Torre do Tombo - Duplicação de Microfilmes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Informática

Torre do Tombo - Duplicação de Microfilmes

#264915 | rogeriod | 06 nov 2010 20:40

Tendo pedido a duplicação de 9 rolos de microfilme á Torre do Tombo, fui informado de que já não fazem duplicação de microfilmes, sendo-me sugerido a digitalização, a €0.15 por imagem.

Até preferia a digitalização, o problema é que esta é efectuada a 200 dpi (resolução média) que se torna ilegível quando as páginas estão deterioradas ou a letra é muito pequena, cursiva ou em tinta muito clara – quando se tenta aumentar a imagem (zoom) fica tudo pixelado e ilegível. Para digitalizar a 300 dpi (resolução alta) e que permite fazer zoom e ler de facto letra muito pequena ou quase ilegível, a TT está a pedir €4.99 por imagem – o que para a freguesia que pretendo (Moncarapacho, no Algarve) perfaz um total de €48,088 para as 9,637 imagens que constituem os livros desta freguesia!

Alguém tem conhecimento da razão porque já não se podem comprar cópias dos microfilmes?

Estranho isto, porque para digitalizar algum documento que ainda não tenha sido microfilmado, este tem que ser microfilmado primeiro e só depois é que é feita a digitalização a partir do microfilme. Sei igualmente que a TT continua a dispor da capabilidade técnica para duplicar microfilmes, pelo que não percebo a recusa dos serviços de reprografia da TT em duplicar os microfilmes existentes.

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Duplicação de Microfilmes

#264925 | hpinto | 07 nov 2010 10:49 | Em resposta a: #264915

Má notícia essa. Talvez não haja na TT recursos técnicos ou humanos para efectuar esse trabalho. Sei que quando era possível a duplicação dos microfilmes, esperava-se no mínimo 2 meses... Será que nos Arquivos Distritais também acabaram com esse serviço?
Quanto à digitalização, ela só é feita a partir do microfilme. Se não houver microfilme, o que funciona é a fotocópia, que depois se digitaliza em casa.
Helena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 16:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen