autos cíveis de requerimento, em que é autor Luís Mendes Rosado, e são réus Manuel Joaquim Bento e Ambrósio Gomes de Carvalho

Notas
Originais manuscritos

Data(s)
1834/12/18 - 1834/12/23


TRP6 / B3: Tribunal da Praia

TRP6 / B3 / B
Causas orfanológicas

TRP6 / B3 / B / A
Inventários e arrolamentos

Código(s) de referência
CV AHN/TRP6/B3/B/A/Cx0146/006700

Dimensão e suporte (quantidade, volume ou extensão)
1 cm

Âmbito e conteúdo
Autos de inventário por morte de José Cláudio Mendes Rosado, em que é inventariante a viúva Josefa Maria da Silva

Notas
Originais

Data(s)
1799/04/22 - 1802/05/13

Nível de descrição
Peça

Existência e localização de originais
ARM2

uma boa noite

Adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265149 | A. Coutinho | 12 nov 2010 08:44 | Em resposta a: #264839

Confrade Maria Emilia Sanches de Castro Osorio:

Já deixei neste tema (ver atrás) os apontamentos que tenciono publicar no jornal A VOZ DE CAMBRA.
Sobre Costa Leite, de Vila Chã, vou tentar reunir e colocar aqui alguma informação.

Para já, veja:

Falecimento de José da Costa Leite

O JORNAL DE CAMBRA, na sua edição Nº 204, com data de 7 de Dezembro de 1912, Domingo, traz a seguinte notícia:

Fallecimento

Falleceu no dia 29 do mez findo, na sua casa de Lordello, freguezia de Villa Chã, o proprietário sr. José da Costa Leite.
O finado, que contava 84 anos d’idade, era muito considerado entre os seus conterraneos, motivo porque a sua morte foi muito sentida.
No seu funeral encorporaram-se muitas pessoas de todas as classes sociaes, podendo dizer-se que foi dos mais concorridos que se têm realisado nesta freguezia.
A chave do caixão era conduzida pelo sr. Norberto Antonio Tavares d’Almeida, e a toalha pelo sr. Manoel Maria da Costa Negraes; as corôas pelos srs. Manoel Soares Pinheiro, Serafim Borges d’Almeida. Joaquim de Pinho da Cruz e Manoel d’Almeida Ferreira.
A toda a família do extinto, principalmente a seus filhos, os nossos amigos srs. Manoel, Joaquim, Serafim, José, Albino e Francisco da Costa Leite, aqui apresentamos a expressão do nosso sentido pesar.


Na mesma edição e na página seguinte vem o seguinte

AGRADECIMENTO

Os abaixo assignados, filhos e netos do falecido José da Costa Leite, agradecem muito penhorados a todas as pessoas que tomaram parte no funeral do mesmo, bem como às que assistiram à missa do 7º dia que por alma do finado se rezou hontem, na capela das Almas, em Coelhosa.
A todos, o nosso eternio reconhecimento.

Villa Chã, 6 de Janeiro de 1912.

Maria Rosa de Jesus
Manuel Joaquim da Costa Leite
Serafim da Costa Leite
Joaquina Rosa de Jesus
Custodia Rosa de Jesus
Joaquim da Costa Leite
José da Costa Leite
Albino da Costa Leite
Francisco da Costa Leite
Albino Leite Martins
Antonio da Costa Leite
Daniel da Costa Leite
José da Costa Leite

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265151 | graça58 | 12 nov 2010 11:26 | Em resposta a: #265149

Dr. Adolfo Coutinho
Em relação à certidão de baptismo de José da Costa Leite, ainda não a consegui obter.
Do Arquivo Distrital de Aveiro disseram-me que não havia registos entre 1807 e 1860 da freguesia de Vila Chã.
Contactei a Paróquia de Vila Chã e obtive a resposta que não tinham conseguido encontrar assentos de 1826/1827 e mandaram-me pedir à paróquia de Macieira de Cambra, pois nessa altura era a sede de Concelho.
Da Paróquia de Macieira de Cambra obtive a resposta de que os registos tinham sido destruídos na altura da 1º República.
O que poderei fazer para encontrar a referida certidão de baptismo?
Muito obrigada
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265152 | adalbarbosa | 12 nov 2010 12:10 | Em resposta a: #265147

Bom Dia

Tb aproveito para colocar os seguintes documentos

Código(s) de referência
CV AHN/TRP6/B3/B/A/Cx0228/007520
Âmbito e conteúdo
Inventário de menores em que é inventariada D. Libânia Andrade da Fonseca e é inventariante João Carlos da Fonseca
Notas
Originais manuscritos
Data(s)
1882/03/16 - 1882/06/21
Existência e localização de originais
ARM2

Código(s) de referência
CV AHN/TRP6/B3/B/A/Cx0822/006877
Âmbito e conteúdo
Processo de inventário de menores que se procedeu por óbito da inventariada D. Violante Bastos da Fonseca e inventariante João Carlos da Fonseca
Notas
Originais manuscritos
Data(s)
1822/04/03 - 1822/05/90
Existência e localização de originais
ARM2

Código(s) de referência
CV AHN/TRP6/B3/A/G/Cx0772/002999

Dimensão e suporte (quantidade, volume ou extensão)
0,5 cm

Âmbito e conteúdo
Autos cíveis de agravo, em que é agravante Francisco José Jorge Henriques e são agravados os herdeiros da viúva D. Maria de Monte Fortunato

Notas
Originais manuscritos

Data(s)
1843/10/16

NOVO RAMO:

Código(s) de referência
CV AHN/TRP6/B3/B/A/Cx0185/007284

Dimensão e suporte (quantidade, volume ou extensão)
1,5 cm

Âmbito e conteúdo
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Francisco José Henriques, em que é inventariante Maria Vicência Dupret
Luís de Jesus Henriques Dupret
Notas
Originais

Data(s)
1863/09/16 - 1873/10/10

Código(s) de referência
CV AHN/TRP6/B3/B/A/Cx0185/006724

Âmbito e conteúdo
Autos de inventário por morte do Tenente José Cláudio Mendes Rosado, em que é inventariante D. Josefa Maria da Silva

Notas
Originais

Data(s)
1802/05/06 - 1809/07/08

Existência e localização de originais
ARM2

Vou ver como posso pedir ao Arquivo da CV- Praia

Abraços

Adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265153 | A. Coutinho | 12 nov 2010 12:14 | Em resposta a: #265151

Vou tentar através de um conterrâneo e amigo a residir em Aveiro e que faz pesquisa no ADV.

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265157 | adalbarbosa | 12 nov 2010 12:44 | Em resposta a: #265152

http://quelfes.info/casamentos/1700-1761/

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265167 | roz | 12 nov 2010 14:35 | Em resposta a: #265152

Primo, estou de boca aberta! Onde encontrou todas estas referencias? Na internet? Se realmente conhece alguem que pudesse ir la' ver e copiar isso seria magnifico pois imagino que alguma coisa interessante se conseguiria apurar.

O link que deixou na outra mensagem 'e para Quelfes e quando se abre vem o principio do livro. Nao compreendi que registo quer mostrar.

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265171 | graça58 | 12 nov 2010 15:18 | Em resposta a: #265153

Dr. Adolfo Coutinho
Muito obrigada e fico aguardando a sua resposta.
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265187 | mosorio | 12 nov 2010 20:48 | Em resposta a: #265147

Primo Adalberto, estou impressionada com as descobertas, é desta que encontra pistas fortes do dificíl costado Mendes Rosado, parabéns.Não tenho ninguém em CV para pedir ajuda, tenho pena!

Um abraço e boas pesquisas.

Mila

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265213 | adalbarbosa | 13 nov 2010 01:26 | Em resposta a: #265167

Ola Prima

A interet ten quase tudo... mas antes como sabe temos de ter pistas mais concretas e depois das informações que me forneceram, o que encontrei não foi dificil, já que anteriormente o trabalho mais dificil já tinha sido feito.

Já estou a tratar de arranjar uma pessoa que possa ir ao arquivo da Praia.. vamos ver o que da.

O que mais me intriga alen da familia Henriques Dupre, que foi uma surpresa total, foi o nome da mulher de Jose Claudio (D. Josefa Maria da Silva). O que temos é "José Cláudio Mendes Rosado, casou com Isabel Caetana da Fonseca"..

Em relação ao link, é uma arquivo do Algarve e esta online, descobri-o ontem .. tenho de ver o que tem..

Espero ter mais noticias brevemente.

Bom Fim de semana

Adalberto

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265690 | adalbarbosa | 21 nov 2010 23:25 | Em resposta a: #264963

Caro Coutinho

Algumas correcções:

em relação a Joao de tavora: "Em 1734 "propôs ao governo português um contrato de concessão onde ficaria assegurado a ocupação e a fortificação do porto da ilha de S. Vicente, por um período de 10 anos, podendo em contrapartida desfrutar-se de todos os rendimentos que a ilha produzisse. No entanto o governo português, na pessoa do Governador Bento Gomes Coelho, não se mostrou interessado na altura o que se não levou a effeito porque o Governo tratou a proposta com um soberano desprezo, tendo João de Távora voltado o seu interesse e se instalar no Brasil "

Em relação a Joao Jorge, apesar do nome ser igual, não podemos afirmar que é o mesmo no paragrafo "De Macieira de Cambra passou a Cabo Verde. Quando era procurador do concelho de Ribeira Grande, na Ilha de Santiago, informou que os papéis da Câmara da Ribeira Grande tinham sido furtados e que os privilégios estavam guardados na Torre do Tombo. Pediu a sua necessária confirmação, referindo a importância da Ilha para a navegação da Índia e da Guiné."

Cumprimentos

Adalberto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#265704 | A. Coutinho | 22 nov 2010 11:52 | Em resposta a: #265690

Caro Adalberto Barbosa:

Agradeço as correcções, que já foram devidamente feitas nos textos enviados para o jornal A VOZ DE CAMBAR, os quais serão publicados em 25 de Novembro e 10 de Dezembro próximos.

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#266424 | adalbarbosa | 07 dez 2010 00:11 | Em resposta a: #265704

Caro Adolfo Coutinho

Obrigado pela informação.

Caso, nas suas pesquisas encontrar alguma informação acerca de João Jorge Henriques, muito agradeço qualquer dado que possa partilhar.

Cumprimentos

Adalberto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#322639 | graça58 | 08 fev 2013 08:49 | Em resposta a: #266424

Bom dia
Gostaria de saber se haverá alguém que tenha alguns dados sobre a família Costa Leite, anteriores a 1840. Ou seja os pais e avós de José da Costa Leite que terá nascido mais ou menos em 1840.
Os meus agradecimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#323394 | graça58 | 18 fev 2013 08:43 | Em resposta a: #322639

Bom dia
Renovo o pedido, mas não é anterior a 1840 mas sim 1825.
Os meus agradecimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#382924 | stypurski | 18 jul 2017 03:04 | Em resposta a: #264772

Solicito ajuda de vcs, para achar informações de
Joaquim D' Almeida, filho de Margarida D' Almeida
Veio para o Brasil em 1913 com 17 anos
A unica coisa que sabemos, é o que consta em seu titulo de cidadão Português, emitido no vice consulado de Niterói, Rio de Janeiro, é que ele era natural de :
Vila de cambra, Junqueira, Aveiro.
Se alguém puder me ajudar, já sou grata.

Resposta

Link directo:

Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#382938 | rpas35rcma | 18 jul 2017 13:18 | Em resposta a: #382924

Bom dia

Deve ser este assento de baptismo
http://tombo.pt



PT-ADAVR-PVLC05-1-18_m0009.tif

Resposta

Link directo:

Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#382939 | rpas35rcma | 18 jul 2017 13:23 | Em resposta a: #382938

Os dados correctos são
distrito de Aveiro
concelho de Vale de Cambra
freguesia da Junqueira
o assento de batismo e nº33 de 1895

Resposta

Link directo:

Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#383092 | stypurski | 23 jul 2017 19:10 | Em resposta a: #382939

Nossa!!! Fiquei emocionada, muito obrigada pela ajuda!!!
Ainda estou aprendendo a usar aquele site de busca.
Vou atras do passaporte dele tb, vi q la tb tem esse link.

Se veio pro Br em junho de 1913, achas q o passaporte tirava próximo do embarque?

Novamente muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Macieira de Cambra, Vale de Cambra - Familias

#384512 | Saly | 15 set 2017 21:05 | Em resposta a: #383092

Ola! Por acaso , Margarida D`Almeida era esposa de Joâo Ferreira ?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 17:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen