Família Fontoura

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Fontoura

#15742 | fontourajc | 15 jan 2002 01:25

Gostaria de obter informações sobre a família Fontoura, originária da Região das Astúrias (antigo Califado das Astúrias)e sua migração interna para a Região de Trás-dos-Montes, Fayal e outras em Portugal e posteriormente para o Brasil. Não possuo nenhum relato da chegada desta família ao Brasil, nem o ano. Hoje ela é numerosa neste país.
Julio Cezar Assis Fontoura
Tubarão-SC Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#15743 | fdmcv | 15 jan 2002 02:49 | Em resposta a: #15742

Caro Julio Cezar,

Há um genealogista no Brasil, aqui do Rio de Janeiro, que sabe bastante sobre ramos da família Fontoura vindos para cá, especialmente aí para o sul do país. Que eu saiba, ele não é freqüentador aqui do Genea Portugal, donde sugiro que você se comunique com ele diretamente.

Posso te dar mais detalhes, se for de seu interesse. Meu endereço é:

magalhaes_coutinho@hotmail.com

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#15753 | Jacinto Bettencourt | 15 jan 2002 09:01 | Em resposta a: #15742

Caro Julio Cezar Assis Fontoura,

Julgo que a família é orginária ou da Galiza ou das Astúrias. Teve um grande desenvolvimento em Trás-os-Montes, e um ramo bastante ilustre que se ligou a Carneiros, formando a família Carneiro da Fontoura.
Chaves e Vila Real são as cidades onde se encontravam.
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#15789 | jpcmt | 15 jan 2002 16:32 | Em resposta a: #15742

Caro amigo:
Sobre a origem dos Fontouras e sua descendência em Chaves há um artigo do Prof. Luiz Vaz Mello de São Payo na revista "Raízes e Memórias" nº 13, pag. 132. A referida revista é o órgão da Associação Portuguesa de Genealogia, que pode ser contactada através do site http://www.genealogia-pt.com/
Cumprimentos
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

Família Fontoura

#71319 | Paulo Da Fontoura | 16 ago 2004 14:26 | Em resposta a: #15743

A minha árvore está finalmente disponível
http://genealogia.paulo-fontoura.com
agradeço comentários e ajuda para continuar a árvore da parte dos Fontouras
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura - BRASIL

#71332 | Cau Barata | 16 ago 2004 18:26 | Em resposta a: #15742

Rio de Janeiro

Prezado Julio Cezar Assis Fontoura

Sobre a Família Fontoura no Brasil, publiquei três verbetes no Tomo I, do Dicionário das Famílias Brasileiras, que trasncrevo abaixo:


FONTOURA - Sobrenome de origem geográfica. Do latim fonte aurea, fonte áurea (de ouro), em que o subst. fons, que é masculino aparece como feminino, através das formas fontauria - fontaura. Conforme Fonte de Ouro e Fonte Dourada (nome de um campo na freguesia de Azurém, Conselho de Guimarães).

O nome seria devido da cor da limonita do fundo da água. Piel supõe que se trata de um caso paralelo a Montauro, de mont-orium; não explica porém, suficientemente, o segundo elemento. Fonte auria aparace em documento datado de 976 (Fonte: Antenor Nascentes, II, 116).

Sobrenome tirado do lugar de Fontoura (antes Fontouria), em Astúrias, Espanha. A palavra vem do latim Fonte Áurea: fonte de ouro (Fonte: Anuário Genealógico Latino, V, 53).

O ramo brasileiro, procede das Astúrias, de Pedro de Fontoura, que foi morador e Chaves (Portugal), que deixou geração do seu cas. com Leonor Rodrigues de Araújo.

Foram pais de João de Fontoura, nat. das Astúrias, um dos bons fidalgos do seu principado e herdeiro do senhorio da Torre, que hoje chamam de Pico Sacro, e que fica na estrada que vai de Chaves para Santiago de Galiza, em cuja torre se acham, as armas dos Fontoura.

Foi o primeiro que passou a Portugal, onde militou, estabelecendo-se em Trás-os-Montes.

Foi filho deste último Manuel de Fontoura, que viveu na vila de Chaves e serviu como Mordomo da Casa do Duque de Bragança, D. Teodósio. Jaz sepultado na Colegiada da mesma vila, em sepultura própria, com epitáfio que diz ser fidalgo da casa de el-rei. Foi patriarca da família Carneiro de Fontoura (v.s.), por seu casamento, com sua sobrinha D. Maria Vieira Carneiro, filha de Martim Carneiro e de Ana de Fontoura, esta irmã inteira de Manuel de Fontoura, ambos filhos do citado João de Fontoura.

Os Carneiro de Fontoura, passaram ao Brasil, em diversas ocasiões, espalhando-se por Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Os do RIO GRANDE DO SUL e MINAS GERAIS, procedem de Antônio Carneiro da Fontoura (o 2.º), morgado de Loires, residente em Chaves (Portugal). Filho de Antônio Carneiro da Fontoura (1.º) e de Maria Taveira «Magalhães», bisneto de Manuel da Fontoura, patriarca da família Carneiro da Fontoura (.s.), em Portugal e Brasil; e quarto neto do asturiano Pedro da Fontoura, citado acima. Deixou numerosa descendência do seu cas. com Francisca Veloso, filha de José de Oliveira Costa e de Mariana Veloso.

Entre os descendentes de Antônio e Francisca Veloso:

I - o filho, João Carneiro da Fontoura, que passou a Minas Gerais, em 1700, deixando numerosa descendência (dez filhos), do seu cas. com Isabel da Silva, nat. de Portugal, filha de Gabriel Inácio da Costa. Estes filhos nasceram em Minas Gerais (dois), no Rio de Janeiro (um) e no Rio Grande do Sul (seis). Há uma quarta filha, sem conhecimento de sua naturalidade;

II - a bisneta, Maria Josefa da Fontoura, que por seu cas., tornou-se a matriarca da família Palmeiro (v.s.), do Rio Grande do Sul;

III - a quarta neta, Clarinda Amália da Fontoura, de quem descendem os Foutoura Xavier (v.s.).

Os de PERNAMBUCO, procedem do Mestre de Campo Manuel Rodrigues da Fontoura (da Vila de Chaves, Portugal), neto de Pedro da Fontoura Carneiro (irmão de Antônio Carneiro da Fontoura, o 1.º, ancestral dos ramos cariocas, mineiros e gaúchos), e quarto neto daquele asturiano João da Fontoura. Deixou descendência do seu cas. com Violante de Oliveira (de Pernambuco), que constitui a família Pinheiro da Fontoura (v.s.).

Entre os destacados brasileiros com este sobrenome, registra-se o acadêmico Adelino Fontoura Chaves [1859, Axixá, MA - 1884, Lisboa], jornalista e poeta. Ingressou na imprensa no Rio de Janeiro, no jornal A Gazetinha. Colaborou com José do Patrocínio, trabalhando no Combate e na Gazeta da Tarde, onde publica seus melhores trabalhos. Patrono da Cadeira N.º 1 da Academia Brasileira de Letras [1955], ocupada, depois, por Luiz Murat.

Heráldica:

I - das Astúrias: um escudo partido em pala; na 1.ª, em campo verde, uma fonte de ouro redondo e alta, de que corre água na bacia por duas bicas; na 2.ª, em campo de prata uma árvore de sua cor e um estandarte vermelho com haste de ouro metido na árvore, junto desta um galgo preto preso à mesma árvore por uma cadeia de ouro;

II - Outros: em campo azul, com aspa de ouro acompanhada de 4 flores-de-lis de prata; bordadura cosida de vermelho, carregada de 8 aspas do segundo esmalte. Timbre: uma flor-de-lis de prata (Fontes: Sanches Baena, II, 71; Armando de Mattos, Brasonário, I, 175).

FONTOURA COSTA - Família estabelecida em SÃO PAULO. A união dos dois sobrenomes teve princípio em Francisco Antônio da Costa Carvalho [c.1831 - ?], terceiro neto de Jacintho da Costa Carvalho, por ora o patriarca desta família Costa Carvalho (v.s.) da Bahia. Deixou geração de seu cas., c.1866, com Ana Galvão da Fontoura Costa, filha de Joaquim Galvão Pacheco de França.

FONTOURA XAVIER - Família estabelecida no RIO GRANDE DO SUL, ramo da importante família Fontoura (v.s.). A união dos dois sobrenomes teve princípio em Gaspar Xavier da Silva, nascido por volta de 842, filho de Antônio Xavier da Silva, natural de Portugal. Deixou numerosa descendência do seu cas. com Clarinda Amália da Fontoura, quarta neta de Antônio Carneiro da Fontoura (o 2.º), morgado de Loires, patriarca desta família Fontoura (v.s.), no Brasil.

Entre os descendentes do casal, registra-se:

I - o bisneto, o genealogista gaúcho Paulo Juarês Pedroso Xavier [23.07.1917, São Sapé, RS -], ocupante da Cadeira N.º 5, do Colégio Brasileiro de Genealogia, cujo patrono é o genealogista Jorge Godofredo Felizardo [ver família Felizardo]. Médico e professor das Universidades Federais do Rio Grande do Sul e de Santa Maria. Historiador, genealogista e heraldista. Membro titular do Colégio Brasileiro de Genealogia desde 18.08.1988. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do RGS, MG, SC, PR, dos Institutos Histórico e Geográfico e de Estudos Genealógicos do Uruguai, da Sociedade Criolla «Dr. Eliar Regules», de Montevidéu, e da Sociedade Arqueológica Lusitana. Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Um dos fundadores do Instituto de Estudos Genealógicos do Rio Grande do Sul (Boletim do Colégio Brasileiro de Genealogia, N.º 6, 02.1989, fl.2). Dono de significativa produção genealógica: I - Descendência Açoriana [1948]; II - Francisco Ferreira dos Santos e sua descendência [São Paulo, 1951 - co-autoria com seu Patrono, Godoffredo Felizardo]; III - Habilitações em Ordens Militares [1955]; IV - Carlos Rodrigues de Carvalho e sua descendência [1956]; V - Descendente de um dos Doze da Inglaterra no Rio Grande do Sul [1974]; VI - Família de um Povoador - Manoel de Araújo Porto Alegre [1980]; VII - A Família Villeroy (in Brasil Genealógico, IV, N.º 1); VIII - Amigos Saint Hilaire [1982]; IX - Identificação Genealógica de Pedro Canga, Don Diogo de Souza: genealogia heráldica [1963]; além de intocáveis artigos na imprensa local e em revistas de instituições históricas.

Meus cumprimentos
Carlos Eduardo de Almeida Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famú‰ia Fontoura - BRASIL

#80647 | victória | 03 jan 2005 11:17 | Em resposta a: #71332

Caro Carlos Eduardo Barata

No seu texto cita o seguinte ''de Pedro de Fontoura, que foi morador e Chaves (Portugal), que deixou geração do seu cas. com Leonor Rodrigues de Araújo''. A minha questão será: onde é que posso comprovar esse casamento, em Felgueiras Gayo? Tomo?

Desde já grato pela atenção prestada.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura - BRASIL

#130070 | Tiago José | 03 out 2006 23:40 | Em resposta a: #71332

Caro Cau Barata

Gostaria de saber a respeito de Inocência Rodrigues da Fontoura, bisavó da minha tataravó, descobri o nome dela no livro de genealogias da minha cidade, Revista Histórica de Conquista, onde diz que ela e seu marido Francisco José Maria da Ponte vieram de Portugal antes de 1836, provavelmente em 1800. Entretanto não sei de onde em portugal ela veio, pelo que tenho visto dos fontoura aqui do genea há alguns ramos com o sobrenome "Rodrigues Fontoura", mas gostaria de descobrir o nome dela na descendencia de algum ramo. Talvez o autor se enganou e ela nasceu no Brasil e casou-se com o português acima descrito e então viria de algum ramo brasileiro, eu moro na Bahia, cidade de Vitória da Conquista onde Inocência Rodrigues da Fontoura morou desde o principio do séc. XIX até sua morte.

Agradeço qualquer resposta
Muito Obrigado

Meus Comprimentos
Tiago José Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura - BRASIL

#130071 | Tiago José | 03 out 2006 23:40 | Em resposta a: #71332

Caro Cau Barata

Gostaria de saber a respeito de Inocência Rodrigues da Fontoura, bisavó da minha tataravó, descobri o nome dela no livro de genealogias da minha cidade, Revista Histórica de Conquista, onde diz que ela e seu marido Francisco José Maria da Ponte vieram de Portugal antes de 1836, provavelmente em 1800. Entretanto não sei de onde em portugal ela veio, pelo que tenho visto dos fontoura aqui do genea há alguns ramos com o sobrenome "Rodrigues Fontoura", mas gostaria de descobrir o nome dela na descendencia de algum ramo. Talvez o autor se enganou e ela nasceu no Brasil e casou-se com o português acima descrito e então viria de algum ramo brasileiro, eu moro na Bahia, cidade de Vitória da Conquista onde Inocência Rodrigues da Fontoura morou desde o principio do séc. XIX até sua morte.

Agradeço qualquer resposta
Muito Obrigado

Meus Comprimentos
Tiago José Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#221507 | PAULA FARIAS | 17 fev 2009 23:58 | Em resposta a: #71319

OLÁ PAULO
SOU NETA DE ANTONIO FONTOURA E MARIA DOS SANTOS TEIXEIRA, CONHECIDOS PELOS CANTARINHAS DE SANTA-VALHA.
A MINHA MÃE É LAURENTINA FONTOURA, QUE CASOU EM SONIM COM FERNANDO FARIAS.
OS MEUS AVÓS MORAVAM NO BAIRRO DA MADALENA, AO LADO DE UMA FAMILIA CONTINS.

OUTROS IRMÃO DA MINHA MÃE SÃO: ALIPIO, AMANDINO, ARLINDO, ODETE IRIA E ANTENOR.

EU TAMBÉM MOREI EM SANTA-VALHA NUMA CASA AO LADO DA ACTUAL FARMÁCIA.

HOJE MORO EM ALMADA, EM FRENTE A LISBOA.

GOSTARIA DE AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DA NOSSA ARVORE DE FAMILIA

CONTACTA-ME

PAULA_F_FARIAS@HOTMAIL.COM

ANA PAULA FONTOURA FARIAS

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#221508 | PAULA FARIAS | 18 fev 2009 00:02 | Em resposta a: #15742

OLÁ CARO PRIMO.

A NOSSA FAMILIA É DE FACTO A MESMA.

O MEU LADO DA FAMILIA EMIGROU PARA O BRASIL AINDA DURANTE O SÉCULO 19, ONDE OS MEUS AVÓS CASARAM NO RIO DE JANEIRO, E DE ONDE VOLTARAM EM 1932, PARA MORAR NAS SUAS TERRAS DE ORIGEM- SANTA-VALHA, VALPAÇOS, CHAVES.

TENHO TIAS-AVÓS NO RIO DE JANEIRO, SENDO QUE UMA SE CHAMA ALDA E DE QUEM TENHO FOTOS.

GOSTARIA DE SABER SE ESTA HISTÓRIA TE DIZ ALGO.

CUMPRIMENTOS

ANA PAULA FONTOURA FARIAS

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura - BRASIL

#221511 | PAULA FARIAS | 18 fev 2009 00:06 | Em resposta a: #71332

OLÁ,

NÃO SABERÁ DIZER-ME QUAL A ORIGEM DOS FONTOURAS DO RIO DE JANEIRO?
SEI QUE FORAM DE CHAVES-VALPAÇOS PARA O RIO, E ALGUNS AQUI REGRESSARAM, E QUE SÃO DE QUEM EU DESCENDO.

OBRIGADO

ANA PAULA FONTOURA FARIAS

Resposta

Link directo:

Fontouras de Pereiro, Argeriz, Valpaços (Portugal)

#222470 | Monteiro Dias | 28 fev 2009 15:55 | Em resposta a: #221508

Caríssimos,

Estou a braços com um enigma a propósito do uso do apelido "Castro" por parte de uns fontouras originários de Pereiro, Argeriz, Valpaços, que passaram, no final do século XVII, inícios do XVIII, a Cioga do Monte, Trouxemil, Coimbra.
Nomeadamente,

CATARINA JACINTA MARQUES FONTOURA

e seu irmão

ANTÓNIO MARQUES FONTOURA

naturais de Pereiro, Argeriz, Valpaços e filhos de

GONÇALO MARQUES, filho de ANTÓNIO PEQUENO e MARIA DE FONTOURA
e de ANTÓNIA GOMES, filha de ANTÓNIO GOMES e ISABEL LOPES.

O filho de Catarina Jacinta Marques Fontoura com João da Costa Cardoso (cas. 20.3.1728) vai chamar-se

JERÓNIMO JOSÉ DA COSTA CARDOSO E CASTRO (bap. 3.4.1735).

Sabendo eu que o apelido Castro lhe não vem do pai, desconfio que lhe poderá provir da mãe; no entanto, não posso afirmar com certeza pelo facto de não ter informações dos ascendentes mais recuados.

Será que alguma destas pessoas entroca em árvore por aqui já existente?

Seria uma óptima ajuda.

Bem hajam.

Tiago Monteiro Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#228359 | IsabelFont | 04 mai 2009 13:51 | Em resposta a: #221508

Olá, boa tarde Ana Paula,

Também tenho o apelido Fontoura e estou a estudar os meus ancestaris.
Tenho 2 tios-trisavós, de seus nomes: Francisco da Fontoura Madureira Lobo e Leonel da Fontoura Madureira Lobo, que emigraram para o Brasil no século XIX (nasceram entre 1823 e 1826).

Perdemos o seu rasto. Devem ter falecido no Brasil, não sei se no Rio de Janeiro e não sei se deixaram descendentes.

Não sei mais.
Se puder ajudar diga!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Fontouras de Pereiro, Argeriz, Valpaços (Portugal)

#231946 | gmg | 15 jun 2009 14:28 | Em resposta a: #222470

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA


I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, diz que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência. Também não consegui estabelecer relação de parentesco com os Fontoura, de Chaves, apesar de Sto. Estêvão ficar muito perto de Chaves...


Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).


Alguém tem conhecimento da ascendência destes COELHO DE MELLO, FONTOURA e TEIXEIRA?


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#231947 | gmg | 15 jun 2009 14:29 | Em resposta a: #15753

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA


I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, diz que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência. Também não consegui estabelecer relação de parentesco com os Fontoura, de Chaves, apesar de Sto. Estêvão ficar muito perto de Chaves...


Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).


Alguém tem conhecimento da ascendência destes COELHO DE MELLO, FONTOURA e TEIXEIRA?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Fontouras de Pereiro, Argeriz, Valpaços (Portugal)

#231950 | gmg | 15 jun 2009 14:32 | Em resposta a: #222470

Procuro entroncar o Padre João Carneiro da Fontoura com Mateus Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes e sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes).

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Fontouras de Pereiro, Argeriz, Valpaços (Portugal)

#231952 | gmg | 15 jun 2009 14:33 | Em resposta a: #222470

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves, feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Peço ajuda! Famílias Transmontanas

#232034 | gmg | 16 jun 2009 14:53 | Em resposta a: #15789

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA


I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, diz que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência. Também não consegui estabelecer relação de parentesco com os Fontoura, de Chaves, apesar de Sto. Estêvão ficar muito perto de Chaves...


Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).


Alguém tem conhecimento da ascendência destes COELHO DE MELLO, FONTOURA e TEIXEIRA?


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Famílias Transmontanas

#232035 | gmg | 16 jun 2009 14:56 | Em resposta a: #15789

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#232036 | gmg | 16 jun 2009 14:57 | Em resposta a: #71319

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#232037 | gmg | 16 jun 2009 14:58 | Em resposta a: #71319

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA


I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, diz que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência. Também não consegui estabelecer relação de parentesco com os Fontoura, de Chaves, apesar de Sto. Estêvão ficar muito perto de Chaves...


Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).


Alguém tem conhecimento da ascendência destes COELHO DE MELLO, FONTOURA e TEIXEIRA?


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#234828 | gmg | 23 jul 2009 18:45 | Em resposta a: #15742

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#234830 | gmg | 23 jul 2009 18:45 | Em resposta a: #15743

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#234831 | gmg | 23 jul 2009 18:45 | Em resposta a: #71319

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#234832 | gmg | 23 jul 2009 18:46 | Em resposta a: #221507

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#234833 | gmg | 23 jul 2009 18:46 | Em resposta a: #15753

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura - BRASIL

#234834 | gmg | 23 jul 2009 18:46 | Em resposta a: #71332

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famú‰ia Fontoura - BRASIL

#234835 | gmg | 23 jul 2009 18:46 | Em resposta a: #80647

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura - BRASIL

#234836 | gmg | 23 jul 2009 18:46 | Em resposta a: #130071

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Fontouras de Pereiro, Argeriz, Valpaços (Portugal)

#234837 | gmg | 23 jul 2009 18:47 | Em resposta a: #222470

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#247388 | edufont | 08 jan 2010 19:25 | Em resposta a: #228359

Boa tarde a todos!

Meu nome é Eduardo Carneiro da Fontoura, sou brasileiro e nascido no Rio Grande do Sul, onde resido. Aprofundando a pesquisa sobre as origens da família Carneiro da Fontoura encontrei este site e resolvi entrar em contato para saber mais sobre meus antepassados e conhecer outros parentes no Brasil e em Porugal.

Já sabia algo sobre a vinda para o Brasil dos patriarcas e de algumas ramificações, mas pouco sei sobre as origens aí em Portugal, em Chaves e também nas Astúrias.

Segue o meu e-mail para contato: edufont@embratel.com.br

Abraços,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Fontoura

#283789 | Eltejar68 | 04 ago 2011 03:43 | Em resposta a: #247388

Mia tatara voo se chamava Idalina Carneiro Fontoura Lopez. se casou em Santa Maria com um Argentino e logo foi para San Pedro Argentina onde teve 10 filhos.

Sds
Domingoi

Resposta

Link directo:

Família Fontoura

#390874 | Ângela FPS | 10 abr 2018 01:42 | Em resposta a: #15742

Estou começando a fazer uma pesquisa para chegar nos meus antepassados, só conheço até minha bisavó Maria Altina Bueno da Fontoura e meu bisavô Manoel geminiano da Fontoura.
Minha família provém do Rio Grande do Sul.
Gostaria muito de ter ajuda pra eu prosseguir!
Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Fontoura

#390878 | FilipeFlard | 10 abr 2018 03:16 | Em resposta a: #15742

Prezada Ângela,

Tenho uns colaterais Fontoura originários do Rio Grande do Sul.

Maria da Conceição Pinto da Fontoura, filha de João Severiano da Fontoura e de Maria Carolina Pinto, neta paterna de João Batista Ferreira da Fontoura e de Maria Luísa de Moura e neta materna de Laurentino Pinto de Araújo Correia e de Felicidade de Leivas Pinto, foi batizada em Porto Alegre, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em 1º de março de 1890.

Ela se casou no Rio de Janeiro com Jerônimo de Paiva e Silva, sobrinho de meu tetravô, consórcio do qual houve muitos descendentes.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Família Fontoura

#404861 | Pedro Fogaça | 30 jun 2018 23:04 | Em resposta a: #71332

Boa noite,


Acabo de descobrir mais este Fontoura de Carvalho que deve ter seguido para o Brasil, Rio de Janeiro por volta de 1865.

https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1127764

Cumprimentos

Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

Família Fontoura

#413994 | Hillary Valero | 18 abr 2019 02:31 | Em resposta a: #221508

Olá, estou pesquisando a origem de minha família paterna e minha vó era uma Carneiro Fontoura, não tenho informações dela pois faleceu quando meu pai era criança. Tem informações de que pessoas ficaram aqui no Brasil ou com quem casaram?

Resposta

Link directo:

Família Fontoura

#424010 | anabcosta | 07 mai 2020 15:42 | Em resposta a: #15742

Por volta de 1750/60...
Teresa Teodora Fontoura Carneiro, natural da Vila de Montalegre, filha legítima do Capitão de Infantaria Duarte Rodrigues da Fonseca (natural de Lisboa) e de D. Maria Fontoura Carneiro (natural de Montalegre); neta materna de João Machado Magalhães (…"diz-se baptizado na Freguesia de St. Maria de Pitões/Montalegre, por aí viverem seus pais em sua quinta no Lugar de Sobrado") e de D. Maria da Fontoura Carneiro, de Montalegre.
Casou Teresa supra referenciada com António José Mendonça Furtado de Magalhães (n. Lugar do Pontido, S. Salvador de Telões, Vila Pouca Aguiar), militar, Cavaleiro da ordem de Cristo, filho do cirurgião-mor de Infantaria de Chaves de nome Manoel Dias de Mendonça Furtado (nascido na Freguesia de S. Paulo/Lisboa).

Alguém possui mais dados e ou familiares?
Ana

Resposta

Link directo:

Família Fontoura

#424011 | João Mamed | 07 mai 2020 16:10 | Em resposta a: #424010

D. Maria Carneiro da Fontoura, casada com João Machado de Magalhães (filho de Carlos de Magalhães Machado, senhor da quinta de Magalhães e de Maria Vieira de Araújo), era filha de Marta Carneiro da Fontoura e de Baltazar Carneiro de Magalhães, de Montalegre.
Neta paterna de outro Baltazar Carneiro de Magalhães e de Joana Machado;
Neta materna de Domingos Carneiro da Fontoura (filho de Diogo Carneiro da Fontoura e de Catarina Gonçalves) e de Antónia da Fontoura (filha de Braz de Magalhães Fontoura e de Catarina de Paços);

Meus cumprimentos,
João Mamede

Resposta

Link directo:

Família Fontoura

#424125 | anabcosta | 12 mai 2020 16:48 | Em resposta a: #424011

Na sequência de contactos, será possível dizer-me de onde retirou esta informação?
Grata.
Ana

Resposta

Link directo:

Família Fontoura

#424140 | João Mamed | 13 mai 2020 09:08 | Em resposta a: #424125

Bom dia Ana Bela

A informação que lhe dei, foi retirada da revista Raízes & Memórias n.º 13, artigo do Dr. Luís de Mello Vaz de São Payo, sobre famílias de Chaves.

Meus cumprimentos,
João Mamede

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 10:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen